Amigos,
Li um artigo há algum tempo atrás no jornal L'Equipe francês,analisando o fracasso da venda dos Rafales ao Marrocos.Vou colocar o link abaixo para quem quiser ler em detalhes,mas no meu modesto francês vou fazer uma sinopse do que entendi de mais importante.O Texto começa considerando o cancelamento da venda como um grande fiasco,porque no início deste ano um protocolo de intenções já havia sido assinado e seis meses depois os franceses perderam a venda para os F-16 americanos.
Nos vários trechos interessantes um dos quais me chamou mais a atenção foi o trecho dedicado às condições de financiamento(o que na verdade decidiu o negócio a favor dos americanos na minha opinião).Enquanto os franceses tentaram diminuir a quantidade de 18 para 12 aparelhos porque não queria financiar integralmente o valor de US$ 2,13bilhões de euros estimados os americanos apareceram com uma proposta de 1,6 bilhões por 24 aparelhos,oferecendo um pacote com crédito quase gratuito com prazo de pagamento de vinte anos mais uma ajuda de US$ 697,5 milhões de dólares a título de ""Millenium Account Challenge".O negócio estava perdido.Pela falta de diplomacia comercial dos franceses,pelo bate-cabeças entre a Dassault e o governo frances,e pela demora em agir.Em privado diziam: les accusations fusent: "Un avion trop cher", disent les uns; "Une administration incompétente et inefficace", répondent les autres.
Um avião muito caro,diziam alguns.Uma administração incompetente e ineficaz,respondiam outros.
A perda desta venda provocou uma reviravolta nas vendas de armas francesas.A política agora será mais agressiva,e o próximo round se travará na Líbia,agora em Dezembro.
Abs,
Tigershark
http://www.lexpress.fr/info/quotidien/actu.asp?id=14879