Não sei como vão coordenar isso tudo já que toda a estrutura é integrada (defesa aérea e controle de tráfego). Como será essa separação? A FAB vai ficar só com o DA? E como os civis irão identificar um caso de defesa aérea? Quem vai manter e operacionalizar toda essa estrutura? Vão terceirizar tudo (e disso eu tenho medo).
Como funcionará a estrutura civil? Será como a ANAC que depois que o DAC passou a batuta para um civil a coisa desandou de vez, pois não havia estrutura nem pessoal para fiscalizar a aviação civil
Sobre o problema do inglês eu concordo, exceto nos EUA e Reino Unido, o inglês do pessoal é muito carregado e dá pra confundir facilmente (recomendo ouvirem os ATC's do mundo afora no liveatc.net)...
Infelizmente a mídia é muito desinformada. A amazônia esteve a anos sem cobertura radar nenhuma e ninguém nunca reclamou de "zonas cegas" (afinal, era tudo "cego" mesmo). Um vôo BSB-MAN era só RNAV (GPS ou Inercial) e olhe lá. O único VOR que tem entre as duas localidades é o de Caximbo e mesmo assim está à direita da rota, isso num percurso de 1080nm. Depois que cobriram praticamente todo o Brasil é que a mídia voltou os olhos para o serviço de tráfego aéreo nacional para fazer sensacionalismo (GLO 1907)...
Lamentável...
Até mais!
Desmilitarização dos CTA's à vista
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