Classe Belknap um opção para a MB ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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WalterGaudério
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#16 Mensagem por WalterGaudério » Qui Nov 15, 2007 4:12 pm

talharim escreveu:
Concordo ,amigo Cabeça de Martelo.Acho que o ideal para nós no momento seria utilizarmos plataformas de projetos novos(FREMM por exemplo) com tecnologias adequadas a nossa realidade.



É um navio caro tbm.

Só o casco deve custar uns 300 milhões de dólares.

Por mim a MB comprava umas 8 OHP peladas mesmo e depois instalava os sistemas que quisesse.

As OHP são as últimas compras vultuosas de oportunidade de navios bons "baratos" com um tempo de vida útil pela frente que o mercado vai oferecer.

Depois disso o mercado de compras de oportunidade vai se fechar para sempre.Apenas uma ou outro navio por aí.As marinhas estão usando até o fim da vida útil seus navios...isso é uma tendência mundial.

Aqueles tempos áureos que tinhamos navios usados no mercado vindos dos EUA,Inglaterra para nos suprir acabou.

Eu acho que a MB marcou uma "bobeira" (tudo bem tinha o problema de verbas) na década de 90 quando os EUA disponibilizou uma enorme quantidade de navios de escolta de todos os tipos e classes.........muitas marinhas se aproveitaram disso.....................e nos tempos atuais a MB estaria apenas se preocupando em modernização de sistemas embarcados.

Minha opinião.


O caso não é bem este. Como trabalho com engenharia naval(plataformas semi-submersíveis) o que posso lhes dizer é que o segredo é construir navios projetados para serem periodicamente remodelados. Como são o projeto de diversos tanques de guerra sobre rodas, em que é tudo modular.

Navios deguerra projetados na guerra fria na Europa e EUA sempre terão problemas de manutenção se ficarem com os mesmos equipamentos dos países projetistas. No caso brasileiro Tipo 22, as embarcações são passíveis de serem nacionalizadas sem problemas. Basta verba mínima condizente a realidade da MB.

Se não não tem jeito.

A Petrobras tem duas plataformas semi-submaerssíveis com dez anos de operação que terão que passar por um refit de 20 meses proximamente. O orçamento previsto é de cerca de 37/44% á menos de que duasplataformas semelhantes reformadas que se submaeteram a processo semelhante até o ano passado.

O orçamento consideravelmente menor se deve ao fato de que os equipamentos que serão substituidos serão simplesmente "encaixados e plugados" e o casco da plataform tb são duas gerações mais modernos que as duas plataformas já refitadas.

O segredo é esse. Projetos com margem de crescimento e modulares.

sds

Walter




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#17 Mensagem por REGATEANO » Qui Nov 15, 2007 7:09 pm

Pow Talha!!!! O Barco ainda tem caldeira!!!

Sai dessa! So de manutenção vai gastar o orçamento pro ano todo!




Lord Nauta
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Re: Classe Belknap um opção para a MB ?

#18 Mensagem por Lord Nauta » Sex Nov 16, 2007 1:16 pm

[quote="talharim"]Srs,existem alguns navios dessa classe me reserva americana.

O que vcs acham ? Possuem um bom deslocamento,são pesadamente armadas.Precisam obviamente de uma modernização de sensores.

Podem ser as escoltas que a MB procura para o São Paulo.

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Prezado amigo Talharin

Caso ocorra uma melhoria de fato no orçamento da MB existe a possibilidade de compras de oportunidade extra-PRM de navios de escolta.
Duas classes no momento são as opções, as classe 122 (Alemanha) e a classe Type 22 Batch III (Inglaterra).

Sds


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Re: Classe Belknap um opção para a MB ?

#19 Mensagem por Tigershark » Sex Nov 16, 2007 1:25 pm

Lord Nauta escreveu:
talharim escreveu:Srs,existem alguns navios dessa classe me reserva americana.

O que vcs acham ? Possuem um bom deslocamento,são pesadamente armadas.Precisam obviamente de uma modernização de sensores.

Podem ser as escoltas que a MB procura para o São Paulo.

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Prezado amigo Talharin

Caso ocorra uma melhoria de fato no orçamento da MB existe a possibilidade de compras de oportunidade extra-PRM de navios de escolta.
Duas classes no momento são as opções, as classe 122 (Alemanha) e a classe Type 22 Batch III (Inglaterra).

Sds


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Interessante,Amigo Lord Nauta,pensei que só as Type 22 Batch III estivessem sendo consideradas para compras de oportunidade.As Bremen não chegaram a ser oferecidas ao Chile?Creio que no "Proyecto Tridente" do Chile,que foi adiado, as Bremen estavam sendo consideradas como melhor opção para anteceder as MEKO A200ACH previstas.

Abs,

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Re: Classe Belknap um opção para a MB ?

#20 Mensagem por Lord Nauta » Sex Nov 16, 2007 5:09 pm

Tigershark escreveu:
Lord Nauta escreveu:
talharim escreveu:Srs,existem alguns navios dessa classe me reserva americana.

O que vcs acham ? Possuem um bom deslocamento,são pesadamente armadas.Precisam obviamente de uma modernização de sensores.

Podem ser as escoltas que a MB procura para o São Paulo.

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Prezado amigo Talharin

Caso ocorra uma melhoria de fato no orçamento da MB existe a possibilidade de compras de oportunidade extra-PRM de navios de escolta.
Duas classes no momento são as opções, as classe 122 (Alemanha) e a classe Type 22 Batch III (Inglaterra).

Sds


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Interessante,Amigo Lord Nauta,pensei que só as Type 22 Batch III estivessem sendo consideradas para compras de oportunidade.As Bremen não chegaram a ser oferecidas ao Chile?Creio que no "Proyecto Tridente" do Chile,que foi adiado, as Bremen estavam sendo consideradas como melhor opção para anteceder as MEKO A200ACH previstas.

Abs,

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Prezado Amigo

A algum tempo os alemães apresentaram a MB unidades das classe 122 e 124. Pode haver uma possibilidade em relação a Tipo 122, caso o submarino seja o U214. Entretanto a preferencia recai sobre as Type 22 Batch III, a questão e o de que forma os ingleses negociariam os navios (sobresalentes,treinamento,suporte pós venda...etc). Acredito que algumas situações que ocorreram com as Batch I foram equacionadas e não teriamos mais problemas. As quatro Type 22 ainda possuem uma boa vida útil (são aptas a um bom upgrade) pela frente e serviriam varios anos após a baixa das batch I e das Niterói.

Sds

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#21 Mensagem por talharim » Sex Nov 16, 2007 5:53 pm

Entre as Type 122 e Type 22 BIII c/ certeza a segunda é a melhor opção.

Mas creio que a Royal Navy não pretende se desfazer delas tão cedo estou certo ? Seria para lá de 2012 ou até mais.

Para HOJE a única opção são as OHP,ou até mesmo Spruance.Não entendo pq o pessoal pega tanto no pé das escoltas americanas se tratam de excelentes navios de oportunidade.

A MB sempre recorreu a esoltas americanas.É só pedir que leva.São marinhas irmãs estou certo ?




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#22 Mensagem por luis F. Silva » Sex Nov 16, 2007 7:44 pm

A MB sempre recorreu a esoltas americanas.É só pedir que leva.São marinhas irmãs estou certo ?

Leva se tiver. A USN já afundou ou sucateou os Spruance, H.O.P. não tem valor militar. Só se forem TICOS (ou Fletcher) :mrgreen:




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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#23 Mensagem por WalterGaudério » Sex Nov 16, 2007 8:03 pm

talharim escreveu:Entre as Type 122 e Type 22 BIII c/ certeza a segunda é a melhor opção.

Mas creio que a Royal Navy não pretende se desfazer delas tão cedo estou certo ? Seria para lá de 2012 ou até mais.

Para HOJE a única opção são as OHP,ou até mesmo Spruance.Não entendo pq o pessoal pega tanto no pé das escoltas americanas se tratam de excelentes navios de oportunidade.

A MB sempre recorreu a esoltas americanas.É só pedir que leva.São marinhas irmãs estou certo ?


O que vem da USN para nós são navios de apoio e anfíbios. E alguns equipamentos correlatos.




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#24 Mensagem por SUT » Sex Nov 16, 2007 8:32 pm

A ver, metiendome donde no me llaman, las OHP americanas ya no sirven de mucho fuera de la USN, ya que les fue removido el lanzador Mk13 ( Standard SM1 /Harpoon) en un proceso llamado "Bobbitacion" que no requiere mayor explicacion, pues los buques pierden asi el ppal sistema SAM y SSM. Solo quedan los sensores basicos ( TACTASS tambien removido) , el Oto Mk75 de 3" , el Phallanx y los dos helos que, en la USN , son el sentido del buque ya que portan Penguin.

Considerando que son gaseras puras con solo LM 2500, son enormes y bastante carreteadas ya, pienso que estas pierden gran parte de su interes.

Respecto a las Type 122 para Chile , en el marco del proyecto Puente ( cuando Ricardo Lagos cancelo en el aire Tridente, se redefinio el programa en la forma de Puente ( tres fragatas usadas) y Fragata ( tres nuevas) ojala del mismo proveedor ambos, y que junto a las dos Leanders modernizadas darian los ocho cascos requeridos.

En ese ejercicio se jugo con un par de Type 122 pre modernizacion que se agregaran a la Type 22.2, pero fue un tiro al aire, ya que Blohm Und Voss estaba ofreciendo buques que no eran de ella y la Bundesmarine se nego rotunda y tajantemente a deshacerse de dos de sus 12 fragatas multirol.

La verdad de todo es que Chile siempe espero agarrar las tres Type 22.2 operativas que quedaban , pero Rumania nos las saco de las manos arguyendo ser NATO y nos dejo en la estacada, Justo es decir que en su momento, a fines de los 90s, se hablaba de un Proyecto Olimpo II ( Olmpo I fueron los Counties y Leanders modernizados) consistente en las seis Type 22.2 mas un par de Type 42.1 u OHPs Short Hulleres. El Affaire Pinochet llevo a la Armada a rechazar los buques y las OHP se llegaron a examinar antes de rechazarse por sus condiciones materiales( son las dos que terminaron en Polonia) .

De ahi nacio Tridente, que contemplaba ocho buques en dos batches de cuatro. Cuando se cancela por motivos politicos, UK ofrece las tres Type 22.2 aun en servicio, pero sale Rumania al paso y solo se consigue una.

Las Type 22.3, por otro lado, no se reemplazan por los Type 45; estos son los reemplazos de los Type 42.2 y 42.3, y para estos ultimos faltan aun sus buenos años, de modo que no es proxima la baja de estos buques, sobre todo considerando que UK esta dejando atras el "apreton" de costos que significo la intervencion en Iraq y la orden por los tres "proyectos estrella" ( CV(F), Astute, Type 45). Peor aun, la condicion de pendiente de los Type 45 #7 y #8 hace que para mantener 25 cascos de escoltas , la RN tenga que cotemplar prolongar la vida de las 22,3, ya que son mas compatibles con las Type 23 que un eventual par de Type 42.3 con un SeaDart ya practicamente extinguido.

Concuerdo que entre Type 22.3 y Type 22 las Britanicas son mucho mas buque, pero las 122 son excelentes por derecho propio...tiene solo un Oto y son algo mas pequeñas, pero son CODAG y estan saliendo de una modernizacion bastante profunda de sistemas. En todo caso, antes de las Type 125, es difici que salgan tampoco...en realidad, en Europa hay pocas esperanzas de nada que no sea un Type 42.2 sin SeaDart :( ..

Y en USA, mas alla de Spruances "cold" con problemas estructurales u OHP castradas, tampoco...de modo que nueva construccion o refits de lo ya existente quizas se ve como mejor fin para el dinero.

Saludos,

Sut




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#25 Mensagem por Lord Nauta » Sex Nov 16, 2007 10:18 pm

cicloneprojekt escreveu:
talharim escreveu:Entre as Type 122 e Type 22 BIII c/ certeza a segunda é a melhor opção.

Mas creio que a Royal Navy não pretende se desfazer delas tão cedo estou certo ? Seria para lá de 2012 ou até mais.

Para HOJE a única opção são as OHP,ou até mesmo Spruance.Não entendo pq o pessoal pega tanto no pé das escoltas americanas se tratam de excelentes navios de oportunidade.

A MB sempre recorreu a esoltas americanas.É só pedir que leva.São marinhas irmãs estou certo ?


O que vem da USN para nós são navios de apoio e anfíbios. E alguns equipamentos correlatos.



Prezados Amigos

No momento existem gestões da MB junto a USN para a obtenção de NDD e Navio Tanque. Os TICO (mesmo que estivessem disponiveis, e não estão) são incompativeis com o Plano Estratégico da MB e consequentemente com as suas necessidades de meios navais.

Sds

Lord Nauta




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#26 Mensagem por binfa » Sáb Nov 17, 2007 8:34 am

Lord Nauta bom dia!

dentro deste "pacote" ex-US Navy, esta incluso os varredores, existe alguma previsão de incorporar estes meios?


att,
binfa




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#27 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 17, 2007 11:24 am

binfa escreveu:Lord Nauta bom dia!

dentro deste "pacote" ex-US Navy, esta incluso os varredores, existe alguma previsão de incorporar estes meios?


att,
binfa


A pergunta foi para o Lord Nauta mas...


A MB já esteve conversando s0bre a transferência de algumas unidades da classe Osprey. Se se chegar a bom termo , acho que teremos navidades já noano que vem.

sds

Walter




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#28 Mensagem por talharim » Sáb Nov 17, 2007 11:49 am

É bom a MB ser rápida pq tem muita gente de olho nessas Minehunters.




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#29 Mensagem por talharim » Ter Nov 20, 2007 4:21 pm

Pessoal eu sei que vcs vão me xingar...............mas preciso dizer................existe um CA da classe Des Moines ainda na reserva da USNAVY não seria uma boa opção para a MB modernizando daria uma bela de uma escolta :
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#30 Mensagem por lobo_guara » Ter Nov 20, 2007 7:19 pm

Os ingleses não estariam colocando a venda umas type 22 bach 3 a venda no início do ano? Além disso parece que havia uns Type 42 bem bonzinos (era só modernizar um lote de Sea Dart e tava feita a defesa de área da MB)! Acho que um conjunto desses navios seriam bem interessantes para a MB (p.ex.: 3 T22 e 2T42)!




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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