talharim escreveu:Concordo ,amigo Cabeça de Martelo.Acho que o ideal para nós no momento seria utilizarmos plataformas de projetos novos(FREMM por exemplo) com tecnologias adequadas a nossa realidade.
É um navio caro tbm.
Só o casco deve custar uns 300 milhões de dólares.
Por mim a MB comprava umas 8 OHP peladas mesmo e depois instalava os sistemas que quisesse.
As OHP são as últimas compras vultuosas de oportunidade de navios bons "baratos" com um tempo de vida útil pela frente que o mercado vai oferecer.
Depois disso o mercado de compras de oportunidade vai se fechar para sempre.Apenas uma ou outro navio por aí.As marinhas estão usando até o fim da vida útil seus navios...isso é uma tendência mundial.
Aqueles tempos áureos que tinhamos navios usados no mercado vindos dos EUA,Inglaterra para nos suprir acabou.
Eu acho que a MB marcou uma "bobeira" (tudo bem tinha o problema de verbas) na década de 90 quando os EUA disponibilizou uma enorme quantidade de navios de escolta de todos os tipos e classes.........muitas marinhas se aproveitaram disso.....................e nos tempos atuais a MB estaria apenas se preocupando em modernização de sistemas embarcados.
Minha opinião.
O caso não é bem este. Como trabalho com engenharia naval(plataformas semi-submersíveis) o que posso lhes dizer é que o segredo é construir navios projetados para serem periodicamente remodelados. Como são o projeto de diversos tanques de guerra sobre rodas, em que é tudo modular.
Navios deguerra projetados na guerra fria na Europa e EUA sempre terão problemas de manutenção se ficarem com os mesmos equipamentos dos países projetistas. No caso brasileiro Tipo 22, as embarcações são passíveis de serem nacionalizadas sem problemas. Basta verba mínima condizente a realidade da MB.
Se não não tem jeito.
A Petrobras tem duas plataformas semi-submaerssíveis com dez anos de operação que terão que passar por um refit de 20 meses proximamente. O orçamento previsto é de cerca de 37/44% á menos de que duasplataformas semelhantes reformadas que se submaeteram a processo semelhante até o ano passado.
O orçamento consideravelmente menor se deve ao fato de que os equipamentos que serão substituidos serão simplesmente "encaixados e plugados" e o casco da plataform tb são duas gerações mais modernos que as duas plataformas já refitadas.
O segredo é esse. Projetos com margem de crescimento e modulares.
sds
Walter