rcolistete escreveu:Sintra escreveu:soultrain escreveu:Qual o AIM-120 integrado no Gripen? Porque não foram integradas as versões mais recentes?
[[]]'s
AIM-120 C5.
Primeiro disparo do C5 num Gripen foi em 2005 no campo de Vidsel Suecia.
O C7 não foi integrado porque ninguém pediu a homologação deste missil no Gripen e acho altamente duvidoso que alguém peça a integração do "D", é que a entrada ao serviço do Meteor está já ao virar da esquina.
Abraços
Olá pessoal,
Sintra, mas quando o AIM-120 C5 ficou homologado e operacional com o Gripen ? Pois a companha de validação não acaba no 1o disparo de um míssil. Não duvido que o AIM-120 C5 esteja agora homologado e operacional no Gripen.
Mas é só para deixar claro que campanhas de homologação duram alguns/vários meses, algumas/várias dezenas de vôos e disparos de armas, etc. Há fotos de Eurofighter, Rafale, etc, estáticos ou voando, há anos com certos armamentos que ficaram operacionais anos depois ou ainda não estão.
Estou enfatizando isso pois tem gente que acha tudo simples : tascar recheio israelense no cockpit de um caça francês, russo, etc; homologar armamento; etc.
[]s, Roberto
O "C5" ficou homologado no Gripen em Novembro de 2006. Os testes decorreram de Maio de 2005 a Novembro de 2006, foram disparados oito misseis no campo de treinos de Vidsel.
Ainda não viram nenhum "C5" integrado em caças pertencentes a um esquadrão operacional porque a Suecia não encomendou nenhum e os "Americas" ainda não entregaram os encomendados pela Republica Checa e Hungria. Mas o "C5", actualmente, é plenamente operacional com os Gripen C em que a versão do software de gestão do computador de armas é a V.14 (se não me engano, este nº é de cabeça) que já está instalado em vários aviões Checos e Hungaros.
Entretanto o IRIS-T vai ficar em testes até 2009, porque o HMD "Cobra" tem de ser integrado até...2009...
O missil já se encontra integrado e homologado na plataforma Gripen. O que não quer dizer que todos os Gripens produzidos até hoje já tenhama capacidade de o utilizar.
Abraços