Demonstram apenas desconhecimento do que falam. Mas vamos lá outra vez.
Primeiro o Prick, que tem mais dúvidas e conhece manos de Flanker.
Aí não meu filho! O SU-30, não é o SU-35BM, neste caso sua argumentação toda deste tópico já era. E o SU-30 não é um caça mais fácil de manutenção, custa muito mais caro que os M-2000, não se esqueça, os M-2000 vão vir de graça, e sua modernização para um padrão execelente custaria 20 milhões a unidade.
Obrigado pelo "meu filho", ma acho que pela minha idade deva ser o oposto.
O que quero mostrar colocando um MKI na hipótese é que apenas este já basta para cumprir a tal tática. Com equipamentos que existem hoje, vou repetir bem claro, HOJE, já é suficiente para dar conta da vasta maioria dos caças do mundo. E sobre custos operacionais, os operadores dos MKI andaram falando que são mais baratos que os M-2000I. De graça nem ônibus errado. Só essa modernização já é uma baba, coloca mais 10 milhas e compra um MIG-29M1, pelo menos é novo e dá prá usar as telinhas da AE. E consegue jogar bomba.
Quanto as promessas, elas são feitas pelo SU-35BM e pelo Gripen N, os Rafales estão em desenvolvimento, como todos os caças operacionais, eles vão sendo desenvolvidos. Não tem tudo integrado, mas está sendo tocado, com os atrasos normais do setor, como os F-22, Typhoon e os F-35. Nem vou falar de PAK, pôs trata-se de outra promessa.
Olha, é melhor não irmos por aí. O BM e o PAK são promessas(?), e as promessas são coisas para o futuro, portanto e por isso assim se pode chamá-las. Mas algo presente e atual não pode ser promessa se não cumpre o prometido lá trás agora, são duas coisas excludentes. Ou seja, o Rafale prometeu estar pronto à décadas e hoje se resume a um caça ar-ar limitado ao MICA e o obsoleto MATRA...Aquele que parece o MAA-1B.
Os russos podem prometer à vontade, porque o avião não foi apresentado como operacional, como o Rafale. Mas quem prometeu e não cumpriu? E vamos nos lembrar que vocês disseram que o BM não estaria na MAKS, e estava, com tudo em cima.
Agora o Sniper. Esse parece que tá nervoso também.
O que tem a ver o SU-30 com a história? A Rosoboronexport nos ofereceu o SU-30 ou o SU-35BM? Então, o SU-30MK... não vem ao caso.
E a Dassault promete o Rafale F-3, que não está pronto também e é promessa prá 2012. O BM é prá antes, bem antes. E vamos acreditar em promessas de todos, ou de ninguém, tá certo?
Além disso, coloquei o SU-30MKI/M apenas para mostrar que um deles já dá conta e sobra.
Mais uma vez, o que tem a ver o SU-30 com essa história? O SU-35BM não é um "outro avião"?
Com essa argumentação você só reforça o que todo mundo já sabe: O SU-35BM não passa de uma nova roupagem do SU-27/30!
Cada um enxerga o que quer. Mas ainda que fosse "O SU-35BM não passa de uma nova roupagem do SU-27/30!" é tão bom ou melhor que qualquer concorrente de 4ºG. Só que custa menos da metade do preço.
Ainda seguindo seu raciocínio. O Rafale não é multi-role? Mas então, prá que o bengala? Ah, vai ficar pronto quando isso e aquilo... Promessa também, né? Mas se vocês não aceitam promessa, como é que fica?
Mais uma vez, não existe nenhuma base de comparação entre um projeto do qual não existe NEHUMA ENCOMENDA, NEM MESMO DO PAÍS FABRICANTE e que NEM SEQUER VÔOU com um caça operacional que neste momento possui 12 unidades (incluindo 9 embarcadas nos CdG) bombardeando o afeganistão, integrado ao Link16 da NATO.
E mais uma vez eu digo. É tão operacional que levou uma bengala dos anos 80. E tem mais, nem precisa de um BM, basta um SU-30MKM prá ser melhor. Pelo menos funciona tudo e não precisa de bengala.
Depois eu falo desse papo de encomendas e tal.
Carlos, entenda de uma vez por todas, como acusa o Rafale, um caça totalmente operacional, com 12 unidades integrando as forças da NATO no Afeganistão, que é respeitadíssimo entre a USNavy e os outros membros da NATO de ser uma "promessa"?
Meu caro amigo, eu não acuso, isso é fato! O avião simplesmente não faz nem jogar bomba laser das mais corriqueiras. Claro que leva os MICA, e a pouco tempo conseguiram até colocar o MICA IR, e isso porque é um arma francesa, imagina com as nossas... Ah, e atirou um Exocet daqueles sem turbina, com motor foguete.
Enquanto isso você escreve páginas e páginas sobre um caça que nunca vôou, ninguém encomendou e nem o próprio país do fabricante acredita nele!
Como você mesmo falou que o SU-35BM não passa de um SU-27 recauchutado, a Rússia opera centenas deles e existem outras centenas voando por aí, mais algumas centenas encomendas. Já o nosso Rafa...
Quem esta prometendo alguma coisa aqui Carlos? Os Russos que prometem um caça que supostamente voaría em agosto desse ano ou os Franceses que operam um caça desde 2004 e que neste momento esta em operação em uma GUERRA de verdade?
Pô Sniper, guerra de verdade? Com bengala e matando mendigos? Prá isso era melhor mandar os A-29, pelo menos economiza bengala.
Sobre agosto e tal, veja as fotos da MAKS.
E vamos decidir uma coisa. Os colegas que disseram que o Rafa já ganhou são os mesmos que dizem que o SU-35BM já está voando a um bom tempo(inclusive que é melhor que o Rafa). Ou vocês selecionam o que querem acreditar? Tipo assim: "Essa é mentira, essa eu gostei e é verdade..."
E por último, mais uma vez você com esse papo de SU-30, tudo porque o SU-35BM não está operacional e sequer com alguma encomenda feita....
*Pulei aquilo que concordo.
Pô Sniper, assim complica. Coloquei o Su-30MKM porque é uma opção para hoje, agora, pronto, operacional e sem bengala. Se vamos esperar até 20012 por Rafa F-3(se ficar pronto), porque não até 2009 pelo BM? Mais uma vez, quem tá com a corda no pescoço não é a KNAAPO, eles não estão dando conta das encomendas de SU-27(é tudo igual, lembra?). Já nosso querida Dassault...
Não é promessa Carlos... Dê uma olhada nos relatórios e reportagens sobre a sua operação no Afeganistão! Ele deixou de ser promessa em 2004!
Sniper, o avião voa, pousa e decola de PA, reabastece no ar, manobra e etc. Mas num consegue jogar uma mísera bomba sem um Matusa de bengala. Cara, até nossos Mitingas fazem isso!
Por outro lado, AL-41F, escudo de plasma, Irbis, e todo o SU-35BM são sim uma promessa.
Se quiser posso colocar fotos de tudo isso, ou alguns filminhos do youtube. Menos o tal plasma, que é segredo.
Tens uma foto do Rafa F-3? Lançamento de um LGB? Outras armas da coleção?
O SU-35 nasceu em 1985, são 22 anos acumulando fracassos atrás de fracassos. Quem demora para desenvolver um caça?
Não, não. Você falou que o SU-35BM é apenas um Su-27 recauchutado, portanto está operacional e em desenvolvimento. Da mesma maneira que o Rafa, digamos que o BM é o F-3, só que vai chegar antes. E já podendo jogar bomba sem bengala.
O SU-35 teve RIDÍCULAS 12 UNIDADES PRODUZIDAS, nenhum tradicional comprador de material Russo jamais o comprou, Índia, China, Malásia, Argélia, Venezuela, etc... Todos preferiram comprar um caça mais velho, Biplace e relativamente defasado ao invés de comprarem a maravilha SU-35(BM) com seu maravilhoso escudo de plasma, AL-41F e Irbis...
Ôpa, você falou que é um Su-27 recauchutado, faz parte da família e é apenas um desenvolvimento. Portanto, apenas a Índia vai ter uns 200+ deles, a China 300, a Vnezuela uns 48, a Malásia mais uns 24/48, e etc, etc, etc. Só aí são umas 660 unidades. Já o Rafa...
Quantos Rafas de qualquer versão foram exportados? Posso responder? NENHUM!
Porque será que ninguém, nem mesmo a Rússia demonstrou interesse pelo projeto?
Demonstrou sim. Até o Brasil quer, lembra? Mais uma vez, os colegas que falam na vitória do Rafa são os mesmo que falam que o único concorrente é o BM. A palavra deles vale ou não? Vala prá isso mas não prá aquilo... Como ficamos?
Alguma coisa MUITO errada deve ter nesse projeto para explicar o seu total fracasso nas vendas...
Abraço!
Você tá falando do Rafale, né? Nenhuma venda externa.
SNIPER, basta perguntar qual a DISPONIBILIDADE DO AVIÃO.
eles vão colocar no envelope que é ZERO??
Junto com a do Rafale F-3, que é o que a FAB quer. Responde aí Morcego, qual é a disponibilidade do Rafale F-3?
Me perdoem pelo tamanho das respostas, mas são uns cinco colegas me batendo, daía resposta alongada, prá não deixar os amigos com ciúme.
E ninguém me dá parabéns nem nada....