A Embraer controla a OGMA, mas a FAB mandou os P-3 para serem modernizados na Espanha, quando a entidade mais cotada para fazer esse tipo de modernizações fora dos Estados Unidos é a própria OGMA.
Caro pt muito bom o seu comentário
Moderador: Conselho de Moderação
Ora, sendo o Brasil um país partidário da não intervenção, a verdade é que por muito que isso possa custar aos portugueses mais favoráveis ao aumento da cooperação militar, o Brasil dificilmente teria capacidade ou vontade política para conseguir projectar poder à distância.
Esta é uma realidade ditada pela geografia, pelos políticos e pela evolução politica e também pela economia dos vários países envolvidos.
zocuni escreveu:Resumindo,ao contrário do que muita gente apregoa em muitos dominios andamos claramente para trás.Realidade dura de engolir.Como sou otimista espero que se recupere algo,nesta longa travessia no deserto.É por essas questões que defendo o que é "produzido" em Portugal,mesmo cometendo-se erros,não vejo outro caminho.
Abraços,
soultrain escreveu:Boas,
A desgraça da nossa construção naval, são as cotas impostas por Bruxelas. Ainda temos uma grande construção naval, mas já não constrói em Portugal devido a essas cotas. Construimos na Coreia, no Senegal, em Moçambique e outros países. Quem me disse foi um administrador da Lisnave Internacional (não tem nada a ver com a Lisnave).
Rui escreveu:Gente, gostava que as nossas criticas foçem um pouco mais construtivas, e não sempre do bota abaixo, as coisas resolvençe com trabalho e não com o bota abaixo, caro P44 pelo, que tanho lido dos seu posts e com todo o respeito, vc passa a (vida) a reclamar, penço que para sim tudo está mal, leve as coisas para o lado mais positivo, não seja tão pesimista, isso não lhe faz bem ao coração. O futuro esperasse melhor que o presente, a esperança é a ultima que morre, se focemos a ver há 10 anos atrás estavamos bem piores, ou não é verdade Não havia Pandur a ser fabricados em portugal, não havia leopard, não havia 2 KD, não havia 2 submarinos, não havia ainda que não terminados os NPO, projecto portugues e construidos em Portugal enfim etc etc etc.
zocuni escreveu:soultrain escreveu:Boas,
A desgraça da nossa construção naval, são as cotas impostas por Bruxelas. Ainda temos uma grande construção naval, mas já não constrói em Portugal devido a essas cotas. Construimos na Coreia, no Senegal, em Moçambique e outros países. Quem me disse foi um administrador da Lisnave Internacional (não tem nada a ver com a Lisnave).
Pelo que leio,Soultrain colocou o dedo na ferida ou de uma uma forma mais conclusiva,uma grande verdade.Mas isso é off-topic e mais profundo que meus conhecimentos.
Abraços,
P44 escreveu:O meu "pessimismo militante" deve-se mais do que a tudo á experiência de vida e a ver o que se tem perdido e esbanjado ao longo dos anos, eu gostava muito de ser um "optimista militante" como alguns por aqui (o Rui será um deles), alguns pela juventude (não sei a idade do Rui mas pela maneira como escreve parece uma pessoa jovem ), enfim , eu sei que no meio é que está a virtude, mas tal como muitos me criticam por ser pessimista militante (eu prefiro catalogar-me a mim próprio como REALISTA (de realidade, nada a ver com realeza ) , eu tb acho qeu enterrar a cabeça na areia e assobiar para o lado, agarranod-nos a "mitos" e "sonhos gloriosos" do passado não vão nada resolver os problemas do presente, muito menos os do futuro.
Acredite que a experiência de vida conta muito, por ex. o cabeça citou a ENIDH, eu conheço (ou conhecia) razoavelmente bem "essa " realidade pois estudei lá nos fins da década de 80 /inicios da década de 90 e posso afirmar que desde aí piorou muito
O colega do cabeça que mencionou que terá de ir para o estrangeiro? normal, a Marinha Mercante Portuguesa praticamente acabou...
Isso das "bandeiras" é muito bonito de dizer e ler, mas para os negócios o que conta é o "$$$$$$$", os únicos navios que navegavam / navegam com bandeira portuguesa são os do Registo Internacional da Madeira e a única razão porque o fazem tem só a ver com FUGA AOS IMPOSTOS, querem lá os armadores saber da bandeira para alguma coisa.
Como quer o Rui que eu seja optimista em relação á novela dos NPOs, quando esta tresanda a podre?
Quando temos governantes que querem é governar-SE e não governar?
Quando no país grassa a corrupção, o compadrio, a "cunha", quando as perspectivas de futuro são quase inexistentes.
Os corruptos e pedófilos minam o sistema judicial...
Um país que se vendeu a Bruxelas e agora não produz NADA, não fabrica nada, não tem pesca, não tem agricultura, está a ser vendido aos pedaços ao estrangeiro (Veja a ultima entrevista de Marccelo Rebelo de Sousa, a propósito do Alentejo que está a ser vendido a Espanhois por intermédio de linhas de crédito espanholas a fundo perdido...e não estou aqui com o papão espanhol-para mim é mais uma causa do nosso atraso, já sei que vou levar na cabeça por dizer isto, mas é a minha opinião)
Quando se gastam biliões em elefantes brancos e se ignoram necessidades básicas.
Ainda ontem veio o lunático do Gilberto Madaíl propôr que Portugal se candidate a organizar o Mundial de 2018!!!
Pergunto eu, não há coisas muito mais prementes?
Para mim as prioridades estão todas trocadas...
Eu desejo (sim desejo!) que o Rui esteja certo e eu esteja errado, oxalá...mas de ano para ano, os "exemplos" não auguram nada de bom...
Peço desculpa pelo extenso desabafo ("Seca") off-topic.
Cumprimentos!
P44,
Gostei do desabafo, jamais uma seca.Existem várias maneiras de se lutar contra a adversidade e o marasmo,você envereda pelo lado pessimista outros pelo lado optimista.No fundo todos queremos é a melhora geral das coisas.
luis F. Silva escreveu:Zocuni escreveu:P44,
Gostei do desabafo, jamais uma seca.Existem várias maneiras de se lutar contra a adversidade e o marasmo,você envereda pelo lado pessimista outros pelo lado optimista.No fundo todos queremos é a melhora geral das coisas.
Infelizmente o P 44 não envereda pelo lado pessimista. O que ele descreve é a realidade do nosso país.