carsm1 escreveu:Ao Jet Crash.
Quem me falou da compra do novo Puma ( meu vizinho).Já foi membro do 3/8,que e o esquadrão onde está locado o Puma Branco, aqui no RJ.Base dos Afonsos.Estou vendendo o peixe, pelo mesmo prêço que comprei.Parece que foi comprado mesmo,mais um Puma.Agora, voce fala de outro tipo de Helicópetero, sendo que este que falas, e considerado como o Cadillac dos Helios, o que demonstra o alto grau de bom gosto de sua exelência.Não acredito que a FAB, queira comprar um único helio ( um só do mesmo modêlo)pois isso iria acarretar dores de cabeça para a manutenção.Vamos aguardar novidades.
Jet.Um abraço.
Na última RFA nº 34,(aquela com a capa entitulada, "FX, A Reta Final" há uma matéria sobre o Agusta A109 LUH. É a típica matéria paga da RFA
Vou colocar a parte sobre sobre o interesse da FAB no modelo. Curiosamente, eu grifei a parte para mostrar aos defensores do companheiro que conheço no meu cotidiano. Safado foi o termo mais leve que ouvi dos desiludidos.
"Voar sobre o centro de São Paulo guarda semelhança com o vôo sobre o mar. Apesar de estarmos sobre terra firme, a miríade de edifícios contruídos um do lado do outro cria um gigantesco paliteiro, com poucas opções de pouso para quem por ventura se vir diante de uma emergência. Por sorte, existem em São Paulo helipontos localizados no alto dos edifícios, em número proporcional àqueles. Recentemente, A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA indicou a necessidade de se estudar um helicóptero capaz de transportar o PRESIDENTE para alguns desses helipontos, evitando assim, por um lado, a situação impossível de fazê-lo se arriscar em um gigantesco engarrafamento surpresa no percurso entre o terminal de autoridades do Aeroporto de Congonhas e a sede da FIESP, na Avenida Paulista, por exemplo, e por outro, o deslocamento cada vez maior de uma aeronave Esquilo do GTE de Brasília para São Paulo. O número de passageiros passíveis de transporte nos Esquilos da FAB é bastante limitado, prestando-se aquele helicóptero ao translado do Presidente da República, do Palácio do Planalto ou de sua residência oficial, até a Base Aérea de Brasília, e pouco mais. As ações do presidente em São Paulo podem requerer grupos de trabalho um pouco maiores, o que exigiria um helicóptero um pouco espaçoso. A atuação do presidente da república na capital paulista, o centro nevrálgico da vida econômica do país, certamente se fará cada vez mais constante nos anos vindouros. E a agilidade do principal executivo da nação naquela metrópole é uma questão fundamental. Cientes desta necessidade, começamos a analisar as aeronaves que melhor se prestavam para este tipo de missão. Resolvemos conhecer uma por uma. A Agusta Westland, fabricante do A109 Power, reagiu imediatamente a nossas solicitações, colocando à disposição para o vôo uma de suas aeronaves..."
"Para a presidência da república, não tenho a menor dúvida que o A109 Power atenderia plenamente às necessidades para o deslocamentos urbanos do presidente, com segurança, sendo esta aeronave certamente uma das mais importantes concorrentes, por tudo que presenciei."
Observações:
• Curiosamente somente agora a presidência notou a necessidade de uma aeronave deste tipo.
• Mais curioso ainda é o fato de a FAB como encarregada da locomoção do presidente nunca ter notado esta necessidade.
• Até onde sei, aeronaves presidenciais em todo o mundo tem preferência no tráfego aéreo, porque aqui seria diferente?
• Curiosa a necessidade de transportar grandes grupos de trabalho. Não seria a necessidade de transportar o cordão de puxa-sacos?
• Se a presença do presidente se faz necessária com tanta freqüência na capital paulista, porque não sediar dois Esquilos de forma definitiva em São Paulo? Evitaria o transtorno do translado.
• Curiosamente, o luxuosíssimo A109 Power foi o único modelo examinado pela RFA.
• Descobri uma nova faceta da RFA. Sabia que ela fazia parte da campanha de desinformação da EmFraer, mas que ela é PTista é algo novo.