Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Túlio
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#511 Mensagem por Túlio » Ter Nov 06, 2007 11:10 am

orestespf escreveu:
Não se deixem enganar, a FAB comprará o que ela quiser, e não sob pressão do governo federal. E vou além, o país vencedor será um forte candidato a vender hélis de ataque para o EB, e que também não será "guela abaixo".

Saudações "emputecidas",

Orestes


Isso então significa que a FAB queria mesmo os Matusas, Cabôco? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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soultrain
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#512 Mensagem por soultrain » Ter Nov 06, 2007 11:12 am

orestespf escreveu:Só tem uma coisa que me deixa doido de raiva: esta mania de chamar todo mundo da FAB de burro. Sim, de burro. Uma força que existe há anos, que estuda a fundo todos os vetores disponíveis, que usa vários equipamentos, que cria e emprega doutrinas próprias, etc. Passa pela cabeça de alguém que na FAB não exista ninguém competente? Uma força incrivelmente maior do que o micro-cosmo DB, com especialistas na área!

Mas não, os "especialistas" daqui são melhores do que os da FAB, dizem que a mesma não sabe comprar helicópteros, que se for russo será um grande erro. Putz! Prepotência e arrogância tem limites, pô!

Não conheço nada de helicópteros, mas tenho certeza que a FAB sim. Da mesma forma que tenho certeza que a FAB não faz suas compras baseadas em informações da Internet e de panfletos de fabricantes. Ela não escolhe um vetor porque fica bonito na foto, ou influenciada pela pintura de um dado vetor em um dado país.

E ainda tem gente que afirma que a FAB não quer material russo de jeito nenhum, que está sendo empurrado pelo governo. Quanta ingenuidade, quanta torcida contrária... Afirmo a FAB comprará o que ela escolheu, não tem governo que empurre algo guela abaixo de qualquer uma das três forças.

Mas vou adiante, tem uma pazada de gente de dentro da FAB que está fulos da vida com estas coisas, são os "americanófilos". Pra eles nada presta, só equipamentos americanos. Não é difícil identificá-los. Inclusive este grupo está fazendo de tudo para usar a guilhotina na cabeça do National Kid.

Não se deixem enganar, a FAB comprará o que ela quiser, e não sob pressão do governo federal. E vou além, o país vencedor será um forte candidato a vender hélis de ataque para o EB, e que também não será "guela abaixo".

Só uma coisa poderá ser comprado pela FAB sem ser do seu gosto: caças americanos. Se a temperatura subir e fugir do controle do governo, terão que ceder. A coisa é bem simples, dependendo do caça vocês saberão o que rolou nos bastidores com o tempo.

Aliás falei demais para um fórum aberto.

Observe que não estou defendendo material russo, estou defendendo a soberania da FAB em poder escolher o equipamento que ela desejar, sem interferência. Até porque, não seria difícil arrumar um relatório mostrando que um certo equipamento não serve para a força. Se o motivo da compra de hélis russos fosse balança comercial (frangos, etc.), seria mais fácil o governo comprar estes poucos helis para outro setor, até mesmo a Petrobras. Pensem!!!

Saudações "emputecidas",

Orestes


Exactamente o que eu pensoo, aliás é muito complicado se for de outra forma.

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#513 Mensagem por BRAZIL7.62 » Ter Nov 06, 2007 11:32 am

Boa Orestes,concordo em genero,numero e grau com vc!!




orestespf
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#514 Mensagem por orestespf » Ter Nov 06, 2007 11:43 am

Túlio escreveu:
orestespf escreveu:
Não se deixem enganar, a FAB comprará o que ela quiser, e não sob pressão do governo federal. E vou além, o país vencedor será um forte candidato a vender hélis de ataque para o EB, e que também não será "guela abaixo".

Saudações "emputecidas",

Orestes


Isso então significa que a FAB queria mesmo os Matusas, Cabôco? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


A FAB se viu encrencada com o FX-1, inclusive com militares afirmando no final do governo FHC que o processo deveria ser interrompido ou "modernizado", visto que vetores mais modernos estavam disponíveis no mercado.

Quando chegaram para o Lula com o SU-35 como o escolhido e com a negativa de "colaboração" da Embraer, virão (Fab) que não havia saída pra coisa. A iniciativa de cancelamento do projeto FX-1 foi sugerido pela própria FAB, por mais que alguns não aceitem isso.

E mais, não tinha como manter o 1º GDA ativo, era necessário vetores pra lá. A primeira proposta foi um lote de F-5 que seriam elevados para o padrão "M". Não deu certo, sabemos o que aconteceu.

Novo a FAB não queria (demoraria, sofreu com o FX-1), teria que ser usado, só havia (naquele momento) o M-2000C e F-16 MLU. Foi a FAB que escolheu o M-2000C e por um motivo muito "simples": manter a "tradição" francesa naquela base. Falo sério, isto é fato. Outra coisa, os F-16 MLU não teriam BVR, os americanos só venderiam o AIM-120C para o Brasil se comprássemos F-16 novos, fazia parte da proposta. Isto é fácil de entender, se estivessem liberados até hoje, poderíamos tê-los comprado ao invés do Derby. Então, por que escolhemos o Derby? Não foi a toa...

O que existe aí sobre o M-2000C ter sido empurrado guela abaixo é conversa fiada. Veja o que a FAB diz sobre este vetor. E não cabe aqui argumentos do tipo: "não podem criticar", "hierarquia", "dívida de campanha". Basta lembrar quem era o comandante da FAB naquela época, o grupo dele defendeu abertamente a compra dos Matusas, e hoje defendem (contraditoriamente?) a compra de F-16 novos.

Aliás este papo de dívida de campanha é bem mais interessante do que se diz por aí, mas isto é assunto para outro momento.


Abração,

Orestes




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#515 Mensagem por Plinio Jr » Ter Nov 06, 2007 11:47 am

Ainda acredito que os Matusas vieram por imposição politica....e com a colaboração de alguns puxa-sacos dentro da FAB... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
orestespf
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#516 Mensagem por orestespf » Ter Nov 06, 2007 12:00 pm

Plinio Jr escreveu:Ainda acredito que os Matusas vieram por imposição politica....e com a colaboração de alguns puxa-sacos dentro da FAB... :idea:


É o contrário, Plínio. A FAB sugeriu e o governo viu uma bela oportunidade para "resolver" seus problemas. O lucro político do governo foi fantástico naquela época.




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Degan
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#517 Mensagem por Degan » Ter Nov 06, 2007 12:03 pm

Outra coisa, os F-16 MLU não teriam BVR, os americanos só venderiam o AIM-120C para o Brasil se comprássemos F-16 novos, fazia parte da proposta.


No lo creo Orestes. Claramente USA liberó la venta de ese armamento a Brasil, y te aseguro que Raytheon estaría feliz de venderlos, sin importarle si serían usados en F-16 nuevos o usados

Isto é fácil de entender, se estivessem liberados até hoje, poderíamos tê-los comprado ao invés do Derby. Então, por que escolhemos o Derby? Não foi a toa...


Se compró Derby porque se usarán sobre F-5M, los que no pueden usar AMRAAM….

O que existe aí sobre o M-2000C ter sido empurrado guela abaixo é conversa fiada. Veja o que a FAB diz sobre este vetor. E não cabe aqui argumentos do tipo: "não podem criticar", "hierarquia", "dívida de campanha". Basta lembrar quem era o comandante da FAB naquela época, o grupo dele defendeu abertamente a compra dos Matusas, e hoje defendem (contraditoriamente?) a compra de F-16 novos.


No diré si la compra es buena, inteligente, mala o burra….solo te digo que con M2kC no se obtuvo BVR activo. El F-16MLU perfectamente, en el peor de los casos, puede integrar el Derby y Python 4….no veo la ventaja.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#518 Mensagem por Centurião » Ter Nov 06, 2007 12:03 pm

orestespf escreveu:Só tem uma coisa que me deixa doido de raiva: esta mania de chamar todo mundo da FAB de burro.
.
.
.
Aliás falei demais para um fórum aberto.


Essa é a intenção, Orestes. :twisted:




orestespf
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#519 Mensagem por orestespf » Ter Nov 06, 2007 12:17 pm

Olá Degan,

comentarei em azul logo abaixo (sem tempo para copiar/colar. rsrs).

Degan escreveu:
Outra coisa, os F-16 MLU não teriam BVR, os americanos só venderiam o AIM-120C para o Brasil se comprássemos F-16 novos, fazia parte da proposta.


No lo creo Orestes. Claramente USA liberó la venta de ese armamento a Brasil, y te aseguro que Raytheon estaría feliz de venderlos, sin importarle si serían usados en F-16 nuevos o usados

Concordo com este hipótese. Porém, me explica uma coisa: porque "preferimos" comprar Derby ao invés do AIM-120C? A resposta não está relacionada ao peso do míssil.

Isto é fácil de entender, se estivessem liberados até hoje, poderíamos tê-los comprado ao invés do Derby. Então, por que escolhemos o Derby? Não foi a toa...


Se compró Derby porque se usarán sobre F-5M, los que no pueden usar AMRAAM….

Isto não é verdade, já confirmei com o pessoal da FAB. Não existe restrição física para o F-5M operar o AIM-120. Foi isso que ouvi dos engenheiros da FAB.

O que existe aí sobre o M-2000C ter sido empurrado guela abaixo é conversa fiada. Veja o que a FAB diz sobre este vetor. E não cabe aqui argumentos do tipo: "não podem criticar", "hierarquia", "dívida de campanha". Basta lembrar quem era o comandante da FAB naquela época, o grupo dele defendeu abertamente a compra dos Matusas, e hoje defendem (contraditoriamente?) a compra de F-16 novos.


No diré si la compra es buena, inteligente, mala o burra….solo te digo que con M2kC no se obtuvo BVR activo. El F-16MLU perfectamente, en el peor de los casos, puede integrar el Derby y Python 4….no veo la ventaja.

A FAB comprou um vetor com BVR semi-ativo, se fosse o F-16 MLU, não teria BVR algum. Basta fazer um simples exercício: tem-se dois vetores disponíveis, M-2000C e F-16 MLU. Por que a FAB preferiu o primeiro? Resposta: porque o segundo viriam com sérias restrições. Se não fosse o caso, a própria FAB estaria assinando um atestado de incompetência, e não foi o caso.



Grande abraço,

Orestes




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#520 Mensagem por orestespf » Ter Nov 06, 2007 12:19 pm

Centurião escreveu:
orestespf escreveu:Só tem uma coisa que me deixa doido de raiva: esta mania de chamar todo mundo da FAB de burro.
.
.
.
Aliás falei demais para um fórum aberto.


Essa é a intenção, Orestes. :twisted:


Exatamente!!! :twisted: :twisted: :twisted:




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FABIO
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#521 Mensagem por FABIO » Ter Nov 06, 2007 12:23 pm

orestes o F-16 nao esta descartado ainda confere?




PRick

#522 Mensagem por PRick » Ter Nov 06, 2007 12:23 pm

Túlio escreveu:
PRick escreveu: Agora, pergunto: qual será a formatação desta "nova fábrica de helos"? Se for igual a Helibras, vamos começar a repetir erros. Vamos criar uma nova estatal para fazer helos?


Me adescurpe, amigo Prick, mas ONDE postulei isso?

PRick escreveu:Sinto muito, mas não existe cabimento na lógica acima, os helos russos que estamos comprando não tem futuro. Toda esta lógica foi combatida quanto tínhamos a oportunidade de produzir aqui os M-2000Br, numa fábrica nacional, com repasse de tecnologia. Se dizia que o modelo era defasado(muitoooo menos que os MI-17), que já tinha um substituto na França, os Rafales.

E olha que no caso da Helibrás, bem ou mau a Eurocopter bancou a fábrica, mesmo quando Governo de Minas se retirou do controle acionário, perguntem por aí de algum Capitalista Brasileiro vai querer bancar esta fábrica de helos russos. As pessoas falam como se a Helibrás fosse uma fabriqueta de fundo de quintal aonde nada foi investido nela. :wink:

[ ]´s


Novamente me pronuncio no sentido de que pareces NÃO ter entendido meu post: quero uma FÁBRICA QUE DESENVOLVA HELIS NACIONAIS, UMA EMBRAER DE HELIS, digamos assim. Temos a infraestrutura montada, a Helibrás, nunca houve tanto dinheiro para investimento neste País, se ao menos algum projeto decente tivsse sido apresentado, então era só fazer como se fez com os Franceses na EMBRAER... :wink:

Agora, fábrica de heli Russo, se for realmente FÁBRICA, é um baita dum negócio; agora, se for só MONTADORA, como a Helibrás, para mim é uma inútil e desnecessária duplicação de esforços...


Túlio,

Acho que foi você que não entendeu meu post, vou gritar de forma bem clara!!

NÃO EXISTE EXEMPLOS DE MULTIS SE FIXAREM NUM TERCEIRO PAÍS PARA FAZER PROJETOS, ISTO É PAPEL DA MATRIZ!!

PORTANTO, se queremos ter uma fábrica produzindo, desenvolvendo e fabricando helos nacionais, tem que ter CAPITAL NACIONAL formando a maioria do controle acionário.

As premissas de meu pensamento, eram iguais ao do PIFFER, se é para os Russos duplicarem o que já existe na Helibrás, não tem sentido. Porque é isto que foi divulgado até agora, nada mais que isto, porque a compra atual se trata de importação direta e simples, nada mais que isto. Ao contrário de notícias anteriores de que haveria uma parceria com a AVIBRAS por exemplo, mas não parece ser o caso.

[ ]´s




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#523 Mensagem por Degan » Ter Nov 06, 2007 12:32 pm

Concordo com este hipótese. Porém, me explica uma coisa: porque "preferimos" comprar Derby ao invés do AIM-120C? A resposta não está relacionada ao peso do míssil.


Pues creo que si….no existen F-5 con AMRAAM, ni siquiera los de Singapur, quienes operan sus F-16 con AMRAAM…
El problema no es el peso, es el flutter:wink:

Isto não é verdade, já confirmei com o pessoal da FAB. Não existe restrição física para o F-5M operar o AIM-120. Foi isso que ouvi dos engenheiros da FAB.


Ahí estamos en un problema, pues la gente con quién he hablado en la FACH dice lo contrario…

A FAB comprou um vetor com BVR semi-ativo, se fosse o F-16 MLU, não teria BVR algum. Basta fazer um simples exercício: tem-se dois vetores disponíveis, M-2000C e F-16 MLU. Por que a FAB preferiu o primeiro? Resposta: porque o segundo viriam com sérias restrições. Se não fosse o caso, a própria FAB estaria assinando um atestado de incompetência, e não foi o caso.


Estimado amigo:
a) Lo de que USA no vendería AMRAAM a Brasil si este compra F-16MLU es hasta ahora una hipótesis tuya, de la que no hay antecedentes públicos. Los antecedentes públicos dicen lo contrario
b) Los M2kC no pueden usar BVR activos, y requieren una modernización carísima para lograrlo, sumado a las pocas horas de vida restantes en su célula. Por lo que en el campo BVR está por detrás de los F-5M.
c) El F-16MLU es un avión 100% modernizado, que requiere solo actualizaciones de software para integrar cualquier armamento en uso en los F-16 del mundo, con radar, Data Link, integración de designadores navegadores IR, glass cockpit….y varios años más de vida.

Las motivaciones de la compra de esos M2kC pueden ser muchas, yo me inclino por imposiciones politicas.




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#524 Mensagem por Sniper » Ter Nov 06, 2007 12:36 pm

Pessoal, esse não é o tópico mais indicado para discussões sobre F-16, AMRAAM, F-5, etc.

O tema deste tópico é a licitação de helicópteros para a FAB.
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#525 Mensagem por Degan » Ter Nov 06, 2007 12:40 pm

Sniper escreveu:Pessoal, esse não é o tópico mais indicado para discussões sobre F-16, AMRAAM, F-5, etc.

O tema deste tópico é a licitação de helicópteros para a FAB.
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Upsss... :oops:




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