LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6340 vezes
Agradeceram: 6688 vezes
Contato:

#211 Mensagem por Túlio » Dom Nov 04, 2007 8:40 pm

orestespf escreveu:
Resposta "sutil e objetiva", Ademir: Dilma Rousself!!! :D :twisted: :twisted:

Fala baixo, POWS!!!

O Mestre Bat vai ter um trecoCabôco!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#212 Mensagem por orestespf » Dom Nov 04, 2007 8:41 pm

Túlio escreveu:
orestespf escreveu:
Resposta "sutil e objetiva", Ademir: Dilma Rousself!!! :D :twisted: :twisted:

Fala baixo, POWS!!!

O Mestre Bat vai ter um trecoCabôco!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Já negociei com o Exu dele (um tal de Morcego), o "moço bravo" mandou não ter dó do "santista", então... :twisted: :twisted: :twisted:

PRick

#213 Mensagem por PRick » Dom Nov 04, 2007 8:42 pm

orestespf escreveu:
Tigershark escreveu:Mestre Orestes,

Qual a sua opinião sobre uma possível vinda do SU-X,já que os Russos já armam nossos vizinhos bolivarianos?

Os críticos deste vetor alegam que seria uma péssima idéia esta escolha. Tempos atrás eu mesmo embarquei neste argumento (para incômodo e inconformidade do nosso amigo Carlos Mathias).

Hoje eu não vejo problema algum. Talvez um grande diferencial seja a possibilidade de dominarmos o software embarcado no vetor (seja qual for). Desta forma teríamos amplo domínio do radar e suas emissões, não permitindo domínio completo do "banco de emissões radar" por terceiros. Semelhante ao que tem ocorrido com o radar Grifo no F-5M, pra FAB um grande diferencial. Aliás este foi o principal motivo que levou a FAB a escolher um radar diferente para o F-5M, algo mais "personalizado". O povo do ar está muito satisfeito com a coisa.

Se o escolhido for o SU-30 (suponha idêntico ao venezuelano), mas com domínio total do software embarcado, não vejo problema algum em ter este vetor.

E se não tivermos domínio sobre o software? Não seria muito diferente, na região temos vários países que compraram o M-III e seus "derivados". Claro, a coisa não seria "tão fácil" assim, mas mesmo assim, não seria um obstáculo grande.

O que está em jogo é: quais as vantagens e desvantagens de se comprar material bélico da Rússia?

Por exemplo, não se sabe no ocidente praticamente nada sobre estes vetores, equipamentos e armamentos. Por isso disse que o edital russo é um grande teste (descartado por muitos), um dos pontos é conhecer os mesmos hélis que serão operados pelo Chávez (Mi-17 e Mi-35).

Então...

Abraços,

Orestes

Aí já não concordo, comprar SU-30 igual ao da Venezuela, é melhor ficar com os M-2000 e receber mais 12 M-2000 e depois fazer uma modernização deles aqui mesmo.

Porque? Vamos acrescentar um caça caro de operar, mais um vetor na FAB. E ele tem sérias desvantagens se compararmos com outros caças de 4ª geração. E comprar SU-30, para depois comprar SU-35, se eles são diferentes, não tem sentido, por sinal já tinha falado isto sobre as compras da Venzuela, se é para comprar SU-35BM, que tem poder equivalente ao Rafale e Typhoon tudo bem. Porque no caso do Rafale, o caça tampão é o M-2000, jé temos ele, portanto, a vinda de mais 12 nada mudaria na FAB.

Agora, um SU-30 em face ao Rafale, é uma perda significativa de capacidade bélica, vai se comprar mais barato algo pior. E aumentar a salada da FAB. Olha eu acho que a FAB faz tudo para aumentar a quantidade de vetores em sua frota, este é o pesamento da FAB, só pode ser!

Perdemos uma GRANDE oportunidade de comprar os M-2000 BR, estaríamos hoje com o melhor caça da AL, e fabricando/motando ele aqui, com códigos fontes, integração de armamento local, etc..

Agora, vem o papo de cruzarmos tecnologias, isto é coisa para os venuzianos. Muita viagem para minha cabeça!

Quero o mesmo dos Helos: COERÊNCIA e DIMINUIÇÃO da QUANTIDADE DE VETORES. Para comprar coisa nova, tem que ser o melhor. Caso contrário não se justifica o aumento de tipos de vetores em nossas FA`s.

Para comprar SU-30, prefiro que se comprem os M-2000-5MK2 do Qatar por exemplo, ou mais M-2000 usados. Depois fazemos o upgrade, se o negócio é não gastar, vai sair menos de 20 milhões por M-2000 retrofitado.

Para mim a lógica é RAFALE ou SU-35BM, ambos no mesmo plano. O tempo de SU-30, F-16 e M-2000 novos passou.

Se vamos esperar um 5ª geração, buscando agora um caça tampão, ele já existe, é o M-2000! Retrofit neles!

[ ]´s

Booz
Sênior
Sênior

#214 Mensagem por Booz » Dom Nov 04, 2007 8:45 pm

Túlio escreveu:Agora imaginem se os ianques entram com um hi-lo-mix de F15/F16 pelo FMS, e COM AMRAAM... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Isto perde-se nas brumas do "quase" improvável, mas que eu gostari... ah! Como gostaria.
Contudo, o F-15, apesar das novas configurações, não é da tal 5ª geração (bem, nenhum dos citados é), est´mais para meio-fim de carreira.
Agora, quanto à cessão da franquia do soft (no caso dos Flankers), alguém sabe se os cossacos "abriram" para o circo voador do Chavito?
Se não o fizeram, qual a razão? Afinal, eles são clientes muito melhores do que nós podemos ser.

Imagem
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#215 Mensagem por Sintra » Dom Nov 04, 2007 8:45 pm

Sem querer estragar o pequeno almoço a ninguém, já repararam que até agora ainda não existe nenhuma confirmação do vosso mindef e que noticias destas têm saido nos jornais de dois em dois meses? :twisted:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
orestespf
Sênior
Sênior

#216 Mensagem por orestespf » Dom Nov 04, 2007 8:45 pm

Fernando Gaspar escreveu:
orestespf escreveu:
Fernando Gaspar escreveu:seja água pedra, seja pedra água o que prevalece é a arte de ter razão.

"A Arte de Ter Razão", do autor Arthur Schopenhauer. Um grande clássico!

O importante não é ter a verdade ao seu lado, mas se ter a razão. Razão e verdade não são coincidentes e nem andam lado ao lado, principalmente quando, além do livro acima, já se leu "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel e "A Arte da Guerra" de Sun Tzu. :twisted: :twisted: :twisted:

A escola da vida nos ensina isso, nobre Fernando. Quem lê e aprende, faz bom uso. :twisted: :twisted:

Vejo que o colega também conhece a coisa... rsrsrs

Abraços do filho do "deus da Pedra" e da "deusa das águas",

Orestes

Agradeço a Deus pelas oportunidades de estudos que tive. Adquiri muito conhecimento, porém não sou sábio. Na verdade admiro mais os sábios, do que os que possuem grandes conhecimentos.

Ter conhecimento não implica em ser sábio, ser sábio não implica ter conhecimento. Grande dilema... No máximo o que se pode dizer da grande maioria das pessoas espalhadas pelo mundo, é que um indivíduo teve ou apresentou momentos de sabedoria, mesmo desconhecendo o assunto a fundo.

PS: fazer críticas é uma arte. Admiro quem saiba fazê-la, mas ignoro os inábeis, porém admiro os que procuram aprender a construi-la.

Olá Fernando,

acho que já vi este post (texto) em algum lugar aqui no DB. hehehehe

Se achou interessante... Meus respeitos mais profundos e admirados. Se não gostou, é sinal que errei, ajude este pobre Caboclo.

Grande abraço,

Orestes

PS: conhecia as referências que apresentei ou juntou "B" com "A"? :D :D

orestespf
Sênior
Sênior

#217 Mensagem por orestespf » Dom Nov 04, 2007 8:48 pm

Sintra escreveu:Sem querer estragar o pequeno almoço a ninguém, já repararam que até agora ainda não existe nenhuma confirmação do vosso mindef e que noticias destas têm saido nos jornais de dois em dois meses? :twisted:

Esta notícia não tem confirmação alguma, levantei esta questão posts atrás. Porém dizer que estas notícias saem nos jornais de dois em dois meses, é dose Sintra. Seria nos jornais portugueses? :D :D :twisted: :twisted:

Abraços "sacanas",

Orestes

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#218 Mensagem por Túlio » Dom Nov 04, 2007 8:48 pm

PRick escreveu:
Aí já não concordo, comprar SU-30 igual ao da Venezuela, é melhor ficar com os M-2000 e receber mais 12 M-2000 e depois fazer uma modernização deles aqui mesmo.

Porque? Vamos acrescentar um caça caro de operar, mais um vetor na FAB. E ele tem sérias desvantagens se compararmos com outros caças de 4ª geração. E comprar SU-30, para depois comprar SU-35, se eles são diferentes, não tem sentido, por sinal já tinha falado isto sobre as compras da Venzuela, se é para comprar SU-35BM, que tem poder equivalente ao Rafale e Typhoon tudo bem. Porque no caso do Rafale, o caça tampão é o M-2000, jé temos ele, portanto, a vinda de mais 12 nada mudaria na FAB.

Agora, um SU-30 em face ao Rafale, é uma perda significativa de capacidade bélica, vai se comprar mais barato algo pior. E aumentar a salada da FAB. Olha eu acho que a FAB faz tudo para aumentar a quantidade de vetores em sua frota, este é o pesamento da FAB, só pode ser!

Perdemos uma GRANDE oportunidade de comprar os M-2000 BR, estaríamos hoje com o melhor caça da AL, e fabricando/motando ele aqui, com códigos fontes, integração de armamento local, etc..

Agora, vem o papo de cruzarmos tecnologias, isto é coisa para os venuzianos. Muita viagem para minha cabeça!

Quero o mesmo dos Helos: COERÊNCIA e DIMINUIÇÃO da QUANTIDADE DE VETORES. Para comprar coisa nova, tem que ser o melhor. Caso contrário não se justifica o aumento de tipos de vetores em nossas FA`s.

Para comprar SU-30, prefiro que se comprem os M-2000-5MK2 do Qatar por exemplo, ou mais M-2000 usados. Depois fazemos o upgrade, se o negócio é não gastar, vai sair menos de 20 milhões por M-2000 retrofitado.

Para mim a lógica é RAFALE ou SU-35BM, ambos no mesmo plano. O tempo de SU-30, F-16 e M-2000 novos passou.

Se vamos esperar um 5ª geração, buscando agora um caça tampão, ele já existe, é o M-2000! Retrofit neles!

[ ]´s

Não se pode dizer que este post esteja inteiramente desprovido de razão: SE houverem M2000 em bom estado e buena quantidade disponíveis a preços aceitáveis, SE a França - logo QUEM - disponibilizar a modernização nos moldes do F5/AMX/ALX e talvez até algum plus, tipo radar RDY-2 & quetales, inté que o negócio num era de se descartar assim, só porque não e fim...

E daí sim, daria para adquirir até MAIS de 36 caças MODERNOS com 2,2 bi... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

PRick

#219 Mensagem por PRick » Dom Nov 04, 2007 8:52 pm

Sintra escreveu:Sem querer estragar o pequeno almoço a ninguém, já repararam que até agora ainda não existe nenhuma confirmação do vosso mindef e que noticias destas têm saido nos jornais de dois em dois meses? :twisted:

Sintra,

Não acredito que o Ministério da Defesa vá confirmar ou negar a matéria, apenas comprova que existem estudos em andamento para a compra de caças, mas não vai acontecer como o F-X1, seria muita burrice, abrindo de novo o tiroteio entre os fabricantes.

No resto, a matéria é feita por leigo, e os valores e as quantidades podem ser apenas indicativos, não a realidade final. Por enquanto vamos brincar de especular. O que cobro é COERÊNCIA das escolhas, RACIONALIDADE.

Se é para comprar o melhor, com transferência de tecnologia, esqueçam o preço, se é o preço esqueçam o resto. Senão é o F-X1 o retorno, não se pode servir a 02 senhores.

[ ]´s

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#220 Mensagem por WalterGaudério » Dom Nov 04, 2007 8:55 pm

rodman escreveu:Tava aqui pensando se a FAB comprar Flanker, menos um motivo para encararmos o Chaves, em vez disso, poderiamos até fazer um maior intercambio com a FAV e tal, favoreceria treinamento conjunto, podiamos mandar os pilotos da FAB estudar lá, essas coisas.

Adoro Maionese :twisted:

Rodman! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :?

Vamos fazer um favor patriótico à nossa nação. Esqueçamos tudo que possa ser ligado à Chavez. Esse elemento ainda colocará nosso país em maus lençóis. :wink:

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#221 Mensagem por Túlio » Dom Nov 04, 2007 8:57 pm

cicloneprojekt escreveu: Esse elemento ainda colocará nosso país em maus lençóis. :wink:

Sei não, acho que ainda vai colocar - e já está colocando - é O DELE... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Fernando Gaspar
Júnior
Júnior

#222 Mensagem por Fernando Gaspar » Dom Nov 04, 2007 9:01 pm

Olá Fernando,

acho que já vi este post (texto) em algum lugar aqui no DB. hehehehe

Se achou interessante... Meus respeitos mais profundos e admirados. Se não gostou, é sinal que errei, ajude este pobre Caboclo.

Grande abraço,

Orestes

PS: conhecia as referências que apresentei ou juntou "B" com "A"? :D :D[/quote]

Olá Orestes

Este post (texto) é seu, peguei emprestado aqui no DB.
Achei interessante. Desculpe se fui grosseiro, minha intenção a telo como amigo aprecio seus comentários e seu conhecimento.

Felicidade é irmã gêmea da Liberdade
orestespf
Sênior
Sênior

#223 Mensagem por orestespf » Dom Nov 04, 2007 9:02 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:
Tigershark escreveu:Mestre Orestes,

Qual a sua opinião sobre uma possível vinda do SU-X,já que os Russos já armam nossos vizinhos bolivarianos?

Os críticos deste vetor alegam que seria uma péssima idéia esta escolha. Tempos atrás eu mesmo embarquei neste argumento (para incômodo e inconformidade do nosso amigo Carlos Mathias).

Hoje eu não vejo problema algum. Talvez um grande diferencial seja a possibilidade de dominarmos o software embarcado no vetor (seja qual for). Desta forma teríamos amplo domínio do radar e suas emissões, não permitindo domínio completo do "banco de emissões radar" por terceiros. Semelhante ao que tem ocorrido com o radar Grifo no F-5M, pra FAB um grande diferencial. Aliás este foi o principal motivo que levou a FAB a escolher um radar diferente para o F-5M, algo mais "personalizado". O povo do ar está muito satisfeito com a coisa.

Se o escolhido for o SU-30 (suponha idêntico ao venezuelano), mas com domínio total do software embarcado, não vejo problema algum em ter este vetor.

E se não tivermos domínio sobre o software? Não seria muito diferente, na região temos vários países que compraram o M-III e seus "derivados". Claro, a coisa não seria "tão fácil" assim, mas mesmo assim, não seria um obstáculo grande.

O que está em jogo é: quais as vantagens e desvantagens de se comprar material bélico da Rússia?

Por exemplo, não se sabe no ocidente praticamente nada sobre estes vetores, equipamentos e armamentos. Por isso disse que o edital russo é um grande teste (descartado por muitos), um dos pontos é conhecer os mesmos hélis que serão operados pelo Chávez (Mi-17 e Mi-35).

Então...

Abraços,

Orestes

[ ]´s

Olá PRick,

vamos por parte, você tomou uma dose de gasolina aditivada. rsrs

Não estamos falando de caça tampão, ou seja, um SU-30 novo está longe de ser tampão. Um M-2000, por melhor que seja, não dá para competir com um SU-30, nem em sonho de verão. Realmente um Rafale é superior ao SU-30, mas o venezuelano, não o indiano.

As pessoas confundem certos fundamentos, um deles é custo de operação. Este conceito só existe em tempo de paz, em época de crise este conceito não existe, o que vigora é efetividade e combatividade.

O maior problema do SU-30 é o fato de ser bi-place, o que torna a operação cara. Mas o russos "garantem" que podem fazer um... Deixa pra lá... rsrs

Amigo PRick, não perdemos nada com o M-2000 BR, ganhamos! Nada do que você disse que aconteceria está nos papéis. Quem disse isso foi o sr. Maurício Botelho, mas não conseguiu se sustentar quando o governo (na época) chegou perto dele e disse assim: para de ir para a imprensa e coloque isso no papel, aí sim podemos negociar. A resposta deste "sr." (gostaria de dizer outra coisa, pois não o respeito) foi muito diferente, se esquivou e disse que os "jornais distorcem os fatos".

Perfeito o que escreveu depois, muito coerente, o melhor e em quantidades suficientes. Penso assim.

Mas comparar M-2000 -5 com SU-3x, definitivamente não dá. E mais, compara SU-35 (o novo) com o Rafale? Sem chances! Este último não vende por um motivo muito simples, dá conta dos SU-27 e alguns SU-30, mas está longe de um SU-35 (o novo). Aí os compradores se perguntam: pra que gastar tanto com esta coisa se ele não dá conta do que tenho medo? Melhor comprar um F-16 americano e novo, com vários "extras" do que apostar neste vetor.

Falo sério, não estou especulando. Existe um "bug" (não é inseto. rsrs) do tamanho de um crocodilo. rsrsrs

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#224 Mensagem por orestespf » Dom Nov 04, 2007 9:05 pm

Túlio escreveu:
PRick escreveu:

[ ]´s

Não se pode dizer que este post esteja inteiramente desprovido de razão: SE houverem M2000 em bom estado e buena quantidade disponíveis a preços aceitáveis, SE a França - logo QUEM - disponibilizar a modernização nos moldes do F5/AMX/ALX e talvez até algum plus, tipo radar RDY-2 & quetales, inté que o negócio num era de se descartar assim, só porque não e fim...

E daí sim, daria para adquirir até MAIS de 36 caças MODERNOS com 2,2 bi... :wink:

A ficha demorou para cair, mas agora o etanol Lula-Bush já me esclareceu tudo: o Túlio é cabo eleitoral do José Genuíno (PT) e o Morcego está sendo invocado para fazer parte da grande equipe. :twisted: :twisted: :twisted:

PS: tá dando mole, peça ajuda a Mãe Dinah! rsrsrsr

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#225 Mensagem por WalterGaudério » Dom Nov 04, 2007 9:08 pm

Túlio escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Esse elemento ainda colocará nosso país em maus lençóis. :wink:

Sei não, acho que ainda vai colocar - e já está colocando - é O DELE... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Gaúcho velho, tu vistes aquele artigo ridículo da nova constituição bovina. Aquele que dá um incentivo a internacionalização do bolivarianismo?

O grau de delírio, agora institucional, é de impressionar mesmo.

sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder