Táticas do A-29

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Degan
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#31 Mensagem por Degan » Sáb Nov 03, 2007 10:04 am

O uso do A-10"C" 'e bem mais abrangente hoje do que Anti-tanque nos tempos de hoje, sendo assim eu recomendo a leitura da ultima Combat Aircraft que traz uma reportagem interessante sobre o assunto.


Tienes razón, el A-10C tiene ya una apreciable capacidad CAS...solo que en condiciones de superioridad aérea, igual que su antepasado alemán Ju-87 Stuka.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#32 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 03, 2007 1:25 pm

Olha, nisso eu tenho que concordar com o Degan. A-29 é caça? Menos, muito menos.

Pode lançar armas inteligentes, pode voar à noite, pode usar canhões, pode muita coisa. Mas tudo isso um heli de ataque também pode, mas com uma diferença. Um heli usa um Vikr/Hellfire contra um CC e um A-29 vai usar uma OPHER, qual é mais cara?. Um heli carrega em média oito a dezesseis mísseis AC, um A-29 pode levar no máximo do máximo, duas bombas guiadas.

E o A-29 precisa de uma coisa indispensável, uma pista de pouso. Um heli pousa em qualquer lugar.

Tá parecendo aquela conversa de F-5M como caça de superioridade aérea.




rcolistete
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#33 Mensagem por rcolistete » Sáb Nov 03, 2007 1:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha, nisso eu tenho que concordar com o Degan. A-29 é caça? Menos, muito menos.

Pode lançar armas inteligentes, pode voar à noite, pode usar canhões, pode muita coisa. Mas tudo isso um heli de ataque também pode, mas com uma diferença. Um heli usa um Vikr/Hellfire contra um CC e um A-29 vai usar uma OPHER, qual é mais cara?. Um heli carrega em média oito a dezesseis mísseis AC, um A-29 pode levar no máximo do máximo, duas bombas guiadas.

E o A-29 precisa de uma coisa indispensável, uma pista de pouso. Um heli pousa em qualquer lugar.

Tá parecendo aquela conversa de F-5M como caça de superioridade aérea.


Caro Carlos Mathias,

Você não sabe :

- quantos cabides para cargas externas que o A-29 tem ???? Não são 2...

- que a altitude de operação máxima de um helicóptero é tal que fica a mercê de MANPADS e AAe de tubo ???? Enquanto que o A-29 pode ficar em uma altitude segura, atacando com guiagem IR/laser e CCIP/CCRP ????

- que o A-29 é um treinador avançado, caça leve (contra aeronaves lentas) e avião de ataque leve (1,5 ton. de cargas externas). Você não sabe disso ???

- que a autonomia do A-29 é N vezes maior que um helicóptero ???

[]s, Roberto




Editado pela última vez por rcolistete em Sáb Nov 03, 2007 1:37 pm, em um total de 1 vez.
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#34 Mensagem por Skyway » Sáb Nov 03, 2007 1:36 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha, nisso eu tenho que concordar com o Degan. A-29 é caça? Menos, muito menos.

Pode lançar armas inteligentes, pode voar à noite, pode usar canhões, pode muita coisa. Mas tudo isso um heli de ataque também pode, mas com uma diferença. Um heli usa um Vikr/Hellfire contra um CC e um A-29 vai usar uma OPHER, qual é mais cara?. Um heli carrega em média oito a dezesseis mísseis AC, um A-29 pode levar no máximo do máximo, duas bombas guiadas.

E o A-29 precisa de uma coisa indispensável, uma pista de pouso. Um heli pousa em qualquer lugar.

Tá parecendo aquela conversa de F-5M como caça de superioridade aérea.


Ao meu ver, a partir do momento em que se arma uma aernave com mísseis Ar-Ar e o lança para caçar e abater uma outra aeronave, ela é um caça, nem que seja durante o tempo de vôo. E o A-29 pode ser armado assim e ser lançado para isso, abater traficantes tambem é uma batalha aérea, muitos só não consideram por que tem a cabeça fechada.

E não se pode falar que não pode ser por que ele é a hélice e lento....Então P-51,P-39,P-40 não eram caças? Eram e eram perfeitos pro tipo de alvos que caçavam na época, assim como o A-29 é perfeito para o tipo de alvo que caça, aeronaves a hélice, lentas e que voam baixo.

A única diferença do A-29 para um F-5EM quando ambos estão voando para caçar, é o tipo de alvo e a maneira que se caça.

Mas sim, o A-29 é um caça.




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#35 Mensagem por Skyway » Sáb Nov 03, 2007 1:38 pm

rcolistete escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Olha, nisso eu tenho que concordar com o Degan. A-29 é caça? Menos, muito menos.

Pode lançar armas inteligentes, pode voar à noite, pode usar canhões, pode muita coisa. Mas tudo isso um heli de ataque também pode, mas com uma diferença. Um heli usa um Vikr/Hellfire contra um CC e um A-29 vai usar uma OPHER, qual é mais cara?. Um heli carrega em média oito a dezesseis mísseis AC, um A-29 pode levar no máximo do máximo, duas bombas guiadas.

E o A-29 precisa de uma coisa indispensável, uma pista de pouso. Um heli pousa em qualquer lugar.

Tá parecendo aquela conversa de F-5M como caça de superioridade aérea.


Caro Carlos Mathias,

Você não sabe :

- quantos cabides para cargas externas que o A-29 tem ???? Não são 2...

- que a altitude de operação máxima de um helicóptero é tal que fica a mercê de MANPADS e AAe de tubo ???? Enquanto que o A-29 pode ficar em uma altitude segura, atacando com guiagem IR/laser e CCIP/CCRP ????

- que o A-29 é um treinador avançado, caça leve (contra aeronaves lentas) e avião de ataque leve (1,5 ton. de cargas externas). Você não sabe disso ???

- que a autonomia do A-29 é N vezes maior que um helicóptero ???

[]s, Roberto


Perfeito, não tem como argumentar contra esse post. :D




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#36 Mensagem por Degan » Sáb Nov 03, 2007 1:40 pm

Bueno,

Bajo ese concepto...te precento otro CAZA:

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Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#37 Mensagem por Skyway » Sáb Nov 03, 2007 1:44 pm

Degan escreveu:Bueno,

Bajo ese concepto...te precento otro CAZA:

Imagem



Degan, você seria estúpido o suficiente para lançar esse helicóptero para abater uma aeronave de traficantes? PENSA um pouco e me responde, por que essa sua piada alem de não ter graça, foi de uma falta de conhecimento assombrosa...

Você não está bem ultimamente. :?




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#38 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Nov 03, 2007 1:46 pm

Mas tu acha mesmo que um heli vai ficar circundando a área de combate até lançar os 8 ou 16 misseis?

Depois do segundo lançamento (isso se naum no primeiro) ele ja vai ser plotado e ja vai estar abaixo de fogo... se vc der uma olhada nos estudos do US ARMY e até mesmo do exército russo verá que cada vez mais a inteção é de se usar esses helis de ataque na função de apoio e não como caça carros ou de abrir caminho parta a infantaria devido a sua alta taxa de perdas, deixando esta tarefa para aéronaves com armas guiadas.

Isso de se usar 30 misseis de uma vez era coisa da gurra fria onde se espera enfrentar colunas de 100 a 150 blindados. Fora que o A-29 tem 5 pontos duros sob a fuselagem podendo levar até 4 misseis do tipo Maverick/ Hellfire o que num cenário como a AL ja é o suficiente.

E é obvio que o ALX não é caça é so ver na cauda dele a letra A que na FAB designa aéronave de ataque... ele apenas serve a III FAE que é a aviação de caça e ataque... assim como o A-1 que nunca foi caça e nem é considerado pela FAB um e sim aéronave de ataque.... e eoutra se a FAB quiser chamar o ALX de caça naum tem nada que impeça... é a epnas um designação pois ele atualmente não cumpre e nem vai cumprir tarefas de caça... afinal na USAF o F-117 tambem é designado caça e nem por isso cumpre as tarefas de um.


Um abraço e t+ :D




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#39 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Nov 03, 2007 1:52 pm

Skyway escreveu:
Degan escreveu:Bueno,

Bajo ese concepto...te precento otro CAZA:

Imagem



Degan, você seria estúpido o suficiente para lançar esse helicóptero para abater uma aeronave de traficantes? PENSA um pouco e me responde, por que essa sua piada alem de não ter graça, foi de uma falta de conhecimento assombrosa...

Você não está bem ultimamente. :?



É que ele faz de tudo pra desmerecer o Brasil e qualquer coisa que seja produzida aqui... mesmo quando sendo ganhador em uma concorrência na FA que tem mais experência no abate de aéronaves ilegais e ações COIN... a colombiana, bom mas quem sou eu pra argumentar contra as divinas fuentes não!? Deus me livre isso é pecado...

Enquanto o povo todo não estiver eleogiando o chile e a fach ele naum sossega... sega a ser uma coisa quase... bom deixa pra lá... :roll:



Um abraço e t+ :D




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#40 Mensagem por Sintra » Sáb Nov 03, 2007 1:58 pm

Degan escreveu:Bueno,

Bajo ese concepto...te precento otro CAZA:

Imagem


Muito mais caro, com uma manutenção muito mais cara, com uma autonomia muito menor, com uma carga de armas muito menor, muito mais lento e muitissimo mais exposto a defesas anti aéreas..
Existe muito boa gente a dizer que algo como o OV-10 Bronco ou este A-29 daria imenso jeito no Afeganistão e no Iraque, e eu até estou de acordo.




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
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#41 Mensagem por Matheus » Sáb Nov 03, 2007 2:00 pm

Depender de um caça e/ou turbohelice para combater o contrabando é o mesmo que depender da polícia ostensiva para combater o crime. Isto é uma coisa tão básica como somar 1+1. Há a necessidade do uso de inteligência, como o mapeamento de rotas, apoio de aeronaves de inteligência, investigação no solo, etc. Só aí pode-se chegar a ações que deem bons resultados. Logo, não importa se um contrabandista em cem usa uma aeronave que voe a mach 1, não vai ser um F-5 perdido no espaço "fazendo ronda" que vai abatê-lo. Tomarão medidas inteligentes para que o mesmo possa ser interceptado, seja no ar em solo. Quantos usam aeronaves de alta performance? vale a pena trovar por um jet por que um que outro usa avião com grande desempenho?
Logo a afirmação do Degan que possam estar tendo dificuldades em caçar contrabandistas em aviões com alto desempenho, é algo que carece de fundamento. Mais uma vez, sutilmente, despreza nossos equipamento.




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#42 Mensagem por Degan » Sáb Nov 03, 2007 2:15 pm

Veamos:

- quantos cabides para cargas externas que o A-29 tem ???? Não são 2...


Entiendo que tiene 5 en total.
¿Cuántos tiene un AH-1 o un AH-64?

- que a altitude de operação máxima de um helicóptero é tal que fica a mercê de MANPADS e AAe de tubo ???? Enquanto que o A-29 pode ficar em uma altitude segura, atacando com guiagem IR/laser e CCIP/CCRP ????


a) Mientras más lejos (alto) estés del blanco, menos precisas son las estimaciones CCIP/CCRP
b) Usar armamento inteligente en CAS es solo teoría...¿cuantas municiones LGB tienen nuestras FFAA y en qué tipo de blanco se usarán?
c) Solo un helicóptero puede usar el terreno a muy baja altura para defenderse, usando su armamento estándar de 20 o 30 mm móvil, cohetes y misiles...además de Bombas (normales o Cluster).

- que o A-29 é um treinador avançado, caça leve (contra aeronaves lentas) e avião de ataque leve (1,5 ton. de cargas externas). Você não sabe disso ???


Y...???, eso lo hace adecuado para CAS...?

- que a autonomia do A-29 é N vezes maior que um helicóptero ???


¿Cuál es la autonomía totalmente cargado?.

Degan, você seria estúpido o suficiente para lançar esse helicóptero para abater uma aeronave de traficantes? PENSA um pouco e me responde, por que essa sua piada alem de não ter graça, foi de uma falta de conhecimento assombrosa...


Dejando lo ESTUPIDO afuera, resumo tu “definición”:

Ao meu ver, a partir do momento em que se arma uma aernave com mísseis Ar-Ar e o lança para caçar e abater uma outra aeronave, ela é um caça, nem que seja durante o tempo de vôo.


Mas tu acha mesmo que um heli vai ficar circundando a área de combate até lançar os 8 ou 16 misseis?


Para circular impunemente a la espera de blancos de oportunidad hay que tener superioridad aérea......tanto si es turbohélice o helicóptero.

Depois do segundo lançamento (isso se naum no primeiro) ele ja vai ser plotado e ja vai estar abaixo de fogo... se vc der uma olhada nos estudos do US ARMY e até mesmo do exército russo verá que cada vez mais a inteção é de se usar esses helis de ataque na função de apoio e não como caça carros ou de abrir caminho parta a infantaria devido a sua alta taxa de perdas, deixando esta tarefa para aéronaves com armas guiadas.


a) Este tipo de misión es de las más peligrosas.
b) Los helicópteros son virtualmente indetectables por radares, gracias a su penetración a muy baja altura
c) Cada ves se hace más popular el apoyo de helicópteros, aunque no sean cañoneros, como el OH-58

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Isso de se usar 30 misseis de uma vez era coisa da gurra fria onde se espera enfrentar colunas de 100 a 150 blindados. Fora que o A-29 tem 5 pontos duros sob a fuselagem podendo levar até 4 misseis do tipo Maverick/ Hellfire o que num cenário como a AL ja é o suficiente.


Si es por eso, unas cuantas bombas racimo...y todo KAPUT.

Existe muito boa gente a dizer que algo como o OV-10 Bronco ou este A-29 daria imenso jeito no Afeganistão e no Iraque, e eu até estou de acordo.


Eso es COIN, no es ataque sobre un ejercito enemigo regular....100% de control aérea y de apoyo.




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#43 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 03, 2007 2:26 pm

O A-29 pode lançar bombas guiadas (laser) em distãncia e altura relativamente seguras. Seu alcance, velocidade, capacidade de carga também são superiores à da maioria dos helis de ataque, senão de todos.

São meus 2 centavos.

[]'s




Alberto -
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#44 Mensagem por Degan » Sáb Nov 03, 2007 2:32 pm

No perdamos el hilo del debate...capacidad CAS del A-29.

Respecto a capacidad de carga de los Helos, miren esto del AH-64:

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#45 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 03, 2007 2:45 pm

Dados do A-29:

Performance

Maximum speed: 593 km/h (368 mph)
Range: 4,820 km (2,995 mi)
Service ceiling: 10,670 m (35,008 ft)
Rate of climb: 24 m/s (79 ft/s)

Armament

2x 12.7 mm FN Herstal M3P machine guns
1x 20 mm cannon pod below the fuselage
4x 70 mm rocket launcher pods
Conventional and intelligent bombs
2x AIM-9 Sidewinder or MAA-1 Piranha or Python 3/4 air-to-air missiles
External stores on 5 hardpoints

Raio de ataque
(Hi-Lo-Hi) com 1.500 kg de carga externa: 550 km (FAB).

[]'s




Alberto -
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