FX-2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

#496 Mensagem por PRick » Sex Nov 02, 2007 2:48 pm

orestespf escreveu:Olá PRick,

vou comentar em azul, ok?

PRick escreveu:
Edu Lopes escreveu:
orestespf escreveu:O formato do edital é diferente de tudo que foi realizado até agora, conseguiram uma brecha na lei para fazer o edital, que terá um perfil de "compra direta". Em uma licitação pode acontecer de você ter que comprar um equipamento que não gostaria.

Desta vez a FAB sabia muito bem o que queria e montou, junto com o governo, um edital que já está amarrado. O seja o "escolhido" será o "vencedor".

E se der tudo certo no “teste” é bem provável que o governo envie proposta ao Congresso mudando a lei de licitações para permitir que compras militares sejam feitas por Compra Direta e não por Licitação. Só espero que o edital esteja bem “amarrado” mesmo e que não haja superfaturamento porque se acontecer e parar na imprensa (como se espera que aconteça num caso desses) não teremos tão cedo outra oportunidade de comprar equipamento militar sem os defeitos de uma licitação.

Outro problema são os apontes do TCU, isso pode atrasar todo um processo de compra, acreditem.

É desnecessário porque isto já existe!

Você tem insistindo nesta tese, já vi vários posts seu dizendo isso, inclusive citando o texto aí abaixo. Desculpe-me, você está equivocado. O ministro da defesa e até o Presidente têm falado constantemente na imprensa sobre o assunto, dizendo em alto e bom som que o decreto é um grande problema, impedindo várias compras. Ou será que eles também estão errados?

É bom que se lembre que a lei de licitação é usada para comprar não apenas equipamentos sofisticados (caças, navios, etc.), mas também fardas, mantimentos, etc. E como encaixar tudo como "segurança nacional"?

O governo não deseja acabar com esta lei, seria um retrocesso. Porém ele precisa mexer na mesma para atender as necessidades das FFAA, sem retirar a responsabilidade das mesmas, sem permitir erros e abusos.

Assim ele está comprando de forma diferente, mas sem ferir a citada lei. Se der certo, encaminhará para o Congresso apenas os "ajustes" na lei.

DECRETO Nº 2.295, DE 4 DE AGOSTO DE 1997.

Regulamenta o disposto no art. 24, inciso IX, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dispõe sobre a dispensa de licitação nos casos que possam comprometer a segurança nacional.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 24, inciso IX, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, ouvido o Conselho de Defesa Nacional,

DECRETA:

Art 1º Ficam dispensadas de licitação as compras e contratações de obras ou serviços quando a revelação de sua localização, necessidade, característica do seu objeto, especificação ou quantidade coloque em risco objetivos da segurança nacional, e forem relativas à:

I - aquisição de recursos bélicos navais, terrestres e aeroespaciais;

II - contratação de serviços técnicos especializados na área de projetos, pesquisas e desenvolvimento científico e tecnológico;

III - aquisição de equipamentos e contratação de serviços técnicos especializados para a área de inteligência.

Parágrafo único. As dispensas de licitação serão necessariamente justificadas, notadamente quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante, cabendo sua ratificação ao titular da pasta ou órgão que tenha prerrogativa de Ministro de Estado.

Art 2º Outros casos que possam comprometer a segurança nacional, não previstos no art. 1º deste Decreto, serão submetidos à apreciação do Conselho de Defesa Nacional, para o fim de dispensa de licitação.

Art 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 4 de agosto de 1997; 176º da Independência e 109º da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Clovis de Barros Carvalho

Todas as compras recentes das FA´s foram feitas sob este Decreto, inclusive deste "Edital" secreto da FAB para os HELOS, se fosse pela LEI 8.666, o Edital teria que esr publicado na íntegra nos Jornais e DO.

Busque mais informações, PRick. Eu tive acesso ao "edital", vi as mudanças. Você teve a mesma oportunidade? Se não, está apenas opinando, dizendo o que acha que aconteceu, mas não o que aconteceu de fato.

Aguarde mais um pouco e verá, após o resultado, o que aconteceu de fato. Observe também as falas do MD e do Presidente, tanto as passadas quanto as atuais. Após o resultado desta compra, se atente para as declarações do MD, do Presidente e principalmente dos três comandantes.

E você está correto, se não foi publicado na íntegra no DOU, é porque algo de diferente existe. E se algo diferente existe, é porque não seguiu os padrões "tradicionais". Mas uma coisa é certa, ilegal não foi, pois seria facilmente melada por quem quer que seja, e não apenas pelas partes envolvidas e interessadas. Qualquer cidadão comum pode questionar e melar um processo deste.

[ ]´s

Grande abraço,

Orestes

Acho que você não entendeu direito minha crítica, vamos ver se consigo clarear o assunto. 8-]

Como falei, não existe Edital, porque o nome técnico do EDITAL é o que consta na LEI 8.666, a própria LEI tem artigos que se aplicam nas hipóteses de sua não aplicabilidade, e não são apenas no caso de Segurança Nacional, existem pelos menos mais 02 casos que me lembro de cabeça(tive que estudar muito esta Lei por conta de um projeto meu antigo), caso o serviço ou produto não tenha concorrente ou de ser tão especializado que só uma pessoa pode fazer, como uma obra artística, ou um suporte técnico que somente uma pessoa ou empresa pode fazer.

A LEI amarra muito mesmo as compras governamentais, e isto é feito propositalmente. Não gosto da idéia de flexibilizá-la. Ela já tem os dispositivos alegados, qualquer compra de armas pode ser dispensada na Licitação, basta o Decreto Presidencial. E sinceramente, não gosto da idéia de comprar material para as FA´s, quando não forem bélicos, estrito senso, sem Licitação. Acho que botas, uniformes, medicamentos, e tudo que é os militares usam, mas são materiais civis devem ser Licitados mesmos.

Agora, de modo nenhum a ausência de Licitação, implica em processo de compra ilegal, pelo contrário, o Decreto que postei, visa, exatamente, regulamentar este processo de compra por Segurança Nacional. E neste caso, o Princípio da Publicidade dos Atos Públicos, não se aplica, este tipo de compra é sigilosa, e é absolutamente legal.

O que não gosto é de querer passar algo que não existe, não estamos diante de uma Licitação, mas de uma compra direta, na qual foram convidados os fabricantes de helo, para atender uma solicitação da FAB, segundo determinados critérios de escolha, e sobre estes eu não sei, apenas de notícias.

A minha crítica é como foi possível fazer uma "Solicitação" de Plataforma para Helos, tão ampla que puderam ser aceitas propostas de helos de categorias diferentes como foi o caso do F-X 1. Aonde aeronaves monomotores e com 14 toneladas, foram colocadas no mesmo saco de gastos de outros pesado mais de 30 toneladas e bimotores. Com preços tão diferentes entre si, e capacidades.

Julgo que é impossível comparar diretamente, o Gripen com o SU-35, bem como, os MI-17 com os Merlins. É comparar banana com abacaxis. Tudo neles são diferente(exceto pelo fato de serem helos), principalmente, o preço. Só espero que depois não terminemos com 03 finalistas, e vamos de novo para a novela.

Na época afirmava, a FAB abriu a porta para os lobies atuarem, foi ingênua numa área aonde todos vendem a mãe e não entregam! Quero que a FAB passe logo a fazer compras diretas a partir de escolha já feitas, estudo realizados e pronto, acabe de vez com estas novelas. Elas não garatem nenhuma lisura extra, por sinal, nem mesmo a Lei 8.666 garante nenhuma honestidade, a coisa mais fácil que tem é burlar esta LEI, ou mesmo armar para se produzir o resultado que se quer numa Licitação. :wink:

Minha crítica aos processos da FAB, não é dirigida a legalidade ou lisura do processo, mas dos critérios confusos para se formular os requisitos do material a ser comprado e da forma como é feita o recebimento e encaminhamento das propostas recebidas. É legal e honesto para mim, mas confuso e demorado. Quero mais coerência nas compras, diminuindo a quantidade de plataformas, algo que a FAB não consegue fazer! E em 2008 estaremos recebendo dos P-3BR, mas outra compra absurda a meu ver, mas compraram os Cadilacs de 1960, pagaram um fortuna, por uma tarefa que deveria caber a MB. :roll:

E quem se lembrar ou tiver participado de debates sobre o P-3Br, sabe que travei uma Batalha com o Sr. Jakcson Flores(reputo como um dos melhores e mais bem informados jornalista de aviação no Brasil) a respeito da compra dos P-3 pela FAB, e ele sendo a favor, e o meu ponto de vista, era de que tal avião só tem sentido se operado por uma Marinha, porque a sinergia necessária para se caçar submarinos(a tarefa pela qual a FAB justificava a escolha do P-3), não pode ser feita por meios de plataformas entre ramos distintos das FA´s.

Por sinal, o Marino em uma frase bem curta resumiu, não se faz domínio dos mares com aviões, eles são complementtos espetaculares, desde que, atuem com estreita coloboração e em função dos meios navais, estrito senso. Daí a defesa da presença de um NAe com aviões para dar cobertura a esquadra, algo bem diverso de aviões baseados em terra. Afinal, um piloto naval(não um piloto de míssão naval), sabe que se não fizer seu papel direito, não lutar até o fim, não terá pista de pouso quando retornar de sua missão.

Me lembro de uma passagem heróica na Segunda Guerra, quando um aviador japonês decolando de seu NAe, percebeu um rastro de torpedo disparado contra o navio, não teve dúvidas, guinou seu avião e arremeteu contra o torpedo, morrendo no ato, mas destruindo o torpedo.

[ ]´s

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#497 Mensagem por Luís Henrique » Sex Nov 02, 2007 8:30 pm

Orestes e PRick.

Sobre a lei e os editais ambos estão corretos.

1) Existe a tal lei que permite a compra direta
2) Existe a intenção do governo de mudar tal lei, mas não da forma como esta sendo discutida neste tópico.

Hoje, as forças armadas compram o que querem sem licitação.
O que eles querem mexe na lei não é para flexibilizar mais e sim para prender mais.

Explico:

O que se quer não é comprar de qualquer um sem licitação. O que se quer é que as forças armadas comprem de empresas NACIONAIS...Caso o produto desejado não exista em produção no Brasil, ainda assim a preferência deve ser dada para uma empresa nacional que tenha capacidade de produzi-lo.

Se nenhuma empresa puder produzi-lo, então ai sim, SOMENTE NESTE CASO, será comprado de fora, DESDE QUE exista o repasse de tecnologia.

Isso que esta sendo estudado pelo governo. O governo quer fortalecer a indústria nacional.

Se eu to falando besteira me avisem.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
marcelosobrado
Intermediário
Intermediário

#498 Mensagem por marcelosobrado » Sex Nov 02, 2007 9:13 pm

orestespf escreveu:
Pedro H Serafim escreveu:Caros amigos do DB,

A resposta sobre o vencedor do FX será dada em breve e antes do anuncio do Governo, é só acompanhar o vencedor da licitaçao em relaçao aos helicopteros....
Dizem que o Brasil compraria heli russos para fazer um teste em relaçao ao fx, nao acredito nisso, ja existem informaçoes suficientes vindas da Venezuela e com certeza o Brasil ja sabe se os Russos e seus equipamentos são confiaveis ou não.....
Se o Brasil fechar com os heli Russos é porque está escolhendo por algo mais barato, seria insensato escolher o Rafale se confiam nos Russos....
Se o Brasil nao escolher os heli Russos (ta na cara que é a melho opçao frente as restriçoes orçamentarias) é porque tem informaçoes da Venezuela sobre a confiabilidade do equipamento russo e ai meus amigos, será o Rafale o escolhido.......
Agora se o Brasil for esperar pelo pak fa e for comprar algo só pra nao ficar desprotegido, a resposta tambem ja foi dada............mais matusas.

Olá Pedro,

acho que fez uma grande salada com tudo o que foi postado. O tal "teste" não é apenas de confiabilidade nos russos, mas no processo adotado no edital de compra dos helicópteros. Este é o ponto central é mais "nevrálgico".

Outro ponto confuso de seu post: e por que a Venezuela nos diria se os russos são confiáveis ou não? Você acha que o Chávez é tão amigo do Brasil ou do Lula assim, a ponto de comentar assuntos estratégicos desta envergadura?

Se os caças russos não forem escolhidos, a opção restante não se resume ao Rafale somente: tem o Gripen, o EF-2000, o F-15, o F-16, o F-18, e mais algumas coisas espalhadas pelo mundo.

E vou extrapolar: este governo cancelou o FX no primeiro mandato (não entrarei no mérito) e depois comprou um lote de 12 M-2000C. Se o Rafale fosse o escolhido, por que ele não teria comprado este caça até agora? Grana? Acredita nisso? Eu não... Não comprou por outros motivos... Quais? Vários, mas deixemos de lado por hora.

PAK-FA e F-35 é conversa pra boi dormir, está correto. Isto não cabe discussão agora. Ou alguém imagina que vamos esperar estes vetores ficar prontos para depois comprá-los? rs O Brasil procura um caça 4ªG, deseja um caça de 5ªG. Ponto. Se um dia o terá, são outros quinhentos. Então, o melhor seria isolar esta variável por hora, mas sem ignorá-la por completo.

Abraços,

Orestes

Isso é verdade, comprar um caça de 4ª geração ja ta sendo essa complicação toda, imagina comprar um de 5ª.

*
*
*
*

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#499 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Nov 03, 2007 10:04 am

A esta altura do campeonato, ainda estamos com caças de -3 geração... 8-] :lol:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#500 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 03, 2007 10:14 am

Obrigado aos amigos PRick e Luís Henrique pelos esclarecimentos sobre a lei de licitação e pelas análises e interpretações da mesma.

Abraços,

Orestes

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#501 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 03, 2007 10:19 am

Vinicius Pimenta escreveu:Aliás, sempre é assim. O EB comprou Leo 1A5 diretamente, o[color=indigo] CFN, comprou o Pátria[/color], a FAB os BH, etc. São emitidos RFIs, RFPs pra se saber o que se tem disponível, mas a escolha não segue nunca os trâmites de uma licitação convencional do governo, assim como o PRick disse. Creio eu que pra não haver confusões, o correto seja chamar de concorrência internacional e não licitação.

Opa! o CFN comprou o Piranha III :lol: :wink:

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#502 Mensagem por alcmartin » Sáb Nov 03, 2007 10:41 am

orestespf escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Aliás, sempre é assim. O EB comprou Leo 1A5 diretamente, o CFN, comprou o Pátria, a FAB os BH, etc. São emitidos RFIs, RFPs pra se saber o que se tem disponível, mas a escolha não segue nunca os trâmites de uma licitação convencional do governo, assim como o PRick disse. Creio eu que pra não haver confusões, o correto seja chamar de concorrência internacional e não licitação.

Olá Vinicius,

gostei da expressão "concorrência internacional", é isto mesmo. Mas adianto que o tal "edital" para compra de hélis é diferente dos exemplos que você citou, existe algo novo nele. Só depois que o resultado sair é que ele poderá se tornar público.

Mas já adianto uma coisa, foi devido ao novo formato utilizados, que os americanos desistiram de participar e disseram publicamente: o edital parece cópia do manual do Mi-35, nós estamos fora do processo.

Abraços,

Orestes

Olá,mestre!

Essa "fórmula" também tem sido usada na confecção de editais p/concursos publicos p/a ANAC... :twisted: :D hehe...

E o meu comentário não é critico no sentido de insinuar desonestidade:os cargos são tecnicos e sem similares no mercado civil. Então, "abre-se" o concurso p/que a lei dos concursos publicos seja obedecida...

Abs!

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#503 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 03, 2007 10:48 am

alcmartin escreveu:
orestespf escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Aliás, sempre é assim. O EB comprou Leo 1A5 diretamente, o CFN, comprou o Pátria, a FAB os BH, etc. São emitidos RFIs, RFPs pra se saber o que se tem disponível, mas a escolha não segue nunca os trâmites de uma licitação convencional do governo, assim como o PRick disse. Creio eu que pra não haver confusões, o correto seja chamar de concorrência internacional e não licitação.

Olá Vinicius,

gostei da expressão "concorrência internacional", é isto mesmo. Mas adianto que o tal "edital" para compra de hélis é diferente dos exemplos que você citou, existe algo novo nele. Só depois que o resultado sair é que ele poderá se tornar público.

Mas já adianto uma coisa, foi devido ao novo formato utilizados, que os americanos desistiram de participar e disseram publicamente: o edital parece cópia do manual do Mi-35, nós estamos fora do processo.

Abraços,

Orestes

Olá,mestre!

Essa "fórmula" também tem sido usada na confecção de editais p/concursos publicos p/a ANAC... :twisted: :D hehe...

E o meu comentário não é critico no sentido de insinuar desonestidade:os cargos são tecnicos e sem similares no mercado civil. Então, "abre-se" o concurso p/que a lei dos concursos publicos seja obedecida...

Abs!

Exatamente! A coisa está ficando epidêmica, o governo precisa ter cuidados especiais, sob pena de ser cobrado no futuro. Sobre concursos a coisa é delicada também, não estão abrindo mão de concursos, mas estão direcionando os concursos cada vez mais, ou seja, deseja-se um "perfil" (pessoa. rsrs), cria-se um concurso específico onde só passa aquela(s) pessoa(s). Confuso tudo isso, ainda não sei se é certo ou errado, mas dá brecha para fazer concursos "armados". É necessário muita vigilância!!

Abraços,

Orestes

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1199 vezes
Agradeceram: 726 vezes

#504 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Nov 03, 2007 3:53 pm

As especulações essa semana estão em baixa, apostei todas as minhas fichas no F-15I e amarguei o prejuízo. Alguém tem algum palpite para a próxima semana?

Abraços,

Wesley

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#505 Mensagem por Moccelin » Sáb Nov 03, 2007 3:59 pm

Millenium Falcon... Afinal além de ser armada ainda dá pra carregar uns índios doentes dentro dela!

The cake is a lie...
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#506 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Nov 03, 2007 4:08 pm

vilmarmoccelin escreveu:Millenium Falcon... Afinal além de ser armada ainda dá pra carregar uns índios doentes dentro dela!

Depois de 10 anos de espera e chegarmos ao ano de 2007 mal equipados, começo a achar que a proposta do M2000BR era EXCELENTE!!! Nessa procura de sempre querermos o melhor, acabamos ficando sem nada.

Abraços,

Wesley

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#507 Mensagem por Moccelin » Sáb Nov 03, 2007 4:12 pm

Eu sempre fui fã do Suckoy, mas como sabia que naquela época não havia a menor possibilidade de material russo por aqui eu era torcedor do M2000BR... Hoje, quem sabe, poderíamos estar com M2000 bem moderninhos, em quantidades razoáveis, bem armados provavelmente e pensando em um caça de 5ª Geração com bastante calma...

The cake is a lie...
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#508 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 03, 2007 4:21 pm

Também penso assim, e é um avião que caberia no "bolso" da FAB.
Agora já era...

[]'s

Alberto -
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#509 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Nov 03, 2007 4:28 pm

vilmarmoccelin escreveu:Eu sempre fui fã do Suckoy, mas como sabia que naquela época não havia a menor possibilidade de material russo por aqui eu era torcedor do M2000BR... Hoje, quem sabe, poderíamos estar com M2000 bem moderninhos, bem armados provavelmente e pensando em um caça de 5ª Geração com bastante calma...

Se você fizer uma análise coerente poderá ver que todos os candidatos eram excelentes, mas nenhum deles se adequava 100% às nossas necessidades. Precisávamos de um caça de longo alcance e ao mesmo tempo com o menor custo operacional possível. Aí fica a pergunta: escolher o Gripen ou o Su-35? O que seria melhor, 100 Gripen ou 100 Su-35? Dois vetores modernos, o primeiro com baixo custo operacional e o segundo com o maior alcance.

Acredito que o M2000BR estaria entre os dois citados acima.

Abraços,

Wesley

luisdmrx
Sênior
Sênior

#510 Mensagem por luisdmrx » Sáb Nov 03, 2007 4:28 pm

Acredito que o FX pode ser um caça de 5ª geração, estamos em um periodo dificil de se tomar uma decisão comprar um vetor moderno atualmente ou esperar mais um pouco e pegar um vetor de 5ª geração?

O que vocês acham senhores?

Um grande abraço a todos os amigos!!!
Responder