Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#376 Mensagem por Dieneces » Qui Nov 01, 2007 12:12 am

Achei um orçamento indiano do final do ano passado , U$400 a 500 milhões por 80 aeronaves Mi-171 . 5 a 6 por unidade .Difícil de acreditar , pouco mais que um Esquilo bi-turbina. Num outro site , entre 4.5 e 4.9 milhões de dólares por versões civis . O Iraque pagou US$65milhões por dez aparelhos . O Sudão US$75milhões por 15 aronaves. Sempre falando somente do Mi-17. Pelo que andei sabendo Internet afora , aparentemente pelo preço de um EC-725 , se compra MAIS de 3 Mi-17V. Do EC-725 achei um orçamento de 18-20 milhões de euros ,de 2004, por unidade . De 12 a 15 milhões de euros a versão civil , EC-225.




Editado pela última vez por Dieneces em Qui Nov 01, 2007 1:10 am, em um total de 3 vezes.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#377 Mensagem por WalterGaudério » Qui Nov 01, 2007 12:29 am

cb_lima escreveu:
Jacobs escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Me responde uma coisa. Comprar BH as centenas prá carregar trator desmontado em várias viagens pode e é bom prá FAB, é o sonho dela.

Mas comprar outro heli, que faça estes mesmo serviço com folga(e sem desmontar trator), e custando menos da metade do preço é frango e porco?

A FAB opera os sapões desde que Cabral desceu da caravela. É um heli limitado prá cacete em face aos tais concorrentes. Bem, hoje ela tem uma porrada deles, vão ser trocados por helis maiores, mais baratos, mais modernos e mais armados. Isso em qualquer FAer do mundo é evolução, melhora, avanço. Aqui é apenas por causa de frangos?

É isso mesmo?


Então porque a FAB está ganstando dinheiro com BH? Ja compraram 6 e ainda querem comprar mais 8.

O que me intriga é apenas isso, e não a capacidade tecnica do Mi-17, que realmente é muito boa.


Talvez a FAB esteja se "acertando"...

Ou seja, para transporte tipo C-SAR algo mais 't'atico' utilizaria o BH e para "pau para toda obra" utilizaria o Mi-17.

Honestamente... gosto dessa id'eia

Acho que como disse o Carlos a porta de carga traseira do MI-17 oferece inumeras vantages alem dele ser mais "rustico" e mais barato (ao que parece de operar tambem).

Sendo assim seriamos como a Colombia que opera os 2 e todo mundo aparentemente 'e bem feliz com isso!

Se a filosofia da FAB passar por esse caminho... eu honestamente acho uma excelente compra!

Saquei a mensagem Orestes.

[]s
CB_Lima


Eu nçaomsei mais onde a FAB vai encaixar ou o que ela vaifazer com os Mi-17V5, o que eu quero como contribuinte é que se pare de uma vez por todas de se arriscar a vida preciosa dos tripulantes de H-1H. Os sapões já deram o que tinham que dar.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#378 Mensagem por henriquejr » Qui Nov 01, 2007 12:43 am

cicloneprojekt escreveu:
cb_lima escreveu:
Jacobs escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Me responde uma coisa. Comprar BH as centenas prá carregar trator desmontado em várias viagens pode e é bom prá FAB, é o sonho dela.

Mas comprar outro heli, que faça estes mesmo serviço com folga(e sem desmontar trator), e custando menos da metade do preço é frango e porco?

A FAB opera os sapões desde que Cabral desceu da caravela. É um heli limitado prá cacete em face aos tais concorrentes. Bem, hoje ela tem uma porrada deles, vão ser trocados por helis maiores, mais baratos, mais modernos e mais armados. Isso em qualquer FAer do mundo é evolução, melhora, avanço. Aqui é apenas por causa de frangos?

É isso mesmo?


Então porque a FAB está ganstando dinheiro com BH? Ja compraram 6 e ainda querem comprar mais 8.

O que me intriga é apenas isso, e não a capacidade tecnica do Mi-17, que realmente é muito boa.


Talvez a FAB esteja se "acertando"...

Ou seja, para transporte tipo C-SAR algo mais 't'atico' utilizaria o BH e para "pau para toda obra" utilizaria o Mi-17.

Honestamente... gosto dessa id'eia

Acho que como disse o Carlos a porta de carga traseira do MI-17 oferece inumeras vantages alem dele ser mais "rustico" e mais barato (ao que parece de operar tambem).

Sendo assim seriamos como a Colombia que opera os 2 e todo mundo aparentemente 'e bem feliz com isso!

Se a filosofia da FAB passar por esse caminho... eu honestamente acho uma excelente compra!

Saquei a mensagem Orestes.

[]s
CB_Lima


Eu nçaomsei mais onde a FAB vai encaixar ou o que ela vaifazer com os Mi-17V5, o que eu quero como contribuinte é que se pare de uma vez por todas de se arriscar a vida preciosa dos tripulantes de H-1H. Os sapões já deram o que tinham que dar.

Pode até ser preconceito meu mas eu me sentiria muito mais seguro voando nos velhos sapões do que nesses helis russos.....




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#379 Mensagem por Luís Henrique » Qui Nov 01, 2007 9:17 am

É isso mesmo.

Na época o Pepe falou em U$ 5 mi por Mi-17 e U$ 15 mi por Mi-35.

Um equivalente europeu fica muito, MUITO mais caro. :shock:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#380 Mensagem por Matheus » Qui Nov 01, 2007 9:34 am

henriquejr escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
cb_lima escreveu:
Jacobs escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Me responde uma coisa. Comprar BH as centenas prá carregar trator desmontado em várias viagens pode e é bom prá FAB, é o sonho dela.

Mas comprar outro heli, que faça estes mesmo serviço com folga(e sem desmontar trator), e custando menos da metade do preço é frango e porco?

A FAB opera os sapões desde que Cabral desceu da caravela. É um heli limitado prá cacete em face aos tais concorrentes. Bem, hoje ela tem uma porrada deles, vão ser trocados por helis maiores, mais baratos, mais modernos e mais armados. Isso em qualquer FAer do mundo é evolução, melhora, avanço. Aqui é apenas por causa de frangos?

É isso mesmo?


Então porque a FAB está ganstando dinheiro com BH? Ja compraram 6 e ainda querem comprar mais 8.

O que me intriga é apenas isso, e não a capacidade tecnica do Mi-17, que realmente é muito boa.


Talvez a FAB esteja se "acertando"...

Ou seja, para transporte tipo C-SAR algo mais 't'atico' utilizaria o BH e para "pau para toda obra" utilizaria o Mi-17.

Honestamente... gosto dessa id'eia

Acho que como disse o Carlos a porta de carga traseira do MI-17 oferece inumeras vantages alem dele ser mais "rustico" e mais barato (ao que parece de operar tambem).

Sendo assim seriamos como a Colombia que opera os 2 e todo mundo aparentemente 'e bem feliz com isso!

Se a filosofia da FAB passar por esse caminho... eu honestamente acho uma excelente compra!

Saquei a mensagem Orestes.

[]s
CB_Lima


Eu nçaomsei mais onde a FAB vai encaixar ou o que ela vaifazer com os Mi-17V5, o que eu quero como contribuinte é que se pare de uma vez por todas de se arriscar a vida preciosa dos tripulantes de H-1H. Os sapões já deram o que tinham que dar.

Pode até ser preconceito meu mas eu me sentiria muito mais seguro voando nos velhos sapões do que nesses helis russos.....


dev ser preconceito mesmo, preferir voar num troço dos 60' com um motor e duas pás que num heli bimotor multi pas, novo, que opera por vários países, principalmente em tempestades, desertos, geleiras.....affff....me poupe.....certa vez, eu guri numa cidadezinha no interior do RS, vi um sapão pousando num campo na minha cidade....tinha começado um chuvinha......tu acha que um Mi-17 pede arrego?




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#381 Mensagem por helio » Qui Nov 01, 2007 9:44 am

Os sapões já estão sendo gradativamente descarregados.
ví na Base aérea de Manaus 3 deles sendo colocados a disposição por estarem sendo substituidos por Blackhawk
já tem até sapão(UH-1H) preservado na Base Aérea de Belém

Hélio




Avatar do usuário
Barao Vermelho
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 1:53 pm
Localização: Espanha

#382 Mensagem por Barao Vermelho » Qui Nov 01, 2007 9:48 am

Caros Amigos,
sem duvida se o preço dos equipamentos Russos, for esse mesmo que o amigo comentou assima, então teremos Helic. Russos mesmo.
Quanto ao Mi-171 substituir os sapões acho uma boa, até pq com nossa verba, acho que é o melhor que dá pra fazer, BH são ótimos mas muito caros para podermos equipar nossas forças como deveria, quanto ao Mi-35 acho que o conceito é que esta errado, até porque tal aeronave não foi desenvolvida para a função de ataque, ou caça tanques, mas sim de apoio de fogo, o bom que vai abrir caminho para equipar todas as nossas forças com armamentos muito melhores que o que temos hj com um gasto muito menor, só oque teremos que nos preocupar é com a preparação de algumas de nossas empresas para a fabricação local de peças de reposição, oque acredito não ser um bicho de sete cabeças.
Provavelmente tal compra servira de termometro para futuras compras de nossas forças armadas, algo que seguramente os Russos devem estar de olho, e certamente não vão perder essa boquinha.
Quem sabe daqui um tempo teremos Havoc no exercito e Mi-35 nos FN.




Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#383 Mensagem por Matheus » Qui Nov 01, 2007 9:53 am

Barao Vermelho escreveu:Caros Amigos,
sem duvida se o preço dos equipamentos Russos, for esse mesmo que o amigo comentou assima, então teremos Helic. Russos mesmo.
Quanto ao Mi-171 substituir os sapões acho uma boa, até pq com nossa verba, acho que é o melhor que dá pra fazer, quanto ao Mi-35 acho que o conceito é que esta errado, até porque tal aeronave não foi desenvolvida para a função de ataque, ou caça tanques, mas sim de apoio de fogo, o bom que vai abrir caminho para equipar todas as nossas forças com armamentos muito melhores que o que temos hj com um gasto muito menor, só oque teremos que nos preocupar é com a preparação de algumas de nossas empresas para a fabricação local de peças de reposição, oque acredito não ser um bicho de sete cabeças.
Provavelmente tal compra servira de termometro para futuras compras de nossas forças armadas, algo que seguramente os Russos devem estar de olho, e certamente não vão perder essa boquinha.


o BH com apoio do Mi-35 para C-SAR e o Mi17 como "burro de carga", seria isso que a FAB tá querendo?




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#384 Mensagem por rcolistete » Qui Nov 01, 2007 10:17 am

soultrain escreveu:Carlos,

Me desculpe, mas nisso a MB está certa. A única coisa muito interessante são os misseis anti-navio.

[[]]'s



Ah, é ? Enquanto a FAB compra UH-60L BlackHawk a US$25 mi (sem armamentos e sensores sofisticados, painel com pouco coisa digital, etc), temos o Kamov Ka-31. Texto meu de 2006 :

" O que vocês acham do helicóptero AEW Kamov Ka-31 para a Marinha Brasileira ? Notem no final do texto que a Kamov está oferecendo o Ka-31 ao Brasil. Seria uma opção moderna, vide descrição abaixo, se comparada com o antigo S-2 Tracker, mesmo que remotorizado.

Alguns links :

http://www.airforce-technology.com/projects/ka31/

http://www.globalsecurity.org/military/ ... /ka-31.htm

A Índia pagou uns US$ 23 mi por cada Ka-31, quando comprou 4 há uns
6 anos atrás."

Tenho uma matéria boa da Air&Cosmos com ele. O painel tem várias telas LCD, muito moderno. Opera com somente 2 tripulantes : piloto e operador de radar/sistemas ! Custa menos que um helicóptero ocidental de transporte, mas vem com um p@t$ de uma radar.

Enquanto isso a MB fica no lenga-lenga de querer o ótimo (um avião AEW que nunca chega, aliás, nem se define) e não pega o bom (um helicóptero AEW acessível).

[]s, Roberto




Editado pela última vez por rcolistete em Qui Nov 01, 2007 10:29 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#385 Mensagem por Carcará » Qui Nov 01, 2007 10:20 am

MCD-SM escreveu:
henriquejr escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
cb_lima escreveu:
Jacobs escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Me responde uma coisa. Comprar BH as centenas prá carregar trator desmontado em várias viagens pode e é bom prá FAB, é o sonho dela.

Mas comprar outro heli, que faça estes mesmo serviço com folga(e sem desmontar trator), e custando menos da metade do preço é frango e porco?

A FAB opera os sapões desde que Cabral desceu da caravela. É um heli limitado prá cacete em face aos tais concorrentes. Bem, hoje ela tem uma porrada deles, vão ser trocados por helis maiores, mais baratos, mais modernos e mais armados. Isso em qualquer FAer do mundo é evolução, melhora, avanço. Aqui é apenas por causa de frangos?

É isso mesmo?


Então porque a FAB está ganstando dinheiro com BH? Ja compraram 6 e ainda querem comprar mais 8.

O que me intriga é apenas isso, e não a capacidade tecnica do Mi-17, que realmente é muito boa.


Talvez a FAB esteja se "acertando"...

Ou seja, para transporte tipo C-SAR algo mais 't'atico' utilizaria o BH e para "pau para toda obra" utilizaria o Mi-17.

Honestamente... gosto dessa id'eia

Acho que como disse o Carlos a porta de carga traseira do MI-17 oferece inumeras vantages alem dele ser mais "rustico" e mais barato (ao que parece de operar tambem).

Sendo assim seriamos como a Colombia que opera os 2 e todo mundo aparentemente 'e bem feliz com isso!

Se a filosofia da FAB passar por esse caminho... eu honestamente acho uma excelente compra!

Saquei a mensagem Orestes.

[]s
CB_Lima


Eu nçaomsei mais onde a FAB vai encaixar ou o que ela vaifazer com os Mi-17V5, o que eu quero como contribuinte é que se pare de uma vez por todas de se arriscar a vida preciosa dos tripulantes de H-1H. Os sapões já deram o que tinham que dar.

Pode até ser preconceito meu mas eu me sentiria muito mais seguro voando nos velhos sapões do que nesses helis russos.....


dev ser preconceito mesmo, preferir voar num troço dos 60' com um motor e duas pás que num heli bimotor multi pas, novo, que opera por vários países, principalmente em tempestades, desertos, geleiras.....affff....me poupe.....certa vez, eu guri numa cidadezinha no interior do RS, vi um sapão pousando num campo na minha cidade....tinha começado um chuvinha......tu acha que um Mi-17 pede arrego?


E sem radar meteorológico. Quem conhece a Amazônia entende da importância deste equipamento!

Aliás, os Sapões possuem algum tipo de GPS (por mais simples que seja) instalado neles?




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#386 Mensagem por rcolistete » Qui Nov 01, 2007 10:21 am

morcego escreveu:
Battleaxe escreveu:Não são só os tratores não!

Temos outras coisitas mais para carregar e o BH e Cougar não conseguem.

Coincidência ou não 8-] o Mi-171V consegue com o pé nas costas.
creio que o Mi-26 era demasiado grande, por isso ele não virá por agora.


estamos falando de uma força aérea ou de uma empresa de logistica?

sinceramente, se a opção de comprar helis será decidia levando em consideração se um heli pode transportar um trator ou não.

bem, ai então tenhamos a certeza de que a ultima coisa que a fab quer é se manter preparada para LUTAR.


Morcego, parece que às vezes você não quer enxergar e fica batendo cabeça na parede... intencionalmente quando o assunto envolve a palavra "russo".

Um helicóptero de transporte, na FAB, EB, MB (fuzileiros, etc) serve para transportar tropa e equipamentos (interna e principalmente externamente). Coloque em vez de trator um canhão de 105mm, uma viatura de combate X, munição, etc. Isso se faz em combate sim.

[]s, Roberto




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#387 Mensagem por Corsário01 » Qui Nov 01, 2007 10:36 am

rcolistete escreveu:
morcego escreveu:
Battleaxe escreveu:Não são só os tratores não!

Temos outras coisitas mais para carregar e o BH e Cougar não conseguem.

Coincidência ou não 8-] o Mi-171V consegue com o pé nas costas.
creio que o Mi-26 era demasiado grande, por isso ele não virá por agora.


estamos falando de uma força aérea ou de uma empresa de logistica?

sinceramente, se a opção de comprar helis será decidia levando em consideração se um heli pode transportar um trator ou não.

bem, ai então tenhamos a certeza de que a ultima coisa que a fab quer é se manter preparada para LUTAR.


Morcego, parece que às vezes você não quer enxergar e fica batendo cabeça na parede... intencionalmente quando o assunto envolve a palavra "russo".

Um helicóptero de transporte, na FAB, EB, MB (fuzileiros, etc) serve para transportar tropa e equipamentos (interna e principalmente externamente). Coloque em vez de trator um canhão de 105mm, uma viatura de combate X, munição, etc. Isso se faz em combate sim.

[]s, Roberto


Sem contar que todas as FA's pelo mundo FAZEM vôos logisticos sim.
Carregam canhões, jipes, tratores e uma infinidade de coisas dentro do envelope do Heli.
Parece que o horizonte do Morcego ficou um pouco focado em obras civis.
Acho que foi isso.
Caro morcego, estamos falando de helicóptero de carga/tropas, no caso do Mi-171V5 tabajara Plus combinator, e não em caças.

Por tras de todo conflito, existe a parte logistica e é nesse cenário que esses helicópteros são inseridos. Não se vence uma guerra sem logistica.
Tá bom que não tem muito glamour, mas é fundamental.

Quanto ao Mi-35, confesso que não sei se será ele mesmo. Mas adoraria ter um heli como ele fazendo a cobertura do perimetro em que eu estivesse operando com um heli de carga.




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#388 Mensagem por Morcego » Qui Nov 01, 2007 10:37 am

Battleaxe escreveu:
rcolistete escreveu:
morcego escreveu:
Battleaxe escreveu:Não são só os tratores não!

Temos outras coisitas mais para carregar e o BH e Cougar não conseguem.

Coincidência ou não 8-] o Mi-171V consegue com o pé nas costas.
creio que o Mi-26 era demasiado grande, por isso ele não virá por agora.


estamos falando de uma força aérea ou de uma empresa de logistica?

sinceramente, se a opção de comprar helis será decidia levando em consideração se um heli pode transportar um trator ou não.

bem, ai então tenhamos a certeza de que a ultima coisa que a fab quer é se manter preparada para LUTAR.


Morcego, parece que às vezes você não quer enxergar e fica batendo cabeça na parede... intencionalmente quando o assunto envolve a palavra "russo".

Um helicóptero de transporte, na FAB, EB, MB (fuzileiros, etc) serve para transportar tropa e equipamentos (interna e principalmente externamente). Coloque em vez de trator um canhão de 105mm, uma viatura de combate X, munição, etc. Isso se faz em combate sim.

[]s, Roberto


Sem contar que todas as FA's pelo mundo FAZEM vôos logisticos sim.
Carregam canhões, jipes, tratores e uma infinidade de coisas dentro do envelope do Heli.
Parece que o horizonte do Morcego ficou um pouco focado em obras civis.
Acho que foi isso.
Caro morcego, estamos falando de helicóptero de carga/tropas, no caso do Mi-171V5 tabajara Plus combinator, e não em caças.

Por tras de todo conflito, existe a parte logistica e é nesse cenário que esses helicópteros são inseridos. Não se vence uma guerra sem logistica.
Tá bom que não tem muito glamour, mas é fundamental.

Quanto ao Mi-35, confesso que não sei se será ele mesmo. Mas adoraria ter um heli como ele fazendo a cobertura do perimetro em que eu estivesse operando com um heli de carga.


VCS não entenderam o que eu escrevi.

estou dizendo se a FAB quer helis para transportar tratores?




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#389 Mensagem por Corsário01 » Qui Nov 01, 2007 10:42 am

Não Morcego, vc é que parece não estar entendendo o que estamos colocando para vc.

Tratores= logistica
Jipes = logistica
Canhões = logistica
Munição = logistica
Medicamentos = logistica
Radar aerotransportado = logistica
Etc e tal = logistica


Captou?




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#390 Mensagem por Beronha » Qui Nov 01, 2007 10:42 am

Imagem

A fab poderia fazer uma promoção para os menbros do BD dar uma voltinha :lol:




Responder