The Definitive Flanker T-10BM

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#166 Mensagem por Sintra » Sex Mar 02, 2007 6:40 pm

Carlos Mathias escreveu:
A questão da entrega em tempo recorde dos SU-30 MK Venezuelanos é amplamente conhecida. Infelizmente não temos documentos nem Russos muito menos Venezuelanos, então vale a minha palavra e de vários outros foristas mundo afora que afirmam a mesma coisa! Wink


Ué amigo, mas porque quando se fala de SU-35 pedem-se aqui documentos e fontes inquestionáveis? Se vamos agir assim, eu acho ótimo, porque realmente pega mal essa coisa de ficar pedindo fuentes, dá-se a impressão de estar chamando o colega de mentiroso. Assim, assumimos que há sim compostos no SU-35 e que seu RCS é sim de 1m2, tá bom?

Sobre encomendas. Se procurarem na net mesmo, vão ver que a China parou a produção dos SU-27SK justamente porque quer passar para o pacote BM. A Índia, essa aí que odeia material russo, idem. Seus SU-30MKI também passarão por um MLU padrão BM.

O uso dos aviônicos não russos foi uma empreitada exclusivamente indiana, que arcou com a responsabilidade do atraso e problemas daí advindos. Não se tratou de falta de confiança ou algo parecido, afinal o coração da aviônica, o radar, continuou sendo majoritariamente russo. Se eles quiseram nacionalisar alguma coisa, problema deles. Isso já foi exaustivamente falado e refalado.


Carlos, nem a China, nem a India encomendaram uma qualquer modernização baseada no SU35BM, isso é "wishfull thinking" por parte de alguém da KNAAPO. O que consta é que os Chineses pararam as encomendas devido a um bicho chamado o J-10, aliás o que se anda a discutir furiosamente nos sites Chineses é um upgrade chamado J-11B que é totalmente Chinês e que não tem absolutamente nada a ver com o BM...
Os Indianos acabaram de encomendar mais uma pazada de MKI´s, exactamente iguais aos que existem actualmente. Tirando alguns comentários de um ou dois foristas no "Bharat Rathkash", nada, absolutamente nada...
Aliás seria interessantissimo imaginar o ministro da defesa Indiano a explicar a um qualquer comité do parlamento por que é que diabos tinham produzido a versão mais cara do Flanker e tinham esperado dois anos a mais para o tornar operacional do que o necessário, precisamente para lhe poderem adicionar um sistema de "canards", e agora irem retirar precisamente esse mesmissimo sistema :shock:
"Epá enganámo-nos, afinal aquilo está ali só para acrescentar uma tonelada de peso ao avião e custar mais uns milhõezitos de rupias".
A Russia acabou de encomendar o "upgrade" de mais uma leva de 24 SU-27 para o padrão SM, sobre o BM, nada.
Não só não existe nenhuma encomenda do SU35 BM, como parece não existir nenhum prospecto a curto prazo de vir a existir.

Abraços :wink:




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Morcego
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#167 Mensagem por Morcego » Sex Mar 02, 2007 6:48 pm

Sintra escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
A questão da entrega em tempo recorde dos SU-30 MK Venezuelanos é amplamente conhecida. Infelizmente não temos documentos nem Russos muito menos Venezuelanos, então vale a minha palavra e de vários outros foristas mundo afora que afirmam a mesma coisa! Wink


Ué amigo, mas porque quando se fala de SU-35 pedem-se aqui documentos e fontes inquestionáveis? Se vamos agir assim, eu acho ótimo, porque realmente pega mal essa coisa de ficar pedindo fuentes, dá-se a impressão de estar chamando o colega de mentiroso. Assim, assumimos que há sim compostos no SU-35 e que seu RCS é sim de 1m2, tá bom?

Sobre encomendas. Se procurarem na net mesmo, vão ver que a China parou a produção dos SU-27SK justamente porque quer passar para o pacote BM. A Índia, essa aí que odeia material russo, idem. Seus SU-30MKI também passarão por um MLU padrão BM.

O uso dos aviônicos não russos foi uma empreitada exclusivamente indiana, que arcou com a responsabilidade do atraso e problemas daí advindos. Não se tratou de falta de confiança ou algo parecido, afinal o coração da aviônica, o radar, continuou sendo majoritariamente russo. Se eles quiseram nacionalisar alguma coisa, problema deles. Isso já foi exaustivamente falado e refalado.


Carlos, nem a China, nem a India encomendaram uma qualquer modernização baseada no SU35BM, isso é "wishfull thinking" por parte de alguém da KNAAPO. O que consta é que os Chineses pararam as encomendas devido a um bicho chamado o J-10, aliás o que se anda a discutir furiosamente nos sites Chineses é um upgrade chamado J-11B que é totalmente Chinês e que não tem absolutamente nada a ver com o BM...
Os Indianos acabaram de encomendar mais uma pazada de MKI´s, exactamente iguais aos que existem actualmente. Tirando alguns comentários de um ou dois foristas no "Bharat Rathkash", nada, absolutamente nada...
Aliás seria interessantissimo imaginar o ministro da defesa Indiano a explicar a um qualquer comité do parlamento por que é que diabos tinham produzido a versão mais cara do Flanker e tinham esperado dois anos a mais para o tornar operacional do que o necessário, precisamente para lhe poderem adicionar um sistema de "canards", e agora irem retirar precisamente esse mesmissimo sistema :shock:
"Epá enganámo-nos, afinal aquilo está ali só para acrescentar uma tonelada de peso ao avião e custar mais uns milhõezitos de rupias".
A Russia acabou de encomendar o "upgrade" de mais uma leva de 24 SU-27 para o padrão SM, sobre o BM, nada.
Não só não existe nenhuma encomenda do SU35 BM, como parece não existir nenhum prospecto a curto prazo de vir a existir.

Abraços :wink:


como diz um amigo meu.


BM,

Bem Morto




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#168 Mensagem por Sintra » Sex Mar 02, 2007 7:04 pm

Morto?

Morcego, agora é você a entrar em modo "wishfull thinking"? :wink:

Os tipos estão a gastar dinheiro por alguma razão...

Já que estava a falar do J-11B deixo aqui uma fotografia do Bicho, reparem nas tiras horizontais ao longo do nariz do avião, não existem em qualquer variante Russa do Flanker (mas encontram-se, por exemplo, num F16 ou noutros aviões Ocidentais :twisted: ). Segundo alguns tipos muito bem informados (Chineses) essa é a marca distintiva dos aviões que utilizam o radar NRIET KLJ que é indigena...

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hayes
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#169 Mensagem por hayes » Sex Mar 02, 2007 7:18 pm

Sintra escreveu:Morto?

Morcego, agora é você a entrar em modo "wishfull thinking"? :wink:

Acredito, sr. Sintra, que ele refere-se ao Su-35BM, cuja aeronave você referiu-se estar sem encomendas.




orestespf
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#170 Mensagem por orestespf » Sex Mar 02, 2007 7:20 pm

É extremamente desagradável ter que ler em praticamente todo pots essa guerrinha entre os que amam o flanker e os que o odeiam... Os argumentos são repetitivos, altamente ingênuos, e sem querer ser grosseiros com os nobres amigos do DB, são medíocres mesmo. Por exemplo, o caso dos subs da Grécia sugere interesse político e preço, por que o mesmo não se aplica nos demais casos? Depois reclamam quando vem alguém aqui e diz existir dois timecos de futebol... É a mais pura verdade.
Quem sabe (ou deveria saber) sobre quais deveriam ser os melhores vetores para o Brasil, é a FAB. E plagiando um projetista inglês, um caça tem 4 dimensões, as três físicas e a dimensão política. É nesta última que será decidida a questão do possível novo vetor para FAB. Os interesses são muitos e passam, ao meu entendimento, longe da disputa vetor a vetor que se trava aqui.
Não importa essa história de RCS muito baixo para a nossa realidade (AS), não dá pra pensar nos F-22 ou 35 americanos, fora de cogitação por enquanto. Deve-se olhar (e acredito que a FAB pense assim) no que existe no nosso senário e quais as futuras aquisições de nossos vizinhos. Então a FAB precisa de um vetor que faça frente as nossas ameaças de fato e não nas simulações que rondam por aí. Precisa ser adequado as armas que a FAB deseja operar. Nem esse papo de comunalidade faz sentido pra FAB. Isto diz respeito aos atuais vetores (não se esqueçam que temos 3 F-5 diferentes, 3 AMX diferentes e por aí vai), a comunalidade passa por aí e não existe nada oficial escrito a respeito disso sobre novas aquisições. Mas é claro que uma compatiblidade futura seria desejável...
O que eu espero não é apenas novas aquisições das nossas FFAA, mas uma política séria do MD de um sistema unificado de defesa para o país e fazer aquisições mais racionais, mas esse é outro papo...

Naturalmente, que não me dirijo especialmente a ninguém, apenas critico a disputa recorrente com argumentos característicos daqueles que apenas torcem por um determinado equipamento ou ideologia....

Saudações cordiais aos amigos do DB,
Orestes




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#171 Mensagem por Sintra » Sex Mar 02, 2007 7:22 pm

hayes escreveu:
Sintra escreveu:Morto?

Morcego, agora é você a entrar em modo "wishfull thinking"? :wink:

Acredito, sr. Sintra, que ele refere-se ao Su-35BM, cuja aeronave você referiu-se estar sem encomendas.


Sim, eu percebi, mas calculo que apesar de não existirem encomendas no curto prazo, elas possam vir a existir, ou pelo menos, parte dos sistemas desenvolvidos para o "upgrade".
Teria lógica que os Indianos utilizassem, a médio prazo, o radar, por exemplo.

Abraços

ps- Sr hayes, pode largar o "Sr", Sintra ou Rui servem perfeitamente :wink:




Sniper
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#172 Mensagem por Sniper » Sex Mar 02, 2007 7:39 pm

Carlos Mathias escreveu:
A questão da entrega em tempo recorde dos SU-30 MK Venezuelanos é amplamente conhecida. Infelizmente não temos documentos nem Russos muito menos Venezuelanos, então vale a minha palavra e de vários outros foristas mundo afora que afirmam a mesma coisa! Wink


Ué amigo, mas porque quando se fala de SU-35 pedem-se aqui documentos e fontes inquestionáveis? Se vamos agir assim, eu acho ótimo, porque realmente pega mal essa coisa de ficar pedindo fuentes, dá-se a impressão de estar chamando o colega de mentiroso. Assim, assumimos que há sim compostos no SU-35 e que seu RCS é sim de 1m2, tá bom?


Carlos, você acredita no que quiser, Jamais chamei alguém de mentiroso aqui sem provas, Se alguém postar um documento aqui dizendo totalmente o contrário: Ótimo , eu e os foristas que afirmaram que os Flankers Venezuelanos eram na Verdade os que deveríam ter ido para a China somos mentirosos OK ?! :wink:

Abraço!




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#173 Mensagem por Túlio » Sex Mar 02, 2007 7:44 pm

orestespf escreveu:O que eu espero não é apenas novas aquisições das nossas FFAA, mas uma política séria do MD de um sistema unificado de defesa para o país e fazer aquisições mais racionais, mas esse é outro papo...

Naturalmente, que não me dirijo especialmente a ninguém, apenas critico a disputa recorrente com argumentos característicos daqueles que apenas torcem por um determinado equipamento ou ideologia....

Saudações cordiais aos amigos do DB,
Orestes



Taí, disse tudo o índio véio!!!

Devem ter notado que parei já faz tempo com essas charlaiadas 'ideológicas', queremos um SISTEMA DE DEFESA e não substituí-lo por meros subsistemas, POWS!!!

"Ah, nós compraremos o caça MEGAFUCKER-HYPERTHRASH-SON-OF-EVIL-TRIBALFUSION-DICKSLAYER-EDGE-OF-A-DREAM e o mundo inteiro que venha, POWS!!!"

Se vier mesmo, haja lençol pra tanta lágrima de remorso...




Carlos Mathias

#174 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 02, 2007 9:06 pm

Carlos, você acredita no que quiser, Jamais chamei alguém de mentiroso aqui sem provas, Se alguém postar um documento aqui dizendo totalmente o contrário: Ótimo , eu e os foristas que afirmaram que os Flankers Venezuelanos eram na Verdade os que deveríam ter ido para a China somos mentirosos OK ?!


Não Sniper, assim não dá. Você mesmo falou que a sua palavra vale, e eu concordo plenamente. Agora você pede documento? Não falei que vocês são mentirosos, muito pelo contrário, eu é que sempre sou colocado na berlinda pois falo coisas aqui que verdadeiramente não tenho provas absolutas, apenas conhecimento adquirido em leituras. Veja o Sintra, os caras que falam uma coisa servem, os que falam outra não servem. Veja outro detalhe, o pacote BM para um avião usado é obviamente mais conservador que um aplicado a um SU-35 novo, digamos assim. Daí ele já disse que a Índia vai transformar seus MKI em BM, exatamente iguais. Ora, se lermos sobre o BM, veremos que não se trata absolutamente de retirar canards apenas, mas sim de trocar motores, radares, aviônica e etc. Num caça novo, é óbvio que não haverá o canard, mas num com o sistema, este fica. Outra coisa, ele falou em dois anos(?), mas eu nunca falei em dois anos, pois obviamente este horizonte é muito curto. Então, aparte o colega que nos chamou a todos de "torcedores" e outros vários adjetivos pouco lisonjeiros, me vejo obrigado a colocar meu ponto de vista sempre que achar que me é conveniente.

Quem gosta menos, come menos, já dizia minha bisavó.




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#175 Mensagem por orestespf » Sex Mar 02, 2007 10:04 pm

E olha amigo Túlio, que faço a mesma torcida que você... :D Não tenho preocupação com os contra-argumentos, mas vou plagiar o plágio (que você sempre cita): venha o que vier, mas que venha logo! O melhor pra FAB é "qualquer" coisa que ainda está por vir. Talvez ter feito doutorado com um russo, talvez por sua esposa ser ucraniana e participar do projeto do tal "foguetinho", possa ter me influenciado... :twisted: A única coisa que posso dizer, os caras sabem muito! O resto é pré-conceito. Mas isso também é apenas torcida (como alguns amigos daqui), o que importa é que a FAB saiba fazer a melhor escolha... Tem coisas boas vindo por aí, é só aguardar... rsrsrs

Saudações às várias torcidas!

Orestes




Carlos Mathias

#176 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mar 10, 2007 2:40 pm

Não sei se já colocaram esta notícia, mas lá vai...

IAF to acquire air-to-air BVR missiles
[ 18 Feb, 2007 1201hrs ISTPTI ]

NEW DELHI: To maintain its unchallenged dominance in beyond visual range (BVR) combat in the South Asian region, Indian Air Force has embarked upon a major plan to acquire longer range air-to-air missiles.

India's dominance in offensive air superiority operations is being dented by the supply of similar BVR missiles to Pakistan by the US in government-to-government sales.

This sudden move has spurred IAF officials to make quick efforts to purchase 120-km range air-to-air missiles. The acquisition of such missiles, which sport ramjet propulsion, will make IAF the lone air force in Asia to have such an unparalleled capability, top IAF officials said.

The acquisition of these missiles is being undertaken in tandem with moves to induct combat aircraft with active phased array radars.

The new 40 Sukhoi-30 advanced version MKI, whose purchase in a deal worth 2.6 billion dollars has been cleared by the government, and 126 medium range combat aircraft, tenders for which are expected to be floated by this month-end, will be equipped with the new radars, officials said.

These new radars will give IAF, for the first time, the capability to detect targets as far as 300 km away and the means to fire such longer range air-to-air missiles.
Till now, the IAF had an unchallenged dominance in beyond visual range combat with its array of MiG fighters equipped with R-27 REI and R-27 RETs missiles with a target lock on of 35 km for close combat and the longer range R-77 and French R-550 Magic Mantra missiles capable of shooting down targets 60 km away.

But the recent decision of the US administration to clear the supply of AMRAAM and AIM-9M Sidewinder beyond visual range missiles to Pakistan has eroded the IAF's dominance in air combat, officials admitted.

The US government has cleared the sale of AMRAAM and Sidewinder air-to-air missiles worth 240 million dollars to Islamabad to equip its new batch of 50 F-16 fighters.

"There are moves also to start indigenous development of such long range missiles by DRDO with possible foreign collaboration," DRDO sources said.

With the induction of three Phalcon airborne early warning and control aircraft between November this year and 2009, the IAF would get the capability to conduct and control airborne operations upto 400 km inside hostile airspace.

The new Su-30MKI, which India would be acquiring by 2009, would be equipped with Ibris active phased radars which will transform the fighters into a dedicated information weapons platforms.

Thanks to a large number of fighter exercises carried out with foreign air forces, IAF pilots have mastered beyond visual range combat even in an AWACS environment. "The pilots are all agog to train with longer range BVR missiles," an IAF official said.


Pois é, lembram que eu falei que eles iam levar seus MKI pro padrão BM? E com o radar do avião que não existe! O ram-jet que não existe também vai ser comprado. Mas deve ser tudo cascata, não é pessoal? 8-]




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#177 Mensagem por Sintra » Seg Mar 12, 2007 2:01 pm

Essa fonte não é propriamente a JANE´S...

Esperemos :wink:




Carlos Mathias

#178 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 12, 2007 8:59 pm

Olha que a Jane's já deu grandes mancadas... Mas de qualuqer maneira, tá aí.




Carlos Mathias

#179 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mar 14, 2007 10:22 pm

http://www.youtube.com/watch?v=deo-HviK ... ed&search=

Pronto, dá prá ver que pode-se montar um SU-30 manualmente e que os parafusos realmente rodam ao contrário. Reparem que é tudo feito no muque, nada de máquinas especiais ou sistemas caríssimos. :D




Carlos Mathias

#180 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 23, 2007 11:20 pm

http://www.youtube.com/watch?v=yELuKJFDM80

Repararam na tela na frente do radar?




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