NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Plinio Jr
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#421 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 22, 2007 1:14 pm

É que manifestei anteriormente, o único produto russo interessante na linha de caças é o Pak-FA, mas o mesmo não está disponivel a curto e médio prazos.....torna-se uma opção para substituir A-1s e F-5s e tbm não iria atrelar a compra de um BM a esta condição..... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Morcego
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#422 Mensagem por Morcego » Seg Out 22, 2007 1:16 pm

Plinio Jr escreveu:É que manifestei anteriormente, o único produto russo interessante na linha de caças é o Pak-FA, mas o mesmo não está disponivel a curto e médio prazos.....torna-se uma opção para substituir A-1s e F-5s e tbm não iria atrelar a compra de um BM a esta condição..... :idea:


dAI é que advém o nosso embróglio, O SU-35 pode até ganhar por aqui, mas será mais por conta do nosso IMEDIATISMO do que por conta de um projeto de transferência de técnologia, E se tiver que ser assim, ÓTIMO, o que não podemos é impedir a venezuela de usar nosso espaço aéreo com F-5.




PRick

#423 Mensagem por PRick » Seg Out 22, 2007 1:31 pm

morcego escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Olá nobre Plínio,

acho que não é bem assim. Falar do SU-35 (o antigo) eu respeito, um fracasso comercial (não me importo com isso, já falei em outro post/tópico), mas falar algo sobre o que vai acontecer é pura especulação, não procede.

Como medir o SU-35BM nos baseando no SU-35 (original)? E como dizer que a Rússia não vai comprá-lo? Não recebemos nenhuma informação oficial nestas terras do ocidente!

Se for para nos basearmos em informações vindas do leste-europeu, tenho várias. E??? Seria, ao meu ver, igualmente especulativas, não procedentes (mesmo com fontes em cirílico. rsrsrs).

A linha comercial SU-35 não é um grande fiasco comercial, pois não existe uma linha SU-35 o que existe é uma família derivada do Flanker (SU-xx), sendo o SU-35 ou SU-35BM uma desta variantes.

O mesmo acontece com o F-16 e seus vários "block's". Idem para o Rafale e suas versões "F-x". Ou seja, o SU-35BM é uma das suas variantes, um derivado da família Flanker. O que está em jogo é o sucesso (ou não) comercial da família.

Para um paralelo posso citar o Mirage 2000. Este vetor tem várias versões, todas fazem parte da mesma família (Mirage 2000). Analisando cada uma delas podemos afirmar qual vendeu mais, qual foi mais produzida. Este é o ponto. E nem estou entrando no mérito de saber o sucesso comercial ou não de cada versão.


Grande abraço,

Orestes


Afirmar que o Su-35BM é um fracasso é algo semelhante em fazer a comparação que o Rafale é um fracasso, este ultimo é um vetor que está pronto e disponibilizado desde 2001/2002, ou seja, recentemente...

Injustiça eu vejo para ambas as partes, mas o Rafale já tem a vantagem de ter um usuário, seu país de origem, a FA russa em momento algum manisfestou interesse em adquirir o BM, de momento, andam as modernizações dos Su-27SM, que é um vetor bem inferior a ambos...


a SIM, vale salientar que:

EU NUNCA CHAMEI estes projetos de FRACASSO, quem deu start no processo de FRACASSADOS, não fui eu, estou apenas USANDO A MESMA LÓGICA FRACASSADA DE ATRIBUIR FRACASSOS AOS OUTROS.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Sem dúvida! Não existe fracassos aqui, são 02 caças muito bons, o que estamos analisando são as vendas dos modelos e o grau,o estágio de desenvolvimento dos caças, e nestes 02 primas da questão o Rafale leva grande vantagem, por ser um caça já em produção e com encomenda de seu usuário fabricante, o Su-35BM é um protótipo, que não está em produção e não tem sequer a encomenda do usuário/fabricante. O resto é especulação.

O engraçado é que tinha um papo da FAB, anterior, que não compraria caças não operacionais, porque não queria o risco técnico dos custos de desenvolvimento ou os atrasos decorrentes de tal fato, e ninguém sabe ainda se o SU-35BM vai cumprir as promessas de seus vendedores, como as horas de vida útil da nova turbina por exemplo. :roll:

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#424 Mensagem por Morcego » Seg Out 22, 2007 1:34 pm

PRick escreveu:
morcego escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Olá nobre Plínio,

acho que não é bem assim. Falar do SU-35 (o antigo) eu respeito, um fracasso comercial (não me importo com isso, já falei em outro post/tópico), mas falar algo sobre o que vai acontecer é pura especulação, não procede.

Como medir o SU-35BM nos baseando no SU-35 (original)? E como dizer que a Rússia não vai comprá-lo? Não recebemos nenhuma informação oficial nestas terras do ocidente!

Se for para nos basearmos em informações vindas do leste-europeu, tenho várias. E??? Seria, ao meu ver, igualmente especulativas, não procedentes (mesmo com fontes em cirílico. rsrsrs).

A linha comercial SU-35 não é um grande fiasco comercial, pois não existe uma linha SU-35 o que existe é uma família derivada do Flanker (SU-xx), sendo o SU-35 ou SU-35BM uma desta variantes.

O mesmo acontece com o F-16 e seus vários "block's". Idem para o Rafale e suas versões "F-x". Ou seja, o SU-35BM é uma das suas variantes, um derivado da família Flanker. O que está em jogo é o sucesso (ou não) comercial da família.

Para um paralelo posso citar o Mirage 2000. Este vetor tem várias versões, todas fazem parte da mesma família (Mirage 2000). Analisando cada uma delas podemos afirmar qual vendeu mais, qual foi mais produzida. Este é o ponto. E nem estou entrando no mérito de saber o sucesso comercial ou não de cada versão.


Grande abraço,

Orestes


Afirmar que o Su-35BM é um fracasso é algo semelhante em fazer a comparação que o Rafale é um fracasso, este ultimo é um vetor que está pronto e disponibilizado desde 2001/2002, ou seja, recentemente...

Injustiça eu vejo para ambas as partes, mas o Rafale já tem a vantagem de ter um usuário, seu país de origem, a FA russa em momento algum manisfestou interesse em adquirir o BM, de momento, andam as modernizações dos Su-27SM, que é um vetor bem inferior a ambos...


a SIM, vale salientar que:

EU NUNCA CHAMEI estes projetos de FRACASSO, quem deu start no processo de FRACASSADOS, não fui eu, estou apenas USANDO A MESMA LÓGICA FRACASSADA DE ATRIBUIR FRACASSOS AOS OUTROS.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Sem dúvida! Não existe fracassos aqui, são 02 caças muito bons, o que estamos analisando são as vendas dos modelos e o grau,o estágio de desenvolvimento dos caças, e nestes 02 primas da questão o Rafale leva grande vantagem, por ser um caça já em produção e com encomenda de seu usuário fabricante, o Su-35BM é um protótipo, que não está em produção e não tem sequer a encomenda do usuário/fabricante. O resto é especulação.

O engraçado é que tinha um papo da FAB, anterior, que não compraria caças não operacionais, porque não queria o risco técnico dos custos de desenvolvimento ou os atrasos decorrentes de tal fato, e ninguém sabe ainda se o SU-35BM vai cumprir as promessas de seus vendedores, como as horas útil da nova turbina por exemplo. :roll:

[ ]´s


muito bom 03, muito bom, quanto tempo vc quer pra comer???


particularmente, penso que o SU-35BM, agora SU-35-1 ontém SU-35 será em breve um NOVO BERKUT.

até pq, até eu que so mais bobinho COLOCARIA DINHIERO NO PAK e não so SU-35.




Carlos Mathias

#425 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 22, 2007 3:38 pm

O engraçado é que tinha um papo da FAB, anterior, que não compraria caças não operacionais, porque não queria o risco técnico dos custos de desenvolvimento ou os atrasos decorrentes de tal fato, e ninguém sabe ainda se o SU-35BM vai cumprir as promessas de seus vendedores, como as horas útil da nova turbina por exemplo. Rolling Eyes


Ôpa, então cospe fora o F-16BR(nem protótipo tem), F-15BR(usado e modernizado em Israel), Rafale-BR(lembrem-se que TEM de chegar tecnologia e ser feito à gosto) ou mesmo o F-3, ainda não operacional.

Sobre promessas de vendedores, é como sempre digo: Vamos ser equânimes, se não vale promessa de um , não vale de ninguém, ou vale de todos.

Os dados postados de durabilidade do motores do BM são resultantes de testes, não é chute.

Penso que se a FAB quer, devemos ter um mínimo de consideração com o intelecto dos nossos militares. Se eles são espertos e inteligentes para colocar o Rafale na briga(e são), porque teriam um acesso de burrice quando consideram o BM?

MAs mais uma vez acho que vocês podem ficar tranquilos, nunca o SU-35BM vai voar aqui.




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#426 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 22, 2007 3:41 pm

Carlos Mathias escreveu:
MAs mais uma vez acho que vocês podem ficar tranquilos, nunca o SU-35BM vai voar aqui.


Sou realista, perigas de NADA vir voar por aqui......e diga-se de passagem é este o atual status....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Carlos Mathias

#427 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 22, 2007 3:45 pm

Pois eu aposto no Rafale. Vai sair a mais de cem milhas a unidade pelada e a EMBRAER vai fabricar uma chapas e tal.

Tô começando a achar que esse papo todo é para justificar o preço que vai ser pago. Sei não...

Bem, pelo menos teremos o melhor caça da região.

Enquanto os BM do Chávez não chegam.




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#428 Mensagem por Morcego » Seg Out 22, 2007 4:22 pm

VIU carlos, o que vc quer NÃO É O MELHOR PARA O PAIS, vc quer a sua escolha pessoal, e para isso VAI PASSAR EM CIMA DE TODO E QUALQUER ARGUMENTO LÓGICO, BEM COMO USAR E ABUSAR DOS DADOS QUE ESTÃO ATÉ AGORA DISPOSTOS.

os russos podem relamente levar algo, E POR CONTA DO PREÇO e PRAZO DE ENTREGA, que são FENOMENAIS, toda via, isso não é garantia, e tb não é TUDO.

o porém é, OS ARGUMENTOS QUE VCS USAM PARA DILAPIDAR OS OUTROS servem direitinho para os priscilas.

vc ESTA PESANDO COM SUA QUERÊNCIA.

EU NÃO.




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#429 Mensagem por Luís Henrique » Seg Out 22, 2007 6:40 pm

Também prefiro o Pak-fa.

Se os franceses oferecessem uns mirage 2000 poderiamos fazer uma modernização neles e juntos com F-5M e A-1M segurariamos mais uns anos ate o Pak ficar pronto.

Ou então, se a Russia oferecesse uns Su-27 modernizados ate a chegada do Pak...

Com certeza seria a melhor opção.

Teriamos que entrar como sócios... :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

#430 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 22, 2007 8:54 pm

Ué, mas quando foi que eu neguei que a minha preferência é pelo BM? Só que sei que não vem, só isso.

Se chegassem aqui e dissessem claramente que a proposta francesa contempla os mesmos pontos da russa, beleza. O preço do caça é quase igual? Ótimo. Armamneto e códigos liberados? Ótimo. Etc, etc, etc? Beleza. Mas até agora só falaram que por ser o caça da França, é melhor.

Em termos de desempenho prático é igual ou pior.

Vocês podem enumerar outros argumentos mais sólidos do que esses, como o "avião só da força do país". Afinal, você mesmo Morcego jamais falou isso à respeito dos F-16BR, que não existe nem em papel, é só uma idéia.

Depois eu continuo.




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#431 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 22, 2007 11:04 pm

Luís Henrique escreveu:Também prefiro o Pak-fa.

Se os franceses oferecessem uns mirage 2000 poderiamos fazer uma modernização neles e juntos com F-5M e A-1M segurariamos mais uns anos ate o Pak ficar pronto.

Ou então, se a Russia oferecesse uns Su-27 modernizados ate a chegada do Pak...

Com certeza seria a melhor opção.

Teriamos que entrar como sócios... :lol:


Seria uma boa opção, mas para isto, seria interessante ter por estas bandas um bom número de Mirage 2000 para tal, não sei se conseguiriam isto... :!: :!: :!:




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#432 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Out 22, 2007 11:39 pm

Sempre quis um avião como o Rafale na FAB mas cada dia eu fico mais desanimado quanto a essa possibilidade. Não porque entrei na onda do "fracasso comercial" ou dos comentários anti-franceses, mas por já achar que não daria certo mesmo. Falando sério, alguém imaginou um país como o Marrocos operando com eficiência o Rafale? Bancando uma hora de vôo de 12 mil euros, dando manutenção em radar PESA/AESA zilhonário, comprando estoques de Mica e Meteor e tudo mais? Na minha opinião o mesmo pensamento serve para o Rafale na FAB, infelizmente essa é a realidade. E isso não é culpa nem do Rafale nem dos franceses, porque eles precisavam de um avião assim e, por mais que não consigam exportá-lo, estão satisfeitos com ele. O grande problema é mesmo a FAB, na situação atual, não ter condições de operar um avião como o Rafale, mas não APENAS o Rafale.

O avião na minha opinião é muito bom. O desenho é genial, totalmente multi-funcional, bem balanceado, com eletrônica realmente de ponta, ótima performance, resistente, baixa firma radar e IR, com versão naval, arquiteturas abertas, sensores integrados, excelente suíte de guerra eletrônica, capacidade de processamento extraordinária, alta disponiblidade comprovada, oferecido sem restrições e na sua última versão para o Brasil, operacional, provado em exercícios etc e bla, bla, bla. Mas infelizmente não serve mesmo para a FAB, muito menos para a MB.

Mas e os franceses? São mesmo mal provedores? A FAB ou as outras forças vão parar comprar as armas deles? Ou vão parar de treinar quase todos os anos com eles, seja nas Cruzex da vida, nas Urubus, Mistrais? Vão parar de mandar engenheiros para lá? Meus amigos, não estou nem aí, eu sou brasileiro e não farei torcida. Se a coisa é mesmo tão ruim então que detonem os franchutes, eu vou ficar é feliz. Ou sempre existirão "cambalachos" para que continuem por estas bandas :?: :?

Para qualquer compra que se faça sempre existirão riscos, isso é óbvio. Pode ser com o Su-35, o Rafale, o Gripen e até o F-16, qualquer um. Podem ser riscos de obsolescência, de provimento, operacionais, de continuidade, funcionais, políticos, os que eu consegui lembrar. Apesar de tudo e de achar que seria muito difícil manter o Rafale na FAB, eu continuo achando que não seria a opção mais arriscada.

É isso aí, desculpem o desânimo.

Abraços




Alberto -
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#433 Mensagem por J.Ricardo » Ter Out 23, 2007 9:58 am

Nosso amigo projeto disse uma coisa que eu tbm penso, o Brasil querendo ou não, não tem condições de manter um avião muito caro voando, só que tbm não há opções mais baratas no mercado, praticamente todas as propostas são de aviões bi-reatores, não existe por exemplo um avião como os mirages a disposição, o F-16 tem um custo de operação tão alto quanto os bi-reatores, o M-2000Br já esta fora de "linha", o Gripen tem perna curta, realmente não há uma opção que case com as condições do Brasil! Se os russos tivessem um PAK-FA mono-reator a disposição no mercado seria uma ótima opção, mas não tem, e eu não vejo nenhuma das opções a disposição para o FX sendo operado em larga escala!




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#434 Mensagem por Plinio Jr » Ter Out 23, 2007 10:11 am

Eu ainda acho que tão cedo não vai pintar nada por estas bandas, se muito mais Mirage 2000C/B e F-5s (arrgh;....) :roll:




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Carlos Mathias

#435 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 23, 2007 10:47 am

Falando de grana para operar, quem tem como opções mais prováveis SU-35BM e Rafale, certamente já equacionou esta questão. Assim, essa coisa de vai faltar grana não cabe mais, até mesmo segundo informações dos nossos colegas "com fonte".

Mais caro de fazer e operar que um sub nuclear acho que é difícil encontrar, e a MB está correndo com o projeto. Vê-se por parte do governo declarações inequívocas de que as coisas andarão de forma muito mais eficiente.

A conjuntura mudou e acho que acordaram para o fato de que só tem moral quem tem porrete, e pesado.




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