POSSÍVEL GUERRA - BRASIL X VENEZUELA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3032 vezes

#76 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Out 12, 2007 11:58 am

[018] :wink:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 328 vezes
Agradeceram: 573 vezes

#77 Mensagem por Pablo Maica » Sex Out 12, 2007 1:15 pm

Dieneces escreveu:
Pablo Maica escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:ORESTES, SEU BUNDA MOLE !!! Você e os demais covardes entreguistas !!! COVARDES!!! COVARDES!!! CHICKEN!!!! LOOOOOOSER!!!! Não merecem viver no Brasil !!! Vão lá para o Chile, que é tudo bonitinho !!!

Já estou oleando meu Remington e fazendo minha mochila !!!! Meus "tubões" e tupperware com tudo para passar dois meses na linha de frente "caçando", o "lote" novo da munição CBC 185 gr que já chegou, minha Benelli Super 90 M3 vai amarrada do lado de fora da mochila, vou levar só munição SG. Vou levar a Beretta 92 em vez da Sig 229, porque tenho mais carregadores para ela. Vou com minha veste nova da RS Tactical, que cabe bastante munição e o Camelback... Putz! Onde eu coloquei aquela caixa de Gardenal?????

Opa opa opa!!! Bateu com a lingua nos dentes, o melhor com os dedos no teclado se ferrou...

Bora bota foto disso ai aqui pra nós!!!

Ahhh falando em Super 90 estive em rivera sabado passado e tive a oportunidade de ver no freeshop colonial se não me engano uma Super 90 com picatinny e uma EOtech 552 ja instalada à venda, não tinha preço.

E não sabia que se podia vender este tipo de armamento lah... fiquei bem espantado.

Um abraço e t+ :D
Vender pode , Pablo , comprar é que é complicado pra nós . Quem mora lá compra como quem compra erva-mate no bolicho.

Poizé Dieneces, quando era menor na época de dolar 1x1 lembro-me de ter visto uma M-4 a venda tambem... fora os lugares "secretos" que dizem ser verdadeiros arsenais, mas que muito pouca gente conhece.

Ja houvi falar que eles nem mostram as armas aos brasileiros.

E por falar nisso ja deu uma olhada nas facas la? Estão bem boas de preço, tah valendo a pena.

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#78 Mensagem por Dieneces » Sex Out 12, 2007 3:30 pm

Pablo Maica escreveu:
Dieneces escreveu:
Pablo Maica escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:ORESTES, SEU BUNDA MOLE !!! Você e os demais covardes entreguistas !!! COVARDES!!! COVARDES!!! CHICKEN!!!! LOOOOOOSER!!!! Não merecem viver no Brasil !!! Vão lá para o Chile, que é tudo bonitinho !!!

Já estou oleando meu Remington e fazendo minha mochila !!!! Meus "tubões" e tupperware com tudo para passar dois meses na linha de frente "caçando", o "lote" novo da munição CBC 185 gr que já chegou, minha Benelli Super 90 M3 vai amarrada do lado de fora da mochila, vou levar só munição SG. Vou levar a Beretta 92 em vez da Sig 229, porque tenho mais carregadores para ela. Vou com minha veste nova da RS Tactical, que cabe bastante munição e o Camelback... Putz! Onde eu coloquei aquela caixa de Gardenal?????

Opa opa opa!!! Bateu com a lingua nos dentes, o melhor com os dedos no teclado se ferrou...

Bora bota foto disso ai aqui pra nós!!!

Ahhh falando em Super 90 estive em rivera sabado passado e tive a oportunidade de ver no freeshop colonial se não me engano uma Super 90 com picatinny e uma EOtech 552 ja instalada à venda, não tinha preço.

E não sabia que se podia vender este tipo de armamento lah... fiquei bem espantado.

Vender pode , Pablo , comprar é que é complicado pra nós . Quem mora lá compra como quem compra erva-mate no bolicho.

Poizé Dieneces, quando era menor na época de dolar 1x1 lembro-me de ter visto uma M-4 a venda tambem... fora os lugares "secretos" que dizem ser verdadeiros arsenais, mas que muito pouca gente conhece.

Ja houvi falar que eles nem mostram as armas aos brasileiros.

E por falar nisso ja deu uma olhada nas facas la? Estão bem boas de preço, tah valendo a pena.

Eles mostram sim , Pablo , principalmente se já te conhecerem (eu vou lá quase todo mês ) e realmente tem de tudo , de Remington Magnum 44 (uso comum do lado de lá) até .375 H&H ou .458Winchester Magnum ( pra búfalo e semelhantes ) , . 22 Winchester Magnum tinha uma época que por aqui tava infestado , vindo de lá . Hoje em dia só dá pra ir lá olhar , visto essa nossa legislação estúpida sobre armas equiparar qualquer entusiasta em armas de fogo a um traficante . Pra adquirir legalmente um rifle de caça que se compra no Wal-Mart a 500 dólares lá nos EUA , aqui depois de uma mão-de-obra imensa , sairá por uns 2500 , aproximadamente . Pra colocar ele em uso , posteriormente , tu serás mais vigiado e limitado que um presidiário de alta periculosidade que tenha passado para o regime semi-aberto e rouba de dia e à noite dorme em "pensões" pagas pelo contribuinte . P.s. No quesito facas dá uma olhada no site argentino Fullaventura.com , é de qualquer brasileiro ficar babando e não tem restrição para trazer (as facas , obviamente) . Só tem que ir lá buscar... :wink:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Walter Gomes
Intermediário
Intermediário

#79 Mensagem por Walter Gomes » Sex Out 12, 2007 4:49 pm

Excelente analisis Leandro 100% de acuerdo y yo le agregaria el apoyo del las guerrillas de las FARC.
Re-coloco la tesis de Leandro:
O problema maior é a possibilidade da falência econômica do governo Chavez, seguida por uma guerra civil e pela desorganização parcial ou total do estado venezuelano. Se isto acontecer, as centenas de milhares de milicianos que o Sr. Chavez está armando com AK-47 e outras armas leves ficariam soltas pelos territórios do norte da amazônia, sem recursos ou esperanças além das armas e munição que teriam recebido para lutar pelo "grande ideal bolivariano".

Imaginem o que esta multidão faminta, revoltada e armada fará solta pela região. Eles não reconhecerão nenhuma lei ou fronteira e a área que hoje já é de fato uma terra quase sem lei irá virar um verdadeiro inferno de gangues roubando, traficando, invadindo, e lutando entre si e contra qualquer força que tente re-estabelecer a ordem na região, seja ela venezuelana, brasileira, americana ou o que for.

Se isto acontecer, uma grande porção da amazônia estará de fato perdida para o Brasil, e sequer existirá um "governo inimigo" contra o qual possamos lutar para reaver o controle deste pedaço do nosso território.

E aí, o que fazer para evitar isto? Sub`s nucleares, FX,Y,Z, mísseis e bombas atômicas, etc... ajudariam em quê neste cenário?

Leandro G. Card[/quote]

LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#80 Mensagem por LEO » Sex Out 12, 2007 5:16 pm

Sim, é uma hipótese realmente possível. Mas vejo eu que caso essa situação realmente ocorra (um colapso econômico - vai precisar de uma boa crise do petróleo) a primeira opção dos milicianos seria permanecer em território venezuelano do que investir em territórios de países vizinhos, onde seriam certamente reprimidos. Além do mais, que estrutura logística teriam para tal?
Depois de um determinado tempo esses grupos poderiam passar a ser mais organizados (próximo do molde FARC), se sustando através de atividades ilícitas e aí sim passando a ser mais perigosos. Mas mesmo assim em número bastante reduzido, se comparado com as "centenas de milhares" estipulados. No entanto, não creio que grupos como estes poderiam de fato dominar porções de território em outros países.

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
douglas_bc
Intermediário
Intermediário

#81 Mensagem por douglas_bc » Sex Out 12, 2007 9:30 pm

Mas...na hipótese de um conflito, porque estamos achando que ganharíamos a guerra? Tenho me preocupado com isso.

Por exemplo, quem teria a superioridade aérea? Quem tem vetores mais novos e melhores? Como que os amx voariam sendo ameaçados pelos SUs? Como a nossa aviação (inclusive o braço logístico) iria voar sem termos a superioridade aérea?

Não estou sendo anti-brasileiro, pelo contrário, nem amarelando. Mas estou sendo realista.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#82 Mensagem por orestespf » Sex Out 12, 2007 9:58 pm

douglas_bc escreveu:Mas...na hipótese de um conflito, porque estamos achando que ganharíamos a guerra? Tenho me preocupado com isso.

Por exemplo, quem teria a superioridade aérea? Quem tem vetores mais novos e melhores? Como que os amx voariam sendo ameaçados pelos SUs? Como a nossa aviação (inclusive o braço logístico) iria voar sem termos a superioridade aérea?

Não estou sendo anti-brasileiro, pelo contrário, nem amarelando. Mas estou sendo realista.

Olá Douglas,

só em linhas gerais, ok? Se o Brasil tomasse a iniciativa de invadir a Venezuela, poderíamos ter problemas, pois eles contam com um sistema de defesa, não dos melhores, mas...

Porém, se a Venezuela resolvesse atacar o Brasil, não teriam muitos alvos para serem atacados por eles (região Norte). Claro que seria péssimo, mas não pelos "estragos", já que a parte mais "interessante" se encontra nas regiões Sudeste e Sul, o que seria de difícil acesso pra eles.

Quando um país ataca, deixa aberto seu sistema de defesa, desde que não haja um super sistema de defesa, que não é o caso da Venezuela. Ou seja, ficaria expostos em alguns momentos. Ou alguém imagina que eles atacariam e nós ficaríamos aqui só vendo tudo?? rsrsrs

Não existe problemas hoje em dia, "eles" sabem e nós também. Mas se não modernizarmos nossas FFAA e eles sim, então o jogo pode favorecer a Venezuela. Isto porque nossos equipamentos ficam a cada dia mais sucateados, enquanto eles têm comprado materiais novos.

O que se discute neste tópico são as questões hipotéticas e não reais sobre tal guerra. Mesmo que se fale em um provável conflito, a coisa não é bem assim. O maior problema hoje não é Brasil e Venezuela, mas Brasil e Bolívia, e esta com apoio da Venezuela. Tudo por causa de seu presidente Evo Morales, mas se for "controlado" muita coisa pode ser "atenuada". Outro problema bem delicado é o futuro presidente paraguaio, dependendo do eleito a coisa pode "azedar", mas este é outro assunto.

Relaxe! Falta muito ainda para pegar em um bom fuzil. rsrsrs

Abraços,

Orestes

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#83 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Out 13, 2007 9:16 am

LEO escreveu:Sim, é uma hipótese realmente possível. Mas vejo eu que caso essa situação realmente ocorra (um colapso econômico - vai precisar de uma boa crise do petróleo) a primeira opção dos milicianos seria permanecer em território venezuelano do que investir em territórios de países vizinhos, onde seriam certamente reprimidos. Além do mais, que estrutura logística teriam para tal?
Depois de um determinado tempo esses grupos poderiam passar a ser mais organizados (próximo do molde FARC), se sustando através de atividades ilícitas e aí sim passando a ser mais perigosos. Mas mesmo assim em número bastante reduzido, se comparado com as "centenas de milhares" estipulados. No entanto, não creio que grupos como estes poderiam de fato dominar porções de território em outros países.

Oi Leo,

É bem verdade que o simples fato de um miliciano armado ver o governo que o convocou ser derrubado (democraticamente ou através de algum tipo de golpe ou revolução) não o faz automaticamente partir para atacar um país vizinho. Mas o problema é justamente que estas centenas de milhares de homens que o Chavez quer convocar (e até hoje ele fez sim tudo o que disse que ia fazer), certamente já estariam em pé de guerra durante própria crise do regime chavista, pois seriam a primeira linha de defesa do próprio Chavez no caso de ameaça séria contra o seu regime. E como na maioria dos casos conhecidos de unidades assim (do cangaço às FARC), eles viveriam principalmente "da terra", sendo sustentados basicamente pelas populações e recursos locais, seja voluntariamente seja à força.

No caso da queda do regime Chavez aqueles que não se entregassem e desarmassem seriam imediatamente colocados como inimigos na nação venezuelana, e seriam obrigados a fugir para o interior do país onde poderiam se esconder das forças oficiais do novo governo. Não duvido que muitos simplesmente se entregassem, mas mesmo que apenas uma porcentagem mínima deles insistisse em ficar com suas armas e continuar a luta, já teria se formado um (ou provavelmente vários) grupos nos moldes das FARC (como você citou), cada um já plenamente armado e organizado e com várias dezenas de milhares de homens (Chavez quer armar 1 milhão de homens. Se só 20% deles decidirem continuar lutando já seriam 200 mil!). E o novo governo venezuelano, que certamente estaria tremendamente frágil depois da convulsão da queda do regime Chavez, não teria a menor condição de desbaratar estes grupos.

Estes ex-milicianos seriam praticamente obrigados a se associar a atividades ilícitas (não só tráfico de drogas e armas, mas também exploração ilegal de recursos naturais) e a extorquir as populações locais que vivessem nas áreas sob seu controle. E eu duvido muito que grupos deste tamanho se preocupassem seriamente com qual o lado da fronteira que eles estariam ocupando. Por exemplo, áreas como a Reserva Raposa do Sol seriam extremamente atraentes para grupos assim. O próprio pessoal das FARC já teve entreveros com nossas unidades de guerra na selva no nosso lado da fronteira, e o conjunto destes grupos de ex-milicianos seria muito maior e consequentemente muito mais auto-confiante (abusado mesmo).

Daí a ameaça de conflito com as FA's brasileiras. E se este conflito começar, pronto, já teremos o quadro que eu pintei.

É claro que pode não acontecer nada disso, mas eu pessoalmente acredito que o risco deste tipo de desenvolvimento da situação da Venezuela seja muito maior que o de uma guerra declarada entre o regime Chavez e o Brasil.

Abraços,

Leandro G. Card

Degan
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por Degan » Sáb Out 13, 2007 10:36 am

Alguien me podría aclarar por qué Venezuela querria atacar a Brasil...???.

¿Qué ganaría?.
¿De quién se haría amigo?.
¿Cuál sería el veneficio de largo plazo?
¿Qué aliados REALES tendría?
¿Quién lo apoyaría internacionalmente?.

.... :?

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
orestespf
Sênior
Sênior

#85 Mensagem por orestespf » Sáb Out 13, 2007 12:16 pm

Degan escreveu:Alguien me podría aclarar por qué Venezuela querria atacar a Brasil...???.

¿Qué ganaría?.

Olá Degan,

não vejo motivos para a Venezuela atacar o Brasil, hoje. Porém devemos nos preocupar com as questões energéticas, mais especificamente petróleo e gás. E no que diz respeito ao gás, este atinge o Brasil e também o Chile e isso passa pela Bolívia e seu presidente Evo Morales, um populista sem visão estratégica.

Basta o Morales dizer que não entrega mais gás ao Brasil para termos um problema sério e grande. Não significa que o Brasil não possa viver sem o gás boliviano, mas investimos muito dinheiro lá e digamos que a coisa não ficaria só nisso. Claro que a diplomacia entraria em cena, mas até quando? Se ela não se mostrar vitoriosa seria natural imaginarmos uma "intervenção militar" na Bolívia.

E é neste ponto que entra em cena a Venezuela e sua política bolivariana. Seria mais do que natural um apoio "armado" do Chávez ao Morales.

E o que Bolívia/Venezuela ganhariam nesta guerra (não necessariamente uma invasão ao Brasil)? Ganhariam com a derrota do Brasil, o maior país da AS e a maior economia.

Se um país como o Brasil (imperialistas para Morales e Chávez) quebrar, eles entendem que a política bolivariana ganha. Pensam que poderão superar os prejuizos da guerra com a valorização do petróleo e gás, pois sabemos que os preços destes produtos sobem muito quando qualquer grande produtor entra em guerra e que nenhum país do mundo não ficaria sem comprar petróleo e gás. Raciocínio limitado, mas...

Quem mais ganharia nesta confusão? Argentina! Que deseja aumentar sua compra de gás boliviano, mas está impedida pelo acordo Brasil-Bolívia. Neste caso, teríamos a quebra do Brasil e o alavancamento da economia argentina, que anda assolada.

Quem apoiaria tal investida bolivariana? Ninguém. Seria uma operação de alto risco. Teria que ser um plano muito bem medido e calculado.

Existe alguma probabilidade disso acontecer? Sim, remota, mas existe. Inclusive com "respingos" no Chile, pra não dizer coisa pior.

Por enquanto tudo isso não passa de um grande exercício de abstração, mas com alguma coerência.

Hoje em dia me preocupo muito mais com a eleição para presidente no Paraguai do que uma possível guerra Brasil-Bolívia/Venezuela. Isso porque existe uma grande pressão no Paraguai para reaver "seus direitos" sobre Itaipu. O Brasil sem a energia elétrica de Itaipu teria seríssimos problemas, a região Sul e Sudeste ficariam desabastecidas, então...

Sds,

Orestes

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#86 Mensagem por Marino » Sáb Out 13, 2007 12:36 pm

Caro Orestes
No final de 2008 acaba a necessidade do gás boliviano.
Aí vamos ver quem vai fazer pressão em quem.
Quem viver verá.

orestespf
Sênior
Sênior

#87 Mensagem por orestespf » Sáb Out 13, 2007 1:23 pm

Marino escreveu:Caro Orestes
No final de 2008 acaba a necessidade do gás boliviano.
Aí vamos ver quem vai fazer pressão em quem.
Quem viver verá.

Olá Marino,

concordo com essa tese, mas ainda me preocupo com o interesse argentino e chileno pelo gás boliviano, inclusive oferencendo mais grana pelo mesmo.

Não vejo estes dois países comprando gás na mesma escala que o Brasil. Mas gás e petróleo nós nunca dizemos não, ainda mais a bons preços. Então...

Na verdade a Bolívia ainda precisará vender gás ao Brasil, isto para manter a mesma receita atual, aí poderemos nos dar bem. Por outro lado, isso diminui a possibilidade de conflitos com o país vizinho. Melhor assim.

Abração,

Orestes

PRick

#88 Mensagem por PRick » Sáb Out 13, 2007 1:43 pm

orestespf escreveu:
Degan escreveu:Alguien me podría aclarar por qué Venezuela querria atacar a Brasil...???.

¿Qué ganaría?.

Olá Degan,

não vejo motivos para a Venezuela atacar o Brasil, hoje. Porém devemos nos preocupar com as questões energéticas, mais especificamente petróleo e gás. E no que diz respeito ao gás, este atinge o Brasil e também o Chile e isso passa pela Bolívia e seu presidente Evo Morales, um populista sem visão estratégica.

Basta o Morales dizer que não entrega mais gás ao Brasil para termos um problema sério e grande. Não significa que o Brasil não possa viver sem o gás boliviano, mas investimos muito dinheiro lá e digamos que a coisa não ficaria só nisso. Claro que a diplomacia entraria em cena, mas até quando? Se ela não se mostrar vitoriosa seria natural imaginarmos uma "intervenção militar" na Bolívia.

E é neste ponto que entra em cena a Venezuela e sua política bolivariana. Seria mais do que natural um apoio "armado" do Chávez ao Morales.

E o que Bolívia/Venezuela ganhariam nesta guerra (não necessariamente uma invasão ao Brasil)? Ganhariam com a derrota do Brasil, o maior país da AS e a maior economia.

Se um país como o Brasil (imperialistas para Morales e Chávez) quebrar, eles entendem que a política bolivariana ganha. Pensam que poderão superar os prejuizos da guerra com a valorização do petróleo e gás, pois sabemos que os preços destes produtos sobem muito quando qualquer grande produtor entra em guerra e que nenhum país do mundo não ficaria sem comprar petróleo e gás. Raciocínio limitado, mas...

Quem mais ganharia nesta confusão? Argentina! Que deseja aumentar sua compra de gás boliviano, mas está impedida pelo acordo Brasil-Bolívia. Neste caso, teríamos a quebra do Brasil e o alavancamento da economia argentina, que anda assolada.

Quem apoiaria tal investida bolivariana? Ninguém. Seria uma operação de alto risco. Teria que ser um plano muito bem medido e calculado.

Existe alguma probabilidade disso acontecer? Sim, remota, mas existe. Inclusive com "respingos" no Chile, pra não dizer coisa pior.

Por enquanto tudo isso não passa de um grande exercício de abstração, mas com alguma coerência.

Hoje em dia me preocupo muito mais com a eleição para presidente no Paraguai do que uma possível guerra Brasil-Bolívia/Venezuela. Isso porque existe uma grande pressão no Paraguai para reaver "seus direitos" sobre Itaipu. O Brasil sem a energia elétrica de Itaipu teria seríssimos problemas, a região Sul e Sudeste ficariam desabastecidas, então...

Sds,

Orestes

Sem dúvida,

Estou muito mais preocupado com Paraguai e Bolívia, do que com a Venezuela. A Bolívia parece estar rachada ao meio. O caso Paraguaio é mais complicado por conta de nossas interdependências.

[ ]´s

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#89 Mensagem por Sniper » Sáb Out 13, 2007 2:04 pm

Orestes, quem é o principal parceiro da Argentina :?:

Quem é o principal fornecedor de materia prima da Argentina :?:

Você acredita mesmo que a Argentina possa de alguma forma se beneficiar de uma barrocada da econômia Brasileira :?: :shock:

Imagem
douglas_bc
Intermediário
Intermediário

#90 Mensagem por douglas_bc » Sáb Out 13, 2007 2:41 pm

Saiu até uma reportagem na IstoéDinheiro: "Cristina Kirchner vem visitar a matriz"

Sniper escreveu:Orestes, quem é o principal parceiro da Argentina :?:

Quem é o principal fornecedor de materia prima da Argentina :?:

Você acredita mesmo que a Argentina possa de alguma forma se beneficiar de uma barrocada da econômia Brasileira :?: :shock:

No meu ponto de vista o Brasil depende muito mais de Itaipu do que do gás boliviano. Aí sim, se algum governo paraguaio resolver radicalizar, não poderemos (e não poderá haver petista querendo isso) pensar duas vezes em ocupar o pedaço do Paraguai no qual está Itaipu. Seria simplesmente deixar que alguém enfie uma faca no nosso estômago e ficar só olhando, sangrando até morrer.

Se bem que, desse governo, não duvido de nada. Se algum Governante radical do Paraguai falar alguma coisa, hoje, o Presidêntio, diria simplesmente "é direito dos movimentos sociais do Paraguai, devemos ajudar-los". Nunca antes na história deste país ajudamos tanto as organizações irregulares (movimentos sociais).

Alguém sabe quando é a eleição paraguaia?

Responder