Reino Unido retira mil soldados do Iraque
2007/10/02 | 12:35
Até ao final do ano, parte das tropas britânicas serão enviadas noutras missões
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou hoje em Bagdad que cerca de mil soldados britânicos poderão ser retirados do Iraque até ao final de 2007, noticiou a Lusa.
«Acredito que até ao final do ano as forças britânicas, que são actualmente de 5.500 homens, possam ser reduzidas para 4.500. De agora até ao Natal, um milhar dos nossos soldados podem ser repatriados para o Reino Unido para outras missões», afirmou Gordon Brown aos jornalistas depois de um encontro com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki.
Gordon Brown, que foi ao Iraque numa visita não anunciada, também afirmou que a transferência do controlo da província de Bassorá, sul do Iraque, das forças britânicas para as autoridades iraquianas será efectuada «nos próximos dois meses».
Depois do encontro com Gordon Brown, Al-Maliki, afirmou que os iraquianos estão preparados para assumir a segurança de Bassorá no prazo de dois meses e que o farão.
Esta visita ao Iraque foi a primeira de Gordon Brown como primeiro-ministro, cargo que assumiu a 27 Junho quando sucedeu a Tony Blair, aliado do Presidente norte-americano, George W. Bush, desde o início da guerra do Iraque.
O chefe de governo britânico também deverá reunir-se com outros líderes xiitas e sunitas iraquianos para abordar a situação da segurança no país árabe.
O Reino Unido assumiu no início do conflito, em Março de 2003, o controlo de quatro províncias do sul do Iraque. Desde então já entregou ao governo iraquiano o controlo de três províncias.
http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291