FX-2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1215 vezes
Agradeceram: 732 vezes

#121 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Set 29, 2007 10:32 am

projeto escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:
projeto escreveu:Infelizmente essa quantidade de modelos diferentes terá que ser administrada.

Abraços

Administrada? Se continuar dessa maneira a FAB terá é que privatizar a sua logística.

Passo mal só de imaginar uma Força em pleno século 21 operando 4 vetores. Por essa e outras mazelas a FAB se encontra em penúria. Falta recursos? Não, falta é administração.

Abraços,

Wesley

Oi Wesley, fazer o que?
Não estou defendendo, só tentando ser realista.
Desculpa se estou sendo grosseiro mas se adiantasse reclamar eu também reclamaria. :wink:

Grande abraço

Amigo,

é a nossa realidade, fazer o que né?

Abraços,

Wesley

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#122 Mensagem por pafuncio » Sáb Set 29, 2007 10:34 am

A 50 ? S 300 ? S 400 ? Mi 28 ? SSN?

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#123 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Set 29, 2007 10:58 am

Thor escreveu:Administrada? Se continuar dessa maneira a FAB terá é que privatizar a sua logística.

Passo mal só de imaginar uma Força em pleno século 21 operando 4 vetores. Por essa e outras mazelas a FAB se encontra em penúria. Falta recursos? Não, falta é administração.

Abraços,

Wesley

Quantos tipos de caças têm os EUA?? F-15, F-16, A-10, etc...
Inglaterra?? e tantos outros...
Não vá me falar que os EUA agora tão fincando em só JSF e F-22, eu também quero estes aqui pra nós...
Cada projeto é um projeto e nem pense que vamos nos apoiar em indústria nacional, pois comerciante é comerciante em qualquer lugar, e não têm nacionalidade, o que vale é um bom contrato de suporte logístico e dinheiro no bolso... será que todos os países, diga-se empresas internacionais também, cumprem com as obrigações de manutenção de linha e estoque para um ciclo de vida de um projeto??
Pensemos a respeito

Agora o mais importante:

Qual o orçamento para Defesa nos EUA?
E a Inglaterra? e tantos outros...
E qual o orçamento do Brasil?

Querer comparar Brasil com EUA? Desculpe, mas não vou nem comentar...

Um país que quer SER GRANDE precisa e se faz necessário apoiar na sua indústria. É de longa data que escuto esta afirmação, que "comerciantes não tem nacionalidade", mas o problema no Brasil é cultural. Quer falar em nacionalidade? Pois bem, quantas crianças hoje do ensino fundamental sabem cantar o Hino Nacional? Se você for questionar elas sobre datas importantes ( 7 de setembro, 15 de novembro, 19 de abril, etc.) o resultado será lamentável. Conclusão: um país que não tem cultura não tem futuro.

Gostaria de ver um bom contrato de suporte logístico funcionar durante um conflito, ainda mais quando pode haver interesses divergentes. Em caso de necessidade, somos nós brasileiros (seja ele comerciante, medico, policial, engenheiro...) que iremos prover as nossas FAs. Você acha que isso é apena conversa? Imagina se Israel pensasse assim...

Desculpe se fui grosseiro, não foi minha intenção. Só quero mostrar que em uma país todos se fazem necessários. Ninguém é melhor do que o outro.

Abraços,

Wesley

Carlos Mathias

#124 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 29, 2007 11:24 am

Olha pessoal, já foi dito aqui que os Matusa estão desgarrados do FX-2. Então, pode ser, veja bem, pode ser que este seja na verdade o low da dupla que poderá surgir. Os A-1 podem ir para o treinamento e os F-5M para missões menos nobres que a defesa aérea.

Digamos que pode ser uma espécie de defesas em camadas. No topo o FX, depois os Matusas e por último, os F-5M.

Orestes colocou um brilho nos meus olhos agora:

Não existe necessidade de mais tempo para escolhas, o que falta é encontrar um fornecedor que aceite transferência tecnológica nos moldes pretendido pelo governo. De todos os que conhecemos, só vejo duas possibilidades: França e Rússia.

Bem, no FX-1 sabemos que a Rússia colocou a mãe e o cachorra da família na roda. Ofereceram praticamente tudo o que seria necesssário e o caso venezuelano é exemplar, venderam, entregaram e foram além, como dizem os colegas.

Ora, a França é ruim de jogo prá cacete, os EUA então nem que o Bush desfile na Mangueira no carnaval. Só resta a Rússia como "mothers-salers & delivery".

Mas, apesar desta minha análise simplista e superficial apontar nesta direção, continuo achando impossível esta escolha, haveria que se ter uma coragem política que jamais existirá no Brasil.

E antes que falem dos franceses, eles estão se associando com tudo quanto é empresa russa do setor de aviação. Quer dizer, parece que só nós aqui é que temos essa bobeira de exclusividade, de único comprador. Nem isso justificaria uma negativa por parte do governo brasileiro, já que nosso parque industrial sempre nos permitirá muito mais liberdade de operação destes vetores, seja qual for, mas principalmente se a compra for relacionada com a transferência tecnológica, pois temos base para absorver praticamente tudo, e assim tornarmo-nos mais "livres' no uso dos aviões. Obviamente também vai depender do grau de transferência envolvida na compra, e isso nos faz retornar a apenas um fornecedor, aquele que vende a mãe e entrega rápido.

Se o núcleo da decisão for tecnologia, vejo a Rússia como muito mais aberta. Escancarada mesmo.

Mas...

R.A.Barros
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#125 Mensagem por R.A.Barros » Sáb Set 29, 2007 12:20 pm

Eu já disse, bota um piloto do 1°GDA pra escolher o novo caça, não esses caras que não entendem que estamos no século 21.

A economia também, Brasil é mais rico que Venezuela, porém o Chavez realmente intende de poder militar, os militares Brasileiros são muito inteligentes, porém falta colocar a mão no bolso e trazer coisas novas..

A melhor coisa seria variar um poco na compra, comprar caças diferentes, o J-10 é um caça de ataque e também um bombardeiro. O rafale, muito bom esse caça.

E também se comprar material chines, países vizinhos e aliados ao Brasil não ficariam bravo né?

VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#126 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 29, 2007 12:49 pm

cicloneprojekt escreveu:
zela escreveu:E os F-16? Nada?

Ainda estãona berlinda. Mas quem está participando donegócio afirma categoricamente, que o departamento de estado ainda dará uma última cartada antes que se defina o vencedor.

Ninguém da FAB duvida dos méritos do rafa. O problema é sua sustentabilidade/manutenabilidade.

sds

Walter

Walter,

Se for assim, cai por terra a minha teoria de que existe um avião já escolhido. Então, no final de 2007, ainda estão na fase preliminar de escolha de um avião, isso não é nada bom.

Outro ponto, sobre sustentabilidade/manutenabilidade do Rafa, só se for por parte da FAB porque o suporte do fabricante sempre foi muito bom, você deve saber de recentes depoimentos sobre o MIII na FAB.

P.S.: Sobre a convivência de modelos e fornecedores diferentes na AS: A FAV tem/terá F-16A/B, F-5A/B, Mirage 50, Su-30MK2 e Su-35. O Chile: F-16C, F-16MLU, F-5E/F, A-37 e Mirage 50. Então não é só no Brasil que essa situação existe.

Abraços

Alberto -
soultrain
Sênior
Sênior

#127 Mensagem por soultrain » Sáb Set 29, 2007 2:35 pm

:idea:

EF-2000?

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#128 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Set 29, 2007 3:16 pm

projeto escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
zela escreveu:E os F-16? Nada?

Ainda estãona berlinda. Mas quem está participando donegócio afirma categoricamente, que o departamento de estado ainda dará uma última cartada antes que se defina o vencedor.

Ninguém da FAB duvida dos méritos do rafa. O problema é sua sustentabilidade/manutenabilidade.

sds

Walter

Walter,

Se for assim, cai por terra a minha teoria de que existe um avião já escolhido. Então, no final de 2007, ainda estão na fase preliminar de escolha de um avião, isso não é nada bom.

Outro ponto, sobre sustentabilidade/manutenabilidade do Rafa, só se for por parte da FAB porque o suporte do fabricante sempre foi muito bom, você deve saber de recentes depoimentos sobre o MIII na FAB.

P.S.: Sobre a convivência de modelos e fornecedores diferentes na AS: A FAV tem/terá F-16A/B, F-5A/B, Mirage 50, Su-30MK2 e Su-35. O Chile: F-16C, F-16MLU, F-5E/F, A-37 e Mirage 50. Então não é só no Brasil que essa situação existe.

Abraços

Não , não cai não.

A decisão já foi tomada. Mas está muito bem hermetizada. O que vier daqui para frente é contra-info.

A questão agora é política.

Haverá ainda um circo com o envio de pilotos para executar "testes". Só isso.

O que especularam para mim, é que a FAB tem que ficar alerta com o manuseio desta questão por parte do Horatio. O pessoal que não vai com a cara dele, est´´a supondo que um eventual menuseio ionábil por parte do horatio pode ser a tentativa de angariar $ para aviabilização de uma campanha rumo ao Planalto(...)

Conspiração. Não.
Estamos no Brasil mesmo.

sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Kratos
Sênior
Sênior

#129 Mensagem por Kratos » Sáb Set 29, 2007 5:36 pm

cicloneprojekt escreveu:
marcelosobrado escreveu:
orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
Não se comprar um caça com se compra um computador. Isto exige muita negociação e tempo, principalmente para entregá-lo e torná-lo operacional.

Pô Orestes, mas haja escolhe hein? Amigo, isso aqui está uma esculhambação só.

A frase foi dita para mostrar que a FAB já conhece os competidores e o mais adequado. O motivo da demora, pra mim, claro, não se deve apenas a questão orçamentária, mas a falta de garantia para mantê-los. Acho que isto foi resolvido recentemente com o ajuste do orçamento para os próximos anos, pelo menos os comandantes estão confiantes e bastante "alegres" (não me lembro de ter visto isso antes).

Não existe necessidade de mais tempo para escolhas, o que falta é encontrar um fornecedor que aceite transferência tecnológica nos moldes pretendido pelo governo. De todos os que conhecemos, só vejo duas possibilidades: França e Rússia.

A França aceita, mas com altos custos. Além do mais o Rafale vem sofrendo derrotadas atrás de derrotas, não vende. É como comprar um computador maravilhoso, mas com arquitetura fechada, com o tempo terá sérios aborrecimentos.

A Rússia vende ou entrega quase tudo, até a mãe se for necessário. Mas... rsrsrs

Sds,

Orestes

Mas...?
*
*
*
*

Mas.... o problema é que a Russia JÁ forneceu tudo que a venezuela pediu, e até(nas palavras de um companheiro ex-integrante do CENIMAR) "até o que a Venezuela Não PEDIU"

E, ele adiantou ainda que essa parte grifada será amargamente sentida por brasileiros e colombianos a partir de 2009.

Tentei perguntar exatamente o que era e ele polidamente não quiz comentar. Sódisse que a porincípio não se tratava de armamento. :? :? :? :? :?:

Poderia ser um A-50, ele não é considerado diretamente "armamento" apesar de ter sua função militar.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Moccelin
Sênior
Sênior

#130 Mensagem por Moccelin » Sáb Set 29, 2007 6:20 pm

Kratos escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
marcelosobrado escreveu:
orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
Não se comprar um caça com se compra um computador. Isto exige muita negociação e tempo, principalmente para entregá-lo e torná-lo operacional.

A frase foi dita para mostrar que a FAB já conhece os competidores e o mais adequado. O motivo da demora, pra mim, claro, não se deve apenas a questão orçamentária, mas a falta de garantia para mantê-los. Acho que isto foi resolvido recentemente com o ajuste do orçamento para os próximos anos, pelo menos os comandantes estão confiantes e bastante "alegres" (não me lembro de ter visto isso antes).

A França aceita, mas com altos custos. Além do mais o Rafale vem sofrendo derrotadas atrás de derrotas, não vende. É como comprar um computador maravilhoso, mas com arquitetura fechada, com o tempo terá sérios aborrecimentos.

A Rússia vende ou entrega quase tudo, até a mãe se for necessário. Mas... rsrsrs

Sds,

Orestes

Mas...?
*
*
*
*

Mas.... o problema é que a Russia JÁ forneceu tudo que a venezuela pediu, e até(nas palavras de um companheiro ex-integrante do CENIMAR) "até o que a Venezuela Não PEDIU"

E, ele adiantou ainda que essa parte grifada será amargamente sentida por brasileiros e colombianos a partir de 2009.

Tentei perguntar exatamente o que era e ele polidamente não quiz comentar. Sódisse que a porincípio não se tratava de armamento. :? :? :? :? :?:

Poderia ser um A-50, ele não é considerado diretamente "armamento" apesar de ter sua função militar.

Uns A-50, ou uma base de lançamento de foguetes (não sei a viabilidade que isso teria, mas...), mas essa afirmação de que o Brasil e a Colômbia não iam gostar que é estranho... Deixa as fichas mais voltadas pro A-50 mesmo...

The cake is a lie...
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#131 Mensagem por Sniper » Sáb Set 29, 2007 6:36 pm

cicloneprojekt escreveu:
marcelosobrado escreveu:
orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:

Sds,

Orestes

Mas...?
*
*
*
*

O quê que se pode deduzir então?

Acordo na área nuclear?

Opnião pessoal minha. SIM

Ou seja assim como o Irã, teríamos a Venezuela assinando um acordo nuclear com Russatom(esqueci o nome da estatal russa para energia nuclear)

Eu ACHO que é isso(sem fuentes)

sds

Walter

Aposto as minhas fichas que se trata de um acordo na área Nuclear.

Não sei se os colegas se atentaram a esta fala do Chávez: [url=http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL110571-5602,00-VAO+ME+ACUSAR+DE+FAZER+A+BOMBA+ATOMICA+COM+O+IRA+DIZ+CHAVEZ.html]'Vão me acusar de fazer a bomba atômica com o Irã', diz Chávez
[/url]

Atualmente, não existe um programa nuclear Venezuelano oficial ou secreto (pelo menos que nós saibamos... :roll: ) mas de certa forma Chávez pode estar "preparando terreno" para quando iniciar efetivamente o seu "programa nuclear com fins energéticos". :wink:

Imagem
Moccelin
Sênior
Sênior

#132 Mensagem por Moccelin » Sáb Set 29, 2007 6:39 pm

Hehehehehe... Isso pode ser a gota d'água pra Venezuela virar inimigo de verdade dos Norte-Americanos..

The cake is a lie...
Pedro H Serafim
Intermediário
Intermediário

#133 Mensagem por Pedro H Serafim » Sáb Set 29, 2007 7:15 pm

Se o Chavez falar a palavra Nuclear os EUA vem aqui e chutam a bunda dele tao forte que nunca mais a Venezuela consegue se levantar de novo e ainda montam uma base americana em territorio Venezuelano....
Eles estao quase montando uma base na Guiana.....

Dizem que dentro dos proximos anos o Chavez vai ter uns 50 su-30 mk2......
Nao sei se eu queria isso pro Brasil, acho melhor 24 Rafale e 36 M2000 modernizado do que esses su-30.... Tudo bem que é um aviao muito bom e tal, mas ja viram o interior dele? Parece a maquina de lavar aqui de casa....ta anos luz de um rafale ou f-16I...acho q tao enchendo muito a bola dos su-30 venezuelano.....Se fossem su-30 Indianos eu ficaria muito, mas muito mais preocupado....

Degan
Sênior
Sênior

#134 Mensagem por Degan » Sáb Set 29, 2007 9:01 pm

Projeto, hay claramente una gran diferencia...los MIII/V/50 se vendieron por miles a medio planeta, y en muchas partes se fabricó con licencia.
Por último, el soporte postventa de Dassault y sus Mirages NUNCA fue de lo mejor, los tiempos de entrega eran a discreción de los franceses al igual que las cantidades.

En Chile los F-16 se compraron para sustituir a los Mirages. El Elkan ya se fue y el Pantera se va a fines de este año.

A decisão já foi tomada. Mas está muito bem hermetizada. O que vier daqui para frente é contra-info.

Por qué...???.
No entiendo por qué Brasil necesita ese secretismo...

Uns A-50, ou uma base de lançamento de foguetes (não sei a viabilidade que isso teria, mas...), mas essa afirmação de que o Brasil e a Colômbia não iam gostar que é estranho... Deixa as fichas mais voltadas pro A-50 mesmo...

El A-50 es muy caro, no muy distinto de un F-16 nuevo y mucho más que un F-16MLU.

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#135 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Set 29, 2007 9:15 pm

Degan escreveu:

Projeto, hay claramente una gran diferencia...los MIII/V/50 se vendieron por miles a medio planeta, y en muchas partes se fabricó con licencia.
Por último, el soporte postventa de Dassault y sus Mirages NUNCA fue de lo mejor, los tiempos de entrega eran a discreción de los franceses al igual que las cantidades.

En Chile los F-16 se compraron para sustituir a los Mirages. El Elkan ya se fue y el Pantera se va a fines de este año.

Por qué...???.
No entiendo por qué Brasil necesita ese secretismo...

El A-50 es muy caro, no muy distinto de un F-16 nuevo y mucho más que un F-16MLU.

Degan,

A-50 errado. Acredito que o pessoal esteja falando desse A-50:
Imagem

Responder