Pedro H Serafim escreveu:FIGHTERCOM escreveu:Pedro H Serafim escreveu:projeto escreveu:O Rafa é só a minha opinião, com base no que venho acompanhando por aí, notas na imprensa, aproximação com franceses, etc. Mas posso estar errado claro. A quantidade foi um chute, com base no que eu acho que deveria ser o mínimo e porque sei que são aviões caríssimos (como qualquer outro de ponta).
Então, em oito anos, a FAB poderia contar com 36 Rafales F3, cerca de 59 F-5M (?), 53 A-1M, 24 Mirage2000 modernizados ou não, fora os 99 A-29 e suporte de 5 AEW&C. Daria mais ou menos 170 aviões de combate a jato.
[]'s
Concordo plenamente, porém com algumas ressalvas, acho que a compra de mais mirage 2000 fala muito a favor do rafale, só que este é muito caro e lembrem-se que o fx estava programado com um custo por volta de 1,1 bilhao portanto acho que o Brasil vai comprar no máximo 24 Rafales, segundo informaçoes a França estaria disposta a ceder um lote de 12 mirage 2000 e o Brasil ainda compraria mais um lote....ou seja...seriam 24 Rafales e 36 Mirage 2000. Somando esse numero com os f-5 que o Brasil tem e que vai adiquirir seja da Jordania ou Arabia Saudita ou de ambos, o Brasil possuira por volta de 120 caças que é o plano original da FAB......
A modernizaçao dos m2000 seria mais simples que a dos f-5, uma vez que esses avioes nao sao tao gastos e tao velhos quanto os f-5 e ja passaram por uma revisão estrutural na França..... A modernizaçao dos M2000 em um padrão que lhe permita utilizar os misseis MICA, faz dele uma arma extremamente capaz, ainda mais quando associado aos AEW&C
O Brasil com essa configuraçao, mais a associaçao de MICA + METEOR estaria em muito boas mãos....
Lembrem-se que os nossos vizinhos tirando o Peru, Chile, e Venezuela, nao são pareos nem mesmo aos F-5m....
Isso é o que tudo indica............porém como se trata de Brasil, esqueça tudo que acabou de ler porque pode ser que nao seja nada disso......
Amigo,
Gostaria de citar um detalhe. Enquanto os nossos vizinhos (Chile e Venezuela) estão adotando um único vetor, nós brasileiros já estamos sonhando com 4. A ordem é racionalizar. Já que o casamento com os franceses é dado como certo por muitos, por que não concentrar em Rafales e Mirages? Chega de mais F-5s e modernização dos AMX.
Quando penso no estado lamentável que a FAB se encontra hoje, lembro-me de uma frase de um escritor inglês (esqueci o nome no momento): "Não existe países subdesenvolvidos, mas sim países subadministrados". Com esse planejamento atual a FAB tem mais é que se extinguir.
Abraços,
Wesley
Concordo plenamente, porém acho que deveriamos no concentrar nao em 1, mas em 2 vetores no máximo.............
O que acontece com a FAB é que cada um tem uma grande idéia e coloca em prática, ai nos temos diversas boas ideias que acabam entrando em conflito e resultando em um destre.... ideia boa + ideia boa = Confusão
FX-2
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1215 vezes
- Agradeceram: 732 vezes
- R.A.Barros
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
- R.A.Barros
- Sênior
projeto escreveu:Infelizmente essa quantidade de modelos diferentes terá que ser administrada.
Também acharia melhor ter um ou dois modelos mas me parece ser fora de questão, talvez pelos próximos 10 anos.
Abraços
Exagerei? Que tal 10 J-10 e 10 Rafales?
1° GDA = Mirage2000 (Centro-Oeste)
2° GDA = J10 (Amazonia)
3° GDA = Rafales (Litoral)
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1215 vezes
- Agradeceram: 732 vezes
projeto escreveu:Infelizmente essa quantidade de modelos diferentes terá que ser administrada.
Abraços
Administrada? Se continuar dessa maneira a FAB terá é que privatizar a sua logística.
Passo mal só de imaginar uma Força em pleno século 21 operando 4 vetores. Por essa e outras mazelas a FAB se encontra em penúria. Falta recursos? Não, falta é administração.
Abraços,
Wesley
- R.A.Barros
- Sênior
FIGHTERCOM escreveu:projeto escreveu:Infelizmente essa quantidade de modelos diferentes terá que ser administrada.
Abraços
Administrada? Se continuar dessa maneira a FAB terá é que privatizar a sua logística.
Passo mal só de imaginar uma Força em pleno século 21 operando 4 vetores. Por essa e outras mazelas a FAB se encontra em penúria. Falta recursos? Não, falta é administração.
Abraços,
Wesley
Olha, o que realmente falta pra FAB é colocar brigadeiros NOVOS, essas pessoas mais idosas ainda estão no século 20.
Andei vendo sobre o J-10, ele seria perfeito operando com o Rafale..
Quero que vocês conheçam mais o Jian 10.
VIDEO EM PLENO VÔO
http://br.youtube.com/watch?v=XDhnZIx-hwc
"[...] It can compare with Mirage 2000, F-16, F/A-18F Super Hornet, MiG-29 and Mitsubishi F-2"
General characteristics
Crew: 1 or 2
Length: 16.5 m (54 ft)
Wingspan: 11.3 m (37 ft 2 in)
Height: 6.0 m (15 ft 6 in)
Wing area: 45.5 m² (490 ft)
Empty weight: 8000~9,730 kg (21,460 lb)
Useful load: 5,500 kg (9 920 lb)
Max takeoff weight: 19,277 kg (42,498 lb)
Powerplant: 1× Saturn-Lyulka AL-31FN or Woshan WS-10A "Taihang" turbofan
Dry thrust: 89.43 kN / 89.17 kN (17,860 lbf / 20,052 lbf)
Thrust with afterburner: 122.5 kN / 129.4 kN (27,557 lbf / 29,101 lbf)
Performance
Maximum speed: Mach 2.0 at altitude, Mach 1.2 at sea level
Maximum range: 2,940 km
Combat radius: 750+ km
Service ceiling: 20,000 m (65,617 ft)
Armament
Guns: 2× 23 mm internal cannon
Hardpoints: 11, 3 under each wing and 5 under the fuselage
Missiles:
Air-to-air: PL-8, PL-9, PL-11, PL-12
Air-to-surface: PJ-9, YJ-9K, 90 mm unguided rocket launcher pods
Bombs: laser-guided bombs (LT-2), glide bombs (LS-6) and unguided bombs
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
-
- Sênior
FIGHTERCOM escreveu:projeto escreveu:Infelizmente essa quantidade de modelos diferentes terá que ser administrada.
Abraços
Abraços,
Wesley
Oi Wesley, fazer o que?
Não estou defendendo, só tentando ser realista.
Desculpa se estou sendo grosseiro mas se adiantasse reclamar eu também reclamaria.
Grande abraço
Alberto -
projeto escreveu:FIGHTERCOM escreveu:projeto escreveu:Infelizmente essa quantidade de modelos diferentes terá que ser administrada.
Abraços
Abraços,
Wesley
Oi Wesley, fazer o que?
Desculpa se estou sendo grosseiro mas se adiantasse reclamar eu também reclamaria.
Grande abraço
Sendo um pouco realista, sinceramente, não existe qualquer canche de J-10 por aqui, alguém acredita nessa possibilidade aqui?
[ ]´s
-
- Sênior
PRick escreveu:projeto escreveu:FIGHTERCOM escreveu:projeto escreveu:Infelizmente essa quantidade de modelos diferentes terá que ser administrada.
Abraços
Abraços,
Wesley
Oi Wesley, fazer o que?
Grande abraço
Sendo um pouco realista, sinceramente, não existe qualquer canche de J-10 por aqui, alguém acredita nessa possibilidade aqui?
[ ]´s
Eu não. Opinei sobre o que eu acho uns posts acima.
[]'s
Alberto -
-
- Sênior
- Contato:
PRick escreveu:projeto escreveu:FIGHTERCOM escreveu:projeto escreveu:Infelizmente essa quantidade de modelos diferentes terá que ser administrada.
Abraços
Abraços,
Wesley
Oi Wesley, fazer o que?
Grande abraço
[ ]´s
Eu mal acredito nele voando na china
Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
The Baaz
- Moccelin
- Sênior
Depois que eu ví uns vídeos de crash tests de uns carrros chineses eu não sou a favor da compra de nada que venha da china!!!
Pra quem quiser ver ta lá no gerais no tópico sobre carros. É assustador!!! A integridade estrutural dos citados veículos é tão baixa que eu classificaria como negativa! Agora imaginem se isso se estender à esses J-10, aviões com um, dois anos de uso com rachaduras na estrutura!?!?!?!?
Pra quem quiser ver ta lá no gerais no tópico sobre carros. É assustador!!! A integridade estrutural dos citados veículos é tão baixa que eu classificaria como negativa! Agora imaginem se isso se estender à esses J-10, aviões com um, dois anos de uso com rachaduras na estrutura!?!?!?!?
The cake is a lie...
- Thor
- Sênior
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Abraços,
Wesley[/quote]
Quantos tipos de caças têm os EUA?? F-15, F-16, A-10, etc...
Inglaterra?? e tantos outros...
Não vá me falar que os EUA agora tão fincando em só JSF e F-22, eu também quero estes aqui pra nós...
Cada projeto é um projeto e nem pense que vamos nos apoiar em indústria nacional, pois comerciante é comerciante em qualquer lugar, e não têm nacionalidade, o que vale é um bom contrato de suporte logístico e dinheiro no bolso... será que todos os países, diga-se empresas internacionais também, cumprem com as obrigações de manutenção de linha e estoque para um ciclo de vida de um projeto??
Pensemos a respeito
Abraços,
Wesley[/quote]
Quantos tipos de caças têm os EUA?? F-15, F-16, A-10, etc...
Inglaterra?? e tantos outros...
Não vá me falar que os EUA agora tão fincando em só JSF e F-22, eu também quero estes aqui pra nós...
Cada projeto é um projeto e nem pense que vamos nos apoiar em indústria nacional, pois comerciante é comerciante em qualquer lugar, e não têm nacionalidade, o que vale é um bom contrato de suporte logístico e dinheiro no bolso... será que todos os países, diga-se empresas internacionais também, cumprem com as obrigações de manutenção de linha e estoque para um ciclo de vida de um projeto??
Pensemos a respeito
Brasil acima de tudo!!!
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
zela escreveu:E os F-16? Nada?
Ainda estãona berlinda. Mas quem está participando donegócio afirma categoricamente, que o departamento de estado ainda dará uma última cartada antes que se defina o vencedor.
Ninguém da FAB duvida dos méritos do rafa. O problema é sua sustentabilidade/manutenabilidade.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
marcelosobrado escreveu:orestespf escreveu:Carlos Mathias escreveu:Não se comprar um caça com se compra um computador. Isto exige muita negociação e tempo, principalmente para entregá-lo e torná-lo operacional.
Pô Orestes, mas haja escolhe hein? Amigo, isso aqui está uma esculhambação só.
A frase foi dita para mostrar que a FAB já conhece os competidores e o mais adequado. O motivo da demora, pra mim, claro, não se deve apenas a questão orçamentária, mas a falta de garantia para mantê-los. Acho que isto foi resolvido recentemente com o ajuste do orçamento para os próximos anos, pelo menos os comandantes estão confiantes e bastante "alegres" (não me lembro de ter visto isso antes).
Não existe necessidade de mais tempo para escolhas, o que falta é encontrar um fornecedor que aceite transferência tecnológica nos moldes pretendido pelo governo. De todos os que conhecemos, só vejo duas possibilidades: França e Rússia.
A França aceita, mas com altos custos. Além do mais o Rafale vem sofrendo derrotadas atrás de derrotas, não vende. É como comprar um computador maravilhoso, mas com arquitetura fechada, com o tempo terá sérios aborrecimentos.
A Rússia vende ou entrega quase tudo, até a mãe se for necessário. Mas... rsrsrs
Sds,
Orestes
Mas...?
*
*
*
*
Mas.... o problema é que a Russia JÁ forneceu tudo que a venezuela pediu, e até(nas palavras de um companheiro ex-integrante do CENIMAR) "até o que a Venezuela Não PEDIU"
E, ele adiantou ainda que essa parte grifada será amargamente sentida por brasileiros e colombianos a partir de 2009.
Tentei perguntar exatamente o que era e ele polidamente não quiz comentar. Sódisse que a porincípio não se tratava de armamento.
O quê que se pode deduzir então?
Acordo na área nuclear?
Opnião pessoal minha. SIM
Ou seja assim como o Irã, teríamos a Venezuela assinando um acordo nuclear com Russatom(esqueci o nome da estatal russa para energia nuclear)
Eu ACHO que é isso(sem fuentes)
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Agradeceram: 3 vezes
cicloneprojekt escreveu:marcelosobrado escreveu:orestespf escreveu:Carlos Mathias escreveu:Não se comprar um caça com se compra um computador. Isto exige muita negociação e tempo, principalmente para entregá-lo e torná-lo operacional.
Pô Orestes, mas haja escolhe hein? Amigo, isso aqui está uma esculhambação só.
A frase foi dita para mostrar que a FAB já conhece os competidores e o mais adequado. O motivo da demora, pra mim, claro, não se deve apenas a questão orçamentária, mas a falta de garantia para mantê-los. Acho que isto foi resolvido recentemente com o ajuste do orçamento para os próximos anos, pelo menos os comandantes estão confiantes e bastante "alegres" (não me lembro de ter visto isso antes).
Não existe necessidade de mais tempo para escolhas, o que falta é encontrar um fornecedor que aceite transferência tecnológica nos moldes pretendido pelo governo. De todos os que conhecemos, só vejo duas possibilidades: França e Rússia.
A França aceita, mas com altos custos. Além do mais o Rafale vem sofrendo derrotadas atrás de derrotas, não vende. É como comprar um computador maravilhoso, mas com arquitetura fechada, com o tempo terá sérios aborrecimentos.
A Rússia vende ou entrega quase tudo, até a mãe se for necessário. Mas... rsrsrs
Sds,
Orestes
Mas...?
*
*
*
*
Mas.... o problema é que a Russia JÁ forneceu tudo que a venezuela pediu, e até(nas palavras de um companheiro ex-integrante do CENIMAR) "até o que a Venezuela Não PEDIU"
E, ele adiantou ainda que essa parte grifada será amargamente sentida por brasileiros e colombianos a partir de 2009.
Tentei perguntar exatamente o que era e ele polidamente não quiz comentar. Sódisse que a porincípio não se tratava de armamento.
O quê que se pode deduzir então?
Acordo na área nuclear?
Opnião pessoal minha. SIM
Ou seja assim como o Irã, teríamos a Venezuela assinando um acordo nuclear com Russatom(esqueci o nome da estatal russa para energia nuclear)
Eu ACHO que é isso(sem fuentes)
sds
Walter
Poderia ser também (mais): satélite,radares, sistemas de comunicação...
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"