F-X em outubro

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#16 Mensagem por Slip Junior » Qui Out 02, 2003 4:49 pm

Aeronáutica reúne empresas do Projeto F-X

Foi realizada, às 14:00 horas de hoje, dia 2 de outubro de 2003, no prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília, reunião da Comissão de Seleção do Projeto F-X BR com as empresas participantes do processo de escolha da aeronave de caça que irá cumprir a tarefa de Superioridade Aérea e a missão de Defesa do Espaço Aéreo Brasileiro.
Todas as empresas compareceram ao evento.
O objetivo da reunião foi permitir à Comissão fornecer orientações sobre o prosseguimento das atividades relacionadas à atualização das ofertas apresentadas.

Link para noticia: http://www.fab.mil.br/acms/clientes/mae ... TERIA=1313

Abraços

Ronaldo
Intermediário
Intermediário

Re: Incoerencias

#17 Mensagem por Ronaldo » Sex Out 03, 2003 10:48 am

Malandro escreveu:
Ronaldo escreveu:Bem, a grande incoerencia é dizer que adiou por quase 10 meses. As novas propostas são apresentadas na quinta e em um curto espaço de tempo 4 meses até janeiro, o Lula bate o martelo. Não da para engolir esta historia, por favor. Como é que em 4 meses se analisarão as novas propostas quando a FAB levou mais de um ano para elaborar o primeiro relatório técnico? Outra incoerencia é dizer que a proposta da EMBRAER tem apoio politico. Ninguém por mais cabeça de bagre que seja(alguns membros do CDN) vai decidir por uma proposta por que gosta mais dela. Deve por bom senso basear sua decisão com base no relatório técnico. Que ninguém se engane, ninguém irá contra a FAB só se ela quiser.

Bme mais voce tem que ver que TODAS as licitaçôes militares no mundo tem um viés político que ( acho que vou ser linchado aqui :lol: ) acho até saudáel dentro de certos parametros . Esse viés político , qdo bem usado serve para estreitar as reaÇôes diplomáticas entre os interessados , por isso acho que o Su35 Não vai anhar , mas quem sabe? Se lelelevar essa fico feliz tb pois é um ótimo aviâo

Acho injusto que a EMBRAER abocanhe todos os recursos do BNDES.

Nao sâo todps mas a maioria vai para a EMBRAER , mas acho , as micro e média empresas devia levar mais .

Pois é cara até por esse lado geopolitico a proposta dos Russos é melhor.É preciso que nao nos esqueçamos que em recente reuniao com india e africa do sul ficou acertado acordo militar, com interesse de Russia e China. Ora, India e China ja possuem linhas de montagem dos Sukhoi. Qual seria a vantagem de pender para o lado da França por exemplo um membro da OTAN que sempre desdenhou paises de terceiro mundo, ofereceu equipamento de qualidade duvidosa(MirageIII e CINDACTA) e problemas de manutencao. Ou pior ao lado da suecia com um aviao sem alcance e dependencia de tecnologia americana(turbinas e sistemas de armas). Nao resta outra alternativa senao o SU35.

Malandro
Sênior
Sênior

#18 Mensagem por Malandro » Sex Out 03, 2003 5:05 pm

Ronaldo escreveu:
Malandro escreveu:
Ronaldo escreveu:Bem, a grande incoerencia é dizer que adiou por quase 10 meses. As novas propostas são apresentadas na quinta e em um curto espaço de tempo 4 meses até janeiro, o Lula bate o martelo. Não da para engolir esta historia, por favor. Como é que em 4 meses se analisarão as novas propostas quando a FAB levou mais de um ano para elaborar o primeiro relatório técnico? Outra incoerencia é dizer que a proposta da EMBRAER tem apoio politico. Ninguém por mais cabeça de bagre que seja(alguns membros do CDN) vai decidir por uma proposta por que gosta mais dela. Deve por bom senso basear sua decisão com base no relatório técnico. Que ninguém se engane, ninguém irá contra a FAB só se ela quiser.

Bme mais voce tem que ver que TODAS as licitaçôes militares no mundo tem um viés político que ( acho que vou ser linchado aqui :lol: ) acho até saudáel dentro de certos parametros . Esse viés político , qdo bem usado serve para estreitar as reaÇôes diplomáticas entre os interessados , por isso acho que o Su35 Não vai anhar , mas quem sabe? Se lelelevar essa fico feliz tb pois é um ótimo aviâo

Nao sâo todps mas a maioria vai para a EMBRAER , mas acho , as micro e média empresas devia levar mais .

Pois é cara até por esse lado geopolitico a proposta dos Russos é melhor.É preciso que nao nos esqueçamos que em recente reuniao com india e africa do sul ficou acertado acordo militar, com interesse de Russia e China. Ora, India e China ja possuem linhas de montagem dos Sukhoi. Qual seria a vantagem de pender para o lado da França por exemplo um membro da OTAN que sempre desdenhou paises de terceiro mundo, ofereceu equipamento de qualidade duvidosa(MirageIII e CINDACTA) e problemas de manutencao. Ou pior ao lado da suecia com um aviao sem alcance e dependencia de tecnologia americana(turbinas e sistemas de armas). Nao resta outra alternativa senao o SU35.

Acho que você está equivocado . O que o Basil criou com a Ïdia e Africa de Sul foi apenas um bloco para discutir como deve ser a reaçao conjunta dos países na defesa de seus interesses econômicos ( já conhecido informamalmente como G3 ) . Similar ao G7 . Pacto de defesa temos com a Africa do Sul , não a Índia . Rússia e China como você disse , têm inteersse em se juntar ao G3 . Só não entendo porque você diz que a França desdenha do 3 Mundo ( para mim ela só defende seus interesses como outra nação qualquer , ela Nào seria burra de desdenhar gratuitamente , irira contra seus próprios interesses ) ou do voce disse que os Mirage e os Cindacta são ruins . Os Mirage foram comprados por causa do alto sucesso que Israel teve comlese usando contra inimigos poderosos e o Cindacta é considerado até hoje um moderno sistema cívil de controle aéreo ( ahoc que deveríamos procurar/ desenvolver alguns SAMS tb...) . Os problemas de manutenção que temos hoje com o Mirage se deve a escassa qtde de mirages oeprnado no mundo ( já os F5 ainda temos bastante por isso decidimos modernizálos profundamente , uma decisão acertada ) . Mas concordo com a maioria de suas críticas ao Gripen com exeção ao motor ( ele pode ser substituído pelo Eurojet ou pelo motor do Rfale ) mas Nào seu computador de bordo... :cry: . E com tanques conformais o problema de autonomia vai ser parcialmente resolvido ( mas nada que chegue perto ao Su35 ainda ) . Concordo com você tb que devemos estreitar os laços políticos com a Rússia ( temos um pacto de defesa com eles !) mas você tem que ver tb que como aliados , Inglaterra , França e EUA são mais importantes ( do poto de vista econômico ) . veja por exemplo nossa candidatura ao COnselho de Segurança da Onu , por exemplo . O apoio da inglaterra e da França são mais importantes e influentes que o apoio da Rússia . Outro exemplo foi esse salvador empréstimo multibilionário do FMI que nos livrou de uma crise econômica nas proporções da Argentina . Esse empréstimo teve o aval ( assim como outros feitos pelo FMI há um tempo atrás com dinheiro do Tesouro Americano !!!!) dos EUA . Rússia por mais que quisesse não teria condições de fazer o mesmo . Por isso achoi que o Gripen ou o mirrage 200-5Mk2 vão levar essa

Ronaldo
Intermediário
Intermediário

#19 Mensagem por Ronaldo » Dom Out 05, 2003 12:38 am

Malandro escreveu:
Ronaldo escreveu:
Malandro escreveu:

Acho que você está equivocado . O que o Basil criou com a Ïdia e Africa de Sul foi apenas um bloco para discutir como deve ser a reaçao conjunta dos países na defesa de seus interesses econômicos ( já conhecido informamalmente como G3 ) . Similar ao G7 . Pacto de defesa temos com a Africa do Sul , não a Índia . Rússia e China como você disse , têm inteersse em se juntar ao G3 . Só não entendo porque você diz que a França desdenha do 3 Mundo ( para mim ela só defende seus interesses como outra nação qualquer , ela Nào seria burra de desdenhar gratuitamente , irira contra seus próprios interesses ) ou do voce disse que os Mirage e os Cindacta são ruins . Os Mirage foram comprados por causa do alto sucesso que Israel teve comlese usando contra inimigos poderosos e o Cindacta é considerado até hoje um moderno sistema cívil de controle aéreo ( ahoc que deveríamos procurar/ desenvolver alguns SAMS tb...) . Os problemas de manutenção que temos hoje com o Mirage se deve a escassa qtde de mirages oeprnado no mundo ( já os F5 ainda temos bastante por isso decidimos modernizálos profundamente , uma decisão acertada ) . Mas concordo com a maioria de suas críticas ao Gripen com exeção ao motor ( ele pode ser substituído pelo Eurojet ou pelo motor do Rfale ) mas Nào seu computador de bordo... :cry: . E com tanques conformais o problema de autonomia vai ser parcialmente resolvido ( mas nada que chegue perto ao Su35 ainda ) . Concordo com você tb que devemos estreitar os laços políticos com a Rússia ( temos um pacto de defesa com eles !) mas você tem que ver tb que como aliados , Inglaterra , França e EUA são mais importantes ( do poto de vista econômico ) . veja por exemplo nossa candidatura ao COnselho de Segurança da Onu , por exemplo . O apoio da inglaterra e da França são mais importantes e influentes que o apoio da Rússia . Outro exemplo foi esse salvador empréstimo multibilionário do FMI que nos livrou de uma crise econômica nas proporções da Argentina . Esse empréstimo teve o aval ( assim como outros feitos pelo FMI há um tempo atrás com dinheiro do Tesouro Americano !!!!) dos EUA . Rússia por mais que quisesse não teria condições de fazer o mesmo . Por isso achoi que o Gripen ou o mirrage 200-5Mk2 vão levar essa

Meu amigo, emprestimo do FMI? Isso é divida, coisa que teremos de pagar no futuro com juros, (por que nao temos poderio belico respeitavel). Quem fez isso foi o FHC porcausa daquela politica suicida neoliberal que nos criou dependencia externa. Poder belico é poder politico. Nao se deve vacilar em ter parceria(digo parceria) militar com a Russia. Nao se pode esquecer o respeito que os EUA tem da russia: lembra em 1998 durante a crise economica? Os EUA via FMI fizeram um emprestimo as pressas para a Russia por que se temia que a velha URSS renascece das cinzas, bem nesse caso o FMI concedeu o emprestimo com suaves prestacoes(acredito que o pagamento poderia ser feito em petroleo por exemplo). O que tao tentando fazer por debaixo dos panos agora é o que eu ja dizia o ano passado ler o relatorio tecnico da FAB de cabeça para baixo 1.Contrapartida comercial(nesse caso venceria o consorcio sueco nos compraria sacos de cafe e soja!) 2. Transferencia de tecnologia(minima) 3.Caça de melhor desempenho(alcance limitado, com tanques sub-alares aumentaria o desempenho mas so poderia carregar PEIDO DE VEIA em baixo das asas). Queria ver os suecos montarem uma fabrica da turbina do Eurojet aqui no Brasil, assim como a RollsRoyce por exemplo teve de fazer quando da epoca do AMX. Pois é cara duvido dessa proposta da Gripen de montar uma fabrica de componentes aeronauticos no Brasil.

Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#20 Mensagem por Slip Junior » Dom Out 05, 2003 8:10 am

Ae pessoal, o Correio Brasiliense em reportagem do dia 03 de outubro sobre o programa F-X fala o seguinte:

"Nas avaliações técnicas, o Sukhoy Su-35 está na frente, seguido do Gripen com o Mirage 2000Br em terceiro."

Estou colocando isso porque achei estranho pq até agora eu só tinha lido uma única matéria que "ousava" antecipar o resultado das avaliações técnicas do programa (a matéria era da Flight International e foi baseada nela que muitas outras apareceram na midia) e a mesma dava o mesmo Su-35 em primeiro, mas o Mirage 2000BR em segundo e o F-16C em terceiro.

Abraços

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#21 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Out 05, 2003 8:42 am

O mig 29 ainda participa? Acho ele muito melhor que o Mirage 2000 e F-16.

Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 53 vezes

#22 Mensagem por Super Flanker » Dom Out 05, 2003 8:58 am

Marechal-do-ar escreveu:O mig 29 ainda participa? Acho ele muito melhor que o Mirage 2000 e F-16.

Não sei se o Mig-29 ainda particiapa, acho que não...mesmo se estivesse partcipando as chances de ele vencer seria muito pequena.

Falows.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#23 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Out 05, 2003 9:35 am

Quais as prioridades da FAB para o FX? Superioridade aére, defesa aérea ou ataque ao solo? Quem souber pode falar as porcentagens de cada um?

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#24 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Out 05, 2003 1:33 pm

Super Flanker escreveu:Não sei se o Mig-29 ainda particiapa, acho que não...mesmo se estivesse partcipando as chances de ele vencer seria muito pequena.'

Participa sim, mas realmente suas chances são pequenas. :wink:

Slip Junior escreveu:Estou colocando isso porque achei estranho pq até agora eu só tinha lido uma única matéria que "ousava" antecipar o resultado das avaliações técnicas do programa (a matéria era da Flight International e foi baseada nela que muitas outras apareceram na midia) e a mesma dava o mesmo Su-35 em primeiro, mas o Mirage 2000BR em segundo e o F-16C em terceiro.

É Slip, bem interessante essa do correio. Melhor que essa só a Folha de São Paulo que desmentiu em uma de suas matérias ( http://www.fab.mil.br/acms/clientes/mae ... magem=2904 ) a falácia da Embraer que diz que montará os Mirage no Brasil. Segundo a reportagem, "ninguém abre uma fábrica para montar só 12 aviões". E a Folha também coloca o Su-35 com vantagem seguido do Mirage.

Marechal-do-ar escreveu:Quais as prioridades da FAB para o FX? Superioridade aére, defesa aérea ou ataque ao solo? Quem souber pode falar as porcentagens de cada um?

Bem, Marechal, falar em porcentagem é meio complicado. As atribuições do GDA é Defesa Aérea, o próprio nome já diz isso. Ou seja, o F-X tem que ser primariamente um bom interceptador. Entretanto, em virtude das restrições brasileiras que todos bem sabem, a FAB não pode se dar ao luxo de ter um caça que seja apenas um interceptador. Então o F-X tem que ter uma boa capacidade de desempenhar outras missões.

Agora, dizer quais funções pesam mais, quais pesam menos, só a FAB pode fazer.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Out 05, 2003 1:58 pm

Bom de acordo com cada tipo de missão minha modesta opinião:
Defesa aérea:
1) Mig 29
2) Su-35
3) Gripen
4) Mirage
5) F-16

Superioridade aérea:
1) Su-35
2) F-16
3) Mig 29
4) Gripen
5) Mirage

Ataque ao solo:
1) Gripen
2) F-16
3) Mirage
4) Su-35
5) Mig 29

LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#26 Mensagem por LEO » Dom Out 05, 2003 5:12 pm

Eu acho que o FX deve ser o candidato que mesclar melhor as capacidades de Interceptação e Superioridade.
Ataque ao solo seria uma função em segundo plano.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#27 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Out 05, 2003 5:20 pm

Concordo, para ataque teremos o A-1M. O F-X tem que ser primordiamente um bom interceptador e um caça que possa garantir a superioridade aérea.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#28 Mensagem por LEO » Dom Out 05, 2003 5:31 pm

Além de que, ainda teria os ALX para as missoes de ataque ao solo na região Amazonica.

Malandro
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Malandro » Ter Out 07, 2003 1:22 pm

Meu amigo, emprestimo do FMI? Isso é divida, coisa que teremos de pagar no futuro com juros, (por que nao temos poderio belico respeitavel). Quem fez isso foi o FHC porcausa daquela politica suicida neoliberal que nos criou dependencia externa. Poder belico é poder politico. Nao se deve vacilar em ter parceria(digo parceria) militar com a Russia. Nao se pode esquecer o respeito que os EUA tem da russia: lembra em 1998 durante a crise economica? Os EUA via FMI fizeram um emprestimo as pressas para a Russia por que se temia que a velha URSS renascece das cinzas, bem nesse caso o FMI concedeu o emprestimo com suaves prestacoes(acredito que o pagamento poderia ser feito em petroleo por exemplo). O que tao tentando fazer por debaixo dos panos agora é o que eu ja dizia o ano passado ler o relatorio tecnico da FAB de cabeça para baixo 1.Contrapartida comercial(nesse caso venceria o consorcio sueco nos compraria sacos de cafe e soja!) 2. Transferencia de tecnologia(minima) 3.Caça de melhor desempenho(alcance limitado, com tanques sub-alares aumentaria o desempenho mas so poderia carregar PEIDO DE VEIA em baixo das asas). Queria ver os suecos montarem uma fabrica da turbina do Eurojet aqui no Brasil, assim como a RollsRoyce por exemplo teve de fazer quando da epoca do AMX. Pois é cara duvido dessa proposta da Gripen de montar uma fabrica de componentes aeronauticos no Brasil.

Concordo que seja dívida , mas os juros cobrados pelo FMI são subsidiados ( o governo paga menos do que vendendo seus títulos públicos no mercado ) e graças à importnacia econômica global do Brasil , além de boas relações com os países integrantes do G7 nos possbilitaram esse bom acordo de salva-guarda contras as especulações bem fundamentadas do mercado contra às possíveis realizaóões de Lula no poder

Quem fez isso foi o FHC porcausa daquela politica suicida neoliberal que nos criou dependencia externa

Chamar FHC de neo-liberal com seu banco de fomento ( BNDES) e aumento de impostos é como chamar elefante de formiga. E sua política foi ,a meu ver , muito bem sucedida para nós . Que pena que ele só ficou 8 anos , presisávamos de mais tempo para uma faxina .

Nao se pode esquecer o respeito que os EUA tem da russia: lembra em 1998 durante a crise economica? Os EUA via FMI fizeram um emprestimo as pressas para a Russia por que se temia que a velha URSS renascece das cinzas, bem nesse caso o FMI concedeu o emprestimo com suaves prestacoes(acredito que o pagamento poderia ser feito em petroleo por exemplo).

Sim , mas militarmente os EUA só respeitam a Rússia por causa de seus míssies nucleares ( muitos até mal conservados e provavlemete fora de uso mas isso a Rússia nunca vai nos confirmar , ela precisa ter um poder de dissuasão contra os EUa ainda que tenha grde possibilidade de sr menor do que afirma ).

O que tao tentando fazer por debaixo dos panos agora é o que eu ja dizia o ano passado ler o relatorio tecnico da FAB de cabeça para baixo 1.Contrapartida comercial(nesse caso venceria o consorcio sueco nos compraria sacos de cafe e soja!) 2. Transferencia de tecnologia(minima) 3.Caça de melhor desempenho(alcance limitado, com tanques sub-alares aumentaria o desempenho mas so poderia carregar PEIDO DE VEIA em baixo das asas).

Não acredito que quem vá escolher o F-X vá fazer isso , ainda mais a FAB . TEnho confiança plena de que sua escolha , qualquer que ela seja , vá ser a que vá de melhor encontro para nossos intereses . Pena que as forças armadas brasileiras tenham baixa qualidade de comunicação com o público como foi na época do SIvam qudo o PT eleitoreiro atirou pedras injustamente por não termos usado mais empresas nacionais no SIvam . Algo que na pr''atica serria economicamente inviável

). Queria ver os suecos montarem uma fabrica da turbina do Eurojet aqui no Brasil, assim como a RollsRoyce por exemplo teve de fazer quando da epoca do AMX

A FAB foi convidada par participar do Gripen no início do desenvolvimento . Se tivesse aceito e tivesse dinheiro para investir 2.5 bilhoes de dólares ou mais comom gastou no AMX...

Pois é cara duvido dessa proposta da Gripen de montar uma fabrica de componentes aeronauticos no Brasil

Isso com ceerteza vai estar explícito no contrato se ganharem e com certeza pesadas retaliações de nossa parte estarão previstas .

O mig 29 ainda participa? Acho ele muito melhor que o Mirage 2000 e F-16.

Sim , mas seu consórcio está tão apagado na concorr6encia que especula-se que ele poderá desistir . A MIG tá quqse falida , nem tem condições de manter os Mig 29 de outras forças aéreas .

Quais as prioridades da FAB para o FX? Superioridade aére, defesa aérea ou ataque ao solo? Quem souber pode falar as porcentagens de cada um

O caça tem que ser multirole mas a enfase será dada em superioridade aérea .

a falácia da Embraer que diz que montará os Mirage no Brasil.

Bem , voces tem que ver que toda empresa que controi caças sob licensa tem suas primeiras unidades vindas de fora e com o Mirrage 200 se ganhar aqui não será diferente . Acho esa matéria no mínimo equivocada para não dizer paga por um de seus concorrentes . Agora que o F-X está finalemtne chegando a seu fim precisamos nos "blindar "contra possívies reportagens pagas que virão . Eu me lembro que estava no Chile há poucos meses da decisão sobre o caça deles e saiu em um jornal deles de grande circulação uma imensa reportagem enaltecedo o Gripen . Adivinhe quem ganhou?

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Out 07, 2003 1:52 pm

Malandro escreveu:Chamar FHC de neo-liberal com seu banco de fomento ( BNDES) e aumento de impostos é como chamar elefante de formiga. E sua política foi ,a meu ver , muito bem sucedida para nós . Que pena que ele só ficou 8 anos , presisávamos de mais tempo para uma faxina .

Faxina nos nossos bolsos né? Não sei quanto a vocês mas a renda da minha família despensou nos 8 anos de FHC, ainda bem que ele não ficou mais, se bem que se o Lula continuar assim só vai piorar as coisas...

Responder