alex escreveu:Prick:
O complexo de vira-latas não é alusão ao que o Sr. Pit falou, mas os comentários de brasileiros a respeito do que ele falou.
Olha ,eu fui um daqueles que fez um comentário. Eu reconheci que o Pit falou uma verdade . será que eu deveria ter falado outra coisa?
Uma vez neste forum um forista estrangeiro fez um comentário real e um pouco acido sobre a um assunto/projeto basileiro.
Um brasileiro respondeu dizendo o Brasil não era um pais de otario e começou a desfilar uma lista de projetos e 90% do que ele relatou não passava de projetos que nem viram a fase de mockup....
Fiquei quieto e muito constrangido. acho que dourar a pilula além da realidade é ridiculo.
Chile e Venezuela compraram caças melhores que os nossos, por que é dificil ver isto? a industria aeronautica brasileira é melhor que a destes dois paises? É, vamos admitir sem nenhum problema. Ela poderia influenciar numa guerra curta(em tempo)? Dificilmente, ela levaria tempo para criar um produto capaz fazer a diferença....
A MB tem um projeto de longo prazo: o submarino nuclear.
Esqueçamos se é viavel este projeto, vamos perguntar: qual o projeto decisivo da FAB? A FAB quer construir um caça? um caça invisivel a radar? um avião de ataque estratégico? ser uma força estratégica?
Se a FAB não consegue comprar 12 caças novos e opera-los no Brasil, não sabe o que quer no futuro, vive no corporativismo e sob influencia de lobbys eu acho que é ela que tem complexo de viralata.
Alex,
O comentário que você fez é que "somos motivo de piada". Este comentário é que gerou a minha maior crítica, não existe qualquer motivo para o Brasil ser motivo de piada, em qualquer País da AL, pelo contrário.
Acho tão danoso o ufanismo, quanto é o complexo de vira-latas, não acho que o linha de pensamento deva beirar o absurdo, ou explorar os limites de cada área. E não fiz nenhuma afirmativa que pautasse algo do gênero, pelo contrário, acho que nada impede a importação de armas, desde que, seja pontual, para cobrir espaços, hiatos necessários.
O Chile e a Venezuela compraram alguns caça com sistemas mais modernos que a maioria dos nossos caças, nem sei se os sistemas eletrônicos instalados nos SU-30 sejam melhores que os instalados nos F-5M, R-99 ou ALX´s.
Porém, o que temos certeza no caso chileno, é que usam os mesmo mísseis que nós. Temos os famosos R-77 na Venezuela, e um radar nos SU-30 deles que existem debates sobre o modelo instalado. No papel, nas propagandas parecem ser muito poderosos, o problema é que os sistemas tem sido pouco empregados usados em conflitos.
Quanto a conflitos, eles nunca sugem do nada, e nunca são resolvidos rapidamente, porque afinal, ainda vamos continuar vizinhos, como o Chile é um bom exemplo, até hoje tem problemas com a Bolívia e o Peru, mesmo depois de décadas, séculos do fim do conflito. Você pode saber aonde começa uma guerra, mas nunca quando terminará.
[ ]´s