submarino da marinha caiu no esquecimento?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

submarino da marinha caiu no esquecimento?

#1 Mensagem por FABIO » Sex Set 14, 2007 9:42 pm

amigos do forum percebi que o assunto do novo submarino da mb nao
se fala mais nada.Principalmente porque soube que voltamos a estaca zero quanto a escolha do tipo do sub.

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 317 vezes
Agradeceram: 554 vezes

#2 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Set 15, 2007 12:11 pm

Se o FABIO tivesse acompanhado o FX como a maioria de nós desde o inicio ja teria morrido com um ataque cardíaco ou um aneurisma. :lol: :lol: :lol:

Um abraço e t+ :D

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#3 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Set 15, 2007 1:34 pm

Ôloco!!! O assunto submarino sumiu por duas semanas e o cara já tá surtando! Espera que as noticias aparecem!

Editado pela última vez por Glauber Prestes em Sáb Set 15, 2007 5:00 pm, em um total de 1 vez.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#4 Mensagem por Moccelin » Sáb Set 15, 2007 3:21 pm

Fábio, relaxa cara! Notícias do mundo militar sõ meio lentas, e em foruns como esse vem e vão, na medida que as informações (ou contra-informações) vão surgindo... A menos de um mês estavamos discutindo a vinda (dada como certa por alguns) de F-16 com aviônica israelense... Logo depois falamos de Rafale e até de Super Ètendard para a Marinha... É assim, sempre foi e SEMPRE SERÁ...
Quando tivermos nossa indústria de defesa forte (espero que isso aconteça um dia) estaremos discutindo se a empresa X deveria priorizar o míssel de longuíssimo alcance ou o IR de 7ª Geração... Se é melhor criar acordos com os Israelenses, Russos, Sul Africanos etc... E por aí vai...

Sobre o Submarino, eu não acompanho esse "FX naval" a muito tempo, porém com esse empurrãozinho que está sendo dado para o programa nuclear e, consequentemente para o Submarino Nuclear de Ataque a escolha pode ser alterada... Até onde eu sei o projeto Alemão (que aparentemente tinha vencido a concorrência) não tem versões nucleares, e o projeto Francês sim... Então isso pode jogar umas fichas para o outro lado, afinal, num país como o Brasil qualquer economia seria bem vinda, inclusive a economia advinda de uso do mesmo projeto para submarinos diesel-elétricos e nucleares! Sacou a idéia???

Antes de perguntar procure tentar criar um cenário na sua cabeça com TODAS as variáveis disponíveis, mudanças recentes na política do governo para a área de defesa, enfim, TODAS AS VARIÁVEIS DISPONÍVEIS.

E aproveitando a deixa, muitas das informações que você busca não estão disponíveis nem para oficiais que não estão envolvidos diretamente com o assunto, então, antes de perguntar sobre quantos mísseis X nós temos, quantos aviões Y estão em condições de combater, pense que até existem alguns foristas aqui que tem acesso a informações mais reservadas, mas não vão ser passadas, é um dos princípios da vida militar: Nem toda informação que você tem você pode sair contando por aí... Logo, procure ler outros sites (os melhores estão em língua inglesa), e não só procurar receber tudo de mão beijada no DB...

Desculpe se fui grosseiro, não é minha intenção desmerece-lo nem ficar dando pitaco, só quis fazer uma crítica construtiva e tentar passar um pouco do pouquíssimo conhecimento que eu tenho, parte dele adquirido aqui no DB...

The cake is a lie...
Booz
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Booz » Dom Set 16, 2007 12:12 am

Prezado Fábio.

De um leigo para o outro, acho que o assunto ou já está definido (se formos efetivar a compra de um sb convencional), ou então, como já é useiro e vezeiro em nossas plagas, ficou tudo enrolado de novo com a entrada do novo cmd da MB e sua mira em no SNA.

Isto, sem deixar de lado a idéia que se pode continuar com a opção em efetivarmos a compra do sub alemão (214) partindo para o SNA (que ainda não deve ter um projeto definido).
Esta opção, bem como somente comprar o Scorpene francês, não creio o que nos traria de ganho.

De qualquer forma, mesmo com o espetacular esforço do Tikuna, o Brasil ainda não detém toda a tecnologia de algumas áreas sensíveis. Esta carência aumentaria aritimeticamente quando nos reportamos a um subN.
Portanto, parcerias com nações que possuam tal tecnologia é mais do que este empreendimentocerta. No entanto, às mais "delicadas" não estão à venda em prateleiras.

Países que detém tais conhecimentos, podem, ceder um pouco aqui um pouco ali, mas teremos que nos lançar a um grande e concentrado esforço.
É uma decisão da sociedade, da sociedade pensante e organizada.
Por ai você já deve ter sentido o tamanho da amazônica dificuldade qu etemos pela frente.

Contudo, havendo o imprescíndivel aporte de verbas (e sua continuidade), este empreendimento não assustaria nossa MB. Ela já mostrou do que é capaz com os minguados recursos recebidos nos últimos anos. Enquanto pululavam queixumes das outras forças a MB, à socapa da sorrelfa (como diria meu velho pai), foi singrando pela beirada do "prato marítimo" e conseguindo conquistas tecnológicas importantes e muito à frente de outros renomados centros de pesquisa nacionais e latino-americanos.

Mas não há milágres.
Há muita, muita, (pode botar mais 10 metros de muita ai) implicação política.

Os alemães, ao que dizem, jogaram pesado. Ofereceram desde siderúrgicas a parcerias em outras áreas empresarias, lógico que isto fez mexer os olhinhos dos políticos. É o chamado offset (compensações pela compra), que acabam por influir tanto a ponto da qualidade técnica do bem a ser obtido passar quase a um segundo plano.
Todavia, ainda não se sabe bem o que oferecem os descendentes do Asterix. Dizem que os gauleses, na ânsia de emplacar o Scorpene e o Rafale, tem uma "Idéiafix" (perdôem o trocadilho infame), e podem nos trazer gratas surpresas.
Ainda assim... nada de milágres neste assunto.

Conclusão:
Só devemos saber mesmo o que ocorrerá quando muito próximo de ocorrer :lol:

Lembre-se amigo, são só especulações minhas. Abstrações apenas, permeadas dos eflúvios de Baco advindos de uma garrafa de "Casillero del diablo". (hic! Hic!) Salud Degan!

Imagem
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#6 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Set 17, 2007 7:05 pm

Pessoal... só pra não deixar esvaziar o tópico...e apesar de não ter nada a ver com o tópico as proximas perguntas, vou aproveitar o espaço

Eu já lí em duas oportunidades sobre manobras entre marinhas, em exercício simulado, o afundamento por submarino de alvos de alto valor supostamente bem defendidos, neste caso a MB com o tamoyo contra Príncipe de Astúrias e recentemente a Marinha Sul Africana com o alvo também de alto valor e toda a sua escolta. pergunto, alguem sabe como é feita a confirmação de tal fato? eu tenho suposições, mas gostaria se possível de alguma confirmação, sei que em alguns casos o periscópio tem possibilidade te tirar fotos e também filmar o alvo, será que é feito desta maneira?(a pergunta parece óbvia, mas que duvida!!!!) outra pergunta meio tenebrosa, mas, vamos-lá....quando um submarinista morre em uma missão em combate, oque é feito com o corpo? alguém sabe?

de volta a Campo Grande - MS.
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Morcego » Seg Set 17, 2007 7:26 pm

NOTICIAS DE COMPRAS MILICAS SÃO GERALMENTE DEMORADAS GERALMENTE QUANDO SÃO COMPRAS BRASILEIRAS.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#8 Mensagem por Marino » Seg Set 17, 2007 9:21 pm

GERSON VICTORIO escreveu:Pessoal... só pra não deixar esvaziar o tópico...e apesar de não ter nada a ver com o tópico as proximas perguntas, vou aproveitar o espaço

Eu já lí em duas oportunidades sobre manobras entre marinhas, em exercício simulado, o afundamento por submarino de alvos de alto valor supostamente bem defendidos, neste caso a MB com o tamoyo contra Príncipe de Astúrias e recentemente a Marinha Sul Africana com o alvo também de alto valor e toda a sua escolta. pergunto, alguem sabe como é feita a confirmação de tal fato? eu tenho suposições, mas gostaria se possível de alguma confirmação, sei que em alguns casos o periscópio tem possibilidade te tirar fotos e também filmar o alvo, será que é feito desta maneira?(a pergunta parece óbvia, mas que duvida!!!!) outra pergunta meio tenebrosa, mas, vamos-lá....quando um submarinista morre em uma missão em combate, oque é feito com o corpo? alguém sabe?

Caro Gerson
Há vários procedimentos para verificação.
O mais usual é o submarino lançar um flare mostrando que disparou o torpedo, simulado.
Também pode vir a superfície e estabelecer comunicações, mostrando que penetrou a cobertura e conseguiu atacar.
Na MB, há a recriação do evento, feita pelo CASOP, onde são plotados em meio digital todos os movimentos dos oponentes, com instantes de fogo, etc.
Quanto ao corpo, o sub é o caixão.
Forte abraço

FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#9 Mensagem por FABIO » Seg Set 17, 2007 9:49 pm

pessoal alguem sabe quando o conselho de defesa nacional vai se reunir
para definir qual sera o tipo do submarino para mb?

Hugo Ribeiro
Intermediário
Intermediário
Contato:

#10 Mensagem por Hugo Ribeiro » Seg Set 17, 2007 10:44 pm

FABIO escreveu:pessoal alguem sabe quando o conselho de defesa nacional vai se reunir

Creio que nem os próprios membros do conselho saibam isso.

Abraços

"A perseverança aliada ao esforço é a fórmula do êxito."
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#11 Mensagem por WalterGaudério » Ter Set 18, 2007 1:21 pm

Maverick_BR escreveu:
FABIO escreveu:pessoal alguem sabe quando o conselho de defesa nacional vai se reunir

Abraços

Fábio, esta escolha esta quase que certamente agendada para o próximo ano. Acho que em 2007 não sai mais coelho do mato.

sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#12 Mensagem por Brigadeiro » Ter Set 18, 2007 1:29 pm

cicloneprojekt escreveu:
Maverick_BR escreveu:

Abraços

Fábio, esta escolha esta quase que certamente agendada para o próximo ano. Acho que em 2007 não sai mais coelho do mato.

sds

Walter

Então... As novidades do ano passado ficaram para o ano que vem... :? :?
E juraram que setembro prometia... :roll: :roll:

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

#13 Mensagem por Zepa » Ter Set 18, 2007 5:43 pm

Então... As novidades do ano passado ficaram para o ano que vem... :? :?
E juraram que setembro prometia... :roll: :roll:

Até mais![/quote]

Primeiro era na LAAD, depois setembro, agora outubro (FAB)....
Vamos continuar aguardando.
Abs.

Zepa

lelobh
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 14 vezes

#14 Mensagem por lelobh » Sáb Set 22, 2007 12:18 pm

Compras militares podem ser demoradas, mas aqui a coisa virou brincadeira. Em 2008 escolhe, em 2009 negocia o contrato, em 2010 é eleição, em outras palavra não assina nada, aí outro governo e já viu.

Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Morcego » Sáb Set 22, 2007 1:15 pm

toda essa demora tem um NOME:

""" J O B I M """

Responder