Carlos Mathias escreveu:Mathias,
Na sua opinião, na atual realidade da FAB, o que deveria ser feit
Com certeza o que se está colocando hoje como solução não seria.
Fica difícil falar, pois à primeira proposta minha, vão se apor as eternas pindaíbas orçamentárias. Mas, de qualquer maneira minha opinião é que a fila andou rápido demais para o que se pensava aqui na A do S.
Tivesse o Chile mantido seus F-5III, a Venezuela modernizado seus F-5A apenas, e etc, tudo neste nível de museu que sempre caracterizou a nossa região, então os F-5M e A-1M seriam suficientes. Mas, como disse antes, a fila andou rápido(para os padrões brasileiros) e hoje os F-5M e A-1M mostram-se insuficientes diante da vizinhança, na minha leiga opinião. Daí mais uma peça de museu, os M-2000C, só que pelo menos muito melhores como plataformas, mas(como sempre) chegaram atrasados em termos de eletrônica e armas.
Solução? Comprar um caça de primeira linha em bom número, uma obviedade elefantesca. Entretanto se oporão as eternas restrições finaceiras, e caímos no ciclo vicioso que nos trouxe a esta situação vexaminosa atual. A maior potência econômica do continente não consegue comprar meros 24 caças. Nem de prateleira, nem nenhum, apenas não consegue.
E assim vamos, com as modernizações e ufanismos, tecendo rasgados elogios a um avião que militarmente já está morto em qualquer força aérea que se possa considerar de primeira linha relativamente ao tamanho(geográfico e econômico) do nosso país. F-5M no máximo como caça de defesa de ponto, mas caça de defesa aérea? Red Flag?
Peço minhas sinceras desculpas aos amigos que amam o F-5M, mas eu não consigo enxergar nada ali além de um treinador(velho) modernizado e muito limitado.
A-1M? Lamento, mas vou pelo mesmo caminho.
Enfim, não conseguimos comprar nem na prateleira. Os F-16BR vão cair/cairam de podre e continuamos babando pelos nossos simpáticos F-5M e Derby da vida.
Mais uma vez me desculpem, mas a realidade não me permite se tão otimista sobre nossa força aérea.
É, eu concordo com você.
Mas, na sua opinião, a FAB não deveria modernizar os F-5 e esperar os caças novos?