Qual seria o desempenho do Supertucano na II Guerra Mundial?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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The Baaz
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#16 Mensagem por The Baaz » Sex Set 14, 2007 11:32 pm

Qual a velocidade máxima, de cruzeiro, teto de serviço do At-29 e do P-47?

Só para ter uns dados reais na comparação :lol:




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#17 Mensagem por Jacobs » Sáb Set 15, 2007 12:25 am

Se o Super Tucano com o mesmo motor e a mesma aérodinamica atual voltasse no mtepo, deveria ter um otimo desempenho.

Com o refinamento do projeto aerodinamico, o A-29 pode sustentar curvas mais fechadas e perder menos velocidade...




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#18 Mensagem por Moccelin » Sáb Set 15, 2007 12:41 am

Bom... É um exercício de abstração quase impossível a meu ver... NADA no Super Tucano poderia ser construído com a tecnologia da década de 40... Acho que nem a aerodinâmica dele poderia ser produzida naquele tempo.

Mas se mantivéssemos só o 'corpinho' do S.Tucano ele seria incrivelmente submotorizado para um caça e até para um bombardeiro, afinal pra caber nele teria que ser um motor pequeno, logo, fraco... Ou então se mudaria a aerodnâmica dele, tirando boa parte da vantagem sobre os Warbirds...

Se fosse o corpinho E o motor, sem aviônica moderna: Bom, aí poderia se colocar mais duas .50 nas asas, e ainda teria muito "peso a menos" pra colocar um canhão maiorzinho nele, mesmo que seja em pods externos ou bombas/foguetes, e ainda aumentar sua performance (velocidade, velocidade ascensorial etc.), ou seja, seria o avião a ser batido. O F-22 da 2ªGM...

Agora imaginemos a seguinte situação um Super Tucano com o motor de agora, as duas .50, a capacidade de levar bombas e foguetes burros... Excluindo os mísseis e bombas inteligentes, mas mantendo a aviônica que deixa o lançamento de bombas burras, foguetes e tiros de metralhadora mais precisos... Nessa situação ele seria perigosíssimo pra QUALQUER COISA QUE ESTIVESSE NO CHÃO... No ar ele seria um oponente difícil, mas não insuperável, afinal a performance dele não é tão superior assim pra deixa-lo na situação de invulnerável a abates.

Se fosse o S. Tucano Full eu acredito que seria uma situação semelhante à anterior... Mísseis IR (os que o S. Tucano pode operar) seriam pouco eficientes no cenário 2ªGM, afinal seria difícil lockar nos aviões da época, excessão aos raros aviões "a jato".

Bom, tudo isso é a minha humilde opinião, onde eu acho que a melhor opção seria o motor+design+armamento da época e aumento substancial da performance graças ao menor peso por se ter retirado as aviônicas e outras 'modernidades'...




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#19 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 15, 2007 7:23 am

Não dá para colocarem as performances e armamento dos vários aparelhos? Assim dava para comparar.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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#20 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Set 15, 2007 10:41 am

Precisa-se ver se colocando mais metralhadoras na asa se não vai comprometer o rendimento dele no quesito manobridade.

Deixá-lo com 04 metralhadoras .50 fica complicado, vide as várias queixas de pilotos americanos das versões originais de Mustang (B/C) que reclamavam desta configuração para dogfights, esta melhoria acabou vindo nas versões Delta (P-51D) posteriormente.

Colocar pods de canhão, acaba criando um arrasto muito grande e queda na manobridade, um problema que os alemaes tiveram quando colocaram pods de canhão complementares em seus Fw-190s e Bf-109s para combater bombardeiros e acabaram sendo massacrados pelos caças de escolta...




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#21 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Set 15, 2007 12:47 pm

Nada do A-29 poderia ter sido feito na 2ª Guerra, mas mesmo assim o combate imaginário seria interessante, mas para deixar as coisas justas:
- Sem eletrônicos, muito desigual;
- O A-29 não foi feito para dogfights a base do canhão, por isso carrega apenas 2 .50, mas pode carregar dois pods de 20mm, isso atrapalharia a aerodinâmica, mas por outro lado não vejo grandes problemas em colocar esses canhões onde hoje ficam as metralhadoras, isso deixaria o armamento dele igual ao dos Warbirds, ele ja perdeu os eletrônicos mesmo.

E sobre a performance:

Código: Selecionar todos

                A-29    BF-109  Spit    P-47    P-51
Peso            3020    2247    2309    4535    3465
Potência        1600    1455    1470    2535    1695
Pot/Peso        0.53    0.65    0.64    0.56    0.49
Área alar       19.4    16.4    22.5    27.9    21.8
Área/Peso       6.42    7.3     9.75    6.15    6.29
Vel max         593     640     605     685     703
Vel subida      24      17      13.5    15.9    16.3

As unidades forem escolhidas para deixar a comparação mais facil, valores maiores são melhores em todos os casos, as unidades usadas foram:
kg para peso
hp para potência
hp/kg para potência/peso
m² para área alar
m²/1000kg para área/peso
km/h para velocidade máxima
m/s para velocidade de subida

As versões dos Warbirds:
BF-109G6
Spitfire Mk Vb
P-47D
P-51D




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#22 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 15, 2007 12:50 pm

Eu já tinha lido que a velocidade de subida dos Super Tucanos era muito boa e nessa comparação isso fica claro.

[]'s




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#23 Mensagem por The Baaz » Sáb Set 15, 2007 1:46 pm

projeto escreveu:Eu já tinha lido que a velocidade de subida dos Super Tucanos era muito boa e nessa comparação isso fica claro.

[]'s


Levando em conta que ele está sendo comparado com aviões de 1930/1940 :?

No mais, creio que sem a eletrônica e sem o Piranha, a coisa ficaria bem chata para os tucanões :lol:




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#24 Mensagem por Moccelin » Sáb Set 15, 2007 2:53 pm

The Baaz escreveu:
projeto escreveu:Eu já tinha lido que a velocidade de subida dos Super Tucanos era muito boa e nessa comparação isso fica claro.

[]'s


Levando em conta que ele está sendo comparado com aviões de 1930/1940 :?

No mais, creio que sem a eletrônica e sem o Piranha, a coisa ficaria bem chata para os tucanões :lol:


Bom... Creio que levando em conta todos os aviões com hélices ele ainda deve ter uma taxa de subida relativamente alta... Afinal o auge dos aviões a hélice foi na década de 40!
Mas esses dados mostraram que sem a eletrônica ele não é tão poderoso assim... Mas será que tirando toda a eletrônica dele esses números não iam melhorar pelo menor peso??? Incluindo aí a taxa de subida!




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#25 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 15, 2007 3:35 pm

RENN_Akino escreveu:Eu acho que ele ia se sair bem, o senta a pua ja ownou com um avião ruinzinho, imagina com o tucanu.


Você está falando sério quando diz que o P-47D Thunderbolt era uma avião "ruizinho"? O P-47, ao lado do P-51 Mustang, foram os dois melhores caças da USAAF na Europa! Os dois esquadrões da USAAF com maior número de vítórias usavam o P-47 e o o P-51! O P-47 lutou e derrotou caças como o Me109 e o FockeWulf 190, Akino!




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#26 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 15, 2007 3:40 pm

RENN_Akino escreveu:
Bolovo escreveu:
RENN_Akino escreveu:Eu acho que ele ia se sair bem, o senta a pua ja ownou com um avião ruinzinho, imagina com o tucanu.

:shock: :shock: :?:

P-47 Thunderbolt!! São 2,535 hp de força bruta! 8 metralhadoras .50! O melhor caça americano na Segunda Guerra!

O Super Tucano, sem HUD e aquela porra toda, acho que não se sairia tão bem assim. O armamento é inferior. Imagina tentar derrubar um Ju-88 com duas .50, daí é sodas.

O que 8 metralhadores .50 são capazes de fazer em um piloto experiente com um otimo avião como o Super tucano?! Uma metralhadora .50 já faz estrago, 8 é só pra dar medo :twisted:


Akino, por favor! Não fala bobagem... 8 .50 cospem 19kg de chumbo por segundo! Destroçam qualquer coisa! Os pilotos do 1º GAvCa, na Itália, "descascavam" os panzers alemães com elas!




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#27 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Set 15, 2007 4:59 pm

Como seria um cobate aéreo do A-29 com "piranhas"(qual? A ou B?) contra os outros aviões P-47,A6M,P-51,BF-109,.......seria possível fazer a aquisição do alvo com motores a pistao?...algum avião a pistão ja foi derrubado por misseis ar-ar infravermelho? pergunto isso pois tenho dúvidas...não digo que não seria possível...mas a mente(minha) tá fraca...e mesmo com "reset" não consigo imaginar. obrigado.




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#28 Mensagem por Poti Camarão » Sáb Set 15, 2007 5:16 pm

Galera,

Lembrem-se que é exercício de imaginação mesmo... uma viagem na maionese. Claro que o Supertucano não poderia ser construído naquela época...




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#29 Mensagem por Beronha » Sáb Set 15, 2007 5:56 pm

:lol: :lol: que loucura... o nimits volta do inferno....

se voltassemos no tempo com o a29 , so o flir ganharia a guerra designando alvos para a artilharia




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#30 Mensagem por Penguin » Sáb Set 15, 2007 6:41 pm

Como se sairia contra o S. Tucano o P-47D ou P-51D com avionicos atuais e armado com Piranha?




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