Qual seria o desempenho do Supertucano na II Guerra Mundial?
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- Moccelin
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Bom... É um exercício de abstração quase impossível a meu ver... NADA no Super Tucano poderia ser construído com a tecnologia da década de 40... Acho que nem a aerodinâmica dele poderia ser produzida naquele tempo.
Mas se mantivéssemos só o 'corpinho' do S.Tucano ele seria incrivelmente submotorizado para um caça e até para um bombardeiro, afinal pra caber nele teria que ser um motor pequeno, logo, fraco... Ou então se mudaria a aerodnâmica dele, tirando boa parte da vantagem sobre os Warbirds...
Se fosse o corpinho E o motor, sem aviônica moderna: Bom, aí poderia se colocar mais duas .50 nas asas, e ainda teria muito "peso a menos" pra colocar um canhão maiorzinho nele, mesmo que seja em pods externos ou bombas/foguetes, e ainda aumentar sua performance (velocidade, velocidade ascensorial etc.), ou seja, seria o avião a ser batido. O F-22 da 2ªGM...
Agora imaginemos a seguinte situação um Super Tucano com o motor de agora, as duas .50, a capacidade de levar bombas e foguetes burros... Excluindo os mísseis e bombas inteligentes, mas mantendo a aviônica que deixa o lançamento de bombas burras, foguetes e tiros de metralhadora mais precisos... Nessa situação ele seria perigosíssimo pra QUALQUER COISA QUE ESTIVESSE NO CHÃO... No ar ele seria um oponente difícil, mas não insuperável, afinal a performance dele não é tão superior assim pra deixa-lo na situação de invulnerável a abates.
Se fosse o S. Tucano Full eu acredito que seria uma situação semelhante à anterior... Mísseis IR (os que o S. Tucano pode operar) seriam pouco eficientes no cenário 2ªGM, afinal seria difícil lockar nos aviões da época, excessão aos raros aviões "a jato".
Bom, tudo isso é a minha humilde opinião, onde eu acho que a melhor opção seria o motor+design+armamento da época e aumento substancial da performance graças ao menor peso por se ter retirado as aviônicas e outras 'modernidades'...
Mas se mantivéssemos só o 'corpinho' do S.Tucano ele seria incrivelmente submotorizado para um caça e até para um bombardeiro, afinal pra caber nele teria que ser um motor pequeno, logo, fraco... Ou então se mudaria a aerodnâmica dele, tirando boa parte da vantagem sobre os Warbirds...
Se fosse o corpinho E o motor, sem aviônica moderna: Bom, aí poderia se colocar mais duas .50 nas asas, e ainda teria muito "peso a menos" pra colocar um canhão maiorzinho nele, mesmo que seja em pods externos ou bombas/foguetes, e ainda aumentar sua performance (velocidade, velocidade ascensorial etc.), ou seja, seria o avião a ser batido. O F-22 da 2ªGM...
Agora imaginemos a seguinte situação um Super Tucano com o motor de agora, as duas .50, a capacidade de levar bombas e foguetes burros... Excluindo os mísseis e bombas inteligentes, mas mantendo a aviônica que deixa o lançamento de bombas burras, foguetes e tiros de metralhadora mais precisos... Nessa situação ele seria perigosíssimo pra QUALQUER COISA QUE ESTIVESSE NO CHÃO... No ar ele seria um oponente difícil, mas não insuperável, afinal a performance dele não é tão superior assim pra deixa-lo na situação de invulnerável a abates.
Se fosse o S. Tucano Full eu acredito que seria uma situação semelhante à anterior... Mísseis IR (os que o S. Tucano pode operar) seriam pouco eficientes no cenário 2ªGM, afinal seria difícil lockar nos aviões da época, excessão aos raros aviões "a jato".
Bom, tudo isso é a minha humilde opinião, onde eu acho que a melhor opção seria o motor+design+armamento da época e aumento substancial da performance graças ao menor peso por se ter retirado as aviônicas e outras 'modernidades'...
The cake is a lie...
- cabeça de martelo
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- Plinio Jr
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Precisa-se ver se colocando mais metralhadoras na asa se não vai comprometer o rendimento dele no quesito manobridade.
Deixá-lo com 04 metralhadoras .50 fica complicado, vide as várias queixas de pilotos americanos das versões originais de Mustang (B/C) que reclamavam desta configuração para dogfights, esta melhoria acabou vindo nas versões Delta (P-51D) posteriormente.
Colocar pods de canhão, acaba criando um arrasto muito grande e queda na manobridade, um problema que os alemaes tiveram quando colocaram pods de canhão complementares em seus Fw-190s e Bf-109s para combater bombardeiros e acabaram sendo massacrados pelos caças de escolta...
Deixá-lo com 04 metralhadoras .50 fica complicado, vide as várias queixas de pilotos americanos das versões originais de Mustang (B/C) que reclamavam desta configuração para dogfights, esta melhoria acabou vindo nas versões Delta (P-51D) posteriormente.
Colocar pods de canhão, acaba criando um arrasto muito grande e queda na manobridade, um problema que os alemaes tiveram quando colocaram pods de canhão complementares em seus Fw-190s e Bf-109s para combater bombardeiros e acabaram sendo massacrados pelos caças de escolta...
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Nada do A-29 poderia ter sido feito na 2ª Guerra, mas mesmo assim o combate imaginário seria interessante, mas para deixar as coisas justas:
- Sem eletrônicos, muito desigual;
- O A-29 não foi feito para dogfights a base do canhão, por isso carrega apenas 2 .50, mas pode carregar dois pods de 20mm, isso atrapalharia a aerodinâmica, mas por outro lado não vejo grandes problemas em colocar esses canhões onde hoje ficam as metralhadoras, isso deixaria o armamento dele igual ao dos Warbirds, ele ja perdeu os eletrônicos mesmo.
E sobre a performance:
As unidades forem escolhidas para deixar a comparação mais facil, valores maiores são melhores em todos os casos, as unidades usadas foram:
kg para peso
hp para potência
hp/kg para potência/peso
m² para área alar
m²/1000kg para área/peso
km/h para velocidade máxima
m/s para velocidade de subida
As versões dos Warbirds:
BF-109G6
Spitfire Mk Vb
P-47D
P-51D
- Sem eletrônicos, muito desigual;
- O A-29 não foi feito para dogfights a base do canhão, por isso carrega apenas 2 .50, mas pode carregar dois pods de 20mm, isso atrapalharia a aerodinâmica, mas por outro lado não vejo grandes problemas em colocar esses canhões onde hoje ficam as metralhadoras, isso deixaria o armamento dele igual ao dos Warbirds, ele ja perdeu os eletrônicos mesmo.
E sobre a performance:
Código: Selecionar todos
A-29 BF-109 Spit P-47 P-51
Peso 3020 2247 2309 4535 3465
Potência 1600 1455 1470 2535 1695
Pot/Peso 0.53 0.65 0.64 0.56 0.49
Área alar 19.4 16.4 22.5 27.9 21.8
Área/Peso 6.42 7.3 9.75 6.15 6.29
Vel max 593 640 605 685 703
Vel subida 24 17 13.5 15.9 16.3
As unidades forem escolhidas para deixar a comparação mais facil, valores maiores são melhores em todos os casos, as unidades usadas foram:
kg para peso
hp para potência
hp/kg para potência/peso
m² para área alar
m²/1000kg para área/peso
km/h para velocidade máxima
m/s para velocidade de subida
As versões dos Warbirds:
BF-109G6
Spitfire Mk Vb
P-47D
P-51D
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projeto escreveu:Eu já tinha lido que a velocidade de subida dos Super Tucanos era muito boa e nessa comparação isso fica claro.
[]'s
Levando em conta que ele está sendo comparado com aviões de 1930/1940
No mais, creio que sem a eletrônica e sem o Piranha, a coisa ficaria bem chata para os tucanões
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The Baaz
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- Moccelin
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The Baaz escreveu:projeto escreveu:Eu já tinha lido que a velocidade de subida dos Super Tucanos era muito boa e nessa comparação isso fica claro.
[]'s
Levando em conta que ele está sendo comparado com aviões de 1930/1940
No mais, creio que sem a eletrônica e sem o Piranha, a coisa ficaria bem chata para os tucanões
Bom... Creio que levando em conta todos os aviões com hélices ele ainda deve ter uma taxa de subida relativamente alta... Afinal o auge dos aviões a hélice foi na década de 40!
Mas esses dados mostraram que sem a eletrônica ele não é tão poderoso assim... Mas será que tirando toda a eletrônica dele esses números não iam melhorar pelo menor peso??? Incluindo aí a taxa de subida!
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- Mapinguari
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RENN_Akino escreveu:Eu acho que ele ia se sair bem, o senta a pua ja ownou com um avião ruinzinho, imagina com o tucanu.
Você está falando sério quando diz que o P-47D Thunderbolt era uma avião "ruizinho"? O P-47, ao lado do P-51 Mustang, foram os dois melhores caças da USAAF na Europa! Os dois esquadrões da USAAF com maior número de vítórias usavam o P-47 e o o P-51! O P-47 lutou e derrotou caças como o Me109 e o FockeWulf 190, Akino!
Mapinguari
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RENN_Akino escreveu:Bolovo escreveu:RENN_Akino escreveu:Eu acho que ele ia se sair bem, o senta a pua ja ownou com um avião ruinzinho, imagina com o tucanu.
P-47 Thunderbolt!! São 2,535 hp de força bruta! 8 metralhadoras .50! O melhor caça americano na Segunda Guerra!
O Super Tucano, sem HUD e aquela porra toda, acho que não se sairia tão bem assim. O armamento é inferior. Imagina tentar derrubar um Ju-88 com duas .50, daí é sodas.
O que 8 metralhadores .50 são capazes de fazer em um piloto experiente com um otimo avião como o Super tucano?! Uma metralhadora .50 já faz estrago, 8 é só pra dar medo
Akino, por favor! Não fala bobagem... 8 .50 cospem 19kg de chumbo por segundo! Destroçam qualquer coisa! Os pilotos do 1º GAvCa, na Itália, "descascavam" os panzers alemães com elas!
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- Gerson Victorio
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Como seria um cobate aéreo do A-29 com "piranhas"(qual? A ou B?) contra os outros aviões P-47,A6M,P-51,BF-109,.......seria possível fazer a aquisição do alvo com motores a pistao?...algum avião a pistão ja foi derrubado por misseis ar-ar infravermelho? pergunto isso pois tenho dúvidas...não digo que não seria possível...mas a mente(minha) tá fraca...e mesmo com "reset" não consigo imaginar. obrigado.
- Poti Camarão
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