Luís Henrique escreveu:Copio algumas partes do Beraldi...mas mudo algumas em negrito.
Casco: nacional com influência francesa nas técnicas Stealth
Propulsão: Diesel - Elétrica
Míssil SS: Nacional (em desenvolvimento)
Canhão: 114mm (Mk. 8 Mod 1)
Canhão para operação de abordagem/defesa local: Oerlikon 20mm
CIWS: RAM Block II (alcance 15 km)
Míssil de Defesa Ponto/Comboio: Aster 30 ou similar (nacional se possivel) Helo: Sea Hawk
Torpedo leve: MU-90,
Concordo com o Beraldi em sua defesa do RAM no lugar de canhões antiaéreos. Mas também acho que deveriamos manter os canhões para termos um recurso final no caso de falta de mísseis.
Então a defesa contra misseis seria feita por RAM + canhões...como esta acima.
Agora, o Unkhonto como segundo missil eu não concordo. Se for o Unkhonto no lugar do RAM, ai tudo bem, mas como segundo missil acho que deveriamos partir para um que sirva para destruir aeronaves (helicopteroe e aviões)...E um alcance maior é fundamental para isto.
Ter a capacidade de abater um helicoptero ou caça antes dele lançar um missil antinavio é excelente.
Sem dar nome aos bois. Defendo uma plataforma que consiga destruir navios a +200 km, aeronaves a +100 km e que tenha uma boa capacidade de defesa contra misseis e torpedos. RAM + canhões, de preferência 2 peças de RAM...
Luís,
Tive uma tentação de colocar o que você acabou por colocar, mas pensei que o MAN iria polemizar e o Aster 30 o pessoal iria falar que era caro... Mas como o Marino disse depois para chutar mais para cima as expectativas, então... Aster 30 nelas...
Só uma Obs:
O Aster 15 cumpre as mesmas funções do RAM, se considerada sua versão Block II, pois estamos falando de um alcance mínimo de 1.000m para o RAM e 1.700m para o Aster 15, com alcances máximos contra alvos sea skimmer de, respectivamente 15 e 18 km. Só que o RAM, a meu ver, tem mais vantagens, quais sejam:
- tiro direto, com conseqüente menor alcance mínimo;
- fire-and-forget, pois já sai na direção geral do alvo com o sensor passivo "lockado" no radar do míssil, ou no rumo do míssil atacante, com o céu de fundo, para conseguir facilmente um LOAL com o sensor IR. Já o Aster vem de cima, em parábola, e seu radar vai sempre ter o clutter do mar como fator complicador;
- muito mais mísseis para pronto uso, principalmente se considerarmos um lançador na proa e um na popa (42 mísseis prontos);
- muito menos peso e espaço ocupado para tal quantidade de mísseis;
- muito menor preço unitário.
E na camada superior, o Aster 30, que com seu alcance mínimo de 3.000 m e máximo de 80-100km, complementaria o RAM na auto-defesa e faria a Defesa Aérea do dispositivo...
Quanto ao MAN, tal como a "Phoenix", vamos pensar num Barracuda atualizado, misto de Gabriel III com Exocet...