vale lembrar que a exigênciapara sargento é de primeiro grau apenas, salvo engano, onde terá um salário desses com primeiro grau?
O difícil é convencer alguém que é melhor ganhar 1500 reais carregando mochila no EB do que ganhar 1400 vendendo salgadinho. Segundo estatísticas, deste de 1985, se o nível fosse segundo grau, o resultado dos concursos seria praticamente o mesmo. Nos últimos anos esses números foram mudando, ao invés de aumentar o numero de aprovados com segundo grau, aconteceu o contrário.
Se hoje, na maioria dos casos, depois de uns cinco anos, o EB tem um sargento com formação superior, ganhando salário de nível técnico, as coisas caminham para que num futuro próximo, o EB tenha um profissional de nível técnico, com primeiro grau.
quanto as "regalias", moradia, plano de saúde, transferências, missões no exterior, aposentadoria integral, entre outras. Não são regalias, mas são melhores que muitos empregos por aí.
Moradia
O auxilio moradia esta incluído nos 1500 reais. O auxilio não dá para pagar um aluguel decente, a vantagem esta se você for morar num PNR (casa do EB), então você passa a pagar de aluguel (no PNR) o que você ganha de moradia. Mas o fato é que, se você for morar num PNR, você passa a ganhar, soldo – moradia. Ninguém mora de graça.
Vale lembrar que a maioria das casas no sul (sul que eu digo é o Brasil menos região da Amazônia) estão caindo os pedaços, porque o dinheiro que é pago pelos moradores dos PNR a anos vem sendo direcionados para construir casas na região de fronteira. Portanto, quando vocês verem uma casa construída no meio da selva, ao invés de dizerem: “nossa, como o governo investe no bem estar dos militares que servem na fronteira”, vocês devem pensar: “isso foi feito com o sacrifício dos militares”
Plano de saúde
Existe uma lei (nunca vi essa lei) que diz que o EB tem que dar assistência médica aos militares e dependentes. Isso é feito nos hospitais do exército. Mas quantos hospitais existem no Brasil? Para complementar os atendimentos criaram o FUSEX. É descontado no salário do militar (não sei qual é a porcentagem), e o dinheiro vai para o fundo do exército, e volta distribuído para as diversas guarnições que existem pelo Brasil. Dessa forma, o militar pode se atendido em alguns casos (repito: em alguns casos) em hospitais e médicos civis, cadastrados nesse sistema. Sendo que o fundo cobre uma parte dos custos e o militar a outra parte do custo. Isso é o plano de saúde dos militares (FUSEX).
Tudo ia bem, o que era arrecadado dava para cobrir as despesas médicas e o militar era um “privilegiado” num pais que a saúde esta falida. Foi assim até que o governo federal precisou do dinheiro para fazer caixa e passou a segurar a grana. Os hospitais e médicos civis enquanto estavam recebendo em dia (e o FUSEX pagava muito bem) era só alegria, quando começaram a ficar receber fecharam as portas. O sistema varia de guarnição para guarnição, mas de maneira geral esta dessa forma.
Se você precisar de um médico, ou se desloca para uma capital, onde geralmente esta os hospitais, ou entra num fila para pegar uma guia (que pode levar um mês), ou vai ao SUS. Vale lembrar que o desconto do FUSEX continua sendo efetuado.
Transferências
Você ganha de acordo com a distancia que foi transferido. Como qualquer mudança de cidade tem despesas. Para você conseguir uma transferência que vale a pena tem que ser de 5.000 km. Ou seja, você tem que sair do sul e ir para o norte.
missões no exterior
0,01% do efetivo da força tem esse privilegio.
aposentadoria integral
No meu caso, se não fosse por esse detalhe eu já teria dado baixa. E conheço um monte de gente que esta na mesma situação.
entre outras
Tem mais duas regalias (ou adicionais que incluídos no salário de 1500 reais). Um é o auxilio pré-escolar que o militar recebe para filhos de até 5 anos (se não me engano). Acho que é de 120 reais para cada filho nessa faixa de idade. Outro adicional que não esta incluído nos 1500 reais é o salário família. É um adicional que o militar recebe de acordo com o numero de dependentes (esposa, filho). Antes de sair fazendo filho é bom lembra que o militar recebe 0,16 centavos por dependente.