MIX RAFALE+F-16, a melhor opção bi+mono?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 728 vezes
O problema da Venezuela é justamente esse, atrelou toda a sua economia ao petróleo. Ao menor sinal de queda dos valores do barril no mercado internacional, pronto, fim da capacidade da força aérea da venezuela e juntamente com ela os seus tão perigosos Su-30.
Só quero ver a hora que os biocombustíveis emplacarem.....
Wesley
Só quero ver a hora que os biocombustíveis emplacarem.....
Wesley
Sintra escreveu:E até que ponto, estas compras militares não foram TODAS colocadas no congelador enquanto as causas de um certo acidente aéreo não forem corrigidas?
Não quero ser o desmancha prazeres da festa, mas os concursos de aquisição de material militar internacionais costumam aparecer na imprensa especializada internacional com meses, ou mesmo anos de antecedência, e sobre aquisições para o Brasil, NADA, ZERO.
As cartas do fabricante para o congresso, no caso da Lock Mart, as deslocações de aviões em "tournée" por parte dos Russos, os comentários politicos vindos do Eliseu tratando-se dos Franceses, etc, etc, etc. Estas situações acontecem com uma regularidade quase cronométrica no mercado Internacional de armamento, mas para o Brasil, actualmente não se escuta NADA.
Esquisito
Concordo plenamente consigo, Sintra.
O governo brasileiro e, principalmente, o Ministério da Aeronáutica está totalmente embrulhado na crise do setor aeronáutico. A compra de novos caças agora é, em minha humilde visão, impossível. Que eu saiba, não há a mínima movimentação nesse sentido. Só há especulação.
Como "vender" essa aquisição pra sociedade? Nenhum político vai ter lata pra isso.
É uma situação muito triste.
Cumprimentos,
Adriano
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Adriano
Saudosista você hein?? ministério da Aeronáutica foi legal...
Realmente não temos ninguém que conseguirá fazer o povo comprar essa idéia, já que o país não está em sua melhor forma internamente...
Saudosista você hein?? ministério da Aeronáutica foi legal...
Realmente não temos ninguém que conseguirá fazer o povo comprar essa idéia, já que o país não está em sua melhor forma internamente...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Edu Lopes escreveu:PRick escreveu:Mas voltando ao assunto do Tópico, ficaríamos com 26 Mirages e 28 Rafales, além dos F-5M e os AMX´s.
Isto seria um sonho! Os caça que acho mais bonitim, com os últimos avanços e muita champanha, e comida dá boa, nada de McDonnald´s, carne de minhoca, pão com sabor de isopor.
PRick, você acha mesmo que 26 Mirages e 28 Rafales é um sonho? Pra um país do tamanho do nosso?
Pra mim isso é um pesadelo, e dos mais medonhos. E com SUE então, nem o Freddy Krueger encarava.
Diziam que os Flankers eram sucata e agora ficam felizes com 26 Mirages (sem falar no SUE)? Não dá pra entender.
E os Rafales começariam a ser entregues a partir de 2010? E a tal incapacidade francesa de produzir muitos aviões, como fica? Será que vamos receber um por ano? Terminaremos de receber os Rafas lá por 2028? Eu não me surpreenderia nem um pouco.
E outra coisa, será que a França não tem 14 Mirages (quatorzinho) pra pronta entrega? Ainda levaremos dois anos e meio pra receber esses aviões?
Enquanto isso o Chaves foi lá, comprou e já recebeu boa parte da 1ª encomenda (mas ele não comprou avião francês, tá explicado). Continuo não acreditando nessa “proposta”, é ridícula demais pra ser levada a sério, mas se isso se concretizar eu paro de falar mal do Chaves e passo a considerá-lo o melhor presidente da América Latina. Ideologias a parte, ele não ficou de novelinha, comprou os melhores caças do mundo, e com os primeiros que já recebeu deixou muita gente de cabelo em pé (pelo menos aqui no DB ).
E vamos torcer para que os americanos não fiquem putos com isso e vetem uma participação brasileira no F-35 porque ai mesmo é que não teremos caças de 5ª geração tão cedo. Lá pra 2035 vamos estar com uma meia dúzia de Rafales enquanto a Venezuela vai estar desfilando de PAK-FA. E não venham com essa de que o programa russo não sai do papel porque se o Chaves colocar uns petrodólares na parada é bem capaz de ficar como sócio majoritário do projeto e vamos ser os eternos GBO da rua.
Alguns colegas mais bem informados já falaram que não teremos equipamento russo por aqui, mas, pelo menos, que comprássemos caças americanos. Equipamento francês realmente não dá.
Mas continuo não acreditando nisso.
Grande abraço a todos.
Sim,um sonho, PORQUE NUNCA EM TEMPO ALGUM tivemos uma FAB armada assim, não só os Rafales e os M-2000, mas F-5M, AMX e ALX´s. Nem vou falar de um rede com R-99A e B e os Cindactas. Não comparo o ideal, com o real, mais o real com os outros reais de nossa história.
Segundo, considero os Rafales F3, melhores que qualquer Flanker. Não se trata de ideologias, mas de considerar que os outros tem idéias diferentes, e ponto de vista opostos ao meu. O mundo é assim.
Como você já deve ter lido, os M-2000C que estamos recebendo estão dando baixa, na medida que nos são entregues, não exitem M-2000 para serem entregues. São todos operacionais, em uso. A suposta proposta é para recebermos 14 M-2000 com RDY, ou seja, M-2000-5 ou próximo dele, isto requer tempo para fazer o upgrade, não estou preocupado em receber algo agora, ou daqui a 2 anos, isto para mim é infantilidade. Mesmo porque não acredito em nenhum conflito armado com a Venezuela.
Pior ainda é julgar qualquer governo por compras de armas, sou um aficcionado, mas existem milhões de coisas importantes a serem compradas, não somente armamento.
Não estou ligando a mínima para o que os EUA pensam, ou deixem de pensar, isto sim para mim é ser subdesenvolvido, quero ser aliado de primeira. Assim, dou preferência a França e depois Rússia, só depois os EUA em matéria de compra de armas.
Olha é possível que a Venzuela esteja em Guerra Civil daqui uns 05 anos, e desfilando outras coisas além de um caça de 5 geração que os Russos não tem grana para desenvolver. E poderemo estar de Neuron aqui também, mas isto sim é sonho. Por enquanto estamos discutindo FX-2.
[ ]´s
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Os M2000C que ja compramos também seriam atualizados com RDY ou apenas este segundo lote?
Pergunto isso porque se forem modernizados ficariamos realmente com 4 GDA (Anapolis e Manaus com Rafale e RR e RO com M2000)....Mas se os M2000C não forem modernizados eu acredito que ao recebermos o 2 lote de Rafale os M-C seriam vendidos para um país vizinho...
Pergunto isso porque se forem modernizados ficariamos realmente com 4 GDA (Anapolis e Manaus com Rafale e RR e RO com M2000)....Mas se os M2000C não forem modernizados eu acredito que ao recebermos o 2 lote de Rafale os M-C seriam vendidos para um país vizinho...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
A grande sacanagem desse atuais M2000C que estão chegando é o fato de estarmos recebendo os primeiros a serem aposentados da AdA...
E uma coisa que me deixa meio preocupado é essa "escolha" pelo Rafale... É um ótimo caça, mas parece que está sendo meio problemático de vender. Tenho receio de que daqui a algum tempo, caso acontecesse isso (Rafales + M2000-5 + M2000C modernizados, ou não), fiquemos com um caça fabricado fora e que vendeu pouco (França, Brasil e mais alguns gatos pingados)... Logo de manutenção caríssima...
Tem gente que fala que o Flanker não poderia ser comprado porque a Venezuela o comprou... Imaginem a hipotética situação, o Brasil escolhe o Flanker, compra em quantidade substancial, mesmo que seja pra entrega mais lenta, cria uma estrutura de manutenção padrão, inclusive com algumas coisas sendo fabricadas por aqui... Memercado é mercado... Se o Brasil se prontificasse a comprar uns 48 Suckoys (mais alguns sistemas AAé) eu acredito que teríamos mais prioridade que os Venezuelanos, afinal, o que é melhor pra Rússia, apoiar um país estável e com muita capacidade latente, ou apoiar um país que a economia se baseia em um ÚNICO commodity??? E o mais interessante, um que eles tem...
Bom, tem um porém, talvez esse alinhamento Rússia, Irã, Venezuela... seja EXATAMENTE para o grupinho do petróleo se fechar denovo... E aí o meu plano vai por água abaixo, afinal o Brasil passou a ser o inimigo nº 01 dos produtores de petróleo no dia que saiu espalhando mundo afora que os biocombustíveis são o que há de melhor hehehehehe...
Mas essa história está meio complicada, a um tempo atrás era dado como certo (nas discussões aqui do DB) o pacotão 'McDonnalds', regado a 'Coca-Cola'... Agora estão cogitando um pacotão 'Cuisine bourgeoise', regado a champagne Don Perignon!
E uma coisa que me deixa meio preocupado é essa "escolha" pelo Rafale... É um ótimo caça, mas parece que está sendo meio problemático de vender. Tenho receio de que daqui a algum tempo, caso acontecesse isso (Rafales + M2000-5 + M2000C modernizados, ou não), fiquemos com um caça fabricado fora e que vendeu pouco (França, Brasil e mais alguns gatos pingados)... Logo de manutenção caríssima...
Tem gente que fala que o Flanker não poderia ser comprado porque a Venezuela o comprou... Imaginem a hipotética situação, o Brasil escolhe o Flanker, compra em quantidade substancial, mesmo que seja pra entrega mais lenta, cria uma estrutura de manutenção padrão, inclusive com algumas coisas sendo fabricadas por aqui... Memercado é mercado... Se o Brasil se prontificasse a comprar uns 48 Suckoys (mais alguns sistemas AAé) eu acredito que teríamos mais prioridade que os Venezuelanos, afinal, o que é melhor pra Rússia, apoiar um país estável e com muita capacidade latente, ou apoiar um país que a economia se baseia em um ÚNICO commodity??? E o mais interessante, um que eles tem...
Bom, tem um porém, talvez esse alinhamento Rússia, Irã, Venezuela... seja EXATAMENTE para o grupinho do petróleo se fechar denovo... E aí o meu plano vai por água abaixo, afinal o Brasil passou a ser o inimigo nº 01 dos produtores de petróleo no dia que saiu espalhando mundo afora que os biocombustíveis são o que há de melhor hehehehehe...
Mas essa história está meio complicada, a um tempo atrás era dado como certo (nas discussões aqui do DB) o pacotão 'McDonnalds', regado a 'Coca-Cola'... Agora estão cogitando um pacotão 'Cuisine bourgeoise', regado a champagne Don Perignon!
The cake is a lie...
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 728 vezes
Essa vinda de mais M2000 só faria algum sentido se a FAB fizesse uma mudança em seu planejamento da seguinte forma, procurar a Embraer e renegociar o contrato de modernização dos F-5. Ao invés de continuar modernizando os F-5, começaria a modernizar os primeiros M2000 recebidos. Ao mesmo tempo daríamos baixa nos nos F-5 remanescentes.
Vantagens:
* A Força estaria concentrada somente em dois vetores, Rafale e M2000 (o FX-1 previa um único vetor);
* Logística simplificada;
* Comunalidade dos dois vetores com os armamentos disponíveis;
Wesley
*O caminho que a FAB está trilhando me deixa de certo modo preocupado, enquanto as outras forças procuram simplificar a nossa procura complicar. Não dá para imaginar uma força aérea, em pleno sec. 21, operando 3 vetores distintos (Rafale, M2000 e F5, sem contar o AMX)
Vantagens:
* A Força estaria concentrada somente em dois vetores, Rafale e M2000 (o FX-1 previa um único vetor);
* Logística simplificada;
* Comunalidade dos dois vetores com os armamentos disponíveis;
Wesley
*O caminho que a FAB está trilhando me deixa de certo modo preocupado, enquanto as outras forças procuram simplificar a nossa procura complicar. Não dá para imaginar uma força aérea, em pleno sec. 21, operando 3 vetores distintos (Rafale, M2000 e F5, sem contar o AMX)
- Plinio Jr
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Existe um grande problema na vinda de novos lotes de Mirages 2000 ex- Adla, seria a vida util destas aeronaves, em sua maioria muito usadas e cansadas...mesmo que por aqui não sejam tão utilizadas como na França, não devem durar muito...é algo a ser pensado...
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Não é a primeira vez que eu vejo que modernizar essas células que estão chegando aí não deve compensar pelas 'horas voadas'... Mas ese compararmos ela com os F-5 que são uns 10/15 anos mais velhos não compensa? O fato de terem voado bem mais (nas mãos da AdA) elimina esses anos a menos de vida?
The cake is a lie...
- Plinio Jr
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
vilmarmoccelin escreveu:Não é a primeira vez que eu vejo que modernizar essas células que estão chegando aí não deve compensar pelas 'horas voadas'... Mas ese compararmos ela com os F-5 que são uns 10/15 anos mais velhos não compensa? O fato de terem voado bem mais (nas mãos da AdA) elimina esses anos a menos de vida?
Não há duvidas que o Mirage 2000 seja muito melhor vetor que o F-5, por mim faria esta troca na boa, alias, trocaria todos F-5s e A-1s por Mirage 2000s, o grande problema é que a linha de produção do Mirage 2000 foi fechada e não existem usados em bom estado disponiveis no mercado.
Os que a França está disponibilizando, são células bem cansadas, que não devem ficar na ativa por muito tempo, mesmo uma modernização ou revitalização das células não traria bons resultados no que refere-se a prolongação de vida util das mesmas...
Realmente é um tanto complicado....
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Os Mirages 2000 mais usados ainda tem umas 5.000 horas de vôo, mais que nossos F-5M ou F-16A MLU por aí.
Os M-2000C estão demorando a chegar porque a AdLA está antecipando a aposentadoria deles, para entregar para a FAB. O certo, é que só seriam disponibilizados a partir de 2010, nem mesmo os Indianos conseguiram, estão na fila aguardando anciosos a colocação dos M-2000C na reserva.
Os M-2000C com Radar RDY, devem ser fornecidos no mesmo padrão da AdLA, que já tem um programa para um M-2000C meia boca, capaz de usar mísseis BRV. Não só para a AdLA como para oferecer aos utilizadores dos M-2000.
A França não está fazendo nenhum favor, estão com a corda no pescoço, tem que arrumar vendas para o Rafale, e estão com saldo negativos em sua balança comercial, por sinal, estão enfrentando problemas muito parecidos com os dos EUA, na área econômica. Défice em suas contas correntes e baixo crescimento da economia.
Não existem camaradas nesta área, Franceses, Russos e EUA estão oferecendo vantagens porque estão em situação parecida, precisam vender armas, e o Brasil é um ótimo negócio, porque estamos com recursos em moeda forte sobrando, assim todos correm atrás de um ótimo pagador. Banqueiro só gosta de emprestar para gente rica, que não precisa do dinheiro. Ainda mais agora depois deste tombo imobiliário dos EUA, e tinham muita gente boa na França, na Inglaterra, da Europa nesta canoa furada. O Banco Paribas tomou uma boa pancada, logo ele, que é o carro chefe das linhas de crédito para exportação de armamento francês.
São todos uns picaretas, nós é que devemos exigir o máximo possível, nos aproveitando do bom momento.
[ ]´s
Os M-2000C estão demorando a chegar porque a AdLA está antecipando a aposentadoria deles, para entregar para a FAB. O certo, é que só seriam disponibilizados a partir de 2010, nem mesmo os Indianos conseguiram, estão na fila aguardando anciosos a colocação dos M-2000C na reserva.
Os M-2000C com Radar RDY, devem ser fornecidos no mesmo padrão da AdLA, que já tem um programa para um M-2000C meia boca, capaz de usar mísseis BRV. Não só para a AdLA como para oferecer aos utilizadores dos M-2000.
A França não está fazendo nenhum favor, estão com a corda no pescoço, tem que arrumar vendas para o Rafale, e estão com saldo negativos em sua balança comercial, por sinal, estão enfrentando problemas muito parecidos com os dos EUA, na área econômica. Défice em suas contas correntes e baixo crescimento da economia.
Não existem camaradas nesta área, Franceses, Russos e EUA estão oferecendo vantagens porque estão em situação parecida, precisam vender armas, e o Brasil é um ótimo negócio, porque estamos com recursos em moeda forte sobrando, assim todos correm atrás de um ótimo pagador. Banqueiro só gosta de emprestar para gente rica, que não precisa do dinheiro. Ainda mais agora depois deste tombo imobiliário dos EUA, e tinham muita gente boa na França, na Inglaterra, da Europa nesta canoa furada. O Banco Paribas tomou uma boa pancada, logo ele, que é o carro chefe das linhas de crédito para exportação de armamento francês.
São todos uns picaretas, nós é que devemos exigir o máximo possível, nos aproveitando do bom momento.
[ ]´s
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
b.verde escreveu:Pera aí, se não me engano, falava-se aqui no DB, que a FAB não queria outro lote de M-2000C/B. e sim um vetor novo imediatamente...
Será que as coisas "Denovo" tomaram outro rumo?
"Fique atento, Jesus volta logo".
A FAB não quer mais M2000C mas parece que a proposta francesa é: M2000C com RDY, ou seja, algo próximo de um M2000-5
Assim é uma aeronave multirole e pode utilizar o Mica, ou seja, um missil BVR ativo...
O Rafale F3 fica para 2010 em diante, então para compensar ficamos com -5 a partir de 2008......
Eu considero uma excelente proposta em termos de capacidades. Mas gostaria muito de saber sobre valores, etc...
Tem gente falando de Rafale no sudeste mas não creio que esse seja o plano. As forças armadas estão aumentando o poder na região amazonica. Os problemas estão no norte. O sul esta parado, quieto, desarmado....bem diferente do norte (Venezuela, Bolivia, Peru, Colombia, Chile)...
Assim o natural seria Rafale em Anapolis e Manaus...
e M2000-5 no norte da Amazonia....
Se os outros M2000C forem modernizados para -5, provavelmente iriam para o Sul da Amazonia ou para o Sul do centro-oeste (Bolivia).
O Sul/Sudeste ficariam com todos os F-5M e talvez alguns A-1M.
Uma outra parte dos A-1M iriam para o nordeste para Lift...
Su-35BM - 4ª++ Geração.