Rússa pretende construir mais de 4500 aeronaves a
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Carlos Mathias escreveu:A falta de respeito e de humildade de alguns membros do fórum ainda me assusta!
Isso acima, é por causa disso abaixo?Código: Selecionar todos
É que estamos falando de Rússia com cabeça de Brasil.
Se for, esclareço que tentei ser mais ameno e expor uma maneira de pensar, sem ofensas.
De forma alguma Carlos!
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Vamos esclarecer,
1. A maioria dos avioes Russos agora, civis e militares sao velhos, e nao sao economicos, nem para operar nem para manter-los
2. A infra-estrutura na russia hoje ainda existe, suffisamente grande para produzir 250 aeronaves/ano
3. Na Russia hoje ha uma coisinha, que chama-se o "slush fund", entao ha dinheiro
4. A industria da Russia hoje precisa da uma coisa, e isso e o diversificacao industrial, entao o investimento maior neste setor industrial e bem logico. A industria, com o seu mao de obra precisa dos investimentos maiores.
5. O PAK-FA chamou-se MiG-1.42, isso e o concetio basico
6. O MiG-31 no qualquer conflito com uma FA do occidente seria inutil, pelo acoes do Adolf Tolkatchev, e tambem o su-27 sera relativmente um conceito velho...
Entao, isso e uma noticia bem logica.
desculpem meu Portugues
Abracos
1. A maioria dos avioes Russos agora, civis e militares sao velhos, e nao sao economicos, nem para operar nem para manter-los
2. A infra-estrutura na russia hoje ainda existe, suffisamente grande para produzir 250 aeronaves/ano
3. Na Russia hoje ha uma coisinha, que chama-se o "slush fund", entao ha dinheiro
4. A industria da Russia hoje precisa da uma coisa, e isso e o diversificacao industrial, entao o investimento maior neste setor industrial e bem logico. A industria, com o seu mao de obra precisa dos investimentos maiores.
5. O PAK-FA chamou-se MiG-1.42, isso e o concetio basico
6. O MiG-31 no qualquer conflito com uma FA do occidente seria inutil, pelo acoes do Adolf Tolkatchev, e tambem o su-27 sera relativmente um conceito velho...
Entao, isso e uma noticia bem logica.
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dron_pizdec escreveu:Vamos esclarecer,
1. A maioria dos avioes Russos agora, civis e militares sao velhos, e nao sao economicos, nem para operar nem para manter-los
2. A infra-estrutura na russia hoje ainda existe, suffisamente grande para produzir 250 aeronaves/ano
3. Na Russia hoje ha uma coisinha, que chama-se o "slush fund", entao ha dinheiro
4. A industria da Russia hoje precisa da uma coisa, e isso e o diversificacao industrial, entao o investimento maior neste setor industrial e bem logico. A industria, com o seu mao de obra precisa dos investimentos maiores.
5. O PAK-FA chamou-se MiG-1.42, isso e o concetio basico
6. O MiG-31 no qualquer conflito com uma FA do occidente seria inutil, pelo acoes do Adolf Tolkatchev, e tambem o su-27 sera relativmente um conceito velho...
Entao, isso e uma noticia bem logica.
desculpem meu Portugues
Abracos
O seu Português é excelente
Mas... O grande problema é que por muito "slush fund" que exista não é, nem pouco mais ou menos, o necessário para reequipar a Força Aérea Russa em algo próximo de um avião velho por um novo. Os nºs atirados anteriormente pela Koslova (cerca de 1800 aviões novos em 18 anos) são praticamente os mesmos que, em conjunto, a Europa Ocidental vai encomendar no mesmo espaço de tempo. Ora a Russia não tem a economia para isso, aliás a Russia tem uma economia razoavelmente mais pequena que qualquer um dos quatro principais países da União Europeia e MESMO com os aumentos prometidos pelo Putin vai continuar a ter um orçamento da Defesa MAIS PEQUENO que o do MOD Britânico.
O Conjunto USAF/USNAVY/USMARINES planeia adquirir cerca de 60 aviões/ano na próxima década e meia, com um orçamento 20 vezes maior. Como é que a Russia vai adquirir 100 aviões/ano nos próximos 18 anos?!
Esse nº de 4500 aviões/helis/whatever foi feito tendo em conta a máxima capacidade de produção possivel, teórica, das fábricas Russas, no melhor dos casos em termos de encomendas. Ou seja num mundo "Ideal" as Forças armadas Russas adquirem uns 1500 a 2000 aviões e o resto é para exportação. Ora as Forças armadas Russas não têm dinheiro para isto. Não se pode criar uma força próxima à USAF com um investimento equivalente ao do Adla.
Que existe uma necessidade, isso até pode ser verdade, mas não existem os meios.
Quanto a encomendas externas, sou um pouco céptico. O mercado civil está completamente cheio, a industria Russa não tem qualquer hipótese de competir com os GRANDES do sector. No mercado militar vão existir cada vez menos encomendas devido ao aumento da complexidade/custo das novas gerações de aparelhos. Essas ordens vão ser ferozmente disputadas por construtores Ocidentais e, cada vez mais, pelos Chineses. Claro que vão receber encomendas, muitas, mas 2500 parece-me muita fruta.
Parece-me ser uma dose MUITO grande de "wishfull thinking".
Mas posso estar errado
ps- O Mig-1.42 não é/era o PAK-FA, era o concorrente da Mikoyan para o projecto MFI que foi cancelado por falta de fundos.
Abraços
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
- Carlos Lima
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Grande Post Sintra !
Srs, em semana de MAKS 2007 esse tipo de anuncio é mais do que esperado...
Inclusive o protótipo do 'novo' SU-35 estará voando na feira.
É aguardar para ver... mas acho que é bom comprar uma cadeira bem confortável porque esperar em pé pode cansar
[]s e tomará que eu esteja errado (para o bem do F-22)
CB_Lima
Srs, em semana de MAKS 2007 esse tipo de anuncio é mais do que esperado...
Inclusive o protótipo do 'novo' SU-35 estará voando na feira.
É aguardar para ver... mas acho que é bom comprar uma cadeira bem confortável porque esperar em pé pode cansar
[]s e tomará que eu esteja errado (para o bem do F-22)
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- capsantanna
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Cacífe econômico
Temos que considerar que das grandes potências emergentes: China, Índia, Rússia e Brasil, a economia russa vai relativamente bem com crescimento superior a 5% ao ano. A base econômica para esse crescimento pode ser considerado o preço do petróleo, pois a Rússia é um dos maiores produtores mundiais. Enquanto o preço do petróleo estiver alto a economia russa vai ter muito dinheiro entrando.
Para se manter como uma potência mundial, resta à Russia produzir e vender armas, como um bloco de oposição ao governo americano. Mesmo tendo acabado a guerra fria, a Rússia não abre mão de ser considerada uma potência militar, coisa que já se questiona hoje em dia.
O não reaparelhamento das forças armadas seria o mesmo que abdicar do seu papel de potência para se tornar mero coadjuvante no cenário mundial.
Eles vão produzir o que eles puderem. Talvez não chegue a 4500 aviões, mas não deve ser muito abaixo disso.
Para se manter como uma potência mundial, resta à Russia produzir e vender armas, como um bloco de oposição ao governo americano. Mesmo tendo acabado a guerra fria, a Rússia não abre mão de ser considerada uma potência militar, coisa que já se questiona hoje em dia.
O não reaparelhamento das forças armadas seria o mesmo que abdicar do seu papel de potência para se tornar mero coadjuvante no cenário mundial.
Eles vão produzir o que eles puderem. Talvez não chegue a 4500 aviões, mas não deve ser muito abaixo disso.
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Sintra escreveu:dron_pizdec escreveu:Vamos esclarecer,
1. A maioria dos avioes Russos agora, civis e militares sao velhos, e nao sao economicos, nem para operar nem para manter-los
2. A infra-estrutura na russia hoje ainda existe, suffisamente grande para produzir 250 aeronaves/ano
3. Na Russia hoje ha uma coisinha, que chama-se o "slush fund", entao ha dinheiro
4. A industria da Russia hoje precisa da uma coisa, e isso e o diversificacao industrial, entao o investimento maior neste setor industrial e bem logico. A industria, com o seu mao de obra precisa dos investimentos maiores.
5. O PAK-FA chamou-se MiG-1.42, isso e o concetio basico
6. O MiG-31 no qualquer conflito com uma FA do occidente seria inutil, pelo acoes do Adolf Tolkatchev, e tambem o su-27 sera relativmente um conceito velho...
Entao, isso e uma noticia bem logica.
desculpem meu Portugues
Abracos
O seu Português é excelente
Mas... O grande problema é que por muito "slush fund" que exista não é, nem pouco mais ou menos, o necessário para reequipar a Força Aérea Russa em algo próximo de um avião velho por um novo. Os nºs atirados anteriormente pela Koslova (cerca de 1800 aviões novos em 18 anos) são praticamente os mesmos que, em conjunto, a Europa Ocidental vai encomendar no mesmo espaço de tempo. Ora a Russia não tem a economia para isso, aliás a Russia tem uma economia razoavelmente mais pequena que qualquer um dos quatro principais países da União Europeia e MESMO com os aumentos prometidos pelo Putin vai continuar a ter um orçamento da Defesa MAIS PEQUENO que o do MOD Britânico.
O Conjunto USAF/USNAVY/USMARINES planeia adquirir cerca de 60 aviões/ano na próxima década e meia, com um orçamento 20 vezes maior. Como é que a Russia vai adquirir 100 aviões/ano nos próximos 18 anos?!
Esse nº de 4500 aviões/helis/whatever foi feito tendo em conta a máxima capacidade de produção possivel, teórica, das fábricas Russas, no melhor dos casos em termos de encomendas. Ou seja num mundo "Ideal" as Forças armadas Russas adquirem uns 1500 a 2000 aviões e o resto é para exportação. Ora as Forças armadas Russas não têm dinheiro para isto. Não se pode criar uma força próxima à USAF com um investimento equivalente ao do Adla.
Que existe uma necessidade, isso até pode ser verdade, mas não existem os meios.
Quanto a encomendas externas, sou um pouco céptico. O mercado civil está completamente cheio, a industria Russa não tem qualquer hipótese de competir com os GRANDES do sector. No mercado militar vão existir cada vez menos encomendas devido ao aumento da complexidade/custo das novas gerações de aparelhos. Essas ordens vão ser ferozmente disputadas por construtores Ocidentais e, cada vez mais, pelos Chineses. Claro que vão receber encomendas, muitas, mas 2500 parece-me muita fruta.
Parece-me ser uma dose MUITO grande de "wishfull thinking".
Mas posso estar errado
ps- O Mig-1.42 não é/era o PAK-FA, era o concorrente da Mikoyan para o projecto MFI que foi cancelado por falta de fundos.
Abraços
Caro Sintra,
isso e nada a ver com a potencia militar, mas com revitalizacao da industria Russa. Como voce sabe, os avioes sao as sistemas muito complexas, entao a industria aeronautica tem muitos cooperantes. Nos podemos restar uma petroeconomia, mas a epoca do petroleo e gaz sera passada em 50 anos, e apos o que? Tambem, tem mais uma coisa: uma boa parte desetes avioes serao os avioes commerciais, e isso e tambem logico, potque o transporte aereo e o meio do transporte principal na Russia.
Vamos ver o que sao os avioes commerciais principais na Russia hoje:
1. Tu-134, e similar ao Caravelle da Franca, entao muito velho e nao economico
2. Tu-154, mesmo como Boeing 727
3. Il-62M, mais ou menos mesmo como Boeing 707
4. Il-86, um desastro...
5. yak-40, um aviao bonito e robusto, mas gasta mais cerosene per passageiro no mundo...
entao, como eu ja disse, isso e necessario...
- joaozinho
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Putin: Rússia deve manter condição de potência aeronáutica militar
JUKOVSKI, Rússia (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira que a Rússia deve manter seu domínio no setor da aeronáutica militar.
"Devemos ter como objetivo manter nossa posição dominante na produção de tecnologia aeronáutica militar. A Rússia, que dispõe de novas capacidades econômicas, dará atenção extra ao desenvolvimento de tecnologias modernas", declarou Putin ao inaugurar o salão aeronáutico Maks em Jukovski, sudeste de Moscou.
A indústria aeronáutica russa, desmembrada depois da queda da URSS, quer retomar sua posição entre os primeiros construtores mundiais.
Para isso, os principais fabricantes do setor (Sukhoi, Irkut, Iliuchin e Tupolev) se uniram no ano passado sob a tutela do holding público russo UAC (Companhia Aeronáutica Unificada Russa).
Moscou tenta voltar a construir aparelhos civis que possam ser exportados, como seu projeto de avião regional Superjet, que lhe facilitará entrar para o clube em pleno desenvolvimento da aviação regional, dominado agora pela brasileira Embraer e pela canadense Bombardier.
A Rússia dispõe de uma grande frota de aviões de assalto e helicópteros e na semana passada anunciou o reinício das patrulhas de seus bombardeiros estratégicos de amplo campo de ação, com uma base permanente, como na época da ex-URSS.
Isto significa que a Rússia terá permanentemente mobilizados bombardeiros capazes de transportar mísseis nucleares.
Esta medida, com a qual Moscou pretende fortalecer seu status internacional, suscitou preocupação entre os países ocidentais, diante da possibilidade da volta aos tempos da Guerra Fria.
Ao contrário da aeronáutica civil, a indústria militar não teve problemas para manter suas exportações durante os difíceis anos 90.
O salão Maks servirá para apresentar os últimos modelos de caças e mísseis antiaéreos de fabricação russa. A exposição, a oitava deste tipo realizada no mundo, está em plena expansão e cresceu 33% em relação à última edição realizada há dois anos.
Este ano, estão presentes 540 empresas russas e 247 de mais de uma centena de países.
Após a abertura, Rússia e Indonésia assinaram um contrato para a venda de seis aviões de ataque Sukhoi por um valor estimado entre 330 e 335 milhões de dólares.
O mercado mundial de aviões militares, em plena expansão, gera a cada ano entre 25 e 27 bilhões de dólares.
JUKOVSKI, Rússia (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira que a Rússia deve manter seu domínio no setor da aeronáutica militar.
"Devemos ter como objetivo manter nossa posição dominante na produção de tecnologia aeronáutica militar. A Rússia, que dispõe de novas capacidades econômicas, dará atenção extra ao desenvolvimento de tecnologias modernas", declarou Putin ao inaugurar o salão aeronáutico Maks em Jukovski, sudeste de Moscou.
A indústria aeronáutica russa, desmembrada depois da queda da URSS, quer retomar sua posição entre os primeiros construtores mundiais.
Para isso, os principais fabricantes do setor (Sukhoi, Irkut, Iliuchin e Tupolev) se uniram no ano passado sob a tutela do holding público russo UAC (Companhia Aeronáutica Unificada Russa).
Moscou tenta voltar a construir aparelhos civis que possam ser exportados, como seu projeto de avião regional Superjet, que lhe facilitará entrar para o clube em pleno desenvolvimento da aviação regional, dominado agora pela brasileira Embraer e pela canadense Bombardier.
A Rússia dispõe de uma grande frota de aviões de assalto e helicópteros e na semana passada anunciou o reinício das patrulhas de seus bombardeiros estratégicos de amplo campo de ação, com uma base permanente, como na época da ex-URSS.
Isto significa que a Rússia terá permanentemente mobilizados bombardeiros capazes de transportar mísseis nucleares.
Esta medida, com a qual Moscou pretende fortalecer seu status internacional, suscitou preocupação entre os países ocidentais, diante da possibilidade da volta aos tempos da Guerra Fria.
Ao contrário da aeronáutica civil, a indústria militar não teve problemas para manter suas exportações durante os difíceis anos 90.
O salão Maks servirá para apresentar os últimos modelos de caças e mísseis antiaéreos de fabricação russa. A exposição, a oitava deste tipo realizada no mundo, está em plena expansão e cresceu 33% em relação à última edição realizada há dois anos.
Este ano, estão presentes 540 empresas russas e 247 de mais de uma centena de países.
Após a abertura, Rússia e Indonésia assinaram um contrato para a venda de seis aviões de ataque Sukhoi por um valor estimado entre 330 e 335 milhões de dólares.
O mercado mundial de aviões militares, em plena expansão, gera a cada ano entre 25 e 27 bilhões de dólares.
Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
Nao acho que 4,500 avioes num espaco de 20 anos e' tanto nao. Boeing fabrica quantos cada ano? 1100 ou por ai? Ou talves isso seja apenas compras num contrato?
"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
- Sintra
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dron_pizdec escreveu:Sintra escreveu:dron_pizdec escreveu:Vamos esclarecer,
1. A maioria dos avioes Russos agora, civis e militares sao velhos, e nao sao economicos, nem para operar nem para manter-los
2. A infra-estrutura na russia hoje ainda existe, suffisamente grande para produzir 250 aeronaves/ano
3. Na Russia hoje ha uma coisinha, que chama-se o "slush fund", entao ha dinheiro
4. A industria da Russia hoje precisa da uma coisa, e isso e o diversificacao industrial, entao o investimento maior neste setor industrial e bem logico. A industria, com o seu mao de obra precisa dos investimentos maiores.
5. O PAK-FA chamou-se MiG-1.42, isso e o concetio basico
6. O MiG-31 no qualquer conflito com uma FA do occidente seria inutil, pelo acoes do Adolf Tolkatchev, e tambem o su-27 sera relativmente um conceito velho...
Entao, isso e uma noticia bem logica.
desculpem meu Portugues
Abracos
O seu Português é excelente
Mas... O grande problema é que por muito "slush fund" que exista não é, nem pouco mais ou menos, o necessário para reequipar a Força Aérea Russa em algo próximo de um avião velho por um novo. Os nºs atirados anteriormente pela Koslova (cerca de 1800 aviões novos em 18 anos) são praticamente os mesmos que, em conjunto, a Europa Ocidental vai encomendar no mesmo espaço de tempo. Ora a Russia não tem a economia para isso, aliás a Russia tem uma economia razoavelmente mais pequena que qualquer um dos quatro principais países da União Europeia e MESMO com os aumentos prometidos pelo Putin vai continuar a ter um orçamento da Defesa MAIS PEQUENO que o do MOD Britânico.
O Conjunto USAF/USNAVY/USMARINES planeia adquirir cerca de 60 aviões/ano na próxima década e meia, com um orçamento 20 vezes maior. Como é que a Russia vai adquirir 100 aviões/ano nos próximos 18 anos?!
Esse nº de 4500 aviões/helis/whatever foi feito tendo em conta a máxima capacidade de produção possivel, teórica, das fábricas Russas, no melhor dos casos em termos de encomendas. Ou seja num mundo "Ideal" as Forças armadas Russas adquirem uns 1500 a 2000 aviões e o resto é para exportação. Ora as Forças armadas Russas não têm dinheiro para isto. Não se pode criar uma força próxima à USAF com um investimento equivalente ao do Adla.
Que existe uma necessidade, isso até pode ser verdade, mas não existem os meios.
Quanto a encomendas externas, sou um pouco céptico. O mercado civil está completamente cheio, a industria Russa não tem qualquer hipótese de competir com os GRANDES do sector. No mercado militar vão existir cada vez menos encomendas devido ao aumento da complexidade/custo das novas gerações de aparelhos. Essas ordens vão ser ferozmente disputadas por construtores Ocidentais e, cada vez mais, pelos Chineses. Claro que vão receber encomendas, muitas, mas 2500 parece-me muita fruta.
Parece-me ser uma dose MUITO grande de "wishfull thinking".
Mas posso estar errado
ps- O Mig-1.42 não é/era o PAK-FA, era o concorrente da Mikoyan para o projecto MFI que foi cancelado por falta de fundos.
Abraços
Caro Sintra,
isso e nada a ver com a potencia militar, mas com revitalizacao da industria Russa. Como voce sabe, os avioes sao as sistemas muito complexas, entao a industria aeronautica tem muitos cooperantes. Nos podemos restar uma petroeconomia, mas a epoca do petroleo e gaz sera passada em 50 anos, e apos o que? Tambem, tem mais uma coisa: uma boa parte desetes avioes serao os avioes commerciais, e isso e tambem logico, potque o transporte aereo e o meio do transporte principal na Russia.
Vamos ver o que sao os avioes commerciais principais na Russia hoje:
1. Tu-134, e similar ao Caravelle da Franca, entao muito velho e nao economico
2. Tu-154, mesmo como Boeing 727
3. Il-62M, mais ou menos mesmo como Boeing 707
4. Il-86, um desastro...
5. yak-40, um aviao bonito e robusto, mas gasta mais cerosene per passageiro no mundo...
entao, como eu ja disse, isso e necessario...
E quem é que vai adquirir os substitutos destes aviões? Você acha mesmo que a industria Russa tem qualquer hipótese de competir no "open market" com a Boeing e a Airbus?
Não é só construir os aviões, é construir toda uma estrutura logistica a nivel mundial que demora décadas a criar, como os Europeus Ocidentais descobriram. Até agora a industria aeronautica Russa falhou rotundamente na penetração do mercado civil, por uma miriade de razões. Ainda não vi absolutamente nada de novo que me leve a acreditar que possa dar a volta.
Mas é claro que admito que possa estar errado, era fantástico que aparecesse um terceiro grande player no mercado civil. Agora calculo que este forúm especifico está a fazer "figas" para que esse terceiro grande player apareça mas que não seja Russo (ou Indiano, Chinês, Polaco, do Luxemburgo, "whatever"). Vamos dizer todos em conjunto EMBRAE...
Abraços
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- Glauber Prestes
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Quem sabe a Embraer não compra algumas fábricas por lá, para dar suporte aos seus clientes da Ásia, e de quebra, levar alguns projetos russos para casa?
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Sintra escreveu:dron_pizdec escreveu:Sintra escreveu:dron_pizdec escreveu:Vamos esclarecer,
1. A maioria dos avioes Russos agora, civis e militares sao velhos, e nao sao economicos, nem para operar nem para manter-los
2. A infra-estrutura na russia hoje ainda existe, suffisamente grande para produzir 250 aeronaves/ano
3. Na Russia hoje ha uma coisinha, que chama-se o "slush fund", entao ha dinheiro
4. A industria da Russia hoje precisa da uma coisa, e isso e o diversificacao industrial, entao o investimento maior neste setor industrial e bem logico. A industria, com o seu mao de obra precisa dos investimentos maiores.
5. O PAK-FA chamou-se MiG-1.42, isso e o concetio basico
6. O MiG-31 no qualquer conflito com uma FA do occidente seria inutil, pelo acoes do Adolf Tolkatchev, e tambem o su-27 sera relativmente um conceito velho...
Entao, isso e uma noticia bem logica.
desculpem meu Portugues
Abracos
O seu Português é excelente
Mas... O grande problema é que por muito "slush fund" que exista não é, nem pouco mais ou menos, o necessário para reequipar a Força Aérea Russa em algo próximo de um avião velho por um novo. Os nºs atirados anteriormente pela Koslova (cerca de 1800 aviões novos em 18 anos) são praticamente os mesmos que, em conjunto, a Europa Ocidental vai encomendar no mesmo espaço de tempo. Ora a Russia não tem a economia para isso, aliás a Russia tem uma economia razoavelmente mais pequena que qualquer um dos quatro principais países da União Europeia e MESMO com os aumentos prometidos pelo Putin vai continuar a ter um orçamento da Defesa MAIS PEQUENO que o do MOD Britânico.
O Conjunto USAF/USNAVY/USMARINES planeia adquirir cerca de 60 aviões/ano na próxima década e meia, com um orçamento 20 vezes maior. Como é que a Russia vai adquirir 100 aviões/ano nos próximos 18 anos?!
Esse nº de 4500 aviões/helis/whatever foi feito tendo em conta a máxima capacidade de produção possivel, teórica, das fábricas Russas, no melhor dos casos em termos de encomendas. Ou seja num mundo "Ideal" as Forças armadas Russas adquirem uns 1500 a 2000 aviões e o resto é para exportação. Ora as Forças armadas Russas não têm dinheiro para isto. Não se pode criar uma força próxima à USAF com um investimento equivalente ao do Adla.
Que existe uma necessidade, isso até pode ser verdade, mas não existem os meios.
Quanto a encomendas externas, sou um pouco céptico. O mercado civil está completamente cheio, a industria Russa não tem qualquer hipótese de competir com os GRANDES do sector. No mercado militar vão existir cada vez menos encomendas devido ao aumento da complexidade/custo das novas gerações de aparelhos. Essas ordens vão ser ferozmente disputadas por construtores Ocidentais e, cada vez mais, pelos Chineses. Claro que vão receber encomendas, muitas, mas 2500 parece-me muita fruta.
Parece-me ser uma dose MUITO grande de "wishfull thinking".
Mas posso estar errado
ps- O Mig-1.42 não é/era o PAK-FA, era o concorrente da Mikoyan para o projecto MFI que foi cancelado por falta de fundos.
Abraços
Caro Sintra,
isso e nada a ver com a potencia militar, mas com revitalizacao da industria Russa. Como voce sabe, os avioes sao as sistemas muito complexas, entao a industria aeronautica tem muitos cooperantes. Nos podemos restar uma petroeconomia, mas a epoca do petroleo e gaz sera passada em 50 anos, e apos o que? Tambem, tem mais uma coisa: uma boa parte desetes avioes serao os avioes commerciais, e isso e tambem logico, potque o transporte aereo e o meio do transporte principal na Russia.
Vamos ver o que sao os avioes commerciais principais na Russia hoje:
1. Tu-134, e similar ao Caravelle da Franca, entao muito velho e nao economico
2. Tu-154, mesmo como Boeing 727
3. Il-62M, mais ou menos mesmo como Boeing 707
4. Il-86, um desastro...
5. yak-40, um aviao bonito e robusto, mas gasta mais cerosene per passageiro no mundo...
entao, como eu ja disse, isso e necessario...
E quem é que vai adquirir os substitutos destes aviões? Você acha mesmo que a industria Russa tem qualquer hipótese de competir no "open market" com a Boeing e a Airbus?
Não é só construir os aviões, é construir toda uma estrutura logistica a nivel mundial que demora décadas a criar, como os Europeus Ocidentais descobriram. Até agora a industria aeronautica Russa falhou rotundamente na penetração do mercado civil, por uma miriade de razões. Ainda não vi absolutamente nada de novo que me leve a acreditar que possa dar a volta.
Mas é claro que admito que possa estar errado, era fantástico que aparecesse um terceiro grande player no mercado civil. Agora calculo que este forúm especifico está a fazer "figas" para que esse terceiro grande player apareça mas que não seja Russo (ou Indiano, Chinês, Polaco, do Luxemburgo, "whatever"). Vamos dizer todos em conjunto EMBRAE...
Abraços
Sim, a EMBRAER e sem duvida o terceiro, mas nos temos uma "niche" tambem Avios de transporte por exemplo. O o mercado da Russia e da ex-USSR e tambem grande, e capaz de absorver este numero dos avios ate 2025.
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Sintra escreveu:dron_pizdec escreveu:O PAK-Fa ja decolou!
O PAK FA não descolou...
http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_PAK_FA
Development completion announcement
On 2007-08-08, Russian Air Force Commander Alexander Zelin was quoted by Russian news agencies that the development stage of the PAK FA program is now complete and construction of the first aircraft for flight testing will now begin.[2]
Maiden flight
It was announced on 2007-05-22 by Deputy Prime Minister Sergei Ivanov that the first flight of the new aircraft is expected in late 2008, almost a year later than originally expected.[3]
[edit] Partnership and export possibilities
According to reports in the Indian media, Russia and India had agreed in early 2007 to study a joint 5th-generation fighter project.[4][5].However, the involvement of India in the PAK FA project has not been confirmed by the governments of both countries. Also, it remains unclear whether the joint project will be PAK FA or a new project.
Triste sina ter nascido português
- cabeça de martelo
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