#49
Mensagem
por antoninho » Qua Ago 15, 2007 6:05 pm
Já agora......
Cimeira Europa/Brasil Política externa europeia sai mais "enriquecida", diz Sócrates
O primeiro-ministro português, José Sócrates, presidente em exercício da União Europeia (UE) afirmou que a política externa da UE sai mais enriquecida da cimeira com o Brasil, que decorreu esta quarta-feira em Lisboa.
"A política externa da UE sai (da cimeira com o Brasil) mais enriquecida em profundidade, mais enriquecida em coerência e mais enriquecida no seu alcance", disse Sócrates na conferência de imprensa conjunta.
Sócrates destacou que com a Cimeira UE/Brasil, Portugal concretizou uma das grandes prioridades definida pela presidência portuguesa da UE.
O apelo de Lula da Silva
O Presidente brasileiro Lula da Silva veio a Portugal apelar ao investimento das empresas europeias no Brasil.
Na primeira cimeira empresarial europeus e brasileiros pediram aos governantes que resolvam os obstáculos políticos que estão a impedir um mercado mais aberto entre a Europa e os países da América Latina.
Cimeira UE/Brasil
A primeira reunião teve início esta quarta-feira, em Lisboa, às 17h30, com mais de uma hora de atraso.
O encontro marca o arranque de um diálogo político, económico e comercial mais elevado e regular entre a UE e o maior país da América Latina: o Brasil, que ficará, face à Europa, como o mesmo estatuto de potências mundiais e de economias emergentes, como os EUA, Canadá, Rússia, China, Índia, entre outros.
Participam na reunião o presidente em exercício da UE, o primeiro-ministro português, José Sócrates, o Chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da União, Javier Solana.
Jantar oficial
A seguir à cimeira, os líderes da UE e do Brasil seguiram para um banquete, promovido pelo Presidente da República, Cavaco Silva.
Entre os convidados destacam-se outros chefes de Estado e de governo dos 27, como o francês Nicolas Sarkozy, o espanhol José Luís Zapatero e o italiano Romano Prodi.
Com Lusa