Marinha do Brasil em 2025

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Mapinguari
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#61 Mensagem por Mapinguari » Ter Ago 14, 2007 12:35 am

Lord Nauta escreveu:Meu Amigo

As escoltas menores não foram citadas porque este tipo de navio já foi descartado pela MB. A decisão de construir apenas a Barroso e mesmo que haja recursos não completar o lote previsto inicalmente esta fundamentado em decisões de alto nível que indicam que a Esquadra deve ter somente navios escolta de maior tonelagem (a relação custoxbeneficio de um navio de menor porte não compensa o investimento realizado, além do mesmo ter desempenho inferior comparado a um navio de maior deslocamento).

Sds

Lord Nauta


Tudo bem, concordo com o teu argumento e com o raciocínio da MB. Até porque imagino que a alta concentração de importantes sistemas num casco de menor tonelagem deve aumentar o risco de "mission-kill" em caso de avarias.

Mesmo assim, resta a questão do pequeno número de escoltas. Os estudos da Mb apontavam para um número de cerca de 20 unidades como o número ideal de escoltas. Neste caso, considerando 2 Fragatas AAe e 8 Fragatas de Emprego Geral, construídas no Brasil, será que a MB buscaria complementar esse número com aquisições por oportunidade?




Mapinguari

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Moccelin
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#62 Mensagem por Moccelin » Ter Ago 14, 2007 2:44 pm

Desculpem a dúvida 'simplista' mas navios menores, mais ágeis, mais rápidos e principalmente mais facilmente ocultaveis não são melhores do que um navio grandão com os mesmo sistemas? Principalmente para uma Marinha com problemas de verbas graves? Não daria pra manter mais navios menores navegando tendo em vista a economia de combustível, etc?




The cake is a lie...
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Marino
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#63 Mensagem por Marino » Ter Ago 14, 2007 4:00 pm

vilmarmoccelin escreveu:Desculpem a dúvida 'simplista' mas navios menores, mais ágeis, mais rápidos e principalmente mais facilmente ocultaveis não são melhores do que um navio grandão com os mesmo sistemas? Principalmente para uma Marinha com problemas de verbas graves? Não daria pra manter mais navios menores navegando tendo em vista a economia de combustível, etc?

Caro amigo
navios menores

Possuem limitações deoperar em estado do mar mais alto

mais ágeis

Os navios mais ágeis que servi foram contratorpedeiros e fragatas

mais facilmente ocultaveis

No mar não existem acidentes geográficos que facilitem ocultação. Mesmo com menos seção reta radar, as técnicas stealth hoje em dia são amplamente divulgadas.

problemas de verbas graves

Dentro em breve notícias, mas qual a diferença entre manter 1 navio de maior porte ou 5 de menor? Os custos não acabam se igualando?

Não daria pra manter mais navios menores navegando tendo em vista a economia de combustível

Mesma coisa. Some o combustível de um maior e dos 5 que o substituem e as contas serão parejas. Outra coisa: não se esqueça de que temos o Atlântico aqui na frente.
Forte abraço




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#64 Mensagem por Moccelin » Ter Ago 14, 2007 10:05 pm

Obrigado pela explicação...




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Lord Nauta
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#65 Mensagem por Lord Nauta » Dom Ago 26, 2007 6:45 pm

Mapinguari escreveu:
Lord Nauta escreveu:Meu Amigo

As escoltas menores não foram citadas porque este tipo de navio já foi descartado pela MB. A decisão de construir apenas a Barroso e mesmo que haja recursos não completar o lote previsto inicalmente esta fundamentado em decisões de alto nível que indicam que a Esquadra deve ter somente navios escolta de maior tonelagem (a relação custoxbeneficio de um navio de menor porte não compensa o investimento realizado, além do mesmo ter desempenho inferior comparado a um navio de maior deslocamento).

]


Mesmo assim, resta a questão do pequeno número de escoltas. Os estudos da Mb apontavam para um número de cerca de 20 unidades como o número ideal de escoltas. Neste caso, considerando 2 Fragatas AAe e 8 Fragatas de Emprego Geral, construídas no Brasil, será que a MB buscaria complementar esse número com aquisições por oportunidade?



Prezado Amigo

Sinceramente acredito que daquei uns dez anos não existira grandes possibilidades para aquisição de navios de escolta de segunda mão. Simplesmente não vai haver navios disponiveis. Quando olhamos as antigas fontes de fornecimento de fragatas e contratorpedeiros,por exemplo, os Estados Unidos e a Europa, constatamos que os primeiros possuem de modo geral apenas as fragatas OHP (reduzidas a grandes NaPaOc) e na Europa a Inglaterra (Type 22 e Type 23)e a Alemanha (Type 122?), não acredito em venda de navios de maior tonelagem de segunda mão como os A. Bucker, F 124...etc . No caso destes navios serem utilizados até o final de suas vidas úteis as opções simplesmente deixam de existir. Considerando estes fatos e necessário que a MB construa seus navios de escolta e na medida do possível amplie o numero de encomendas a cada atualização do PRM.

Sds

Lord Nauta




juarez castro
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#66 Mensagem por juarez castro » Dom Ago 26, 2007 7:11 pm

Acredito que não dá para imaginar a MB com este número de escoltas, tendo em vista a situação orçamentária e os cusots cada vez maiores da eletrônica embarcada e dos distemas de armas.
Visualizo a MB com 12 escoltas do porte de fragas, assisistidas pelos 05 Napaoc e zew fini.

Grande abraço




PRick

#67 Mensagem por PRick » Dom Ago 26, 2007 7:16 pm

Marino escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Desculpem a dúvida 'simplista' mas navios menores, mais ágeis, mais rápidos e principalmente mais facilmente ocultaveis não são melhores do que um navio grandão com os mesmo sistemas? Principalmente para uma Marinha com problemas de verbas graves? Não daria pra manter mais navios menores navegando tendo em vista a economia de combustível, etc?

Caro amigo
navios menores

Possuem limitações deoperar em estado do mar mais alto

mais ágeis

Os navios mais ágeis que servi foram contratorpedeiros e fragatas

mais facilmente ocultaveis

No mar não existem acidentes geográficos que facilitem ocultação. Mesmo com menos seção reta radar, as técnicas stealth hoje em dia são amplamente divulgadas.

problemas de verbas graves

Dentro em breve notícias, mas qual a diferença entre manter 1 navio de maior porte ou 5 de menor? Os custos não acabam se igualando?

Não daria pra manter mais navios menores navegando tendo em vista a economia de combustível

Mesma coisa. Some o combustível de um maior e dos 5 que o substituem e as contas serão parejas. Outra coisa: não se esqueça de que temos o Atlântico aqui na frente.
Forte abraço


Complementando,

Apesar da Costa do Brasil não tem um mar muito grosso, com consdições climáticas amenas, temos uma Plataforma Marítima desimpedida, sem grandes acidentes geográficos, bem diferente do Golfo Pérsico, Mediterrâneo e a Escandinávia. Precisamos de navios capazes de passar do litoral para o alto mar sem restrições. Depois a diferença de RCS entre uma Corveta e uma Fragata, não é significativa, a ponto de negar as outras vantagens do casco de maior deslocamento.

[ ]´s




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Luís Henrique
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#68 Mensagem por Luís Henrique » Dom Ago 26, 2007 10:05 pm

juarez castro escreveu:Acredito que não dá para imaginar a MB com este número de escoltas, tendo em vista a situação orçamentária e os cusots cada vez maiores da eletrônica embarcada e dos distemas de armas.
Visualizo a MB com 12 escoltas do porte de fragas, assisistidas pelos 05 Napaoc e zew fini.

Grande abraço


Acho que a MB deve pensar da seguinte forma...

A nossa marinha deve ter a capacidade do que?

1) Se for uma marinha para atuar em missões de paz da ONU e sempre contar com o apoio dos EUA, Otan, etc....

2) uma marinha para enfrentar marinhas de maior porte e/ou grupos....

Sendo assim uma marinha 'espelho' (entre aspas porque me refiro apenas no conceito e não no geral) é a marinha russa...

Ou seja, navios fortemente armados, submarinos convencionais e nucleares, aviação com armamento pesado...

Creio que seria a melhor opção para a MB.

Por exemplo:

Brahmos como missil antinavio...
S-300 como defesa de área (4 navios)...

É um conceito de retaliar a distância.
Com Brahmos atacamos a 300 km.....com S-300 derrubamos aeronaves inimigas antes de poderem lançar seus harpoons...

Acho que o ideal é a construção local. Podemos até utilizar plataformas de origem francesa mas eu, com certeza, analisaria de perto mísseis de maior porte como o Brahmos...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Lord Nauta
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#69 Mensagem por Lord Nauta » Dom Ago 26, 2007 11:26 pm

juarez castro escreveu:Acredito que não dá para imaginar a MB com este número de escoltas, tendo em vista a situação orçamentária e os cusots cada vez maiores da eletrônica embarcada e dos distemas de armas.
Visualizo a MB com 12 escoltas do porte de fragas, assisistidas pelos 05 Napaoc e zew fini.

Grande abraço



Prezado Amigo

Eu, também penso que a MB terá no futuro no maxímo 12/14 navios de escolta de multiplo emprego. Estes navios serão construídos no país e dotados de sistemas modernos. Em relação aos NaPaOC acredito que cada DN, no futuro, contara com pelo menos 2 navios desta classe, além de NaPa's de 500, 200 e 100 ton e também de pelo menos 2 RAM.

Sds

Lord Nauta




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