Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
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Bolovo
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#16
Mensagem
por Bolovo » Qua Ago 01, 2007 5:44 pm
rcolistete escreveu:Plinio Jr escreveu:Realmente é uma situação bastante complicada se não conseguirem sanar este problema, dos nossos F-5s levarem mísseis na ponta das asas, isto diminuirá drasticamente a quantidade deste tipo de armamento a ser transportado, capacidade esta, que já e muito, reduzida....
Lembro-me de já ter visto F-5s chilenos transportando Pythoon IV na ponta das asas em diversas oportunidades....
Já sanaram esse problema, tal como foi dito em Abril. O problema não impedia o uso do MAA-1A no wingtip do F-5E, porém pilones/trilhos sofriam problemas na sua estrutura (possivelmente tinham vida útil reduzida, etc).
Os chilenos usam o Python 4 (parecido externamente com o 3) nos wingtips dos seus F-5E/F, tal como o fabricante sugere. Mas a FAB fez testes que CONTRADIZEM o fabricante, verificando problemas e limitações no uso do Python 3 com o F-5E/F, que fica limitado em seu envelope de vôo. Acho que a FAB, que tem o CTA e sua equipe de ensaios de vôo sendo considerada uma das melhores mundialmente, tem mais prerrogativa que os chilenos...
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
O Chile usa o Python III nos pilones externos e o AIM-9P nos trilhos das pontas, como a foto a seguir. Muito semelhante ao arranjo MAA-1A nas pontas e Python III nos externos, como a FAB usa.
O Python IV é completamente diferente a versão III, é outro míssil.
Esse é o Python III num F-5EM
E esses são Python IV num F-5E Tigre III chileno, note o capacete DASH3. Essa foto tem uns dez anos.
Mas o que está sendo testado hoje nessa operação, é a validade de um MAA-1 contra um alvo real, voando e aquela coisa toda. Até hoje foram simulações contra T-27, A-1, F-5, até HS-125. E disparos reais só contra flares jogados de helicópteros.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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rcolistete
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#17
Mensagem
por rcolistete » Qui Ago 02, 2007 1:44 am
Bolovo escreveu:O Python IV é completamente diferente a versão III, é outro míssil.
Olá Bolovo,
Grato pela correção, eu falei besteira
Mas fica o recado, a FAB teve que descobrir sozinha que Python 3 nos wingtips do F-5E dá problema. Vendedor é igual em qualquer lugar do mundo, sempre exagera sobre o produto.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
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Bolovo
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#18
Mensagem
por Bolovo » Qui Ago 02, 2007 8:41 pm
rcolistete escreveu:Bolovo escreveu:O Python IV é completamente diferente a versão III, é outro míssil.
Olá Bolovo,
Grato pela correção, eu falei besteira
Mas fica o recado, a FAB teve que descobrir sozinha que Python 3 nos wingtips do F-5E dá problema. Vendedor é igual em qualquer lugar do mundo, sempre exagera sobre o produto.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
O problema é que o Python III é GIGANTE, cabe no wingtip de caça nenhum, nem do F-5, nem do F-16.
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juarez castro
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#19
Mensagem
por juarez castro » Qui Ago 02, 2007 9:19 pm
Tinha um avião do grupo de caça que andou com um na ponta de asa e trincou. Há estudos de fazer a troca do pilone de ponta de asa a la F 16 masn tudo no ministéiro do ar.
Grande abraço
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rcolistete
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#20
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por rcolistete » Qui Ago 02, 2007 10:21 pm
juarez castro escreveu:Tinha um avião do grupo de caça que andou com um na ponta de asa e trincou. Há estudos de fazer a troca do pilone de ponta de asa a la F 16 masn tudo no ministéiro do ar.
Grande abraço
Olá Juarez,
Trincou o quê ? A asa, pilone ou míssil ?
Então, o CTA/Mectron projetaram novo pilone para o MAA-1A no F-5E/F, mais reforçado, tal como explicado aqui. Porém não sei se são pilones de ponta-de-asa (wingtips) ou sob a asa (mais externos).
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
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robonluis
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#21
Mensagem
por robonluis » Qui Ago 09, 2007 10:31 pm
Aaaaa então é por isso que os F-5M estão aqui em Natal.
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juarez castro
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#22
Mensagem
por juarez castro » Sex Ago 10, 2007 7:42 pm
rcolistete escreveu:juarez castro escreveu:Tinha um avião do grupo de caça que andou com um na ponta de asa e trincou. Há estudos de fazer a troca do pilone de ponta de asa a la F 16 masn tudo no ministéiro do ar.
Grande abraço
Olá Juarez,
Trincou o quê ? A asa, pilone ou míssil ?
Então, o CTA/Mectron projetaram novo pilone para o MAA-1A no F-5E/F, mais reforçado, tal como explicado aqui. Porém não sei se são pilones de ponta-de-asa (wingtips) ou sob a asa (mais externos).
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Roberto! Desculpe a de mora em responder, mas estou até os tetos de trabalho. Não foi nem a asa e nem pilone, foi a intersecção ou ponta de asa, que une o pilone a estrutura de longarina da asa.
Inclusive já está sendo providenciado a troca das mesmas, pois, com o uso do Piranha foi observado um nível de desgaste critico.
Grande abraço
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alcmartin
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#23
Mensagem
por alcmartin » Sáb Ago 11, 2007 9:58 pm
juarez castro escreveu:rcolistete escreveu:juarez castro escreveu:Tinha um avião do grupo de caça que andou com um na ponta de asa e trincou. Há estudos de fazer a troca do pilone de ponta de asa a la F 16 masn tudo no ministéiro do ar.
Grande abraço
Olá Juarez,
Trincou o quê ? A asa, pilone ou míssil ?
Então, o CTA/Mectron projetaram novo pilone para o MAA-1A no F-5E/F, mais reforçado, tal como explicado aqui. Porém não sei se são pilones de ponta-de-asa (wingtips) ou sob a asa (mais externos).
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Roberto! Desculpe a de mora em responder, mas estou até os tetos de trabalho. Não foi nem a asa e nem pilone, foi a intersecção ou ponta de asa, que une o pilone a estrutura de longarina da asa.
Inclusive já está sendo providenciado a troca das mesmas, pois, com o uso do Piranha foi observado um nível de desgaste critico.
Grande abraço
Juarez e Rcolistete, "boas noites"!
E aquela estoria do "esquecimento" do envelope dos Python III, procede? Teve algo a ver c/esses testes?
Abs!
Editado pela última vez por
alcmartin em Seg Ago 13, 2007 8:19 pm, em um total de 1 vez.
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Sideshow
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#24
Mensagem
por Sideshow » Dom Ago 12, 2007 2:29 pm
cb_lima escreveu:rcolistete escreveu:Alitson escreveu:Não podemos estar falando da homologação BVR dos MIKES????
10 R-Darter, não lembra em nada vcs????
[]s
Olá Alitson,
É possível, eu só citei que está havendo homologação dos trilhos lançadores para o MAA-1A Piranha. Mas pode ter também homologação de outros mísseis e sistemas.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
A missão tem como objetivo avaliar as capacidades operacionais de experimentos desenvolvidos pela Força Aérea Brasileira (FAB), através do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), e da empresa Mectron, de São José dos Campos - SP.
Pode ser que sejam várias coisas mesmo.
Tomara...
[]s
CB_Lima
É o MAA-1 mesmo
De 23 de julho a 17 de agosto, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal-RN, sedia a 3ª Operação Piranha, que tem como objetivo avaliar as capacidades operacionais do míssil MAA desenvolvido para a Força Aérea Brasileira (FAB), pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), e pela empresa Mectron, de São José dos Campos - SP
Nessa avaliação se emprega um veículo aéreo não-tripulado (VANT), denominado SKUA, fabricado e operado pela empresa DENEL, da África do Sul, lançado do CLBI a partir de uma plataforma fixa, em direção à área de ensaiosParticipam da Operação equipes do IAE, do CLBI e do Grupo Especial de Ensaio em Vôo (GEEV), todos subordinados ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial e, ainda, equipes da empresa Mectron e da empresa sul-africana DENEL.
Apóiam a operação aeronaves e tripulações dos seguintes esquadrões de grupos de aviação da FAB: 1º/8º, 2º/7º, 1º/11º e 1º/14º GAV.
Fonte: CLBI
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Bolovo
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#25
Mensagem
por Bolovo » Dom Ago 12, 2007 2:38 pm
Sideshow, é você mesmo?! Fazia tempo que você não aparecia aqui!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Sideshow
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#26
Mensagem
por Sideshow » Dom Ago 12, 2007 2:50 pm
Bolovo escreveu:Sideshow, é você mesmo?! Fazia tempo que você não aparecia aqui!
Eu mesmo
o velho gripeiro de sempre.
Estive ocupado trabalhando muito e também o unico provedor de Jacunda tinha falido
(Quem mandou morar no fim do mundo
)
Eu entrava no forúm muito raramente e só dava tempo para baixar algumas paginas.
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Marino
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#27
Mensagem
por Marino » Dom Ago 12, 2007 2:51 pm
Sideshow escreveu:Bolovo escreveu:Sideshow, é você mesmo?! Fazia tempo que você não aparecia aqui!
Eu mesmo
o velho gripeiro de sempre.
Estive ocupado trabalhando muito e também o unico provedor de Jacunda tinha falido
(Quem mandou morar no fim do mundo
)
Eu entrava no forúm muito raramente e só dava tempo para baixar algumas paginas.
Bem-vindo de retorno, caro amigo.
Fez falta.
Forte abraço
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Jacobs
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#28
Mensagem
por Jacobs » Dom Ago 12, 2007 4:01 pm
Acho que a FAB quer confirmar que o MAA-1 realmente só serviu pra adquirir conhecimento, porque capacidade operacional que é bom... hehehehe
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juarez castro
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#29
Mensagem
por juarez castro » Dom Ago 12, 2007 8:47 pm
Jacobs escreveu:Acho que a FAB quer confirmar que o MAA-1 realmente só serviu pra adquirir conhecimento, porque capacidade operacional que é bom... hehehehe
Hilário, mas corretissímo....
Grande abraço
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#30
Mensagem
por Moccelin » Dom Ago 12, 2007 10:40 pm
Eu não sei os custos de todo o projeto do MAA-1, nem se houveram problema com as verbas, vindo a doses homeopáticas como alguns projetos, porém, dependendo dessas duas variáveis (custos e repasse correto das verbas) pode existir um lado muito positivo... O projeto/produção do Piranha capacitou a FAB/Mectron a entrar no projeto do A-Darter, que poderá ser um ótimo míssel, e de 'última geração'...
Me desculpem se eu falei alguma 'merda' hehehehe...
The cake is a lie...