Cursos e Concursos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#121 Mensagem por Piffer » Qui Ago 09, 2007 9:35 pm

RenaN escreveu:
Piffer escreveu:Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Engenharia podem fazer o curso de piloto.

Material Bélico pode fazer o curso de gerente de manutenção. Comunicações pode fazer o gerente de manutenção de aviônica. Intendência pode fazer o curso de gerente administrativo.

Abraços,

Valeu Piffer!
É verdade que cerca de 90% das vagas vai pra Infantaria mesmo?

Acho que não tem nada a ver. O efetivo de pilotos aqui é bem distribuído entre as armas. O que realmente pode acontecer são definições quanto a quem deve vir ou não fazer o curso.

Eu fiz o meu curso tarde, penúltimo ano de tenente. Um colega meu de turma fez no ano seguinte ainda. Dois anos depois, isso já era bem raro: vinham para o curso apenas o pessoal da "época certa"; não entrava ninguém de outras turmas.

Mas (sem querer desmotivar ninguém), entrar para a aviação com o ideal de ser piloto é meio furada. Minha turma de Infantaria tem 155 (pelo menos tinha quando saímos da AMAN, vários já foram embora). Apenas seis são pilotos. Ao todo, minha turma tem perto de 460, com 12 ou 13 pilotos.

Além de fazer tudo certinho, tem uma conjunção de vários fatores que podem acabar tirando você da aviação. Se quer voar, vá para a FAB. Se vier para o EB, a a chance é bem grande de se decepcionar.

Abraços,

Carpe noctem!
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#122 Mensagem por MaRkYnHu » Sex Ago 10, 2007 11:55 am

Ninguém mora em Brasilia e sabe se o CMB tem regime de internato?

"Ombro a ombro marcharemos, para conquistarmos nosso ideal. (Cançao EsPCEx)"
Rumo a EsPCEx...
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#123 Mensagem por MaRkYnHu » Sex Ago 10, 2007 1:29 pm

Consegui baixar o edital, é um concurso de admissão, 10 vagas apenas para o Ensino Médio. Más não descobri se o regime é de internato, pois li o edital e não achei. SE TIVER ALGUÉM QUE JÁ ESTUDOU OU ESTÁ ESTUDANDO NO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA, POR FAVOR ME RESPONDA SE HÁ UM REGIME DE INTERNATO.

saudações

Rumo a EsPCEx...
RenaN
Sênior
Sênior

#124 Mensagem por RenaN » Sex Ago 10, 2007 2:58 pm

Piffer escreveu:
RenaN escreveu:
Piffer escreveu:Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Engenharia podem fazer o curso de piloto.

Material Bélico pode fazer o curso de gerente de manutenção. Comunicações pode fazer o gerente de manutenção de aviônica. Intendência pode fazer o curso de gerente administrativo.

Abraços,

Valeu Piffer!
É verdade que cerca de 90% das vagas vai pra Infantaria mesmo?

Acho que não tem nada a ver. O efetivo de pilotos aqui é bem distribuído entre as armas. O que realmente pode acontecer são definições quanto a quem deve vir ou não fazer o curso.

Eu fiz o meu curso tarde, penúltimo ano de tenente. Um colega meu de turma fez no ano seguinte ainda. Dois anos depois, isso já era bem raro: vinham para o curso apenas o pessoal da "época certa"; não entrava ninguém de outras turmas.

Mas (sem querer desmotivar ninguém), entrar para a aviação com o ideal de ser piloto é meio furada. Minha turma de Infantaria tem 155 (pelo menos tinha quando saímos da AMAN, vários já foram embora). Apenas seis são pilotos. Ao todo, minha turma tem perto de 460, com 12 ou 13 pilotos.

Além de fazer tudo certinho, tem uma conjunção de vários fatores que podem acabar tirando você da aviação. Se quer voar, vá para a FAB. Se vier para o EB, a a chance é bem grande de se decepcionar.

Abraços,

Tá certo, valeu Piffer!

Abraços... :wink:

SAS
Avançado
Avançado

#125 Mensagem por SAS » Sex Ago 10, 2007 5:36 pm

MaRkYnHu escreveu:Consegui baixar o edital, é um concurso de admissão, 10 vagas apenas para o Ensino Médio. Más não descobri se o regime é de internato, pois li o edital e não achei. SE TIVER ALGUÉM QUE JÁ ESTUDOU OU ESTÁ ESTUDANDO NO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA, POR FAVOR ME RESPONDA SE HÁ UM REGIME DE INTERNATO.

saudações

pergunta na comunidade do CMB no orkut.. deve ter sim, eu acho q todos tem internato. se o CMPA(q eh o menor d todos) tem, brasilia deve ter com certeza.
mas o concurso nao eh tao facil assim.. vc estudou bastante?

"Quem ousa Vence"
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#126 Mensagem por MaRkYnHu » Sex Ago 10, 2007 6:09 pm

SAS escreveu:
MaRkYnHu escreveu:Consegui baixar o edital, é um concurso de admissão, 10 vagas apenas para o Ensino Médio. Más não descobri se o regime é de internato, pois li o edital e não achei. SE TIVER ALGUÉM QUE JÁ ESTUDOU OU ESTÁ ESTUDANDO NO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA, POR FAVOR ME RESPONDA SE HÁ UM REGIME DE INTERNATO.

saudações

pergunta na comunidade do CMB no orkut.. deve ter sim, eu acho q todos tem internato. se o CMPA(q eh o menor d todos) tem, brasilia deve ter com certeza.

Já estou estudando sim, não será fácil. A prova será em outubro.
saudações

Rumo a EsPCEx...
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#127 Mensagem por MaRkYnHu » Sex Ago 10, 2007 6:10 pm

Eu tenho certeza que vou passar, vou estudar, e pedir para Deus.

saudações

Rumo a EsPCEx...
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#128 Mensagem por Moccelin » Sáb Ago 11, 2007 7:55 am

SAS escreveu:

saudações

Não são todos que tem não... BH não tem... Pelo menos não tinha na minha época... Não fui estudar lá por conta disso.

The cake is a lie...
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#129 Mensagem por jauro » Seg Ago 13, 2007 11:56 am

12 Ago 07

O sacrifício por um ideal

Alunos do Curso de Formação passam meses longe da família atrás do sonho de ser militar

Djalma Oliveira
Imagem

Rio - Muita gente jamais aceitaria passar praticamente um ano e meio longe da família, acordando bem cedo e vivendo dias de intensa atividade física e mental. Mas assim pode ser resumida a rotina dos alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército. E quem entra não costuma querer sair. “O índice de desistência é pequeno”, diz o tenente-coronel Ivan Ferreira Neiva Filho, comandante da Escola de Material Bélico, uma das cinco opções disponíveis para quem quer ser sargento do Exército.

As outras alternativas são as escolas de Sargentos das Armas (ESA), Saúde, Instrução Especializada e Comunicações. Todas ficam no Rio, à exceção da ESA, localizada em Três Corações (MG). O curso dura 77 semanas e tem duas etapas. Na primeira, os futuros sargentos passam 34 semanas aprendendo as regras militares. As outras 43 são dedicadas à aplicação das áreas de cada escola ao cotidiano dos quartéis.

Para a aluna da Escola de Saúde Fernanda Machado, 21 anos, a disciplina militar faz com que o conforto de casa seja valorizado. “Nosso limite é bem maior do que a gente imagina”, atesta Fernanda, que se diz pronta para servir em qualquer lugar do País. “Só passei na segunda vez, e valeu a pena”, reforça Sarah Antunes, 21, também da Escola de Saúde.

O objetivo principal das escolas é a formação militar, não a técnica. Durante uma semana, todos os alunos vão para o Cipesp (Centro de Instrução de Operações Especiais), em Ricardo de Albuquerque, para o Estágio de Instrução Especial. Durante esse período, são colocados em prática todos os conceitos aprendidos na sala de aula, simulando uma missão real de conflito militar.

Rapel, armadilhas e madrugada ao relento

Durante o Estágio de Instrução Especial, as situações que podem acontecer nas guerras são reproduzidas com o máximo de fidelidade. Os alunos dormem em barracas. E, em uma das noites, o alojamento é abandonado e eles descansam ao relento, usando apenas mantas e ponchos, procedimento conhecido como Bivaque.

Os dias de estágio têm início às 5h, com treinamento físico-militar. As aulas começam logo após o café, com treino de tiro de ação rápida. Também são praticadas a montagem de armadilhas e explosivos, nós e amarrações em cordas. A noite chega, mas os exercícios prosseguem com o tiro noturno. O treinamento só termina depois das 23h, após a manutenção do armamento. E tudo recomeça antes de aparecer o sol no dia seguinte.

Entre as atividades desenvolvidas no estágio especial, os alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército fazem rapel em uma torre de 10 metros de altura e praticam técnicas de invasão em áreas urbanas.

Mudança radical de vida

Ao escolherem a vida militar, os jovens formandos do Curso de Sargentos do Exército acabam optando também por uma mudança radical em suas vidas. Alguns deles vêm direto da escola. “No nosso caso, a ansiedade deles vem em saber de que forma vão exercer a enfermagem no meio militar”, explicou a capitã Kátia Barcellos, coordenadora de ensino da EsSex (Escola de Saúde).

No entanto, isso não assusta quem escolheu a carreira. “Sempre tive interesse. Tentei diversos concursos militares, a idade estava passando e achava que não conseguiria. A última chance foi o Curso de Sargento”, disse o aluno da EsSex Bruno Pereira, 26 anos.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#130 Mensagem por MaRkYnHu » Seg Ago 13, 2007 12:10 pm

Isso é bom, mas talvez o CMB furou, se eu passar no concurso de admissão, terei que reptir o 1º ano do EM.
Não sei se compensa. Nos CMs, formam militares ou só dão estudo?

Rumo a EsPCEx...
Hugo Ribeiro
Intermediário
Intermediário
Contato:

#131 Mensagem por Hugo Ribeiro » Seg Ago 13, 2007 12:22 pm

Só estudo...

"A perseverança aliada ao esforço é a fórmula do êxito."
AMX
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez

#132 Mensagem por AMX » Seg Ago 13, 2007 1:52 pm

MaRkYnHu escreveu:Ninguém mora em Brasilia e sabe se o CMB tem regime de internato?

Tem internato, mas apenas para os filho de militares que foram servir na fronteira, se não me engano.

AMX
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez

#133 Mensagem por AMX » Seg Ago 13, 2007 1:55 pm

MaRkYnHu escreveu:Isso é bom, mas talvez o CMB furou, se eu passar no concurso de admissão, terei que reptir o 1º ano do EM.
Não sei se compensa. Nos CMs, formam militares ou só dão estudo?

Os CMs não formam militares, mas o tempo de estudo conta como tempo de serviço, caso venha o aluno a estudar nas escolas preparatórias.

É o que se dizia no CMB...

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#134 Mensagem por Moccelin » Seg Ago 13, 2007 5:21 pm

Sei não heim... Não há vínculo militar de verdade nos CMs, e eles estão pensando até em tirar as escolas de formação do tempo de serviço!

The cake is a lie...
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#135 Mensagem por jauro » Seg Ago 13, 2007 6:02 pm

mas o tempo de estudo conta como tempo de serviço,

Conta não.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder