Bolovo escreveu:Alitson escreveu:Bolovo escreveu:A RFA eu acho que é fabiana, romântica demais, daí fica difícil a FAB ter a responsabilidade de algo ou culpa de algum evento. Nunca vi falarem mal da FAB na RFA, pela penca de revistas que eu tenho aqui, pelo menos nunca vi.
Vc já leu os editoriais????
É verdade, me esqueci disso... mas nunca vi nada sobre o AMX. Alias essa RFA nº18 eu tenho em casa e já li umas trezentas vezes, acho a matéria uma boa defesa ao A-1 (ele até merece), mas exaltada demais. É o que eu achei.
Nossa Srs...
desculpem,
mas agora entramos no campo do 'subjetivo' aonde se você quiser meter pau no AM-X qualquer matéria que elogie um pouco vai ser tida como 'errada' e se você quiser defendê-lo qualquer matéria que critique um pouco é tida como 'tendenciosa'.
Honestamente, já ouvi nos dias de hoje que é lenda, a história dos canhões M61A faziam parte do 'veto' que era imposto ao Brasil pelos EUA... Aqui Srs estamos falando de 1979/83 - com o primeiro vôo do Am-X em 84.
O primeiro 'Vulcan' Brasileiro só veio parar por aqui com o Matoso Maia - Phalanx - (anos depois do Episódio do AM-X).
O que ouvi de mais de uma pessoa foi que a solução com 'honra' encontrada pela FAB foi 'declarar' que o DEFA era mais adequado para ataque ao solo...
Uma coisa para pensar... imaginem o quanto mais em termos de custos foi adicionado ao projeto por conta de mudar o canhão da aeronave?? O quanto mais de ensaios aerodinamicos, homologação e etc foi adicionado por isso...
Vocês realmente acham que isso tudo foi de 'propósito'?
Talvez sim, pois sobre uma 'terceira' história que diz que os DEFA foram 'escolhidos' pelo Brasil para o caso do AM-X fosse vendido para países 'não tão amigos' dos EUA... assim o Brasil ficaria com um canhão que ele já possuia e aumentaria o número de clientes em potencial para o Am-X (essa é a 'história' que eu gosto mais.. Hehehehehehe).
Em todo caso, tem gente que acha que essa era a história é a verdadeira... tem gente que não
... e a vida continua
.
Novamente... eu acho que a FAB tem (tinha) um certo trauma em operar aeronaves com alguma tecnologia moderna (primeiro lançamento de missel ar-ar somente na década de 90 quase 10 depois das Malvinas só para citar um exemplo)...
Mas as coisas aparentemente mudaram. É claro que existiram 'iniciativas' - Cayman por exemplo - mas como não tinham um apoio 'unanime' não tiveram a devida oportunidade e não faziam parte de uma 'doutrina estratégica'.
As supostas 'ambições' da FAB com o AM-X ficaram perdidas no meio do caminho e para mim esse ainda é o maior problema com o projeto.
As vezes eu penso que os caras gostavam de ser 'canhoneira' aérea do exército - como foi durante muitos anos... e somente agora estão tentando virar Força Aérea... mas velhos vícios ainda demorarão para desaparecer.
[]s
CB_Lima