AMX será exportado para 10 países

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#46 Mensagem por Alitson » Qui Ago 02, 2007 9:29 pm

Bolovo escreveu:A RFA eu acho que é fabiana, romântica demais, daí fica difícil a FAB ter a responsabilidade de algo ou culpa de algum evento. Nunca vi falarem mal da FAB na RFA, pela penca de revistas que eu tenho aqui, pelo menos nunca vi.


Vc já leu os editoriais???? :wink:




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#47 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 02, 2007 9:40 pm

Alitson escreveu:
Bolovo escreveu:A RFA eu acho que é fabiana, romântica demais, daí fica difícil a FAB ter a responsabilidade de algo ou culpa de algum evento. Nunca vi falarem mal da FAB na RFA, pela penca de revistas que eu tenho aqui, pelo menos nunca vi.


Vc já leu os editoriais???? :wink:

É verdade, me esqueci disso... mas nunca vi nada sobre o AMX. Alias essa RFA nº18 eu tenho em casa e já li umas trezentas vezes, acho a matéria uma boa defesa ao A-1 (ele até merece), mas exaltada demais. É o que eu achei.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#48 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 02, 2007 9:58 pm

...Daí o tão criticado desenvolvimento da utilização, na opção brasileira, de dois canhões DEFA de 30mm, ao invés de Vulcan M61A1 de 200 com seis canos adotado pela Itália. Na verdade, o País enfrentou um veto do departamento de Estado Norte-Americano impedindo que utilizasse aquele canhão...


Sem mais, mesmo nos fóruns não há lugar para "achismos".



8-] Obrigado Alitson, eu não teria paciência para procurar isso.




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Carlos Lima
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#49 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 02, 2007 10:10 pm

Bolovo escreveu:
Alitson escreveu:
Bolovo escreveu:A RFA eu acho que é fabiana, romântica demais, daí fica difícil a FAB ter a responsabilidade de algo ou culpa de algum evento. Nunca vi falarem mal da FAB na RFA, pela penca de revistas que eu tenho aqui, pelo menos nunca vi.


Vc já leu os editoriais???? :wink:

É verdade, me esqueci disso... mas nunca vi nada sobre o AMX. Alias essa RFA nº18 eu tenho em casa e já li umas trezentas vezes, acho a matéria uma boa defesa ao A-1 (ele até merece), mas exaltada demais. É o que eu achei.


Nossa Srs... :shock: desculpem,

mas agora entramos no campo do 'subjetivo' aonde se você quiser meter pau no AM-X qualquer matéria que elogie um pouco vai ser tida como 'errada' e se você quiser defendê-lo qualquer matéria que critique um pouco é tida como 'tendenciosa'.

Honestamente, já ouvi nos dias de hoje que é lenda, a história dos canhões M61A faziam parte do 'veto' que era imposto ao Brasil pelos EUA... Aqui Srs estamos falando de 1979/83 - com o primeiro vôo do Am-X em 84.

O primeiro 'Vulcan' Brasileiro só veio parar por aqui com o Matoso Maia - Phalanx - (anos depois do Episódio do AM-X).

O que ouvi de mais de uma pessoa foi que a solução com 'honra' encontrada pela FAB foi 'declarar' que o DEFA era mais adequado para ataque ao solo...

Uma coisa para pensar... imaginem o quanto mais em termos de custos foi adicionado ao projeto por conta de mudar o canhão da aeronave?? O quanto mais de ensaios aerodinamicos, homologação e etc foi adicionado por isso... :wink:

Vocês realmente acham que isso tudo foi de 'propósito'?

Talvez sim, pois sobre uma 'terceira' história que diz que os DEFA foram 'escolhidos' pelo Brasil para o caso do AM-X fosse vendido para países 'não tão amigos' dos EUA... assim o Brasil ficaria com um canhão que ele já possuia e aumentaria o número de clientes em potencial para o Am-X (essa é a 'história' que eu gosto mais.. Hehehehehehe).

Em todo caso, tem gente que acha que essa era a história é a verdadeira... tem gente que não :wink: ... e a vida continua [009].

Novamente... eu acho que a FAB tem (tinha) um certo trauma em operar aeronaves com alguma tecnologia moderna (primeiro lançamento de missel ar-ar somente na década de 90 quase 10 depois das Malvinas só para citar um exemplo)...

Mas as coisas aparentemente mudaram. É claro que existiram 'iniciativas' - Cayman por exemplo - mas como não tinham um apoio 'unanime' não tiveram a devida oportunidade e não faziam parte de uma 'doutrina estratégica'.

As supostas 'ambições' da FAB com o AM-X ficaram perdidas no meio do caminho e para mim esse ainda é o maior problema com o projeto.

As vezes eu penso que os caras gostavam de ser 'canhoneira' aérea do exército - como foi durante muitos anos... e somente agora estão tentando virar Força Aérea... mas velhos vícios ainda demorarão para desaparecer.

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#50 Mensagem por helio » Sex Ago 03, 2007 7:54 am

Infelizmente vcs estão buscando informações numa mídia que é tendenciosa. A RFA é a mais chapa- branca das revistas aeronauticas. não somente este erro foi publicado, mas muitas outras.
Leiam qquer edição da RFA, e comparem as notícias publicadas com os anunciantes ,e perceberão que existe uma compatibilidade bem grande.
A revista possui sim excelentes fotos, muito superiores a qquer mídia especializada no Brasil.
Eu mesmo errei num artigo ,utilizando a RFA como fonte e tive uma troca de cartas com um fabricante que me explicava que a fonte não era confiável.
Após isto ,prefiro recorrer às fontes primarias de pesquisa, tal qual fiz na entrevista com o Sr.Flavio Bernardini a respeito dos DEFA 30mm
Quanto as discussões sobre o calibre do vulcan, informo que a eventual maior preocupação norte-americana para este caso, seria na tecnologia da arma e não no calibre.

Hélio




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#51 Mensagem por helio » Sex Ago 03, 2007 8:04 am

Amigos
Para exemplificar melhor o caso AMX ,aonde a FAB teve que engolir um vetor que não era desejado em prol de uma industria nacional, tivemos outro exemplo lembrado por muitos veteranos.
Trata-se do Fokker S-11 (sigla da FAB T-21), um contrato assinado com a Holanda nos anos 50 para a montagem de aviões de treinamento primário, pela Fabrica do Galeão.
Este avião era tão fraco, que mal conseguia subir a Serra do Mar. Depois de recebidos, a FAB não teve alternativa senão operar somente no Campo dos Afonsos, pois a pouca potencia somente permitia operar a nível do mar. Nenhum deles chegou a operar em Pirassununga, aonde deveria ser sua base.
Mesmo assim a FAB engoliu uma centena deles e apos isto mais meia centena de Fokker S-12(T-22) sendo a maior diferença entre os aviões a troca da bequilha por um trem dianteiro.
Mesmo assim a FAB nunca criticou oficialmente o avião pois seria vexatoria admitir que recebeu 150 aviões de baixa qualidade.
Uma prova disto é quando finalmente foram aposentados, os Fokker foram doados aos aeroclubes e tiveram uma carreira curtissima comparado aos treinadores primários PT-19

Hélio




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#52 Mensagem por Alitson » Sex Ago 03, 2007 9:26 am

helio escreveu:Infelizmente vcs estão buscando informações numa mídia que é tendenciosa. A RFA é a mais chapa- branca das revistas aeronauticas. não somente este erro foi publicado, mas muitas outras.


Affff!!!!!!!!!!!!!!! :roll: :roll: :roll:

Me diga uma Revista no Brasil ao qual não seja!!!! :evil: :evil:

Na boa, vc se contradiz muito... :cry:

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#53 Mensagem por helio » Sex Ago 03, 2007 1:38 pm

Atilson
Voce tem razao ,nao existe uma midia imparcial, mas a RFA foi ate alvo de denuncia por parte da revista FLAP, pois o volume de verbas que entrava e nao era declarada era notoria. Se vcs tiverem a curiosidade de entrar no site da editora Action que edita a RFA vao reparar 2 coisas:
-Nao existe venda de numeros atrasados. Pergunto por que? Sera que nao ha sobras, editam o numero exato vendido em bancas? Acontece que tudo que sobra vao para as forcas armadas.
-Os livros editados pela editora sao todos feitos sob encomenda. Rarissimos casos sao disponibilizados para o publico. Quem sao os que encomedam os livros? As forcas armadas
Todos os anunciantes tem seus releases publicados desde a Embraer ate um representante de relogios.
Infelizmente esta revista eh muito tendenciosa, e certas informacoes vem dos representantes dos produtos que querem vender as forcas armadas.
Nao estou responsabilizando somente esta revista,pois as revistas de assuntos militares sao na maioria comprometidos com os anunciantes, nao sei se vcs perceberam mas em muitos casos os artigos ao de interesse apenas das forcas armadas. Se isto eh o objetivo do redator , nao vejo porque vender nas bancas, pois o publico nao militar que le estas revistas nao vai ver muita coisa de interesse. Eh em parte por isto que a maioria das revistas militares brasileiras estao com problemas financeiros.
Eh por isto que deixei de me basear inteiramente em midias como estas e procuro saber das fontes primarias.

Helio




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#54 Mensagem por orestespf » Sex Ago 03, 2007 2:26 pm

helio escreveu:Atilson
Voce tem razao ,nao existe uma midia imparcial, mas a RFA foi ate alvo de denuncia por parte da revista FLAP, pois o volume de verbas que entrava e nao era declarada era notoria. Se vcs tiverem a curiosidade de entrar no site da editora Action que edita a RFA vao reparar 2 coisas:
-Nao existe venda de numeros atrasados. Pergunto por que? Sera que nao ha sobras, editam o numero exato vendido em bancas? Acontece que tudo que sobra vao para as forcas armadas.
-Os livros editados pela editora sao todos feitos sob encomenda. Rarissimos casos sao disponibilizados para o publico. Quem sao os que encomedam os livros? As forcas armadas
Todos os anunciantes tem seus releases publicados desde a Embraer ate um representante de relogios.
Infelizmente esta revista eh muito tendenciosa, e certas informacoes vem dos representantes dos produtos que querem vender as forcas armadas.
Nao estou responsabilizando somente esta revista,pois as revistas de assuntos militares sao na maioria comprometidos com os anunciantes, nao sei se vcs perceberam mas em muitos casos os artigos ao de interesse apenas das forcas armadas. Se isto eh o objetivo do redator , nao vejo porque vender nas bancas, pois o publico nao militar que le estas revistas nao vai ver muita coisa de interesse. Eh em parte por isto que a maioria das revistas militares brasileiras estao com problemas financeiros.
Eh por isto que deixei de me basear inteiramente em midias como estas e procuro saber das fontes primarias.

Helio


Olá Hélio,

você está correto sobre o que diz a respeito da RFA. É uma excelente publicação, mas a serviço das FFAA e muito particularmente da FAB. É uma revista que nunca faz críticas à FAB, só elogios, só mostra o que é "bom", omite fatos e nunca fala mal, mesmo quando necessário. E para piorar, usa seu espaço para fazer propaganda através de seus artigos, dos patrocinadores que se interessam em vender alguns produtos para nossas FFAA.

Não existe uma matéria nesta revista que fale dos defeitos ou limitações de certos equipamentos, mas desde que os mesmos sejam patrocinadores. Aqueles que não patrocinam não tem espaço de "sobra" ou tem exposto suas deficiências.

Os textos da RFA fazem seus leitores acreditarem que tudo está em ordem, que não existem problemas, só orçamentários. Faz lembrar muito os discursos apregoados pelos brigadeiros da reserva, o mesmo tom, a mesma música, tudo muito bem orquestrado.

Minhas críticas são no sentido de ajudar, de expor limitações, torcer para que esta publicação seja mais imparcial, pois sou um leitor assíduo da mesma. Leio-a de forma crítica, filtrando os assuntos e formando minha opinião. Não consigo aceitar que atualmente ainda existam publicações com discursos da época em que "Este é um País que vai pra Frente".


Saudações cordiais,

Orestes




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#55 Mensagem por nemesis » Sex Ago 03, 2007 2:45 pm

helio escreveu:
Atilson
Voce tem razao ,nao existe uma midia imparcial, mas a RFA foi ate alvo de denuncia por parte da revista FLAP, pois o volume de verbas que entrava e nao era declarada era notoria. Se vcs tiverem a curiosidade de entrar no site da editora Action que edita a RFA vao reparar 2 coisas:
-Nao existe venda de numeros atrasados. Pergunto por que? Sera que nao ha sobras, editam o numero exato vendido em bancas? Acontece que tudo que sobra vao para as forcas armadas.
-Os livros editados pela editora sao todos feitos sob encomenda. Rarissimos casos sao disponibilizados para o publico. Quem sao os que encomedam os livros? As forcas armadas
Todos os anunciantes tem seus releases publicados desde a Embraer ate um representante de relogios.
Infelizmente esta revista eh muito tendenciosa, e certas informacoes vem dos representantes dos produtos que querem vender as forcas armadas.
Nao estou responsabilizando somente esta revista,pois as revistas de assuntos militares sao na maioria comprometidos com os anunciantes, nao sei se vcs perceberam mas em muitos casos os artigos ao de interesse apenas das forcas armadas. Se isto eh o objetivo do redator , nao vejo porque vender nas bancas, pois o publico nao militar que le estas revistas nao vai ver muita coisa de interesse. Eh em parte por isto que a maioria das revistas militares brasileiras estao com problemas financeiros.
Eh por isto que deixei de me basear inteiramente em midias como estas e procuro saber das fontes primarias.

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Olá Hélio,

você está correto sobre o que diz a respeito da RFA. É uma excelente publicação, mas a serviço das FFAA e muito particularmente da FAB. É uma revista que nunca faz críticas à FAB, só elogios, só mostra o que é "bom", omite fatos e nunca fala mal, mesmo quando necessário. E para piorar, usa seu espaço para fazer propaganda através de seus artigos, dos patrocinadores que se interessam em vender alguns produtos para nossas FFAA.

Não existe uma matéria nesta revista que fale dos defeitos ou limitações de certos equipamentos, mas desde que os mesmos sejam patrocinadores. Aqueles que não patrocinam não tem espaço de "sobra" ou tem exposto suas deficiências.

Os textos da RFA fazem seus leitores acreditarem que tudo está em ordem, que não existem problemas, só orçamentários. Faz lembrar muito os discursos apregoados pelos brigadeiros da reserva, o mesmo tom, a mesma música, tudo muito bem orquestrado.

Minhas críticas são no sentido de ajudar, de expor limitações, torcer para que esta publicação seja mais imparcial, pois sou um leitor assíduo da mesma. Leio-a de forma crítica, filtrando os assuntos e formando minha opinião. Não consigo aceitar que atualmente ainda existam publicações com discursos da época em que "Este é um País que vai pra Frente".


Saudações cordiais,

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:roll: se a RFA não mostrar o lado bom da fab quem mostraria? a globo?




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#56 Mensagem por alcmartin » Sex Ago 03, 2007 3:01 pm

Bom, se a questão do veto americano ao Vulcan era mentira, então todo mundo na FAB foi enganado,he,he! Eu, inclusive.
E o povo da EMBRAER teve um trabalhão a toa, porque segundo um amigo meu que trabalha lá até hoje na seção de canhões, a adição dos dois DEFA´s, quando disparados, causavam um aumento da vibração que era incompativel c/o pequeno radar do coitado. Deu trabalho...

Agora, sinceramente, eu já não duvido de nada mais nesse país... :cry:

abs!




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#57 Mensagem por artenobre » Sex Ago 03, 2007 3:11 pm

radar?? o AMX ja tinha radar?




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#58 Mensagem por Bolovo » Sex Ago 03, 2007 3:16 pm

artenobre escreveu:radar?? o AMX ja tinha radar?

Só o italiano, que usa um Grifo-X, que nada mais que um Elta/EL-2001.




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#59 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 03, 2007 3:21 pm

se a RFA não mostrar o lado bom da fab quem mostraria? a globo?


X 2 - [009]

Pois é,

Ainda estou para ver uma revista que seja imparcial (ainda mais na área de Defesa)!

Honestamente acho que o propósito da RFA é mostrar o lado 'emocionante e aventureiro e os desafios e conquistas das Forças Armadas'.

Quem sabe um pouco mais das coisas filtra e tira extrai aquilo que é importante das matérias... Apesar do fócuo propagandista, foi a única revista que mostrou matérias 'individuais' sobre todos os concorrentes do F-X...

Também mostrou matérias com todos os concorrentes (mas isso outras publicações fizeram também).

Além disso fala das diversas unidades relacioanadas com a área aeroespacial das nossas Forças Armadas...

Honestamente o fócuo definitivamente não é dizer que o esquadrão 'XYZ' só conseguiu voar 3 horas no ano todo e tá cheia de aeronave parada!! :cry: ...

A revista pelas fotografias e fócuo aventureiro deve trazer a atenção de muita gente jovem para a FAB... o que é muito importante pois na minha opnião precisamos de bons exemplos.

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#60 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 03, 2007 3:22 pm

Bolovo escreveu:
artenobre escreveu:radar?? o AMX ja tinha radar?

Só o italiano, que usa um Grifo-X, que nada mais que um Elta/EL-2001.


Eu acho que ele se refere durante o desenvolvimeneto do SCIPIO.

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