Operação Piranha 3 - Denel/Mectron/FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#16 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 01, 2007 5:44 pm

rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:Realmente é uma situação bastante complicada se não conseguirem sanar este problema, dos nossos F-5s levarem mísseis na ponta das asas, isto diminuirá drasticamente a quantidade deste tipo de armamento a ser transportado, capacidade esta, que já e muito, reduzida....

Lembro-me de já ter visto F-5s chilenos transportando Pythoon IV na ponta das asas em diversas oportunidades....

Já sanaram esse problema, tal como foi dito em Abril. O problema não impedia o uso do MAA-1A no wingtip do F-5E, porém pilones/trilhos sofriam problemas na sua estrutura (possivelmente tinham vida útil reduzida, etc).

Os chilenos usam o Python 4 (parecido externamente com o 3) nos wingtips dos seus F-5E/F, tal como o fabricante sugere. Mas a FAB fez testes que CONTRADIZEM o fabricante, verificando problemas e limitações no uso do Python 3 com o F-5E/F, que fica limitado em seu envelope de vôo. Acho que a FAB, que tem o CTA e sua equipe de ensaios de vôo sendo considerada uma das melhores mundialmente, tem mais prerrogativa que os chilenos...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

O Chile usa o Python III nos pilones externos e o AIM-9P nos trilhos das pontas, como a foto a seguir. Muito semelhante ao arranjo MAA-1A nas pontas e Python III nos externos, como a FAB usa.

Imagem

O Python IV é completamente diferente a versão III, é outro míssil.

Esse é o Python III num F-5EM
Imagem

E esses são Python IV num F-5E Tigre III chileno, note o capacete DASH3. Essa foto tem uns dez anos.
Imagem

Mas o que está sendo testado hoje nessa operação, é a validade de um MAA-1 contra um alvo real, voando e aquela coisa toda. Até hoje foram simulações contra T-27, A-1, F-5, até HS-125. E disparos reais só contra flares jogados de helicópteros.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
rcolistete
Sênior
Sênior

#17 Mensagem por rcolistete » Qui Ago 02, 2007 1:44 am

Bolovo escreveu:O Python IV é completamente diferente a versão III, é outro míssil.

Olá Bolovo,

Grato pela correção, eu falei besteira :?

Mas fica o recado, a FAB teve que descobrir sozinha que Python 3 nos wingtips do F-5E dá problema. Vendedor é igual em qualquer lugar do mundo, sempre exagera sobre o produto.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Bolovo
Sênior
Sênior

#18 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 02, 2007 8:41 pm

rcolistete escreveu:
Bolovo escreveu:O Python IV é completamente diferente a versão III, é outro míssil.

Olá Bolovo,

Grato pela correção, eu falei besteira :?

Mas fica o recado, a FAB teve que descobrir sozinha que Python 3 nos wingtips do F-5E dá problema. Vendedor é igual em qualquer lugar do mundo, sempre exagera sobre o produto.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

O problema é que o Python III é GIGANTE, cabe no wingtip de caça nenhum, nem do F-5, nem do F-16. :wink:

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#19 Mensagem por juarez castro » Qui Ago 02, 2007 9:19 pm

Tinha um avião do grupo de caça que andou com um na ponta de asa e trincou. Há estudos de fazer a troca do pilone de ponta de asa a la F 16 masn tudo no ministéiro do ar.

Grande abraço

rcolistete
Sênior
Sênior

#20 Mensagem por rcolistete » Qui Ago 02, 2007 10:21 pm

juarez castro escreveu:Tinha um avião do grupo de caça que andou com um na ponta de asa e trincou. Há estudos de fazer a troca do pilone de ponta de asa a la F 16 masn tudo no ministéiro do ar.

Grande abraço

Olá Juarez,

Trincou o quê ? A asa, pilone ou míssil ?

Então, o CTA/Mectron projetaram novo pilone para o MAA-1A no F-5E/F, mais reforçado, tal como explicado aqui. Porém não sei se são pilones de ponta-de-asa (wingtips) ou sob a asa (mais externos).

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

robonluis
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#21 Mensagem por robonluis » Qui Ago 09, 2007 10:31 pm

Aaaaa então é por isso que os F-5M estão aqui em Natal.

juarez castro
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por juarez castro » Sex Ago 10, 2007 7:42 pm

rcolistete escreveu:
juarez castro escreveu:Tinha um avião do grupo de caça que andou com um na ponta de asa e trincou. Há estudos de fazer a troca do pilone de ponta de asa a la F 16 masn tudo no ministéiro do ar.

Grande abraço

Olá Juarez,

Então, o CTA/Mectron projetaram novo pilone para o MAA-1A no F-5E/F, mais reforçado, tal como explicado aqui. Porém não sei se são pilones de ponta-de-asa (wingtips) ou sob a asa (mais externos).

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Roberto! Desculpe a de mora em responder, mas estou até os tetos de trabalho. Não foi nem a asa e nem pilone, foi a intersecção ou ponta de asa, que une o pilone a estrutura de longarina da asa.
Inclusive já está sendo providenciado a troca das mesmas, pois, com o uso do Piranha foi observado um nível de desgaste critico.

Grande abraço

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#23 Mensagem por alcmartin » Sáb Ago 11, 2007 9:58 pm

juarez castro escreveu:
rcolistete escreveu:

Grande abraço

Olá Juarez,

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Roberto! Desculpe a de mora em responder, mas estou até os tetos de trabalho. Não foi nem a asa e nem pilone, foi a intersecção ou ponta de asa, que une o pilone a estrutura de longarina da asa.
Inclusive já está sendo providenciado a troca das mesmas, pois, com o uso do Piranha foi observado um nível de desgaste critico.

Grande abraço

Juarez e Rcolistete, "boas noites"!

E aquela estoria do "esquecimento" do envelope dos Python III, procede? Teve algo a ver c/esses testes?
Abs!

Editado pela última vez por alcmartin em Seg Ago 13, 2007 8:19 pm, em um total de 1 vez.
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#24 Mensagem por Sideshow » Dom Ago 12, 2007 2:29 pm

cb_lima escreveu:
rcolistete escreveu:
Alitson escreveu:Não podemos estar falando da homologação BVR dos MIKES???? :wink:

10 R-Darter, não lembra em nada vcs????
[]s

Olá Alitson,

É possível, eu só citei que está havendo homologação dos trilhos lançadores para o MAA-1A Piranha. Mas pode ter também homologação de outros mísseis e sistemas.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

A missão tem como objetivo avaliar as capacidades operacionais de experimentos desenvolvidos pela Força Aérea Brasileira (FAB), através do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), e da empresa Mectron, de São José dos Campos - SP.

Pode ser que sejam várias coisas mesmo.

Tomara...

[]s
CB_Lima

É o MAA-1 mesmo
De 23 de julho a 17 de agosto, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal-RN, sedia a 3ª Operação Piranha, que tem como objetivo avaliar as capacidades operacionais do míssil MAA desenvolvido para a Força Aérea Brasileira (FAB), pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), e pela empresa Mectron, de São José dos Campos - SP

Nessa avaliação se emprega um veículo aéreo não-tripulado (VANT), denominado SKUA, fabricado e operado pela empresa DENEL, da África do Sul, lançado do CLBI a partir de uma plataforma fixa, em direção à área de ensaiosParticipam da Operação equipes do IAE, do CLBI e do Grupo Especial de Ensaio em Vôo (GEEV), todos subordinados ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial e, ainda, equipes da empresa Mectron e da empresa sul-africana DENEL.

Apóiam a operação aeronaves e tripulações dos seguintes esquadrões de grupos de aviação da FAB: 1º/8º, 2º/7º, 1º/11º e 1º/14º GAV.

Fonte: CLBI

Bolovo
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por Bolovo » Dom Ago 12, 2007 2:38 pm

Sideshow, é você mesmo?! Fazia tempo que você não aparecia aqui! [101]

Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#26 Mensagem por Sideshow » Dom Ago 12, 2007 2:50 pm

Bolovo escreveu:Sideshow, é você mesmo?! Fazia tempo que você não aparecia aqui! [101]

Eu mesmo :wink: o velho gripeiro de sempre.

Estive ocupado trabalhando muito e também o unico provedor de Jacunda tinha falido :evil: (Quem mandou morar no fim do mundo :lol: :lol: )

Eu entrava no forúm muito raramente e só dava tempo para baixar algumas paginas.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#27 Mensagem por Marino » Dom Ago 12, 2007 2:51 pm

Sideshow escreveu:
Bolovo escreveu:Sideshow, é você mesmo?! Fazia tempo que você não aparecia aqui! [101]

Eu mesmo :wink: o velho gripeiro de sempre.

Estive ocupado trabalhando muito e também o unico provedor de Jacunda tinha falido :evil: (Quem mandou morar no fim do mundo :lol: :lol: )

Eu entrava no forúm muito raramente e só dava tempo para baixar algumas paginas.

:D :D :D :D :D
Bem-vindo de retorno, caro amigo.
Fez falta.
Forte abraço

Jacobs
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por Jacobs » Dom Ago 12, 2007 4:01 pm

Acho que a FAB quer confirmar que o MAA-1 realmente só serviu pra adquirir conhecimento, porque capacidade operacional que é bom... hehehehe

juarez castro
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por juarez castro » Dom Ago 12, 2007 8:47 pm

Jacobs escreveu:Acho que a FAB quer confirmar que o MAA-1 realmente só serviu pra adquirir conhecimento, porque capacidade operacional que é bom... hehehehe

Hilário, mas corretissímo.... :(

Grande abraço

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#30 Mensagem por Moccelin » Dom Ago 12, 2007 10:40 pm

Eu não sei os custos de todo o projeto do MAA-1, nem se houveram problema com as verbas, vindo a doses homeopáticas como alguns projetos, porém, dependendo dessas duas variáveis (custos e repasse correto das verbas) pode existir um lado muito positivo... O projeto/produção do Piranha capacitou a FAB/Mectron a entrar no projeto do A-Darter, que poderá ser um ótimo míssel, e de 'última geração'...

Me desculpem se eu falei alguma 'merda' hehehehe...

The cake is a lie...
Responder