zocuni escreveu:Tudo bem,
Esclarecimento aos foristas que considero,e apesar do pouco tempo que me conhecem sinto a maior estima.
Por vezes sei que pareço um idealista,um D.Quixote fora de época,mas tenho minhas convicções e dou a cara por elas.
Caso as pessoas aqui no fórum não saibam,fui militar,cumpri serviço militar obrigatório como todo mundo em Portugal da minha geração,e me sinto muito feliz com isso e nada me envergonho disso.
Nos meus tempos livres,gosto de acampar,aqui no Brasil somos apelidados de "Mochileiros",que têm um site com 41000 usuários,onde por sinal sou editor de um site lusófono.Sou trainee de escoteiros,e quando posso ocupo meu tempo livre ensinando escalada,faço tudo isto de forma amadora,não recebo remuneração em troca,mas também tenho muito orgulho no que faço,pois sou um apaixonado em atividades ao ar livre,e trabalhar com crianças,é delicioso.
Sou um romântico,quando penso em uma lusófonia,forte unida e sem qualquer tipo de preconceitos,livre de tabus,e pouco adepto da filosofia do coitadinho.
Sonho que podemos dar as mãos entre todos os países,e conseguirmos um bloco forte,é utopia pode ser,mas quando deixar de sonhar é melhor procurar outra coisa para fazer,como ainda não dei a causa por perdida,vou tentando pregar no deserto.
Isto são minhas convicções e demais ninguém ,sou lunático.
Indo mais concretamente ao assunto,penso que Portugal/Brasil ou vice-versa se fere os mais orgulhosos,podemos e devemos desenvolver uma industria de defesa conjunta,a que cada um caberá fazer o que de melhor faz,com isso podemos potencializar a tal falada economia de escala,em que não desenvolvemos nada porque ninguém compra.
Estou sendo utópico,possivelmente tem gente que não entende o raciocinio,sinto muito.Na hora que nos deixarmos de pensar que este é melhor que aquele tenho certeza que iremos muito longe.Claro que existem pensamentos de um lado e do outro que contrariam tal pensamento,e se calhar ambos com razão,mas pelo que vejo precisamos de ambos para muita coisa acontecer.
A lusófonia,tem um poder estratégico imenso por explorar,penso que juntos conseguiremos,agora sendo parcerias onde todos lucram e não alguns.
Não sou brasileiro de coração,mas tenho laços por demais afetivos,minha mãe é,nascida no Rio Grande do Sul(São Borja),do qual tenho o maior orgulho,se querem saber.Por tal fato tenho dupla nacionalidade,mas sómente por isso,não venho aqui vender banha da cobra para ninguém.Não sou enganador,sou católico,apostólico e lusitano e disso não tenho dúvidas,nem gosto que tenham e que fique bem claro.
Abraços,
Só peguei esse tópico hoje...
Zocuni, sendo 1/2 brasileiro como tu és, deves saber, que a MB possui um Plano estratégico de manejo/constituição de frota/meios operativos, que , as vezes não é divulgado nem para o próprio público interno (...)
Qdo. na ativa, eu sabia as vezes que um determinado meio seria adquirido, mas quse sempre não conseguia entender o pq daquilo. eis que alguns anos depois sempre me era revelado o pq de tudo aquilo.
Hoje na reserva, sei menos ainda de planejamento estratégico da MB, e principalmente de seus fatores catalizadores.
Como civil igual a vc, tenho para mim(desde que me entendo por gente) que a MB não dá "ponto sem nó" ou não dá "Murro em ponta de faca".
O planejamento que dá a vida ao substituto do A-12 tem sim os pés no chão. Envolve até coisas como o SGB que a principio é da alçada da Aeronáutica. E é coerente.
Mas tudo isso só veremos daqui a alguns anos.
sds
Walter