Propostas Norte-Americanas para a Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#196 Mensagem por alex » Sáb Jul 28, 2007 4:29 pm

Alcantara disse
Não é a opinião de quem operou nelas. Posso dizer, inclusive, que um amigo da família foi comandante de uma delas. Nunca falou nada que as desabonasse.


Ele não sabia como abordar isso com voce :D :D
A logistica seria basicamente a dos motores diesel.
Olha os dados do Brasil:

Armamento: 2 canhões Bofors L/70 de 40 mm, em dois reparos singelos e 4 canhões de salva Hidroar 3APR de 47 mm; 2 lançadores CBV de foguetes iluminativos 50.8 mm e 2 lançadores de foguetes iluminativos Schermully de 51 mm.
Sensores e Equipamentos de Navegação e Comunicação: 1 radar de navegação Decca TM-1226, 1 radar de navegação Decca TM-1230, 1 radar de navegação Decca Bridge Master CH 252; sistema de direção de tiro por TV SAAB TVT-300; Agulha Giroscópica Sperry Mk-27; DGPS UT200D TRIMBLE; NAV TRAC XL GPS; GPS Magnavox 5400; Ecobatímetro ET/SQN-3V; Radiogoniômetro JAL-1100 e equipamentos de comunicação nas faixas MF/HF/VHF (AM-FM) e UHF.


Acredito que seria ate´ mais baixo que as Inhaumas




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#197 Mensagem por alex » Sáb Jul 28, 2007 4:31 pm

Marino disse:
Alex, você poderia listar as enormes falhas das Corvetas, por favor?

Elas tem a enorme tendencia de afundar a proa e convés em mares calmos.
Não possuem defesa anti-aerea.




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#198 Mensagem por Marino » Sáb Jul 28, 2007 4:38 pm

alex escreveu:Marino disse:
Alex, você poderia listar as enormes falhas das Corvetas, por favor?

Elas tem a enorme tendencia de afundar a proa e convés em mares calmos.
Não possuem defesa anti-aerea.

1) Elas não afundam a proa, em mar nenhum. Em mar alto as ondas varrem o convés de proa, como acontece em outros navios cujas fotos e filmes já foram postados por aqui. Basta procurar e veja navios de muitas toneladas a mais parecerem submarinos.
2) Quanto a defesa anti-aérea, procure saber os Requisitos de Estado-Maior da classe, para qual propósito foram construídas. Este é um erro muito comum, exigir de uma classe de navio algo para o qual ele não foi concebido.




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#199 Mensagem por alex » Sáb Jul 28, 2007 4:42 pm

desculpe, mas conceber navios sem defesa de misseis Anti-aereos no final do seculo vinte é um erro atroz.
Agora ondas que "varrem "o navio devem tirar todo sua estabilidade mostrando que a tonelagem é insuficiente para o seu proposito militar.




Editado pela última vez por alex em Sáb Jul 28, 2007 4:44 pm, em um total de 1 vez.
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#200 Mensagem por Marino » Sáb Jul 28, 2007 4:43 pm

alex escreveu:desculpe, mas conceber navios sem defesa de misseis Anti-aereos no final do seculo vinte é um erro atroz.

Repito: busque os Requisitos de Estado-Maior da classe, do qual derivam os Requisitos de Alto Nível de Sistemas, e entenda o motivo. Não critique sem conhecimento.




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#201 Mensagem por alex » Sáb Jul 28, 2007 4:49 pm

Se o navio atende suas especificações técnicas prova que estas especificações estavam erradas para a nossa realidade.
Espero que instale um RAM RIM nos bichinhos e que terminem dignamente sua vida util.




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#202 Mensagem por Marino » Sáb Jul 28, 2007 4:52 pm

alex escreveu:Se o navio atende suas especificações técnicas prova que estas especificações estavam erradas para a nossa realidade.
Espero que instale um RAM RIM nos bichinhos e que terminem dignamente sua vida util.

Estavam erradas para o quê? Para qual finalidade? Qual realidade?
Veja que você critica sem conhecimento, e digo isso sem segundas intenções, somente mostrando que é fácil criticar sem fundamentação.
São ótimos navios, creia ou não.




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#203 Mensagem por alex » Sáb Jul 28, 2007 5:00 pm

Marino:
Estavam erradas para o quê? Para qual finalidade? Qual realidade?
Veja que você critica sem conhecimento, e digo isso sem segundas intenções, somente mostrando que é fácil criticar sem fundamentação.
São ótimos navios, creia ou não.


Eu sou leigo , eu admito.
Só vejo que é um navio de escolta que NAO atende um requisito que é oferecer oposição a um ataque aereo.
Podem ser navios baratos de operar , etc mas são falhos neste sentido.




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#204 Mensagem por Marino » Sáb Jul 28, 2007 5:17 pm

alex escreveu:Marino:
Estavam erradas para o quê? Para qual finalidade? Qual realidade?
Veja que você critica sem conhecimento, e digo isso sem segundas intenções, somente mostrando que é fácil criticar sem fundamentação.
São ótimos navios, creia ou não.


Eu sou leigo , eu admito.
Só vejo que é um navio de escolta que NAO atende um requisito que é oferecer oposição a um ataque aereo.
Podem ser navios baratos de operar , etc mas são falhos neste sentido.

Caro Alex
O navio foi projetado ainda na Guerra-Fria, assim como os Leopard que o EB está importando, ou os Mirage/F-5 da FAB. Ainda usamos e vamos usar durante muito tempo material cuja concepção era para outra realidade política, e militar, mas que ainda são válidos hoje em dia.
As Corvetas foram projetadas para fazerem escolta de nosso tráfego marítimo, dentro da área de proteção provida por aeronaves de terra, de forma a manterem a nossa economia funcionando em caso de guerra. Aqui se explica o motivo de terem dispensado armamento AA nas mesmas.
Mas veja o resto sem preconceitos.
Olhe meu avatar ao lado - a Jaceguai ao lado de uma T22B1. A Corveta possui um canhão de 4,5 pol e 2 de 40 mm enquanto a T22 canhões de 40 mm retirados das Niteroi modernizadas. Também podemos ver MM-40 na Jaceguai e MM-38 na Fragata. Ambas levam o mesmo Lynx armado com mísseis, torpedos e BP. Também possuem sonar de casco eficientes.
Se a Fragata pode ser considerada superior em AA com seus Seawolf, e quanto ao resto?
Isto significa que é um mau navio? Em absoluto. Se complementam, agem como um sistema, onde as deficiências de uma é compensada pela outra. NCW é uma sigla nova, somente a sigla, pois a MB desde a década de 60 trabalha assim, com link.
Agora estamos pensando na nova MB, em seus novos meios, que irão substituir os atuais. Estes meios terão nova concepção, novos REM que levarão a novos RANS, condizentes com a realidade militar atual.
Depende da assinatura dos programas de reaparelhamento, que vão gerar milhares de empregos no Brasil, além de conhecimento.
Vamos ver o que nosso novo Ministro consegue, depois de debelar a crise aérea.
Um forte abraço




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#205 Mensagem por alex » Sáb Jul 28, 2007 5:39 pm

Bem, voltando a minha proposta o Alcantara falou de excessiva tonelagem para um navio escola(4000 a 5000) eu gostaria de observar a tonelagem do atual Brasil: Deslocamento: 2.548 ton (padrão), 3.729 (carregado).
lembro-me que a Suecia tinha um navio mineiro com deslocamento de 3.800 toneladas convertido para navio escola.
Portanto não vejo como um exagero ou um luxo a tonelagem apresentada já hoje usamos um navio próximo de sua faixa inferior - 4000.




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#206 Mensagem por artenobre » Sáb Jul 28, 2007 5:44 pm

mas nem precisamos de mais um navio escola.




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#207 Mensagem por alex » Sáb Jul 28, 2007 6:01 pm

artenobre:
mas nem precisamos de mais um navio escola.


Hoje, realmente não precisamos de um navio-escola.
Mas amanhã sim ou seja daqui a uns 9 anos?
Mas e se este navio for mais barato de operar? Ficamos com o Brasil e desistimos deste projeto? ou damos baixa no Brasil (ou convertemos para navio-hospital) ?

O objetivo primario seria obter know-how na construção de um navio mais moderno e o secundario a obtenção de mais um meio.




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#208 Mensagem por Alcantara » Sáb Jul 28, 2007 6:06 pm

alex escreveu:Alcantara disse
Não é a opinião de quem operou nelas. Posso dizer, inclusive, que um amigo da família foi comandante de uma delas. Nunca falou nada que as desabonasse.


Ele não sabia como abordar isso com voce :D :D


E eu acho que você está me substimando. Coisa que o Comandante que eu falei não faz, posso garantir.




Abraços!!! :roll:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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#209 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jul 28, 2007 7:03 pm

Alcantara escreveu:
alex escreveu:Eu acho que não é luxo, construímos 04 corvetas com enormes falhas.
Se existem meios para saber se o navio é bom estes meios não funcionaram nas Inhaumas :twisted:


Não é a opinião de quem operou nelas. Posso dizer, inclusive, que um amigo da família foi comandante de uma delas. Nunca falou nada que as desabonasse.


Abraços!!! :wink:


Prezado Amigo

As corvetas Inhaúma são bons navios. Um exemplo e a pontuação que recebem nos exercicios de tiro com o canhão de 114 mm, outro aspecto importante e o sonar de casco. Na minha opinião o único problema e a questão da defesa anti-aérea limitada aos dois canhões 40 mm 40/70 cobertos. Entretanto isto poderia ser resolvido durante a modernização que os navios vão ser submetidos com a instalação de um reparo de misseis RAM.

Sds

Lord Nauta




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#210 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jul 28, 2007 7:15 pm

Marino escreveu:
alex escreveu:desculpe, mas conceber navios sem defesa de misseis Anti-aereos no final do seculo vinte é um erro atroz.

Repito: busque os Requisitos de Estado-Maior da classe, do qual derivam os Requisitos de Alto Nível de Sistemas, e entenda o motivo. Não critique sem conhecimento.



Prezado Amigo Marino


Perfeita a citação dos REM e RANS das corvetas classe Inhaúma. Entretanto meu amigo acredito a exemplo do que ocorreu com as fragatas da classe Niteroi, uma atualização do sistemas de armas poderia ser realizada quanto a defesa anti-aérea destes navios que são muito bons. Devemos considerar a atual ameaça dos modernos misseis anti-navio. Sou defensor de um lançador de RAM (sobre o hangar ou na popa do navio) porque os navios então poderiam dispor de um sistema mais eficiente de auto defesa do que o atual. Como esta instalação não representa grandes modificações nos navios e perfeitamente realizavel.
Uma outra alteração possível seria a substiuição dos atuais canhões de 40 mm pelo MK.3.Tendo em vista qu estes navios possam operar até por volta de 2010 estas elevariam em muito o valor militar destes valentes navios.

Um grande abraço fraterno


Lord Nauta




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