alex escreveu:Marino:
Estavam erradas para o quê? Para qual finalidade? Qual realidade?
Veja que você critica sem conhecimento, e digo isso sem segundas intenções, somente mostrando que é fácil criticar sem fundamentação.
São ótimos navios, creia ou não.
Eu sou leigo , eu admito.
Só vejo que é um navio de escolta que NAO atende um requisito que é oferecer oposição a um ataque aereo.
Podem ser navios baratos de operar , etc mas são falhos neste sentido.
Caro Alex
O navio foi projetado ainda na Guerra-Fria, assim como os Leopard que o EB está importando, ou os Mirage/F-5 da FAB. Ainda usamos e vamos usar durante muito tempo material cuja concepção era para outra realidade política, e militar, mas que ainda são válidos hoje em dia.
As Corvetas foram projetadas para fazerem escolta de nosso tráfego marítimo, dentro da área de proteção provida por aeronaves de terra, de forma a manterem a nossa economia funcionando em caso de guerra. Aqui se explica o motivo de terem dispensado armamento AA nas mesmas.
Mas veja o resto sem preconceitos.
Olhe meu avatar ao lado - a Jaceguai ao lado de uma T22B1. A Corveta possui um canhão de 4,5 pol e 2 de 40 mm enquanto a T22 canhões de 40 mm retirados das Niteroi modernizadas. Também podemos ver MM-40 na Jaceguai e MM-38 na Fragata. Ambas levam o mesmo Lynx armado com mísseis, torpedos e BP. Também possuem sonar de casco eficientes.
Se a Fragata pode ser considerada superior em AA com seus Seawolf, e quanto ao resto?
Isto significa que é um mau navio? Em absoluto. Se complementam, agem como um sistema, onde as deficiências de uma é compensada pela outra. NCW é uma sigla nova, somente a sigla, pois a MB desde a década de 60 trabalha assim, com link.
Agora estamos pensando na nova MB, em seus novos meios, que irão substituir os atuais. Estes meios terão nova concepção, novos REM que levarão a novos RANS, condizentes com a realidade militar atual.
Depende da assinatura dos programas de reaparelhamento, que vão gerar milhares de empregos no Brasil, além de conhecimento.
Vamos ver o que nosso novo Ministro consegue, depois de debelar a crise aérea.
Um forte abraço