Aviação Naval - Pespectivas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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WalterGaudério
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#136 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jul 23, 2007 12:05 pm

A-29 escreveu:Por outro lado, a cobertura AEW pode identificar mísseis anti-navio voando baixo muito antes de eles estarem ao alcance dos sensores das escoltas, de modo que só isso já me parece uma capacidade pra lá de interessante.

Quanto aos custos de CTOL X STOVL, segundo estudos da RN, um porta aviões de decolagem curta e pouso vertical é mais leve e barato que um convencional (embora não tão mais leve nem tão mais barato assim), e os caças empregados, apesar de terem menor alcance e carga bélica, são capazes de gerarar um maior número de missões em menor tempo. Perceba como o Nae STOVL seria um compromisso entre menor custo e maior disponibilidade contra menores capacidades.

Esse tipo de análise está bem aprofundada neste artigo sobre o CVF:



http://navy-matters.beedall.com/cvf1-12.htm


Além de prover um alerta antecipado que aumenta consideravelmente a segurança eletrônica da Frota como um todo. Já que para conseguir essa imagem radar, não é nescessário emitir com nenhum outro radar da esquadra, mantendo dessa forma o silêncio EM .

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

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#137 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 23, 2007 4:58 pm

E esse pacote de F-18 e S-3 sai por quanto???

É avião usado???




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Carlos Lima
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#138 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 23, 2007 5:40 pm

Luís Henrique escreveu:E esse pacote de F-18 e S-3 sai por quanto???

É avião usado???


Não sei de resposta para a primeira pergunta.

E quanto a segunda, sim... seriam aeronaves usadas.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Lord Nauta
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#139 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 23, 2007 6:43 pm

FABIO escreveu:sendo assim provavelmente virao fragtas OHP para MB.



Prezado Amigo Fabio

As fragatas da classe OHP não são foco de atenção da MB.


Sds

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#140 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 23, 2007 6:51 pm

saullo escreveu:Apesar do Rafale ser o melhor, parece mesmo que a proposta americana é mais realizável, inclusive por englobar outros navios e por ter prazos de entrega bem menores e custo bem baixo. Só precisa definir logo.

Abraços



Prezado Saullo

Acredito que você chegou no pensamento corrente na MB. Realmente a proposta norte-americana e a possivel considerando a realidade atual e o futuro proxímo dos orçamentos militares no Brasil. Aeronaves F/A 18 e S3 devidamente repotencializadas e plenamente operacionais proporcionarão ao país um efetivo meio de dissuasão. Agora em relação a aviões mais modernos e novos (Rafale/ F35?) estes seriam uma etapa seguinte. Esta etapa esta relacionada diretamente ao NAe que sera construido no Brasil a partir de 2016.


Sds


Lord Nauta




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#141 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 24, 2007 1:50 am

O Rafale-M fez uns pousos e decolagens a partir do USS Enterprise (CVN 65).

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"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#142 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jul 24, 2007 10:35 am

cb_lima escreveu:
Luís Henrique escreveu:E esse pacote de F-18 e S-3 sai por quanto???

É avião usado???


Não sei de resposta para a primeira pergunta.

E quanto a segunda, sim... seriam aeronaves usadas.

[]s
CB_Lima


Se houver alguma aquisição, será de um pequeno lote de S-3s...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#143 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 24, 2007 10:51 am

Plinio Jr escreveu:
cb_lima escreveu:
Luís Henrique escreveu:E esse pacote de F-18 e S-3 sai por quanto???

É avião usado???


Não sei de resposta para a primeira pergunta.

E quanto a segunda, sim... seriam aeronaves usadas.

[]s
CB_Lima


Se houver alguma aquisição, será de um pequeno lote de S-3s...


8 unidades seriam o suficiente para as necessidades da MB:
- 01 para AEW(o ideal seriam duas unidades mas os custos tornam isso quase impossivel, a meu ver)
- 02 para REVO
- 02 para emprego geral(treinamento, transporte, etc)
- 01 para missões ASW
- 02 para fornecimento de peças de reposição




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#144 Mensagem por Alitson » Ter Jul 24, 2007 11:01 am

henriquejr escreveu:
Plinio Jr escreveu:
cb_lima escreveu:
Luís Henrique escreveu:E esse pacote de F-18 e S-3 sai por quanto???

É avião usado???


Não sei de resposta para a primeira pergunta.

E quanto a segunda, sim... seriam aeronaves usadas.

[]s
CB_Lima


Se houver alguma aquisição, será de um pequeno lote de S-3s...


8 unidades seriam o suficiente para as necessidades da MB:
- 01 para AEW(o ideal seriam duas unidades mas os custos tornam isso quase impossivel, a meu ver)
- 02 para REVO
- 02 para emprego geral(treinamento, transporte, etc)
- 01 para missões ASW
- 02 para fornecimento de peças de reposição


1 AEW e 1 ASW, para que??? Com esse número de células e com a capacidade finamceira da MB de manter seus meios voando, aluga o A-12 de uma vez...
Francamente... :roll:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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#145 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 24, 2007 11:22 am

Alitson escreveu:
henriquejr escreveu:
Plinio Jr escreveu:
cb_lima escreveu:
Luís Henrique escreveu:E esse pacote de F-18 e S-3 sai por quanto???

É avião usado???


Não sei de resposta para a primeira pergunta.

E quanto a segunda, sim... seriam aeronaves usadas.

[]s
CB_Lima


Se houver alguma aquisição, será de um pequeno lote de S-3s...


8 unidades seriam o suficiente para as necessidades da MB:
- 01 para AEW(o ideal seriam duas unidades mas os custos tornam isso quase impossivel, a meu ver)
- 02 para REVO
- 02 para emprego geral(treinamento, transporte, etc)
- 01 para missões ASW
- 02 para fornecimento de peças de reposição


1 AEW e 1 ASW, para que??? Com esse número de células e com a capacidade finamceira da MB de manter seus meios voando, aluga o A-12 de uma vez...
Francamente... :roll:

Uma aeronave AEW é atualmente a maior necessidade da aviação naval da MB, não sei se seria viavel tecnicamente nem financeiramente adaptar uma celula do S-3 para esta função(pelo menos que eu saiba os americanos nunca tentaram, preferem os E-2 Hawkeye).
Com relação a função ASW, estas aeronaves ja voam nessa função na US Navy, não precisando dessa forma fazer nenhuma modificação. Acho que seria um ganho tático imenso ter pelo menos um S-3 no A-12 desempenhando esta missão, dando cobertura ASW/MPA de longo alcance armados com misseis Harpoon, torpedos e minas submarinas....




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#146 Mensagem por dron_pizdec » Ter Jul 24, 2007 11:32 am

A Cingapura vai vender sues E-2C, talvez a MB poderia comprar estes 4 avioes... :?: :idea:




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#147 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 24, 2007 11:35 am

dron_pizdec escreveu:A Cingapura vai vender sues E-2C, talvez a MB poderia comprar estes 4 avioes... :?: :idea:


Sem dúvidas seria uma otima aquisição, mas com relação aos custos??? A US Navy tambem deve ter alguns disponiveis em seus estoques...




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#148 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jul 24, 2007 2:45 pm

henriquejr escreveu:
dron_pizdec escreveu:A Cingapura vai vender sues E-2C, talvez a MB poderia comprar estes 4 avioes... :?: :idea:


Sem dúvidas seria uma otima aquisição, mas com relação aos custos??? A US Navy tambem deve ter alguns disponiveis em seus estoques...


Prezado Amigo

Os aviões E2C são incompativeis com o A12.


Sds

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#149 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jul 24, 2007 2:49 pm

henriquejr escreveu:
Plinio Jr escreveu:
cb_lima escreveu:
Luís Henrique escreveu:E esse pacote de F-18 e S-3 sai por quanto???

É avião usado???


Não sei de resposta para a primeira pergunta.

E quanto a segunda, sim... seriam aeronaves usadas.

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- 02 para fornecimento de peças de reposição


Prezado Amigo

Para ser mantida uma efetiva cobertura AEW de um GT nucleado em NAe e preciso de pelo menos 3/4 aeronaves plenamente operacionais. Apenas 1 avião não e de forma nenhuma suficiente ou adequado para atender este tipo de missão. O mesmo podemos dizer em relação a guerra ASW em que o total seria de 6/8 aeronaves.

Sds

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#150 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jul 24, 2007 4:28 pm

Eu diria que no máximo 06 aeronaves (S-3)....se houver aquisição maior, o restante serão como fornecedoras de peças de reposição...




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