Cursos e Concursos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#46 Mensagem por Piffer » Ter Jul 17, 2007 1:04 pm

MaRkYnHu escreveu:Olá,

Alguém já foi na AMAN, e pode nos dizer como é?
muito dificil? como são as provas?

Grato
:?:

Estude direitinho que você passa. Como qualquer outra faculdade bastante concorrida.

Abraços,

Carpe noctem!
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#47 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Jul 17, 2007 2:17 pm

vilmarmoccelin escreveu:
Fábio Nascimento escreveu:Em tempo, alguem sabe como anda a concorrencia para o quadro complementar??
Depois do periodo na ESAEX, me parece que tem um periodo na AMAN, que tipo de treinamento os QC tem lá?

Minha prima é 1º Ten QCO... E meu pai sempre acompanhou as notícias para passar para os conhecidos interessados... E está como sempre... Concorrido... Muuuuiiiittttooo concorrido...
Sobre esse período na AMAN, eu não sei dizer, só sei que de vez em quando algumas 'tropas' vão para Resende para campos, alguns juntos com o Curso Básico... Tipo Alunos do IME, da Escola de Saúde etc.... Já os QCO eu não sei...

Valew, meu amigo!

Estou ancioso para tereminar logo esta facu, não vejo a hora de poder prestar o concurso.

_______________________________________________.
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#48 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Jul 17, 2007 2:23 pm

Onde posso conseguir provas anteriores, para o concurso do QC?

_______________________________________________.
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#49 Mensagem por MaRkYnHu » Ter Jul 17, 2007 4:17 pm

Piffer escreveu:

Grato

Estude direitinho que você passa. Como qualquer outra faculdade bastante concorrida.

Abraços,

Concerteza, vou estudar muito sim, mas queria ter uma noção sobre o assunto entede :?:

mas obrigado

"Ombro a ombro marcharemos, para conquistarmos nosso ideal. (Cançao EsPCEx)"
Rumo a EsPCEx...
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#50 Mensagem por jauro » Ter Jul 17, 2007 5:58 pm

MaRkYnHu escreveu:
Piffer escreveu:

Grato

Abraços,

Concerteza, vou estudar muito sim, mas queria ter uma noção sobre o assunto entede :?:

mas obrigado

4 anos; regime de internato; muito estudo ; muita ralação ; muita disciplina e muita cobrança.
Alguns chavões:
Pra quem gosta é um prato cheio
Se você gosta de deitar tarde, dormir pouco, levantar muito cedo, engraxar coturno, limpar cinto, rastejar na lama, e andar sempre bem apresentável, então não irás sentir muita diferença.
Já foi chamada de " a bolha"
Quanto as provas, são de bom nível e, como sempre e em todo lugar, elas procuram saber aquilo que ninguém sabe.!!
Se quiseres saber alguma coisa a mais, me manda uma MP.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#51 Mensagem por Einsamkeit » Qua Jul 18, 2007 12:39 am

Poderiamos abrir topico semelhantes falando da EN e da AFA

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#52 Mensagem por MaRkYnHu » Qua Jul 18, 2007 5:18 pm

jauro escreveu:
MaRkYnHu escreveu:
Piffer escreveu:

Grato

Abraços,

mas obrigado

4 anos; regime de internato; muito estudo ; muita ralação ; muita disciplina e muita cobrança.
Alguns chavões:
Pra quem gosta é um prato cheio
Se você gosta de deitar tarde, dormir pouco, levantar muito cedo, engraxar coturno, limpar cinto, rastejar na lama, e andar sempre bem apresentável, então não irás sentir muita diferença.
Já foi chamada de " a bolha"
Quanto as provas, são de bom nível e, como sempre e em todo lugar, elas procuram saber aquilo que ninguém sabe.!!
Se quiseres saber alguma coisa a mais, me manda uma MP.

É, bom, eu gosto muito disso, andar no mato, sabe, armas, e talz, so estou preocupado com as provas. Mas o resto, muito bom, fico me imaginando na EsPCEx, e depois na AMAN, servindo o EB. Sei que posso chegar lá, isso irá depender muito de mim, se eu der o meu melhor hoje, eu conseguirei chegar em lugares altos. Já estou até fazendo caminhada, flexões de barra, abdominais, e corridas diárias, espero consiguir, e sei que vou conseguir, se Deus quiser.
MaRkYnHu Cheaskpeare (hahahahhahahahha)

Bom amigos até mais....
:wink:

Rumo a EsPCEx...
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#53 Mensagem por MaRkYnHu » Sex Jul 20, 2007 11:22 am

Todas as pessoas que cursarem a EsPCEx este ano, e não passarem, ano que vem, tem vagas garantidas para cursar de novo ou não?

Rumo a EsPCEx...
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#54 Mensagem por jauro » Sex Jul 20, 2007 1:53 pm

Não pode haver repetência. Somente trancamento de matrícula.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#55 Mensagem por Moccelin » Sex Jul 20, 2007 4:26 pm

Não... Se você tomar pau na EsPCEx só fazendo o concurso denovo... Se for desligado por motivo disciplinar já era... E trancamento de matrícula só se tiver um motivo bem forte...

The cake is a lie...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#56 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 20, 2007 4:35 pm

Eu gostaria de saber mais sobre o CPOR de SP, como funciona o esquema e tal.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Moccelin
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por Moccelin » Sex Jul 20, 2007 4:52 pm

Bolovo escreveu:Eu gostaria de saber mais sobre o CPOR de SP, como funciona o esquema e tal.

CPORs e NPORs são um jeito diferente de prestar o serviço militar obrigatório, ao invés de você ser recruta e sair do SMO com alguma especialização de soldado, ou sem especialização, nos C(N)PORs você vai ser formado Aspirante-a-oficial da reserva... Teoricamente é um serviço de meio expediente, feito para jovens na idade do serviço militar obrigatório (18 anos) que estejam na Faculdade... Alguns "iluminados" conseguem enganjar e servirem como Oficiais Temporários (por um período máximo de 8 anos, se não me engano). Na turma da qual eu fazia parte do Corpo de Bombeiros de Minas existiam 3 que tinham feito CPOR/BH... Um tinha feito o Curso de Infantaria e servido por um tempão (7 anos, se não me engano) no 55º BI (Montes Claros), passou no concurso e foi ser Cadete, outros dois tinham feito o CPOR mas não chegaram a enganjar... É uma boa pra quem quer ter uma 'fonte' para pagar os estudos. Mas tem que tomar cuidado pra não relaxar e ficar parado, sem estudar, afinal o próprio nome diz Oficial Temporário... Depois de um tempo o EB faz um acordo... O sujeito entra com a bunda e o EB com o pé...

No CPOR de SP deve ser o mesmo esquema... Só não sei quais os cursos que tem (em BH tem o de Infantaria e o de Intendência), mas acredito que sejam vários. E o 'esquema' para entrar é o Alistamento, como se fosse para ser recruta, como você consegue ser designado para o CPOR eu não sei... Deve ter algum tipo de pré-requisito, em uma CSM (Circunscrição de Serviço Militar) você deve conseguir mais informações.

EDITADO

Descobri que o CPOR/SP tem todos os 7 cursos da AMAN, as 5 armas, O quadro e O serviço (Inf, Cav, Art, Eng, Com, Mat Bel e Int)...
Aqui o site oficial dele: http://www.cporsp.ensino.eb.br/

The cake is a lie...
Bolovo
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 20, 2007 5:13 pm

E Vilmar, fazer o CPOR compensa?

Nesse ano faço 18 (em agosto agora), mas não faço faculdade, estou no cursinho, e nem quero servir, na verdade nem cogito a idéia, mas CPOR eu já mudo de pensamento hehehe. Se eu for servir, será no próximo ano, certo? Próximo ano eu estarei na USP talvez (ano passado quase passei no Barro Branco, isso porque eu não levei nada a sério o ano inteiro), daí eu poderia fazer CPOR? Parece ser de alto nível, diferente do TG daqui de São José dos Campos que parece uma fazenda. :roll: :lol: :lol: :lol:

Moccelin
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por Moccelin » Sex Jul 20, 2007 8:05 pm

Bolovo escreveu:E Vilmar, fazer o CPOR compensa?

Nesse ano faço 18 (em agosto agora), mas não faço faculdade, estou no cursinho, e nem quero servir, na verdade nem cogito a idéia, mas CPOR eu já mudo de pensamento hehehe. Se eu for servir, será no próximo ano, certo? Próximo ano eu estarei na USP talvez (ano passado quase passei no Barro Branco, isso porque eu não levei nada a sério o ano inteiro), daí eu poderia fazer CPOR? Parece ser de alto nível, diferente do TG daqui de São José dos Campos que parece uma fazenda. :roll: :lol: :lol: :lol:

Olha, eu não sei se compensa... Sinceramente...

Bom, eu sei que pra 'servir' no CPOR você teria que se apresentar como voluntário para na hora do alistamento, aí o resto do processo eu não sei dizer direito qual é... Procure a CSM da sua cidade, lá você deve conseguir mais informações. Ah, não acredite muito na história de que o CPOR é meio expediente, segundo os meus colegas que fizeram (aqueles três que eu citei) isso não é uma "verdade verdadeira", como diz a sobrinha da minha namorada hehehehehehe...

The cake is a lie...
Bolovo
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 20, 2007 9:50 pm

Vou tentar descobrir, Vilmar, valeu! [009]

É que eu fui chamado para o exame médico, lá pro fim de agosto vou ter que ir lá no TG. Mas acho que vou ser dispensado, tenho um treco no joelho esquerdo, e nem quero servir mesmo. Próximo ano não vou estar nem nessa cidade.

Responder