PS: esfriou porque não tem o que falar mais, já esgotou... agora é só esperar as crianças chegarem....
Que o grande e bondoso Deus o ouça nobre guerreiro beraldi...
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Alexandre Beraldi escreveu:Roberto,
Entendo seu amor pelo Rafale, assim como o do Bolovo pelo Gripen, do Carlos pelo SU, etc... Afinal, todos estamos aqui porque gostamos de caças, fragatas, MBTs, etc...
Alexandre Beraldi escreveu:Agora achar que qualquer um aqui tenha condições de postar dados realísticos sobre qualquer aeronave? Quem sabe só o Piffer, que pode falar do Esquilo/Fennec, e só! Dados precisos acerca de capacidades em determinadas configurações são sigilosos, além de submetidos a um sem número de variáveis e combinações relativas à aeronave, ao equipamento/armamento carregado, à posição geográfica e condições climáticas, etc.... Cada fabricante manda o "Caô" que quiser para vender seu peixe...
Ou um Rafale decolando no inverno francês de uma base no nível do mar e carregado com bombas francesas de 250kg que tem um coeficiente de arrasto "x" vai se comportar da mesma forma que um Rafale decolando de Anápolis no verão goiano, bem acima do nível do mar e em temperaturas de mais de 30°C, carregando bombas nacionais BFAG-240, com coeficiente de arrasto "y" ???? Só para colocar uma ínima parcela de variáveis....
Alexandre Beraldi escreveu:Quanto à manutenção, para os franceses deve ser bem mais fácil mesmo! Agora a FAB não tem boas experiências com o suporte francês para os Mirage III, por exemplo. Nem no meio dos anos 80, quando não faltava $$$ para a manutenção na FAB, como era a disponibilidade dos M III? E a dos F-5 ? Você é um cara que tem conhecimento dentro da FAB e vai obter as respostas facilmente.... Os caras não deixavam nem fazer o básico da Atar por aqui, vão deixar mexer numa M-88-2/3? O F2000 vai ser um bom parâmetro... aliás, em minha opinião, esta será sua maior utilidade. E quanto à manutenção, sabia que o motor do F-16 só precisa "ir para o parque" a cada 10 anos, considerando uma aeronave que voe num esquadrão operacional em tempo de paz? Só para esquentar o debate
Alexandre Beraldi escreveu:Para info sobre o F-16, nada melhor que o Degan Não tem ninguém no planeta que vai ter mais dados do que ele.
De qualquer forma, uma consulta nos fóruns do F-16.net (onde há pilotos de F-16) e nos links do Fas.org podem solucionar qualquer dúvida, basta ter tempo para ler isso tudo (não é meu caso...)
Alexandre Beraldi escreveu:Ah, para esquentar mais: sabia que o F-16, do Block 50 para cima, voa a média/alta altitude a velocidades de Mach 1.2 - 1.25, carregado com 2 Amraam e 2 Sidewinder, SEM usar o afterburner ? E que o F-16 Block 60 faz melhor que isso ? Nada que se compare ao F-22, que já comprovou supercruise de Mach 1.73 carregado com bombas GBU-32, mas já é alguma coisa....
Por sinal, segundo a USAF, a definição de supercruise AGORA é: "a capacidade de voar a Mach 1.5+ sem utilizar o afterburner"
Eles mudaram esta definição porque os caras do Congresso americano estavam contestando e não estavam aceitando pagar mais de US$ 100 mi por um caça só porque uma de suas principais qualidades era que ele voava "supercruise" (que era considerado como mais de mach 1 sem o afterburner), coisa que um F-16C ou um F-15E, que custavam bem menos, também faziam, argumentavam eles....
Alexandre Beraldi escreveu:PS: esfriou porque não tem o que falar mais, já esgotou... agora é só esperar as crianças chegarem....
Bolovo escreveu:PRick escreveu:Por sinal, este é outro ponto fraco do F-16, ele precisa de muito mais pista que o M-2000C ou Gripen, ambos podem operar em pistas de 650 meltros, já o F-16 precisa de uns 1000 metros.
[ ]´s
Cara, 1000 metros?! Não, bem menos. No Falcon 4AF (um simulador, mas é realista demais), eu decolo o F-16 com bem pouca pista. Taca o bicho em full PC que ele sobe rápido!
Mesmo em Saint Pierre de la Village, os nossos A-4 (com suas entradas de ar altas) já tiveram diversos problemas de ingestão de pedaços de asfalto que mandaram os motores direto pro overhaul.
Alexandre Beraldi escreveu:Para info sobre o F-16, nada melhor que o Degan Não tem ninguém no planeta que vai ter mais dados do que ele.
De qualquer forma, uma consulta nos fóruns do F-16.net (onde há pilotos de F-16) e nos links do Fas.org podem solucionar qualquer dúvida, basta ter tempo para ler isso tudo (não é meu caso...)
Alexandre Beraldi escreveu:Ah, para esquentar mais: sabia que o F-16, do Block 50 para cima, voa a média/alta altitude a velocidades de Mach 1.2 - 1.25, carregado com 2 Amraam e 2 Sidewinder, SEM usar o afterburner ? E que o F-16 Block 60 faz melhor que isso ? Nada que se compare ao F-22, que já comprovou supercruise de Mach 1.73 carregado com bombas GBU-32, mas já é alguma coisa....
Por sinal, segundo a USAF, a definição de supercruise AGORA é: "a capacidade de voar a Mach 1.5+ sem utilizar o afterburner"
Eles mudaram esta definição porque os caras do Congresso americano estavam contestando e não estavam aceitando pagar mais de US$ 100 mi por um caça só porque uma de suas principais qualidades era que ele voava "supercruise" (que era considerado como mais de mach 1 sem o afterburner), coisa que um F-16C ou um F-15E, que custavam bem menos, também faziam, argumentavam eles....
Sintra escreveu: AH e já me esquecia, a velocidade mais elevada atingida por um Raptor em testes com JDAM´s foi Mach 1,5 e não aparece em lado nenhum se foi com ou sem pós combustão.
http://www.lockheedmartin.com/wms/findP ... i=0&sc=400
rcolistete escreveu:Sintra escreveu: AH e já me esquecia, a velocidade mais elevada atingida por um Raptor em testes com JDAM´s foi Mach 1,5 e não aparece em lado nenhum se foi com ou sem pós combustão.
http://www.lockheedmartin.com/wms/findP ... i=0&sc=400
Caro Sintra,
Você viu esse gráfico 2D mostrando altitude e (acho) velocidade necessários para o F-22 conseguir super-cruzeiro ? Eu estou procurando-o sem sucesso, depois de ter visto uma vez.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Sintra escreveu:rcolistete escreveu:Sintra escreveu: AH e já me esquecia, a velocidade mais elevada atingida por um Raptor em testes com JDAM´s foi Mach 1,5 e não aparece em lado nenhum se foi com ou sem pós combustão.
http://www.lockheedmartin.com/wms/findP ... i=0&sc=400
jacquessantiago escreveu:Sintra escreveu:rcolistete escreveu:Sintra escreveu: AH e já me esquecia, a velocidade mais elevada atingida por um Raptor em testes com JDAM´s foi Mach 1,5 e não aparece em lado nenhum se foi com ou sem pós combustão.
http://www.lockheedmartin.com/wms/findP ... i=0&sc=400
Prezado Sintra,
O link acima diz que o Raptor lancou JDAM a Mach 1,5 e a 50.000ft, atingindo o alvo a 24 nm e que este foi o mais rapido e mais alto lancamento de JDAM pelo F-22 ate agora.
Se eh aceito que o F-22 atinge supercruzeiro sem pos-combustao com carga de armas internas, pouco importa se seja AIM-120, AIM-9, JDAM ou outras opcoes.
Sds,
Jacques
Sintra escreveu:jacquessantiago escreveu:Sintra escreveu:rcolistete escreveu:Sintra escreveu: AH e já me esquecia, a velocidade mais elevada atingida por um Raptor em testes com JDAM´s foi Mach 1,5 e não aparece em lado nenhum se foi com ou sem pós combustão.
http://www.lockheedmartin.com/wms/findP ... i=0&sc=400
Prezado Sintra,
O link acima diz que o Raptor lancou JDAM a Mach 1,5 e a 50.000ft, atingindo o alvo a 24 nm e que este foi o mais rapido e mais alto lancamento de JDAM pelo F-22 ate agora.
Se eh aceito que o F-22 atinge supercruzeiro sem pos-combustao com carga de armas internas, pouco importa se seja AIM-120, AIM-9, JDAM ou outras opcoes.
Sds,
Jacques
E aonde é que o nº de mach 1,73 sem pós combustão apareceu? Eu vou dar uma dica, foi num fórum, através de um senhor chamado "Dozer"... Com um avião em que o combustível estava a menos de meio...
Abraços
Nao faco a minima ideia onde este numero apareceu e tenho reservas qd este tipo de informacao surge em foruns.
Eh necessario muita cautela qd um suposto insider abre o bico e divulga em foruns informacoes sigilosas (a exemplo do RCS, desempenho de sensores e outros) que nem a imprensa especializada tem acesso.
O fato eh que nos sites da USAF e do LM eh divulgado que o Raptor eh capaz de supercruise a "mais" de Mach 1,5 sem pos-combustor. Qt representa este "mais" eh pura especulacao.
LM:F-22 has demonstrated supercruise at speeds greater than 1.5
Mach
http://www.f22-raptor.com/technology/supercruise.html
USAF:The combination of sleek aerodynamic design and increased thrust allows the F-22A to cruise at supersonic airspeeds (greater than 1.5 Mach) without using afterburner -- a characteristic known as supercruise. Supercruise greatly expands the F-22A 's operating envelope in both speed and range over current fighters, which must use fuel-consuming afterburner to operate at supersonic speeds.