Dassault Aviation

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Koslova
Sênior
Sênior
Mensagens: 786
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 3:17 pm

Dassault Aviation

#1 Mensagem por Koslova » Sex Jul 13, 2007 3:37 pm

Um pouco da história desta fantastica empresa.


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#2 Mensagem por Skyway » Sex Jul 13, 2007 3:40 pm

Mais de 10 anos pesquisando assuntos militares e nunca ví esse avião(ou minha memória ta uma M....rs)

Imagem

Que diaxo é isso?




AD ASTRA PER ASPERA
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#3 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 13, 2007 3:49 pm

Na carona da Koslova, um pouco da historia:

Os franceses, tradicionalmete orgulhosos, já tinham uma história na aviação, que ia do apoio a Santos Dumont ao vocabulário da indústria aeronáutica com palavras como “fuselage”, “aileron” e “aeroplane”.
A obstinação francesa em desenvolver uma indústria aeronáutica própria, independente da Inglaterra e EUA, apoiada pelo Estado, teve personificação na figura do francês Marcel Dassault.
Filho de um médico, Adolph Bloch, Marcel, então com 17 anos em 1909, matriculou-se no Colégio da Aeronáutica e durante a Primeira Guerra, fundou sua própria companhia. Após o fim da Guerra, teve que viver de venda de imóveis.
Na década de 30 teve a oportunidade de voltar a projetar aviões, inicialmente para o correio. Com o advento de Hitler ao poder, as encomendas aumentaram e mesmo tendo sua fábrica, a Bloch, nacionalizada junto com toda indústria bélica nacional, foi mantido no cargo de direção. O governo e a França precisavam dele.
Com a queda da França, foi preso e condenado à morte. Escapou na última hora pelo avanço das tropas aliadas.Personificou toda a legenda da Resistência e foi aliado natural e amigo eterno de Charles De Gaulle. Seu irmão, militar também famoso, adotara na Resistência o apelido “Char d’Assault” e depois da guerra, os irmãos trocaram o nome de Bloch para Dassault.
Marcel Dassault se dedicou a reconstruir a indústria aeronáutica francesa. Não se negou a usar da experiência alemã: ajudou a contrabandear Herman Oestrich, projetista da BMW, da zona americana para a francesa. Deu-lhe assistência e serviços. Oestrich tornou-se o elemento chave da nova empresa estatal francesa de motores a jato, a SNECMA, que veio a fornecer propulsores para toda a linhagem de aeronaves da Dassault.
A partir de seu primeiro caça a jato, o Ouregan, projetou um mais veloz, o Mystere, que evoluiu até chegar ao primeiro supersônico francês, o Super Mystere. Logo após, projetou e construiu seu mais famoso produto, o Mirage III.
Este se tornou um dos principais produtos franceses de exportação, sobretudo após a Guerra Árabe-Israelense dos “Seis dias”, em que pilotos israelenses, usando Mirages, massacraram os árabes, em seus Migs.
Dassault já era um homem rico e tornou-se até deputado. Para britânicos e americanos, o grau de poder político de Dassault era assustador, tornando difíceis, quase impossíveis, quaisquer medidas contrárias aquele complexo militar. Para o governo francês, Dassault fornecia o dinamismo e as “ferramentas” que o governo precisava, mantendo o isolamento do governo, porém sempre trabalhando em seu interesse.
Dassault resistiu a tudo, menos à globalização e as fusões que mais tarde viriam.(...)


abs!




Avatar do usuário
Koslova
Sênior
Sênior
Mensagens: 786
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 3:17 pm

#4 Mensagem por Koslova » Sex Jul 13, 2007 3:50 pm

Skyway escreveu:Mais de 10 anos pesquisando assuntos militares e nunca ví esse avião(ou minha memória ta uma M....rs)

Imagem

Que diaxo é isso?



Trata-se do Dassault Mirage G

Projetos aeronáuticos tem seus "modismos", nos anos de 1960 até 1970 a geometria variavel era uma técnica bastante moderna para se construir um avião de combate que tivesse a docilidade de um avião subsonico a baixa altura, especialmente em missões de ataque, e também um bom desempenho em pista curta, tudo isto sem perder é claro o desempenho supersônico da geração anterior dos nos de 1950, onde a moda era a "asa delta".

Nos anos de 1970, a idéia do desempenho em giro, seja instantaneo ou sustentado, o que gerou a geração “LERX” com suas juncoes asa fuselagem quase que artisticamente esculpida, alem dos desenhos de entrada de ar, absolutamente harmonicos com a fuselagem.

Os anos de 1980 foram os anos do Delta – Carnard, onde as vantagens da asa delta pura voltaram a interessar, com sistemas de controle artificiais mantendo as qualidades desejadas de docilidade e segurança.

Dos anos de 1990 em diante, temos a geometria furtiva, mas como ninguem tirando os EUA teve dinheiro para botar um caça furtivo em serviço, ainda não temos “a moda” disceminada. :lol:




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5 Mensagem por Skyway » Sex Jul 13, 2007 3:54 pm

Muito obrigado pela explicação detalhada Koslova! :mrgreen:

Me senti um verdadeiro ignorante quando dei de cara com essa foto. hehehehe




AD ASTRA PER ASPERA
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#6 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 13, 2007 3:56 pm

Skyway escreveu:Mais de 10 anos pesquisando assuntos militares e nunca ví esse avião(ou minha memória ta uma M....rs)

Imagem

Que diaxo é isso?


É o Mirage G. Foi uma experiencia da Dassault na decada de 60, quando saiu a "moda" da asa de geometria variavel. Não deu em nada e aproveitaram um pouco das ideias p/ o F1.

http://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Mirage_G

abs!




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#7 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 13, 2007 3:57 pm

:oops: Foi mal...a Koslova foi mais rápida,hehe!




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#8 Mensagem por Skyway » Sex Jul 13, 2007 4:07 pm

Foi mal nada, informação nunca é demais. :mrgreen:

Agora, sou só eu ou a empenagem vertical do M4000 é ridículamente desproporcional ao resto do avião?

Imagem




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#9 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 13, 2007 4:21 pm

O Mirage 4000 é todo desengonçado, já o Rafale é o ecstasy de qualquer engenheiro aeronáutico. Acho que perceberam que o Mirage 4000 era feio demais e capricharam no Rafale hehehe :D :D :D




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#10 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 13, 2007 4:38 pm

Na época (matusa que sou... :( )li uma reportagem francesa dizendo que ele seria o F15 francês... :roll:
aff...




spygandrew
Júnior
Júnior
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 7:23 pm
Agradeceram: 1 vez

#11 Mensagem por spygandrew » Sex Jul 13, 2007 5:49 pm

existe uma ediçao da revistas ASAS q trata da dinastia dos mirage
Ano 3 numero 15 outubro/novembro 2003
ela é bem interessante com muitas imagens




interesses sobre defesa e tecnologia
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#12 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Jul 13, 2007 8:41 pm

A Dassault também fabrica os excelentes Falcon:

Imagem

Imagem

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

#13 Mensagem por Benke » Sex Jul 13, 2007 9:50 pm

Meu favorito :D

Imagem

Futuro é PARCERIA 8-]

Imagem




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#14 Mensagem por Alitson » Sex Jul 13, 2007 11:26 pm

Skyway escreveu:Foi mal nada, informação nunca é demais. :mrgreen:

Agora, sou só eu ou a empenagem vertical do M4000 é ridículamente desproporcional ao resto do avião?

Imagem


2X hehehe

Mas seria sim, o problema é que ficou tão parecido com o F-15($$$$$$$$$$$$$), que os franceses foram mesmo com o seu F-16, ou seja o M2000...
Muio caro, e depois do cancelamento do interesse de um país árabe, o projeto foi de vez para o musel...

[]s




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Copello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 269
Registrado em: Ter Jun 13, 2006 10:08 pm

#15 Mensagem por Copello » Sáb Jul 14, 2007 12:32 am

Mas sem o Mirage 4000 acho eu que não teria se chegado a evolução do Rafale. Ele foi um protótipo de testes ,é um Mirage 2000 anabolizado. Apesar de ter algumas partes desengonçadas ele herdou as linhas elegantes do seu antecessor, me corrijam se estiver errado. Eu sou supeito pra falar, adoro os aviões da Dassault pra mim os mais belos do mundo.

Belo tópico, há tempos que não se abre um assim. Vlw Koslova. 8-]




Imagem
Responder