Dassault Aviation
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Na carona da Koslova, um pouco da historia:
abs!
Os franceses, tradicionalmete orgulhosos, já tinham uma história na aviação, que ia do apoio a Santos Dumont ao vocabulário da indústria aeronáutica com palavras como “fuselage”, “aileron” e “aeroplane”.
A obstinação francesa em desenvolver uma indústria aeronáutica própria, independente da Inglaterra e EUA, apoiada pelo Estado, teve personificação na figura do francês Marcel Dassault.
Filho de um médico, Adolph Bloch, Marcel, então com 17 anos em 1909, matriculou-se no Colégio da Aeronáutica e durante a Primeira Guerra, fundou sua própria companhia. Após o fim da Guerra, teve que viver de venda de imóveis.
Na década de 30 teve a oportunidade de voltar a projetar aviões, inicialmente para o correio. Com o advento de Hitler ao poder, as encomendas aumentaram e mesmo tendo sua fábrica, a Bloch, nacionalizada junto com toda indústria bélica nacional, foi mantido no cargo de direção. O governo e a França precisavam dele.
Com a queda da França, foi preso e condenado à morte. Escapou na última hora pelo avanço das tropas aliadas.Personificou toda a legenda da Resistência e foi aliado natural e amigo eterno de Charles De Gaulle. Seu irmão, militar também famoso, adotara na Resistência o apelido “Char d’Assault” e depois da guerra, os irmãos trocaram o nome de Bloch para Dassault.
Marcel Dassault se dedicou a reconstruir a indústria aeronáutica francesa. Não se negou a usar da experiência alemã: ajudou a contrabandear Herman Oestrich, projetista da BMW, da zona americana para a francesa. Deu-lhe assistência e serviços. Oestrich tornou-se o elemento chave da nova empresa estatal francesa de motores a jato, a SNECMA, que veio a fornecer propulsores para toda a linhagem de aeronaves da Dassault.
A partir de seu primeiro caça a jato, o Ouregan, projetou um mais veloz, o Mystere, que evoluiu até chegar ao primeiro supersônico francês, o Super Mystere. Logo após, projetou e construiu seu mais famoso produto, o Mirage III.
Este se tornou um dos principais produtos franceses de exportação, sobretudo após a Guerra Árabe-Israelense dos “Seis dias”, em que pilotos israelenses, usando Mirages, massacraram os árabes, em seus Migs.
Dassault já era um homem rico e tornou-se até deputado. Para britânicos e americanos, o grau de poder político de Dassault era assustador, tornando difíceis, quase impossíveis, quaisquer medidas contrárias aquele complexo militar. Para o governo francês, Dassault fornecia o dinamismo e as “ferramentas” que o governo precisava, mantendo o isolamento do governo, porém sempre trabalhando em seu interesse.
Dassault resistiu a tudo, menos à globalização e as fusões que mais tarde viriam.(...)
abs!
Skyway escreveu:Mais de 10 anos pesquisando assuntos militares e nunca ví esse avião(ou minha memória ta uma M....rs)
Que diaxo é isso?
Trata-se do Dassault Mirage G
Projetos aeronáuticos tem seus "modismos", nos anos de 1960 até 1970 a geometria variavel era uma técnica bastante moderna para se construir um avião de combate que tivesse a docilidade de um avião subsonico a baixa altura, especialmente em missões de ataque, e também um bom desempenho em pista curta, tudo isto sem perder é claro o desempenho supersônico da geração anterior dos nos de 1950, onde a moda era a "asa delta".
Nos anos de 1970, a idéia do desempenho em giro, seja instantaneo ou sustentado, o que gerou a geração “LERX” com suas juncoes asa fuselagem quase que artisticamente esculpida, alem dos desenhos de entrada de ar, absolutamente harmonicos com a fuselagem.
Os anos de 1980 foram os anos do Delta – Carnard, onde as vantagens da asa delta pura voltaram a interessar, com sistemas de controle artificiais mantendo as qualidades desejadas de docilidade e segurança.
Dos anos de 1990 em diante, temos a geometria furtiva, mas como ninguem tirando os EUA teve dinheiro para botar um caça furtivo em serviço, ainda não temos “a moda” disceminada.
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Skyway escreveu:Mais de 10 anos pesquisando assuntos militares e nunca ví esse avião(ou minha memória ta uma M....rs)
Que diaxo é isso?
É o Mirage G. Foi uma experiencia da Dassault na decada de 60, quando saiu a "moda" da asa de geometria variavel. Não deu em nada e aproveitaram um pouco das ideias p/ o F1.
http://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Mirage_G
abs!
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Skyway escreveu:Foi mal nada, informação nunca é demais.
Agora, sou só eu ou a empenagem vertical do M4000 é ridículamente desproporcional ao resto do avião?
2X hehehe
Mas seria sim, o problema é que ficou tão parecido com o F-15($$$$$$$$$$$$$), que os franceses foram mesmo com o seu F-16, ou seja o M2000...
Muio caro, e depois do cancelamento do interesse de um país árabe, o projeto foi de vez para o musel...
[]s
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Mas sem o Mirage 4000 acho eu que não teria se chegado a evolução do Rafale. Ele foi um protótipo de testes ,é um Mirage 2000 anabolizado. Apesar de ter algumas partes desengonçadas ele herdou as linhas elegantes do seu antecessor, me corrijam se estiver errado. Eu sou supeito pra falar, adoro os aviões da Dassault pra mim os mais belos do mundo.
Belo tópico, há tempos que não se abre um assim. Vlw Koslova.
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