F-35A vs Rafale C F3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual vc prefere?

F-35A
32
51%
Rafale C F3
31
49%
 
Total de votos: 63

Mensagem
Autor
mcgames
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 3:31 pm

algumas dados

#31 Mensagem por mcgames » Qui Jul 12, 2007 12:21 pm

--Segundo a dassault o rafale tem rcs 20 vezes menor que um
mirage 2000!(compare o rafale e o eurofigther na visão frontal)
--Com o uso do sistema Spectra,segundo a dassault ele se torna invisivel
ao radar por anulação de retorno das ondas do radar inimigo!

partindo deste principio ele se iguala ao F-35 em capacidade furtiva ,dai
com o sistema pirate de visao termal as coisas podem se dicidir a seu favor ,e em desempenho ele e superior ao f-35!

acredito que vence quem tiver melhor tatica e armamento!




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#32 Mensagem por soultrain » Qui Jul 12, 2007 12:42 pm

Há aqui várias nuances que podem lançar a "confusão":

Entre forças com vectores recentes e bem equipadas vai haver um ambiente de interferencias muito forte, julgo não ser possível num exercicio simular este ambiente a 100%, uma vez que um shoot é um kill. Provavelmente iremos novamente ver mais combates WVR, onde o canhão e a visão são mais dificeis de empastelar.

O alcance máximo dos misseis é geralmente o Head to Head, ou seja a aeronave que tiver mais aceleração em velocidades altas e velocidade máxima, terá vantagem. O alcance do AIM-120 mais recentes, é dado a ser disparado do F-22, por exemplo.

É claro que o mesmo se passa em qualquer situação, a aeronave que for com mais velocidade, terá sempre um maior alcance dos seus mísseis.

São muitos factores classificados que estão em jogo e acho muito dificil comparar aeronaves com caracteristicas parecidas, além do custo e da nossa opinião acerca da sua beleza.

[[]]'s




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: algumas dados

#33 Mensagem por Sintra » Qui Jul 12, 2007 1:01 pm

mcgames escreveu:--Segundo a dassault o rafale tem rcs 20 vezes menor que um
mirage 2000!(compare o rafale e o eurofigther na visão frontal)

Segundo a RAF e a Eurofighter GMBH o avião quadrinacional tem um RCS frontal mais pequeno que o avião Francês, e se fosse pelas "vistas" e "olhómetro" eu diria que o F117 teria um RCS do tamanho do Palácio de Belém...

--Com o uso do sistema Spectra,segundo a dassault ele se torna invisivel
ao radar por anulação de retorno das ondas do radar inimigo!

Esta afirmação só tem o pequeno problema de não ser verdadeira, a Dassault NUNCA afirmou tal coisa, o famoso "cancelamento de radar activo" surge numa história da JANES de 2001, nunca ninguém confirmou... ou desmentiu, e por curiosidade, histórias como esta também existem para o SU35, para o Tiffie e para o B2.

partindo deste principio ele se iguala ao F-35 em capacidade furtiva ,dai
com o sistema pirate de visao termal as coisas podem se dicidir a seu favor ,e em desempenho ele e superior ao f-35!

Mais um picollo problema, o PIRATE é o sistema IRST do... Eurofighter Typhoon...

acredito que vence quem tiver melhor tatica e armamento!


mcgames

Não acredite em tudo o que os fabricantes dizem das suas respectivas máquinas. :wink:

Grande abraço :D




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#34 Mensagem por soultrain » Qui Jul 12, 2007 1:05 pm

Pois,

Esqueci-me de um pormenor, sistemas de detecção passivos. Alguém tem dados sobre os do F-35 e mais concretos do Rafale?

[[]]'s




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#35 Mensagem por Jacobs » Qui Jul 12, 2007 1:11 pm

piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: algumas dados

#36 Mensagem por Dieneces » Qui Jul 12, 2007 1:27 pm

mcgames escreveu:--Segundo a dassault o rafale tem rcs 20 vezes menor que um
mirage 2000!(compare o rafale e o eurofigther na visão frontal)
--Com o uso do sistema Spectra,segundo a dassault ele se torna invisivel
ao radar por anulação de retorno das ondas do radar inimigo!

partindo deste principio ele se iguala ao F-35 em capacidade furtiva ,dai
com o sistema pirate de visao termal as coisas podem se dicidir a seu favor ,e em desempenho ele e superior ao f-35!

acredito que vence quem tiver melhor tatica e armamento!
Mas nesse caso aludido por ti , Mcgames , considerando essa invisibilidade total do Rafale aos radares inimigos , onde ele carregaria o seu armamento?




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#37 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jul 12, 2007 1:32 pm

Jacobs escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.



Jacobs, minha praia ~soa os sistemas navais. Mas te digo que a furtividade tb é conseguida com o uso de materiais especiais. Suponho que na versão de exportação os F-35 sejam construídos com materiais alternativos.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#38 Mensagem por Dieneces » Qui Jul 12, 2007 1:35 pm

piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim
Mas Pirata , esses são dados extremamente difíceis de se comprovar na prática , penso eu , ao menos por enquanto...já dizes tu , é uma suposição , ou seja , futurologia. Aguardemos o decorrer dos dias para estabelecermos uma convicção a respeito. Grande Abraço.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#39 Mensagem por The Baaz » Qui Jul 12, 2007 1:36 pm

Jacobs escreveu:Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?


Não necessariamente nas linhas da aeronave. Materiais RAM (Radar Absorvent Material - desculpem por possíveis erros de inglês :mrgreen:) são na atualidade os principais responsáveis pela diminuição do RCS das aeronaves. As linhas ajudam e muito, especialmente no F-117 e no B-2, mas o RAM hoje que recobre as aeronaves faz a maior parte do "trabalho sujo".




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#40 Mensagem por Dieneces » Qui Jul 12, 2007 1:37 pm

cicloneprojekt escreveu:
Jacobs escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.



Jacobs, minha praia ~soa os sistemas navais. Mas te digo que a furtividade tb é conseguida com o uso de materiais especiais. Suponho que na versão de exportação os F-35 sejam construídos com materiais alternativos.

sds

Walter
Walter , do jeito que essa campanha vai aqui no DB , o F-35 será revestido com placas de MDF .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#41 Mensagem por Sintra » Qui Jul 12, 2007 1:39 pm

Jacobs escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.


Existe uma história interessantissima do tempo do "have blue" (o protótipo do F-117). Esta história terá acontecido lá para Dezembro de 1978 na base de testes de Groom Lake, num dos vôos o aparelho que até a essa altura tinha sido praticamente indetectável para todo o tipo de radares contra o qual tinha sido testado é "tracked" por uma bateria de "I-Hawk´s" a 55 milhas de distância. :shock:
Mas o que é que tinha acontecido?
Após o vôo anterior, um dos técnicos de manutenção tinha deixado mal aparafusado o painel que cobria a entrada de combustível... UM PARAFUSO a sair alguns milímetros da fuselagem tinha sido o suficiente para o RCS do avião ter aumentado exponencialmente.

http://area51specialprojects.com/haveblue.html

O pequeno RCS do F35 não se limita ao formato do avião, depende de muitissimas outras coisas que são facilmente "adulteráveis", por exemplo, basta que a "canopy" não seja "gold coated" e toda a área em que o piloto se senta torna-se visível para qualquer radar a centenas de km´s de distância.

Abraços :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#42 Mensagem por Wolfgang » Qui Jul 12, 2007 1:41 pm

Sintra escreveu:
Jacobs escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.


Existe uma história interessantissima do tempo do "have blue" (o protótipo do F-117). Esta história terá acontecido lá para Dezembro de 1978 na base de testes de Groom Lake, num dos vôos o aparelho que até a essa altura tinha sido praticamente indetectável para todo o tipo de radares contra o qual tinha sido testado é "tracked" por uma bateria de "I-Hawk´s" a 55 milhas de distância. :shock:
Mas o que é que tinha acontecido?
Após o vôo anterior, um dos técnicos de manutenção tinha deixado mal aparafusado o painel que cobria a entrada de combustível... UM PARAFUSO a sair alguns milímetros da fuselagem tinha sido o suficiente para o RCS do avião ter aumentado exponencialmente.

http://area51specialprojects.com/haveblue.html

O pequeno RCS do F35 não se limita ao formato do avião, depende de muitissimas outras coisas que são facilmente "adulteráveis", por exemplo, basta que a "canopy" não seja "gold coated" e toda a área em que o piloto se senta torna-se visível para qualquer radar a centenas de km´s de distância.

Abraços :wink:


Sendo assim, caro Sintra, em relação a uma eventual 'downgraded type', os Eurocanards seriam bastante melhores do que o F-35, que a princípio, não teria a manobrabilidade, capacidade de interceptação dos eurocanards.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#43 Mensagem por Dieneces » Qui Jul 12, 2007 1:48 pm

Wolfgang escreveu:
Sintra escreveu:
Jacobs escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.


Existe uma história interessantissima do tempo do "have blue" (o protótipo do F-117). Esta história terá acontecido lá para Dezembro de 1978 na base de testes de Groom Lake, num dos vôos o aparelho que até a essa altura tinha sido praticamente indetectável para todo o tipo de radares contra o qual tinha sido testado é "tracked" por uma bateria de "I-Hawk´s" a 55 milhas de distância. :shock:
Mas o que é que tinha acontecido?
Após o vôo anterior, um dos técnicos de manutenção tinha deixado mal aparafusado o painel que cobria a entrada de combustível... UM PARAFUSO a sair alguns milímetros da fuselagem tinha sido o suficiente para o RCS do avião ter aumentado exponencialmente.

http://area51specialprojects.com/haveblue.html

O pequeno RCS do F35 não se limita ao formato do avião, depende de muitissimas outras coisas que são facilmente "adulteráveis", por exemplo, basta que a "canopy" não seja "gold coated" e toda a área em que o piloto se senta torna-se visível para qualquer radar a centenas de km´s de distância.

Abraços :wink:


Sendo assim, caro Sintra, em relação a uma eventual 'downgraded type', os Eurocanards seriam bastante melhores do que o F-35, que a princípio, não teria a manobrabilidade, capacidade de interceptação dos eurocanards.
Acho que a linha de montagem do F-16 vai permanecer aberta , concomitante à produção do F-35 , não me parece que valerá à pena adquirir esses últimos , dado que só a versão americana será suficientemente avançada . Será um quinta geração facilmente batido pelos de quarta e por alguns de terceira geração.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#44 Mensagem por piratadabaixada » Qui Jul 12, 2007 1:55 pm

Dieneces escreveu:Mas Pirata , esses são dados extremamente difíceis de se comprovar na prática , penso eu , ao menos por enquanto...já dizes tu , é uma suposição , ou seja , futurologia. Aguardemos o decorrer dos dias para estabelecermos uma convicção a respeito. Grande Abraço.


Se não podemos prever o futuro podemos olhar o passado. Os custos do Rafale não explodiram enquanto os projetos americanos já ultrapassaram o termo explodir. Não creio que o F-35 custe menos de US$ 120 milhões para países participantes do consórcio, para nós então...

Abraços,

Heronim




mcgames
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 3:31 pm

#45 Mensagem por mcgames » Qui Jul 12, 2007 2:04 pm

respondendo ao dieneces ,se a anulaçao é eletronica nao ha necessidade de compartimentos especificos pra guarda de armas,o principio e diferente do usado no f-35.
respondendo ao sintra , o correto é: sistema eletro-óptico avançado OSF (Optronique Secteur Frontal), que inclui câmeras infravermelhas FLIR, telêmetro laser, etc...
quanto ao rcs do eurofigther acho questionavel pois frontalmente o mesmo e enorme(entradas de ar enormes ,formato do nariz convencional)
ja o rafale tem entradas de ar pequenas e motores escondidos,e formato do nariz com angulos oblicuos(ajudam a dissipar as ondas radar)
de uma boa olhada em fotos de 3 angulos dos dois que vera a "pequena diferença" entre eles! e por fim voce se baseia em que pra afirmar que
os dados do Fabricante do eurofigther estao corretos??
ja ia esquecendo:dizer que o f 117 nao pareçe stealth?? olhe a angulaçao de sua forma!!
por ultimo : dizer que o f 117 nao pareçe stealth?? olhe a angulaçao de sua forma!! nao e nada convencional!




Responder