F-16 e limitações operacionais

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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alcmartin
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#61 Mensagem por alcmartin » Ter Jul 10, 2007 12:25 pm

Eu já, he,he!

Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...

O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG... :?
Deu no Fantástico na época e a visão do cara decolando depois que o apoio veio... :shock: Bota pé e mão nisso!!

Abs!




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#62 Mensagem por Zepa » Ter Jul 10, 2007 1:23 pm

alcmartin escreveu:Eu já, he,he!

Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...

O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG... :?
Deu no Fantástico na época e a visão do cara decolando depois que o apoio veio... :shock: Bota pé e mão nisso!!

Abs!


Existe uma revista Força Aérea que narra esta história numa reportagem sobre o esquadrão Pampa ou modernização do F5, não sei ao certo qual é.

Abs.

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Vinicius Pimenta
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#63 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jul 10, 2007 2:23 pm

Zepa escreveu:
alcmartin escreveu:Eu já, he,he!

Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...

O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG... :?
Deu no Fantástico na época e a visão do cara decolando depois que o apoio veio... :shock: Bota pé e mão nisso!!

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Existe uma revista Força Aérea que narra esta história numa reportagem sobre o esquadrão Pampa ou modernização do F5, não sei ao certo qual é.

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Tudo bem, isso é um caso esporádico. Uma situação de emergência. Em emergência, até um A-380 tentaria o pouso na rodovia. Mas isso não significa que se trate de uma operação normal, segura, testada, etc. Eu creio que o F-5 tem essa capacidade. Mas nunca foi escolhido por isso. E também essa habilidade nunca ou raramente foi explorada. Sendo assim, não é essa suposta falta de capacidade que impediria a escolha do F-16.




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#64 Mensagem por rcolistete » Ter Jul 10, 2007 11:59 pm

Plinio Jr escreveu:Este papo de aspirador de pó é uma pura balela, pergunte isto a paquistaneses, egípicios, tunisianos, jordanianos, oman, todo este povo opera em ambiente desertico e não possuem os requintes da USAF em termos de operação...

Cuidados na pista tem-se com qualquer vetor....me desculpem...mas é conversa para boi (vaca) dormir...só aqui tem destas frescuras....


Olá pessoal,

Haja dicotomias : tudo ou nada.

Não é assim : o F-16 pode muito bem ser operado em pistas diversas, desde que sejam tomados os cuidados contra FOD. Outros caças também precisam de tais cuidados, porém devido à entrada de ar ventral do F-16, ele é mais propenso a FOD que outros caças, nada que inviabilize seu uso.

Vide vídeo de um F-16 gerando vórtice a partir da pista em :

http://www.fodnews.com/

Mas já li há anos atrás que os pilotos de A-10 Thunderbolt II operavam em pistas no Iraque, Arábia Saudita, etc, que os F-16 nem podiam sonhar em operar.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Obs.: viram, estou defendendo o F-16 !




alcmartin
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#65 Mensagem por alcmartin » Qua Jul 11, 2007 12:14 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Zepa escreveu:
alcmartin escreveu:Eu já, he,he!

Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...

O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG... :?
Deu no Fantástico na época e a visão do cara decolando depois que o apoio veio... :shock: Bota pé e mão nisso!!

Abs!


Existe uma revista Força Aérea que narra esta história numa reportagem sobre o esquadrão Pampa ou modernização do F5, não sei ao certo qual é.

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Tudo bem, isso é um caso esporádico. Uma situação de emergência. Em emergência, até um A-380 tentaria o pouso na rodovia. Mas isso não significa que se trate de uma operação normal, segura, testada, etc. Eu creio que o F-5 tem essa capacidade. Mas nunca foi escolhido por isso. E também essa habilidade nunca ou raramente foi explorada. Sendo assim, não é essa suposta falta de capacidade que impediria a escolha do F-16.


É verdade, eu concordo, Vinicius. A colocação foi só pela lembrança que voce levantou.

Abs!

PS- Seja bem vindo, Zepa e obrigado pela informação! :wink:
Abs!




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#66 Mensagem por Zepa » Qua Jul 11, 2007 1:14 pm

alcmartin escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:
Zepa escreveu:
alcmartin escreveu:Eu já, he,he!

Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...

O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG... :?
Deu no Fantástico na época e a visão do cara decolando depois que o apoio veio... :shock: Bota pé e mão nisso!!

Abs!


Existe uma revista Força Aérea que narra esta história numa reportagem sobre o esquadrão Pampa ou modernização do F5, não sei ao certo qual é.

Abs.

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Tudo bem, isso é um caso esporádico. Uma situação de emergência. Em emergência, até um A-380 tentaria o pouso na rodovia. Mas isso não significa que se trate de uma operação normal, segura, testada, etc. Eu creio que o F-5 tem essa capacidade. Mas nunca foi escolhido por isso. E também essa habilidade nunca ou raramente foi explorada. Sendo assim, não é essa suposta falta de capacidade que impediria a escolha do F-16.


É verdade, eu concordo, Vinicius. A colocação foi só pela lembrança que voce levantou.

Abs!

PS- Seja bem vindo, Zepa e obrigado pela informação! :wink:
Abs!


Valeu!

Abs.
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#67 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 11, 2007 2:18 pm

juarez castro escreveu:O outro era o caça deles, não lembro onome, mas não tinha F 16??
Tive impressão que tinha....

Grande abraço

Sim, Juarez. Estavam lá o Mirage 2000-5, o F-16C/D e o Ching-Kuo Indigenous Defence Fighter (IDF), aquele caça bizarro deles. Tudo operando full PC e tal na rodovia.

Imagem
Imagem
Imagem


Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=pNk-ljy-diA




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#68 Mensagem por rcolistete » Qua Jul 11, 2007 2:22 pm

Pô, a pista de rodovia deles é melhor que as pistas de Congonhas... :shock:




PRick

#69 Mensagem por PRick » Qua Jul 11, 2007 2:24 pm

rcolistete escreveu:Pô, a pista de rodovia deles é melhor que as pistas de Congonhas... :shock:


Na verdade, isto são pistas secundárias disfarçadas de rodovias. Na Europa tem um monte delas. :wink:


[ ]´s




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#70 Mensagem por A-29 » Qua Jul 11, 2007 5:03 pm

Desculpem o off topic, mas vejam só que interessante esse trecho de rodovia convertido em pista de pouso no link abaixo.

http://maps.google.com/maps?hl=pt&t=h&ie=UTF8&om=1&ll=-33.950907,-53.544574&spn=0.025062,0.039911&z=15

Agradáveis 2.000 m com área de manobra e tudo.

Detalhe: fica num país cucaracho bem mais pobre que o nosso :lol:




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#71 Mensagem por trabuco » Qua Jul 11, 2007 5:52 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Alguém já viu Mirage III da FAB pousando em rodovia? Alguém já viu F-5E da FAB pousando em rodovias? Até hoje só vi Xavantes, Tucanos e Super Tucanos. Creio que essa capacidade, embora interessante, seja realmente irrelevante para a escolha ou não do F-16.

Até porque, se chegarmos ao ponto de termos que usar os F-16 pra pousar nas rodovias, a situação vai estar preta, hein?


Capacidade de operar em rodovias e com pouco pessoal devia ser um dos mais importantes pré-requisitos da FAB. Qualquer crise, bastava dispesar seus vetores pela imensidão do Brasil.

Suécia é um exemplo a ser seguido...

Qual a estratégia da FAB em caso de conflito com uma FA de maior porte?




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#72 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jul 11, 2007 6:06 pm

Operar em algumas rodovias no Brasil, é pedir PT (Perda total)...se tentar a proeza na Fernão Dias saindo de SP indo para MG, é praticamente um suicidio..... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#73 Mensagem por alcmartin » Qui Jul 12, 2007 2:32 am

rcolistete escreveu:Pô, a pista de rodovia deles é melhor que as pistas de Congonhas... :shock:


He,he! Mas aí até a Anhanguera ou a Ayrton Senna é, rcolistete!!

:twisted: abs!




Sniper
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#74 Mensagem por Sniper » Qui Jul 12, 2007 10:22 am

trabuco escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Alguém já viu Mirage III da FAB pousando em rodovia? Alguém já viu F-5E da FAB pousando em rodovias? Até hoje só vi Xavantes, Tucanos e Super Tucanos. Creio que essa capacidade, embora interessante, seja realmente irrelevante para a escolha ou não do F-16.

Até porque, se chegarmos ao ponto de termos que usar os F-16 pra pousar nas rodovias, a situação vai estar preta, hein?


Capacidade de operar em rodovias e com pouco pessoal devia ser um dos mais importantes pré-requisitos da FAB. Qualquer crise, bastava dispesar seus vetores pela imensidão do Brasil.

Suécia é um exemplo a ser seguido...

Qual a estratégia da FAB em caso de conflito com uma FA de maior porte?


"Todo mundo pro mato !" :lol:




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#75 Mensagem por chm0d » Qui Jul 12, 2007 11:32 am

Sniper escreveu:
trabuco escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Alguém já viu Mirage III da FAB pousando em rodovia? Alguém já viu F-5E da FAB pousando em rodovias? Até hoje só vi Xavantes, Tucanos e Super Tucanos. Creio que essa capacidade, embora interessante, seja realmente irrelevante para a escolha ou não do F-16.

Até porque, se chegarmos ao ponto de termos que usar os F-16 pra pousar nas rodovias, a situação vai estar preta, hein?


Capacidade de operar em rodovias e com pouco pessoal devia ser um dos mais importantes pré-requisitos da FAB. Qualquer crise, bastava dispesar seus vetores pela imensidão do Brasil.

Suécia é um exemplo a ser seguido...

Qual a estratégia da FAB em caso de conflito com uma FA de maior porte?


"Todo mundo pro mato !" :lol:


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