F-35A vs Rafale C F3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual vc prefere?

F-35A
32
51%
Rafale C F3
31
49%

Total de votos: 63

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

F-35A vs Rafale C F3

#1 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 10, 2007 2:42 pm

Discutimos Rafale vs Eurofighter....

Ja que o bizu esta na aquisição de F-16 agora e em um futuro próximo optaremos entre Rafale C F3 ou F-35A, estou criando este tópico para discutirmos as diferenças entre as duas aeronaves...

Gostaria de saber da opinião dos senhores.

Qual a melhor opção para a FAB?

F-35A ou Rafale C F3???

Gostaria de discutir primeiramente a capacidade de cada aeronave.

Em vez de analisar transferência de tecnologias, etc. vamos analisar o vetor em si. Ja que as transferências ainda é muito cedo para afirmar alguma coisa, peço para nos apegarmos a qualidade de cada vetor....

Podem começar.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
rcolistete
Sênior
Sênior

#2 Mensagem por rcolistete » Qua Jul 11, 2007 12:27 am

Olá pessoal,

Vai uma dica :

- compare com o Rafale C pós-F3. Pois o F3 não tem radar AESA, terá somente depois (2012 entrando em operação, os testes serão em 2008-9, etc) dentro do programa F3 "road map". Assim comparar Rafale F3 com F-35A (lá para 2015), um com radar PESA e outro AESA, fica complicado, ainda mais que o F-35A é mais furtivo (pelo menos para os EUA...);

- o Rafale F3 estará sendo entregue em 2008, enquanto que o F-35A lá para 2012-15 (por aí, não estou certo). Mais um motivo para usar o pós-F3.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Obs.: por isso votei no F-35A...

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#3 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 11, 2007 12:38 am

Em que condições pode um caça de quarta geração vencer um outro de quinta geração ? Quando esse Rafale conseguiria enxergar um F-35 que estivesse carregado somente com armamento "interno" ? Ao menos na teoria , porque na prática não quero induzir ninguém a mentir...

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Jacobs
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Jacobs » Qua Jul 11, 2007 1:05 am

Não é uma comparação muuuito justa.

Votei no F-35 por ser uma plataforma nova e com muito potencial. Alias, esse caça tem a obrigação de ja nascer O CAÇA, porque vários paises, inclusive os EUA estão depositando todas as fichas nele.

Num provavel combate ar-ar do F-35 (AIM-120D) contra o Rafa (F3 + AESA + Meteor), acredito que o projeto stealth do Lightining II deva pesar muito a favor do mesmo.

Quanto a combate ar-solo, fica meio dificil de especular porque não temos números exatos sobre o alcance nem as possiveis armas que entrarão em operação com o F-35. Acho que neste quesito o rafale deve ter mais vantagem por possuir maior carga alar. E o F-35 também perde boa parte de sua "invisibilidade" com bombas e misseis nas asas.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#5 Mensagem por alcmartin » Qua Jul 11, 2007 1:16 am

No estagio em que estao, votei no F35. O bicho não tá no radar,he,he! :lol:
abs!

Dieneces
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 11, 2007 1:28 am

Jacobs escreveu:Não é uma comparação muuuito justa.

Votei no F-35 por ser uma plataforma nova e com muito potencial. Alias, esse caça tem a obrigação de ja nascer O CAÇA, porque vários paises, inclusive os EUA estão depositando todas as fichas nele.

Num provavel combate ar-ar do F-35 (AIM-120D) contra o Rafa (F3 + AESA + Meteor), acredito que o projeto stealth do Lightining II deva pesar muito a favor do mesmo.

Quanto a combate ar-solo, fica meio dificil de especular porque não temos números exatos sobre o alcance nem as possiveis armas que entrarão em operação com o F-35. Acho que neste quesito o rafale deve ter mais vantagem por possuir maior carga alar. E o F-35 também perde boa parte de sua "invisibilidade" com bombas e misseis nas asas.
Não esqueça que o F-35 não precisa , necessariamente, "carregar bombas e mísseis nas asas" , Jacobs.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Dieneces
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 11, 2007 1:35 am

alcmartin escreveu:No estagio em que estao, votei no F35. O bicho não tá no radar,he,he! :lol:
abs!
Por ora nem um dos dois está no radar , Alcmartin , visto que protótipos , tão somente. Ocorre que , após a entrada de ambos em serviço , o F-35 parece que continuará ausente do convívio social com os radares inimigos... :wink:

gingerfish
Sênior
Sênior
Agradeceram: 84 vezes

#8 Mensagem por gingerfish » Qua Jul 11, 2007 3:35 am

Vou de F35!!!

A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#9 Mensagem por Beronha » Qua Jul 11, 2007 7:30 am

Vou de rafale , pois o que os compradores reclamam e que o f35 oferecido a exportação Não terá toda capacidade do americano , tanto em detecção quanto em sistemas.

Ps. vai saber se o rafale oferecido também não é pé de boi he he

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#10 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jul 11, 2007 8:12 am

Prefiro aguardar um pouco mais para ter a confirmação/ou não de várias das qualidades do F-35A, mesmo não contando com tanta furtividade nas versões de exportação, precisa ver se o recheio eletronico será bom...

Resta esperar um pouco mais....

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#11 Mensagem por Sintra » Qua Jul 11, 2007 12:06 pm

Plinio Jr escreveu:Prefiro aguardar um pouco mais para ter a confirmação/ou não de várias das qualidades do F-35A, mesmo não contando com tanta furtividade nas versões de exportação, precisa ver se o recheio eletronico será bom...

X2

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#12 Mensagem por alcmartin » Qua Jul 11, 2007 12:13 pm

Dieneces escreveu:
alcmartin escreveu:No estagio em que estao, votei no F35. O bicho não tá no radar,he,he! :lol:
abs!
Por ora nem um dos dois está no radar , Alcmartin , visto que protótipos , tão somente. Ocorre que , após a entrada de ambos em serviço , o F-35 parece que continuará ausente do convívio social com os radares inimigos... :wink:

É, foi essa a idéia... o melhor seria eu ter dito "O bicho não ESTARÁ no radar..." Olha eu pecando no portugues de novo... :oops:

Abs!

Edu Lopes
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por Edu Lopes » Qua Jul 11, 2007 12:52 pm

Dúvida de leigo: caso optássemos pelo Rafale e nos envolvêssemos em um conflito a França nos apoiaria totalmente?

Pergunto isso porque é muito falado aqui que os franceses entregaram os códigos dos Exocets aos ingleses na guerra das Malvinas e fico imaginando se não fariam o mesmo conosco. Não dá pra arriscar termos o tapete puxado pelo fornecedor quando mais precisarmos. Por isso não gosto da idéia do Rafale na FAB e não quero ver mais nenhum equipamento francês em nossas forças armadas.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por piratadabaixada » Qua Jul 11, 2007 1:17 pm

Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#15 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 11, 2007 1:41 pm

Sintra escreveu:
Plinio Jr escreveu:Prefiro aguardar um pouco mais para ter a confirmação/ou não de várias das qualidades do F-35A, mesmo não contando com tanta furtividade nas versões de exportação, precisa ver se o recheio eletronico será bom...

X2

X3

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder