PRick escreveu:Bolovo escreveu:chm0d escreveu:Bolovo escreveu:Mas quando vão entender que é a própria FAB que está escolhendo o F-16? Aquela visita do Saito e Burnier aos EUA foi o que? Passeio?!
Não, pode ta sendo imposto pelos governandes... "COMPRA ESSE E PRONTO", mas pq? pq estamos fechando uma parceria estrategica.
Simples.
Abs.
Cara, leia a história do Saito, Burnier e etc antes de falar isso. São caçadores por nascença, ex-comandantes do Esquadrão Pampa, eles não são de fazer isso......
Os fatos são os seguintes:
1- O F-16 não é o vetor mais capaz, atualmente, nunca foi, e também não é o vetor mais capaz que poderíamos comprar:
2- Vendas de aviões não quer dizer qualidade ou defeito deles. Os F-15 nunca foram os únicos vetores de seus operadores e um monte de outros aviões, isto não nos prova nada, nem a favoe nem contra:
3- A mudança da FAB foi de 180 graus, antes, não aceitavam o melhor pacote, agora, estão aceitando o melhor pacote. O Governo e a Embraer continuam na mesma, não visão apenas o caça, o vetor em si, mas todo um contexto:
4- Não sou contra esta posição, pelo contrário, mas não gosto dessas desculpas, assumam o que estão fazendo. A maioria esmagadora do público nem esta aí, e o pessoal que entende, mas não fica agindo como adolescente apaixonado vai entender:
5- Agora, vou chutar o balde caso não seja recebidos os AIM-120 pelo menos o C5. Porque comprar F-16I ou E para usar derby´s não vejo sentido nisto.
[ ]´s
Olá PRick,
você tem usado recursivamente a expressão "desculpas". Quem está usando o que como desculpas? A FAB? Ela nem se pronunciou ainda. Na verdade não existe nada concreto até agora, nem mesmo o fato de que o F-16 "foi o vencedor", ainda mais justificativas para tal escolha. Vou um pouco além, a FAB quando anunciar o vencedor de seu novo caça não dará explicações alguma, muito menos irá apresentar desculpas esfarradas ou coisas do gênero, apenas irá informar e nada mais.
Quanto a sua análise sobre o vetor em si (F-16), concordo em número, gênero e grau. Está longe de ser o melhor vetor, está longe de ser o melhor que poderíamos comprar. Mas nada disso importa, o que vale é o estudo e planejamento da FAB sobre o caça que ela deseja e isto se aplica a qualquer vetor.
O que está acontecendo aqui no DB é dizer que a FAB não sabe escolher, que o vetor não tem boas características para defesa aérea, etc. E eu pergunto: alguém por acaso sabe exatamente quais são as características desejadas pela a FAB? Qual o perfil desejado para um novo vetor? Qual o tipo de armamento ela deseja?
Estas perguntas precedem ao vetor em si. Depois de respondidas é que devemos passar ao "hardware".
Não é o seu caso, mas este papo de querer saber qual é o vetor mais adequado para o país, mais até do que a própria FAB, é risível.
As críticas devem existir sim, até porque quem paga tudo isso são os contribuintes, mas as mesmas deveriam acontecer depois de anunciado o tal vetor, não antes disso, pois sugere preconceito. Ainda não sabemos nada de concreto, tudo é no máximo especulação mesmo.
Sds,
Orestes