F-16 e limitações operacionais
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Eu já, he,he!
Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...
O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG...
Deu no Fantástico na época e a visão do cara decolando depois que o apoio veio... Bota pé e mão nisso!!
Abs!
Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...
O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG...
Deu no Fantástico na época e a visão do cara decolando depois que o apoio veio... Bota pé e mão nisso!!
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- Zepa
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alcmartin escreveu:Eu já, he,he!
Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...
O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG...
Deu no Fantástico na época e a visão do cara decolando depois que o apoio veio... Bota pé e mão nisso!!
Abs!
Existe uma revista Força Aérea que narra esta história numa reportagem sobre o esquadrão Pampa ou modernização do F5, não sei ao certo qual é.
Abs.
Zepa
- Vinicius Pimenta
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Zepa escreveu:alcmartin escreveu:Eu já, he,he!
Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...
O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG...
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Abs!
Existe uma revista Força Aérea que narra esta história numa reportagem sobre o esquadrão Pampa ou modernização do F5, não sei ao certo qual é.
Abs.
Zepa
Tudo bem, isso é um caso esporádico. Uma situação de emergência. Em emergência, até um A-380 tentaria o pouso na rodovia. Mas isso não significa que se trate de uma operação normal, segura, testada, etc. Eu creio que o F-5 tem essa capacidade. Mas nunca foi escolhido por isso. E também essa habilidade nunca ou raramente foi explorada. Sendo assim, não é essa suposta falta de capacidade que impediria a escolha do F-16.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Plinio Jr escreveu:Este papo de aspirador de pó é uma pura balela, pergunte isto a paquistaneses, egípicios, tunisianos, jordanianos, oman, todo este povo opera em ambiente desertico e não possuem os requintes da USAF em termos de operação...
Cuidados na pista tem-se com qualquer vetor....me desculpem...mas é conversa para boi (vaca) dormir...só aqui tem destas frescuras....
Olá pessoal,
Haja dicotomias : tudo ou nada.
Não é assim : o F-16 pode muito bem ser operado em pistas diversas, desde que sejam tomados os cuidados contra FOD. Outros caças também precisam de tais cuidados, porém devido à entrada de ar ventral do F-16, ele é mais propenso a FOD que outros caças, nada que inviabilize seu uso.
Vide vídeo de um F-16 gerando vórtice a partir da pista em :
http://www.fodnews.com/
Mas já li há anos atrás que os pilotos de A-10 Thunderbolt II operavam em pistas no Iraque, Arábia Saudita, etc, que os F-16 nem podiam sonhar em operar.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Obs.: viram, estou defendendo o F-16 !
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Vinicius Pimenta escreveu:Zepa escreveu:alcmartin escreveu:Eu já, he,he!
Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...
O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG...
Deu no Fantástico na época e a visão do cara decolando depois que o apoio veio... Bota pé e mão nisso!!
Abs!
Existe uma revista Força Aérea que narra esta história numa reportagem sobre o esquadrão Pampa ou modernização do F5, não sei ao certo qual é.
Abs.
Zepa
Tudo bem, isso é um caso esporádico. Uma situação de emergência. Em emergência, até um A-380 tentaria o pouso na rodovia. Mas isso não significa que se trate de uma operação normal, segura, testada, etc. Eu creio que o F-5 tem essa capacidade. Mas nunca foi escolhido por isso. E também essa habilidade nunca ou raramente foi explorada. Sendo assim, não é essa suposta falta de capacidade que impediria a escolha do F-16.
É verdade, eu concordo, Vinicius. A colocação foi só pela lembrança que voce levantou.
Abs!
PS- Seja bem vindo, Zepa e obrigado pela informação!
Abs!
- Zepa
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alcmartin escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Zepa escreveu:alcmartin escreveu:Eu já, he,he!
Em Formiga, Mg, lá pelos 80's...dois F5 em manobra e tiveram um problema, que não me lembro qual. Não me lembro se os dois pousaram ou se foi um só. Abastecimento, sei lá...
O cara viu um segmento de reta numa rodovia e não conversou...e olha que as estradinhas de MG...
Deu no Fantástico na época e a visão do cara decolando depois que o apoio veio... Bota pé e mão nisso!!
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Existe uma revista Força Aérea que narra esta história numa reportagem sobre o esquadrão Pampa ou modernização do F5, não sei ao certo qual é.
Abs.
Zepa
Tudo bem, isso é um caso esporádico. Uma situação de emergência. Em emergência, até um A-380 tentaria o pouso na rodovia. Mas isso não significa que se trate de uma operação normal, segura, testada, etc. Eu creio que o F-5 tem essa capacidade. Mas nunca foi escolhido por isso. E também essa habilidade nunca ou raramente foi explorada. Sendo assim, não é essa suposta falta de capacidade que impediria a escolha do F-16.
É verdade, eu concordo, Vinicius. A colocação foi só pela lembrança que voce levantou.
Abs!
PS- Seja bem vindo, Zepa e obrigado pela informação!
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Valeu!
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juarez castro escreveu:O outro era o caça deles, não lembro onome, mas não tinha F 16??
Tive impressão que tinha....
Grande abraço
Sim, Juarez. Estavam lá o Mirage 2000-5, o F-16C/D e o Ching-Kuo Indigenous Defence Fighter (IDF), aquele caça bizarro deles. Tudo operando full PC e tal na rodovia.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=pNk-ljy-diA
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Desculpem o off topic, mas vejam só que interessante esse trecho de rodovia convertido em pista de pouso no link abaixo.
http://maps.google.com/maps?hl=pt&t=h&ie=UTF8&om=1&ll=-33.950907,-53.544574&spn=0.025062,0.039911&z=15
Agradáveis 2.000 m com área de manobra e tudo.
Detalhe: fica num país cucaracho bem mais pobre que o nosso
http://maps.google.com/maps?hl=pt&t=h&ie=UTF8&om=1&ll=-33.950907,-53.544574&spn=0.025062,0.039911&z=15
Agradáveis 2.000 m com área de manobra e tudo.
Detalhe: fica num país cucaracho bem mais pobre que o nosso
Vinicius Pimenta escreveu:Alguém já viu Mirage III da FAB pousando em rodovia? Alguém já viu F-5E da FAB pousando em rodovias? Até hoje só vi Xavantes, Tucanos e Super Tucanos. Creio que essa capacidade, embora interessante, seja realmente irrelevante para a escolha ou não do F-16.
Até porque, se chegarmos ao ponto de termos que usar os F-16 pra pousar nas rodovias, a situação vai estar preta, hein?
Capacidade de operar em rodovias e com pouco pessoal devia ser um dos mais importantes pré-requisitos da FAB. Qualquer crise, bastava dispesar seus vetores pela imensidão do Brasil.
Suécia é um exemplo a ser seguido...
Qual a estratégia da FAB em caso de conflito com uma FA de maior porte?
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trabuco escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Alguém já viu Mirage III da FAB pousando em rodovia? Alguém já viu F-5E da FAB pousando em rodovias? Até hoje só vi Xavantes, Tucanos e Super Tucanos. Creio que essa capacidade, embora interessante, seja realmente irrelevante para a escolha ou não do F-16.
Até porque, se chegarmos ao ponto de termos que usar os F-16 pra pousar nas rodovias, a situação vai estar preta, hein?
Capacidade de operar em rodovias e com pouco pessoal devia ser um dos mais importantes pré-requisitos da FAB. Qualquer crise, bastava dispesar seus vetores pela imensidão do Brasil.
Suécia é um exemplo a ser seguido...
Qual a estratégia da FAB em caso de conflito com uma FA de maior porte?
"Todo mundo pro mato !"
- chm0d
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Sniper escreveu:trabuco escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Alguém já viu Mirage III da FAB pousando em rodovia? Alguém já viu F-5E da FAB pousando em rodovias? Até hoje só vi Xavantes, Tucanos e Super Tucanos. Creio que essa capacidade, embora interessante, seja realmente irrelevante para a escolha ou não do F-16.
Até porque, se chegarmos ao ponto de termos que usar os F-16 pra pousar nas rodovias, a situação vai estar preta, hein?
Capacidade de operar em rodovias e com pouco pessoal devia ser um dos mais importantes pré-requisitos da FAB. Qualquer crise, bastava dispesar seus vetores pela imensidão do Brasil.
Suécia é um exemplo a ser seguido...
Qual a estratégia da FAB em caso de conflito com uma FA de maior porte?
"Todo mundo pro mato !"