Qual caça, cargueiro e helicoptero que cai menos?
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Qual caça, cargueiro e helicoptero que cai menos?
Meus caros,
Na história da aviação militar, qual caça, avião de transporte/carga e helicóptero possui a fama de mais seguro em sua categoria? Me refiro a segurança contra acidentes. Nada a ver com perfomance em combate. Resumindo: qual em sua categoria tem fama de cair menos?
Abraço!
Na história da aviação militar, qual caça, avião de transporte/carga e helicóptero possui a fama de mais seguro em sua categoria? Me refiro a segurança contra acidentes. Nada a ver com perfomance em combate. Resumindo: qual em sua categoria tem fama de cair menos?
Abraço!
- Moccelin
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Creio que isso seja uma pergunta difícil de responder...
Tem muitos fatores... C-130 'cai muito' porque tem MUITOS voando, e a muito tempo... Alguns aviões são pouquíssimo usados em situaçõs onde são realmente forçados e colocados em situações de risco, enquanto outros são extremamente forçados, elevando o número de acidentes com eles...
Algumas forças aéreas tem histórico de voos bem perigosos, costumam treinar em situações extremas como a Armé De L'air com seus voos rasantes extremos... Força Aérea Suíssa com seus voos em montanhas... E por aí vai...
Mas quem sabe alguém sabe qual é a aeronave mais segura baseando-se apenas em números...
Tem muitos fatores... C-130 'cai muito' porque tem MUITOS voando, e a muito tempo... Alguns aviões são pouquíssimo usados em situaçõs onde são realmente forçados e colocados em situações de risco, enquanto outros são extremamente forçados, elevando o número de acidentes com eles...
Algumas forças aéreas tem histórico de voos bem perigosos, costumam treinar em situações extremas como a Armé De L'air com seus voos rasantes extremos... Força Aérea Suíssa com seus voos em montanhas... E por aí vai...
Mas quem sabe alguém sabe qual é a aeronave mais segura baseando-se apenas em números...
The cake is a lie...
- Poti Camarão
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- Hugo Ribeiro
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Maverick_BR escreveu:Digamos no "padrão" FAB... Poderiamos citar o C-91 Avro... 42 anos de serviço e somente uma aeronave perdida, e mesmo assim se morte alguma.
E ainda continuam voando no Equador!!!!!!!!!!!!!
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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Me desculpem, mas fazer uma análise apenas baseada em números e igual a não fazer análise alguma... não vale pra nada.
Uma análise baseada em qt de acidentes por horas de vôo, ou por frota em operação, etc... pode ser até interessante, pois a operação comercial pode ser considerada "mais padronizada". Mesmo assim muitos fatores influem, quando vemos, por exemplo, que estatisticamente ocorrem muito mais acidentes com Boeings 737 na África do que no resto do mundo.
Mas na aviação militar, eu acredito que tal análise seja inútil. As missões executadas pelas diferentes forças são muito distintas entre si. Os fatores que influem são muito complexos e os cenários muito diferentes.
Na aviação militar os aviões são, muitas vezes, operados perto dos limites operacionais, e algumas vezes acima destes limites, então os acidentes são muito mais comuns.
Então não tem como fazer uma análise destas...
Eu acho que podemos, de maneira genérica, fazer algumas considerações:
> Os aviões mais modernos são mais seguros. (motivo: incorporam novas tecnologias e novos requisitos).
> Os aviões que foram projetados privilegiando a performance sobre a segurança podem ser considerados "menos seguros". Um exemplo clássico é do F104 Starfighter.
comentários?
Vector
Uma análise baseada em qt de acidentes por horas de vôo, ou por frota em operação, etc... pode ser até interessante, pois a operação comercial pode ser considerada "mais padronizada". Mesmo assim muitos fatores influem, quando vemos, por exemplo, que estatisticamente ocorrem muito mais acidentes com Boeings 737 na África do que no resto do mundo.
Mas na aviação militar, eu acredito que tal análise seja inútil. As missões executadas pelas diferentes forças são muito distintas entre si. Os fatores que influem são muito complexos e os cenários muito diferentes.
Na aviação militar os aviões são, muitas vezes, operados perto dos limites operacionais, e algumas vezes acima destes limites, então os acidentes são muito mais comuns.
Então não tem como fazer uma análise destas...
Eu acho que podemos, de maneira genérica, fazer algumas considerações:
> Os aviões mais modernos são mais seguros. (motivo: incorporam novas tecnologias e novos requisitos).
> Os aviões que foram projetados privilegiando a performance sobre a segurança podem ser considerados "menos seguros". Um exemplo clássico é do F104 Starfighter.
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Vector
- Hugo Ribeiro
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Vector escreveu:Eu acho que podemos, de maneira genérica, fazer algumas considerações:
> Os aviões mais modernos são mais seguros. (motivo: incorporam novas tecnologias e novos requisitos).
> Os aviões que foram projetados privilegiando a performance sobre a segurança podem ser considerados "menos seguros". Um exemplo clássico é do F104 Starfighter.
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Vector
Modernidade não significa segurança de uma forma completa. O que diferencia um F-16 de um F-104 é o tempo que os projetistas tiveram de resolver os seus erros. Podemos dizer hoje em dia que o F16 é um avião seguro, pouco ouvimos falar em quedas desta aeronave, mas o que pouca gente sabe é que na fase dos testes experimentais, essa aeronave ganhou o apelido de "dardo na grama", devido ao número de vezes na qual ela caiu.
"A perseverança aliada ao esforço é a fórmula do êxito."
Maverick_BR escreveu:Vector escreveu:Eu acho que podemos, de maneira genérica, fazer algumas considerações:
> Os aviões mais modernos são mais seguros. (motivo: incorporam novas tecnologias e novos requisitos).
> Os aviões que foram projetados privilegiando a performance sobre a segurança podem ser considerados "menos seguros". Um exemplo clássico é do F104 Starfighter.
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Vector
Modernidade não significa segurança de uma forma completa. O que diferencia um F-16 de um F-104 é o tempo que os projetistas tiveram de resolver os seus erros. Podemos dizer hoje em dia que o F16 é um avião seguro, pouco ouvimos falar em quedas desta aeronave, mas o que pouca gente sabe é que na fase dos testes experimentais, essa aeronave ganhou o apelido de "dardo na grama", devido ao número de vezes na qual ela caiu.
Discordo... O uso de novas tecnologias, novos conceitos e novos materiais, invarialvelmente nos trazem aviões mais seguros. Mas é claro que não é só isso.
Temos que levar em consideração que as novoas tecnologias levam algum tempo para "amadurecer". No início trazem consigo a solução de muitos problemas, mas criam novos. No início podem ocorrer acidentes por não se saber lidar com a nova tecnologia. Mas depois do "amadurecimento", ela faz os aviões mais seguros (em geral). Um exemplo é o uso do Fly-by-wire.
Sds,
Vector
- Hugo Ribeiro
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- soultrain
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Maverick_BR escreveu:Modernidade não significa segurança de uma forma completa. O que diferencia um F-16 de um F-104 é o tempo que os projetistas tiveram de resolver os seus erros. Podemos dizer hoje em dia que o F16 é um avião seguro, pouco ouvimos falar em quedas desta aeronave, mas o que pouca gente sabe é que na fase dos testes experimentais, essa aeronave ganhou o apelido de "dardo na grama", devido ao número de vezes na qual ela caiu.
Por acaso o exemplo não é o mais correcto, já que o F-16 esteve envolvido em muitos acidentes e incidentes.
Um deles vitimou um piloto Português e perdeu-se a aeronave.
O que não falta são relatos de perda de F-16, lembro-me que os Holandeses tinham uma certa fama.
[[]]'s
- Hugo Ribeiro
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